Foto gump do dia: Bisões em queda

Compartilhe

Uma foto que evoca os mais estranhos sentimentos, né?

76e2b1a3d345757c3ac8d4dfecd4d3ca Foto gump do dia: Bisões em queda

 

Antigamente, os Índios da América do Norte caçavam os bisões assim. Eles estouravam a boiada e os animais corriam em direção a um abismo. Sem conseguir parar, eles caíam diretamente para a morte, às dezenas, empurrados pelos animais que vinham atrás. O método de caça dos índios era brutalmente desperdiçante. A pilha de animais mortos podia conter quase uma centena de animais. E sem uma forma de conservar aquela montanha de carne, tudo rapidamente apodrecia e se tornava imprestável ao consumo.

“Untitled (Buffalo)”, é o nome dessa fotografia, de David Wojnarowicz. Ela é uma das obras mais conhecidas do artista e talvez uma das mais assombrosas reações artísticas à crise da Aids dos anos 1980. O trabalho retrata uma manada de búfalos caindo de um penhasco para a morte. O artista fornece muito pouco contexto para por que e como as criaturas chegaram lá. 

Felizmente, nessa foto nenhum bicho morreu. O trabalho é, na realidade, uma fotografia de um diorama de um museu em Washington, DC, descrevendo a técnica de caça dos nativos americanos. Através da apropriação desta imagem gráfica, o artista evoca sentimentos de desgraça e desesperança, tornando o trabalho extremamente poderoso e provocativo. Feita na esteira do diagnóstico de HIV positivo do artista, a imagem de Wojnarowicz traça um paralelo entre a crise da AIDS e o massacre de bisões na América no século XIX,

Ela foi feita em 1988-1989, mas impressa em 1994 (postumamente)

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.