Foto Gump do dia: O Dodecaedro misterioso

O dodecaedro misterioso é esta peça estranha aqui em baixo:

Schwarzenacker_Pentagondodekaeder1

Existem muitas coisas misteriosas espalhadas pelo mundo. Certamente este dodecaedro do período Romano é uma delas. Trata-se de um pequeno objeto, oco e feito de bronze. Existem alguns feitos de pedra, de igual teor misterioso. O Dodecaedro contém doze faces pentagonais planas, cada face com um orifício circular de diâmetro variável no meio, e os furos formam uma conexão no centro oco do intrigante objeto.

A fabricação de algo assim não é NADA corriqueiro, que dirá em Bronze. Isso quer dizer que muito tempo e trabalho duro foram empregados para fazer este objeto. Mas por que e pra que?

Estima-se que o dodecaedro pertença ao império romano do segundo ou terceiro séculos. Ainda mais estranho é pensar que isso não era uma peça única.

Cerca de uma centena desses dodecaedros já foram encontrados numa área que vai do País de Gales até a Hungria e se estende para o leste da Itália, sendo que a maioria deles foram descobertos em escavações na Alemanha e França.

Variando de 4 cm a 11 cm de tamanho, eles também variam em termos de texturas. A maioria deles são feitos de bronze, mas alguns também parecem ser feitos de pedra.

2845

dodecaedro8

 

dodecaedro6

 

 

 

dodecaedro2

dodecaedro

 

Nenhuma menção a eles já foi encontrado em contas ou imagens da época contemporânea. Seus usos especulados incluem castiçais (em dois dodecaedros restos de cera foram descobertos em seu interior); o uso como dados; também poderiam ser sofisticados instrumentos de pesquisa; ou dispositivos para determinar a melhor data para semeadura de grãos durante o inverno. Há quem sustente que os dodecaedros serviriam para calibrar medidores de água encanada. Outros apostam que formariam uma espécie de base para planejar o posicionamentos dos exércitos.640px-Roman_dodecahedron

A hipótese da aplicação dos dodecaedros como um instrumento de medição de qualquer tipo parece ser frágil, uma vez que os dodecaedros não foram padronizados e vêm em muitos tamanhos e arranjos diferentes nas suas aberturas.
Outra hipótese é que se tratavam de algum tipo de artefatos religiosas. Vários dodecaedros foram encontrados em meio a tesouros, misturados à moedas, o que poderia fornecer uma evidência de que os seus proprietários consideravam esses objetos como elementos bastante valiosos. Até o momento, o menor dodecaedro localizado tem as mesmas características (furos e botões) só que é feito de ouro! Ele foi encontrado no sudeste da Ásia.

Talvez um dodecaedro seja uma espécie de proto-cheque. Os romanos gerenciavam fortunas na forma de moedas, porque o sistema bancário ainda não havia sido inventado. Mas pense que merda miserável deveria ser transportar grandes somas em prata! Talvez, o dodecaedro pudesse exercer uma função monetária, indicando um determinado volume de dinheiro. Imagina como seria bem mais fácil gerenciar um dodecaedro do que um sacão de cinquenta quilos de prata ou ouro? Talvez isso justifique a extrema complexidade na fabricação de um dodecaedro. Se a tecnologia de fabricação fosse um segredo governamental, o império asseguraria a inviolabilidade do sistema por falsificadores.
Bom, esta é uma hipótese que eu pense e contra ela pesa o fardo de não haver sequer um único indício disso nos fartos documentos romanos.

dodecaedro3

Recentemente, um usuário intrigado com a questão dos Dodecaedros romanos, resolveu tentar determinar o que se tratava o mistério por si. Ele então imprimiu em 3d uma replica de um dodecaedro romano, na proporção correta do artefato descoberto. Usando agulha e linha de lã ele começou a fazer suas experiências, e chegou a uma hipótese bem razoável de que o dodecaedro talvez servisse para uma finalidade bem mundana: Fabricar luvas! Parece até magica:

Será que era essa a finalidade? Talvez sim, mas como justificar os dodecaedros minúsculos, com tamanhos pouco maiores que os de uma moeda? E por que um desses seria de ouro?

dodecaedro7

E por que um instrumento de costura estaria no meio de tesouros valiosos?
Fica o mistério.

fonte fonte

Related Post

3 comentários em “Foto Gump do dia: O Dodecaedro misterioso”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares