Mais um carro voador bizarro

Dá só uma olhada neste conceito e veja se isso não parece ter saído do Futurama ou outro desenho animado:

Citycopter8

É inegável que os carros voadores são uma ideia muito legal. Uma vez que você voa em um (nunca voei, mas não preciso ter voado para saber que na hora que fizer isso, a viagem numa estrada parecerá uma atividade obsoleta, cansativa e inútil) perderá completamente a vontade de fazer uma viagem tradicional sobre rodas. Este é um novo conceito de carro voador, do designer brasileiro Eduardo Galvani, que evoca os carros que mais pareciam discos voadores de Os Jetsons. Sua ideia nos dá um vislumbre de um futuro em que o carro em si tornou-se uma coisa do passado. O veículo é chamado de Fly Citycopter, e é um veículo de dois lugares que você pode estacionar no seu telhado. Após divulgar os desenhos de sua invenção ele ganhou enorme atenção da midia, incluindo até CNN.

Citycopter4

Citycopter3

Galvani prevê um mundo futuro onde as pessoas tenham uma licença de piloto, onde moradores da cidade têm varandas próprias para estacionar seus helicópteros,  (curiosamente, como relatou Artur Berlet, o cara que contou como era a vida em outro planeta ao ser abduzido nos anos 50).

Como um veículo eléctrico, o Citycopter é um pouco limitada pelo seu alcance. Para combater a possibilidade de ficar sem combustível no meio de nada a bordo do veículo, Galvani também observou que seu projeto inclui células solares. Em conceito, o Citycopter terá um alcance de 482km e uma velocidade máxima de 120 quilômetros por hora. Isso não é um número esmagador, mas os números mostram que a grande maioria das pessoas não trafega grandes distâncias com carros, e este é somente um primeiro protótipo, para distâncias curtas, o que não impede outros modelos planejados para distancias maiores de serem desenvolvidos para atender a esta demanda. fonte

Citycopter2 Citycopter7

Citycopter1

Citycopter6

Pessoalmente, não vejo nesse conceito nada muito impressionante. Primeiro que não é bonito. Depois, porque isso é só um monte de desenho no 3d e o 3d, como você sabe, aceita tudo.

Desenho conceitual não é projeto.

Se é só pra dar ideia do que “seria maneiro”, fico com o Scott Robertson e seu carro voador:

scott_robertson_13

O projeto do tal Fly, não está em desenvolvimento real, o que significa que é só uma ideia. Não vi nada que me indique que há algum projeto de engenharia nisso, não há menção a qual motor esse treco usa nem nada. Pra dizer que inventou carro voador assim, até eu invento um, e que anda e surfa no arco-íris. Mas o fato desse ovo com hélices aí ser praticamente uma pegadinha, não quer dizer que o conceito de um carro que voa seja furado.

Um carro que voasse assim, poderia ser algo realmente muito legal, sobretudo quando estudos de controle por computador poderia reduzir um dos grades riscos desses equipamentos, que é o mau uso. No futuro coisas assim poderiam existir, desde que controlados de forma autônoma, onde você traça num computador sua rota e o veículo voa sozinho, mantendo distância de objetos, e se comunicando permanentemente com outros veículos e mantendo uma distância segura o tempo todo. Há inclusive aqueles profetas que alegam que esse será o fim do automóvel.

Pessoalmente, acho um pouco utópico isso para as próximas décadas.  É bom lembrar que este não e o primeiro nem tampouco será o último projeto de carro voador.

Talvez você se surpreenda cm o fato de que o carro voador é um sonho perseguido desde muitos anos atrás, como nos mostra esse recorte de jornal, que parece ser dos anos 40:

helicopter_car

 

Outros carros voadores

Se naquela época o cara já conseguia, imagina hoje a quantidade de projetos de carros voadores que existem. Eu acho que a seleção de imagens a seguir poderá te deixar impressionado. Entre muitos conceitos e ideias malucas estão carros que já voam de verdade.

84973 30114727091206 Jess_Dixon_in_his_flying_automobile sky-commuter-prototype_48 Custom-Airplane-Sky-Commuter-1990-08AED465008065D img_tc_005 mycopter atestpilotla 070907_flyingcar_bcol11a.grid-6x2 flying-cars-moller-terrafugia-parajet-skycar-12 aeromobil-2-5-flying-car_100443872_l images (56) Aeromobil-2.5 avro-flying-car Red+Plane+car1203379866 flying-car 20-most-desirable-screen-cars-14 runwayflight-1 car-plane_1940179i Monster Garage (1) NETHERLANDS-CAR-PLANE-O flyingcar download (32) large SkyCar-Flying-Car-1 terrafugia_01 8-flying-car 2cv_plane sogno-auto-volante-2-770x513 images (55) images (54) 1954Aerocar_01_700

 

Related Post

9 comentários em “Mais um carro voador bizarro”

  1. Acho que as soluções baseadas em aviões ou helicópteros não vão vingar.

    Creio que só com a aplicação de antigravidade esse veículo fosse viável.

    Se os ETs não fossem tão tímidos, dava pra comprar um OVNI de segunda mão…

  2. Esse “mundo dos Jetsons” pode até existir um dia, mas vai demorar muito ainda.
    Já teve muito trambiqueiro que fez dinheiro com “vendas antecipadas” dessas traquitanas, sem que tivessem um único protótipo funcional (e aprovado pelas agências reguladoras, tipo FAA, etc).
    Agora, esse kinder ovo alado aí tá mais feio que o novo Fiat Uno, hein?

  3. Eu gostei do visual do primeiro, ta MUITO parecido com os veículos desenhados pelo Akira Toriyama! Certeza que o projetista se inspirou nos veículos dos mangás do Dragon Ball, Dr. Slump ou Sand Land heheheh

  4. Realmente o 3d aceita tudo… O primeiro não ia voar pra frente nem pra traz… só para cima!! As hélices laterais não tem angulo de ataque (tipo para dar sustentação ou simplesmente ir pra frente) e o rotor traseiro só seria útil se o trombolho tivesse apenas uma grande hélice pra evitar o movimento de torção (ao invés de girar só a hélice o aparelho giraria junto) juro que sei o que to falando (sorriso irônico) já tem uns seis meses que estou desenhando e calculando uma bolha parecida com essa kkkk… Por que cá entre nós: ” – O primeiro Prof. Pardal pirado (incluindo eu) que por algo assim voando seguramente e com baixo custo de produção desatolando o caos do transito vai nadar tal qual o Tio Patinhas ou como o Fernando ai falou vai fundar a corporação Capsula

  5. Acho que o mais plausível mesmo são os que têm essas hélices envoltas em algo que protege. Hélices como as de helicópteros só dariam confusão se os carros fossem realmente usados com híbridos. Como pousar no sinal vermelho com um monte de gente e suas hélices gigantes? Não dá. Enfim, acho que ainda estamos muito longe disso. Minha avó me conta que na época dela sonhavam com carros inacreditavelmente modernos hoje em dia, se não voadores, e hoje ela fica desapontada com o tanto que tudo permanece igual. Talvez seja uma tendência industrial, talvez seja porque realmente não chegou nada mais viável ainda. Pelo menos os Tesla e híbridos estão cada vez mais fortes por aí para inovar.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares