Lagartixas, animais incríveis

Lagartixas são animais surpreendentes. Embora muitas pessoas tenham a imediata intenção de matar uma lagartixa ou gritar de medo e/ou nojo, esses animais são importantes controladores de pragas, como insetos. E além disso, são criados por gente do mundo todo como animais de estimação.

Originárias da África, elas se espalharam por todo o mundo e hoje existem tantos tipos de lagartixa que é quase impossível conhecê-las todas.

Quem sabe, após ler este post, você encarará aquela singela lagartixa da parede de uma outra forma, mais positiva. Confira só.

Veja que impressionante esta foto:

À primeira vista é complicado encontrar onde começa e onde termina a lagartixa, de tão eficiente sua camuflagem.

Para estes animais impressionantes, não basta ter as cores e a forma certas. Eles conseguem se contorcer e se mover como se fossem realmente folhas secas.

Este espécime incrível foi descoberto em Andasibe-Mantadia National Park em Madagascar. fonte

Outras lagartixas são eficientes em se ocultar em troncos. Veja:


Photobucket

Outros são tão habilidosos na arte da ocultação que fica difícil até pra nós acharmos ela na foto. (acredite, tem uma lagartixa nesta foto abaixo)

Photobucket

Pode parecer abuso esperar que você acredite que isso aqui em baixo não é uma folha de verdade, mas acredite ou não, isso é mesmo uma lagartixa Uroplatus, de rabo de folha, nativa de Madagascar.

Photobucket

Nesta foto abaixo é mais fácil de encontrar ( e admirar) o corpo impressionante deste animal:

Photobucket

No seu processo evolutivo, as lagartixas tornaram-se altamente adaptáveis aos mais variados ambientes do nosso planeta. Para sobreviverem, elas desenvolveram aparências muitas vezes impressionantes. Um exemplo é a lagartixa voadora:

Photobucket

Ela tem este nome porque – adivinha? Sim, ela consegue planar, saltando de áreas altas como as copas das árvores. Isso permite a lagartixa mudar radicalmente de lugar, seja para buscar comida, seja para escapar de predadores.

Suas membranas nos dedos são grandes e quando abertas, as palmas permitem que ela crie grandes áreas de resistência ao ar, reduzindo sua velocidade de queda de forma substancial. Com o tempo, elas desenvolveram a habilidade de manipular as mãos e os pés para controlar a direção do “Vôo”. Seu corpo desenvolveu membranas laterais que aumentam sua capacidade de planar.

É possível perceber a absoluta diversidade de espécies de lagartixas quando observamos e comparamos a morfologia das suas patas.

Embora muitas lagartixas usem de camuflagem para se ocultar nas florestas, nem todas utilizam-se deste expediente. Algumas espécies tem um aspecto monocromático:

Photobucket

Photobucket

E algumas lagartixas são bastante curiosas em termos de colorido e padronagem.

Photobucket

Muitas vezes o toque bizarro fica a cargo dos olhos. Sempre esbugalhados.

Uma curiosidade das lagartixas é que algumas espécies conseguem se comunicar vocalmente através de ruídos, coisa incomum para répteis. Além do mais é um dos únicos animais do planeta que conseguem aderir em quase qualquer superfície e até escalar o vidro. Essa capacidade incrível se dá porque as patas da lagartixa são cobertas com microscópicos pelinhos e isso gera uma atração magnética graças as forças de Van der Waals.

Photobucket

Artigos relacionados

55 Comentários

Compartilhe suas ideias