Hikaru Dorodango: A arte de fazer uma esfera

A cultura japonesa contém muitos meandros interessantes, instigantes e curiosos. O Hikaru Dorodango é uma dessas pequenas coisas que nos impressiona.
O Hikaru dorodango, se traduz como ‘bolinha brilhante “. Trata-se de uma arte zen japonesa que envolve a elaboração de esferas brilhantes de… sujeira.

Isso pode soar super simples, mas, na verdade, leva anos para aperfeiçoar a habilidade de pegar poeira, lama e terra e transformar numa esfera ultra polida. Tudo vale a pena no final porque, nas mãos de um verdadeiro mestre, os resultados finais são nada menos do que alucinantes. Mas o segredo do Hikaru não está no produto final e sim na jornada que leva do aperfeiçoamento de algo bruto em uma superfície muito mais harmoniosa, refinada, completa e limpa.
No fundo, é mais ou menos como uma metáfora do que os espiritualistas acreditam que possa ser o sentido das “vidas”.

Para fazer uma dorodango brilhante, você começa pegando terra seca, sujeira ou lama em sua mão e vai espremendo para que lentamente ela perca umidade. Em seguida, pressione a terra e a lama até formar uma esfera. Você vai passar as próximas duas horas esfregando lentamente e adicionando mais e mais camadas de terra cada vez mais fina seca.

Quando isso for concluído, você irá embalar a bolinha de massa em um saco plástico por três ou quatro horas e, posteriormente, irá polir a esfera, inicialmente com um pano e depois aplicará um verniz até que ele brilhe lindamente.

Hikaru-Dorodango-600x537

Ao que parece, essa é uma arte ensinada nas escolas em todo o Japão, graças aos esforços do Professor Fumio Kayo. Fumio conta que se deparou com essas esferas de dorodango brilhantes em uma escola maternal em Kyoto em 1999, onde o professor mostrou-lhe como elas são criadas.
Kayo ficou fascinado com a ideia de fazer brilhar a lama e começou a praticar a técnica. Foi mais difícil do que parecia, mas por tentativa e erro, Kayo conseguiu aperfeiçoar a arte e também torná-la mais acessível.
Depois de centenas de experiências fracassadas, ele desenvolveu um método simples que poderia ser seguido por adultos e crianças.

Hikaru-Dorodango2-600x400

Para Kayo, a arte de Hikaru dorodango se tornou não apenas um hobby fascinante, mas também uma maneira de estudar a Psicologia do desenvolvimento. O professor Kayo descobriu que as crianças ficavam encantadas com dorodango e estavam dispostas a passar várias horas amassando barro e polindo. Elas também se tornaram ligadas às suas bolas dorodango mesmo que elas não fossem perfeitamente redondas ou se não brilhssem. Ele sente que fazer bolas de lama brilhante é uma boa maneira de procurar a essência da brincadeira nas crianças.

Hikaru-Dorodango4-600x450 (1)

Mas, enquanto as crianças podem desfrutar de fazer bolas brilhantes a partir da lama e da terra, as mais impressionantes criações de Hikaru dorodango são feitas por adultos experientes. O artista americano Bruce Gardner, por exemplo, é um escultor dorodango consagrado, que passa horas e horas a alisar cuidadosamente novas bolas brilhantes para adicionar à sua coleção.
Hikaru-Dorodango5-600x600

“Uma vez eu li sobre isso, e simplesmente eu tinha que fazer também”, disse ele. “Eu saí para fazer uma esfera no dia seguinte. Fiz 30 tentativas, talvez um pouco mais – eu era muito persistente e mantive meu foco em conseguir por provavelmente, um mês. Eu sempre quero experimentar com diferentes tipos de solo e há sempre uma chance de conseguir uma esfera melhor que as anteriores. É muito relaxante e é tão fácil de ser sugado para um estado de fluxo.”

Além da questão de reflexão espiritual e artísticas, há uma outra razão para este tipo de atividade com crianças. É que no Japão, devido às alterações no ambiente e com o progresso obtido em todo o final do século 20, a sociedade vem se tornado mais e mais urbana. Assim a oportunidade para interagir com a lama e a terra está diminuindo. Há também preocupações sobre a escassez de experiências naturais, habilidades manuais, a aprendizagem no plantio de arroz e claro, há também uma certa disputa para obter a melhor esfera. Essa disputa se inicia com os amigos mas gradualmente migra para um processo de busca da perfeição onde a criança aprende a buscar o melhor que ela consegue fazer, num processo onde a perfeição será praticamente inatingível.

fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. “É que no Japão, devido às alterações no ambiente e com o progresso
    obtido em todo o final do século 20, a sociedade vem se tornado mais e
    mais urbana. Assim a oportunidade para interagir com a lama e a terra está diminuindo.”
    Porra.. Se vierem pra Região de Mariana vão ter matéria prima pra séculos de trabalho!!

  2. No mythbusters sobre “mitos dos ditados populares” eles fizeram uma esfera polida de esterco!
    Pra desmistificar o ditado americano “you can’t polish shit” o resultado foi bem legal!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisment

Últimos artigos