Filmagem triangulada de um UFO em Jerusalém

Veja que interessante este video de um objeto voador não identificado. Esta seria uma das poucas ocorrências mundiais em que um ufo é triangulado, isto é, é filmado simultaneamente por pessoas que não se conhecem, em posições geográficas diferentes.

Embora seja algo raro, uma filmagem triangulada de fenômeno ufo (que não necessariamente significa a mesma coisa que disco voador) já aconteceu outras vezes. A mais famosa delas é um registro feito na cidade do México no final dos anos 90, onde além de pessoas comuns, os objetos no céu foram registrados por um canal de Tv que cobriu o fenômeno e de outro ponto uma equipe cinematográfica que gravava um comercial no terraço de um edifício.

Uma vez que o fato do video ser triangulado não signifique muita coisa, ele só aumenta o cacife de uma potencial fraude.

Isso porque é mais difícil manter o padrão em mais de uma versão da fraude, bem como amplia a complexidade de plantar os videos.A razão disso é que com mais de uma captação, teremos mais de um equipamento, e isso implicará em toda uma estética diferenciada e um trabalho (descomunal) de sincronizar perfeitamente todos eles, mantendo um padrão equiparado na aparência do objeto, mas alterando o video de modo a coincidir com as alterações obrigatórias para o padrão de equipamento em cada caso. O trabalho se eleva na razão direta do aumento de supostos pontos de registro.

Como envolve mais pessoas, é mais complicado de conseguir uma história homogênea por mais tempo. Talvez por isso as pessoas que desejam muito acreditar nessas paradas tendam a ver um video triangulado como uma “prova incontestável” de que ele é real, quando na verdade  pode se tratar apenas de uma “prova” de que é possível fazer uma fraude com três pontos de vista diferentes.

Os crédulos poderiam alegar que um video deste tipo se mostra real na medida em que a nave escolheu o lugar cuidadosamente para descer: O lugar de maior conflito étnico-religioso da Terra.

Bem, eu não tenho muito a comentar sobre este tipo de reflexão além de que se trata de uma reflexão eminentemente terrestre sobre algo inexplicável. Se pararmos um minuto para pensar com uma mente não-humana, será que este lugar faz algum sentido para outra forma de vida, que muito provavelmente desconhece completamente a distribuição política do planeta? Vendo por este ângulo, talvez o lugar onde a nave desce pouco importa. Para os caras dentro dela talvez seja só “o terceiro planeta depois do Sol”. Mas admito que eu posso estar errado. Os videos abaixo mostram em mais detalhes os videos sincronizados ali de cima.

Fake? Real? Arma secreta do governo? Tire suas próprias conclusões.

fonte

Related Post

30 comentários em “Filmagem triangulada de um UFO em Jerusalém”

  1. Philipe, já havia lido em outro lugar a noticia…cheguei a comentar no post do Zumbi…mto obrigado por nos dar a sua opiniao…eu havia achado o negocio mto doido…adora ja me fizestes pensar de uma outra forma…

    vlw pelos posts.
    abraços

    • Pelo que sei, o fogo de santelmo ocorre a partir de objetos pontiagudos, como mastros e pontas. Neste caso está registrado algo que desce do céu, para sobre a ponta e ali fica até disparar de volta. A forma como o fenômeno se dá, difere totalmente dos registros históricos do fogo de santelmo.

  2. Caro amigo, Philipe. Sou um pesquisador ufófilo do fenômeno UFO há uns dois anos. Inclusive faço-lhe um convite para que acompanhe (assim quando puder e tiver um tempinho sobrando) visitar nosso espaço ufológico no orkut para debate sobre o fenômeno – A GEOcomunidade o convida agora para uma possível participação. Trata-se da comunidade do competentíssimo ufólogo de Pará de Minas, Milton Aloísio. Contamos com um arsenal de investigação virtual e troca de informações de alto nível e debate. Assim, temos também como moderadores grandes nomes e experientes pesquisadores, entre eles estão: José Américo, o ex.comandante de aviação comercial, Filié, Luiz Alberto, entre outras cabeças sensatas e coerentes que discutem diariamente o assunto UFO. Faço-lhe novamente o convite para que participe conosco na melhor comunidade de ufologia do orkut. Adoraria ver seus comentários e opiniões por lá, já que sempre o admirei com idéias no blog sobre o fenômeno através dos artigos antigos “Relato de um MIB, etc”.

    Segue o link da comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=8252172

    ——————–

    Voltando ao assunto do blog, o caso de Jerusalem, trata-se de um caso solucionado, Philipe. Só tenho à dizer ao seu blog – assim como disse na comunidade – que, infelizmente, o caso em questão trata-se de uma fraude. Ou seja, com autor confesso e também vídeo de exemplo da criação do fake em um programa chamado “After Effects”.

    Segue o link que comprova a manipulação de imagem:

    http://www.youtube.com/watch?v=oqzeed-Iv5E&feature=related

    • Camarada, esse vídeo que você menciona não comprova manipulação no vídeo original. Ali é apenas alguém mostrando que seria fácil fazer, através de um efeito digital, o ‘UFO’ do vídeo original.

  3. Realmente, o link do vídeo postado pelo caro Olavo, na verdade mostra como é possível fazer uma manipulação nas imagens…

    Com certeza, realizar o mesmo efeito com ângulos diferentes, é mais trabalhoso mas creio que não seja impossível… gostaria de ver o vídeo do celular do rapaz que aparece na filmagem da direita…

    Não tenho dúvida que existam vidas extra terrestres… na verdade, não passamos de microorganismos se compararmos com a imensidão do universo…

  4. Pois é, brother Ricardo. Eu só penso que, desta forma, diminui a probabilidade de ser um Ovni. Pois evidentemente que temos uma grande chance de ser FAKE através de uma explicação razoável, porém contestável. Este outro vídeo aqui: ( http://www.youtube.com/watch?v=rY2FFEufsuY&feature=related) em que diz ser em outro ângulo, em minha percepção, vejo que se trata de um quadro da cidade, e não a cidade real com luzes em movimento e coisas vivas e tal. O vídeo em si traz muitas dúvidas.

    Quanto à dúvidas, eu tbm já passei desse estágio há muito tempo. Ou seja, só pesquiso o fenômeno com intuito de esperança de que um dia, chegaremos a convencer os acadêmicos e céticos que, lamentavelmente, deturpam e ignoram o estudo e aceitação da realidadade ufo.

    Acredito veementemente que não estamos sós.

    Abs.

  5. Com a atual tecnologia de imagens, fica difícil saber o que é real. De qualquer forma, vale o registro. Sobre o que eles querem conosco… Sei lá, quem tem essa tecnologia bem provavelmente deve estar um pouco adiantado espiritualmente e socialmente em relação a nós. Então observar a sociedade humana deve ser tese de mestrado deles, algo assim. Seria como ver umas tribos de índios, arborígenes ou semelhantes num cantinho qualquer desse planeta.

  6. Interessante esse post!

    Fake ou nao, fiquei pensando sobre quando se fala em tecnologia humana secreta. Imagino que muita coisa seja mesmo escondida e acho logico que saibamos com um certo atraso sobre o que de mais avançado se tem feito.

    Mas me pergunto se nao superestimamos nossa propria capacidade tecnologica.

    Por exemplo, nesse link abaixo, falam sobre os avioes do futuro que a Nasa quer: economia de combustivel, maior velocidade e menor barulho.

    http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4890193-EI12882,00-Nasa+escolhe+avioes+do+futuro+que+voarao+em.html#tarticle

    Entao: ou essa tecnologia nao existe ainda (e entao muitos dos engenhos que se tem visto no ceu com essas caracteristicas nao sao tecnologia humana) OU ja temos essa tecnologia e escondem o jogo. Nesse ultimo caso: esconder isso é tão ou mais dificil que esconder a existencia de uma cultura nao-humana nos visitando. Outra: duvido que deixassem de tirar proveito financeiro de uma tecnologia tao avançada.

    Gostaria de lembrar o CASO WESTENDORF. Um piloto amador viu um engenho que, entre outras coisas, desapareceu na vertical numa velocidade incrivel. Ta, sempre se pode dizer que ele e as outras testemunhas estavam mentindo na maior cara de pau. Mas no caso de nao estarem mentindo, que tecnologia humana seria essa que se desloca desse modo com tal facilidade?

    Pensemos no estardalhaço que fazem nossos engenhos para serem colocados no espaço! O barulho e a estrutura enormes, o combustivel “primitivo” (no sentido de que requer muito espaço para ser armazenado).

    Dizer que os governos escondem o jogo tão eficazmente quanto a tecnologia pra mim é tão ou mais dificil de acreditar que dizer que escondem sobre vida extraterrestre.

    Mas essa questao de teoria conspiratoria vou ilustrar com um caso bem simples. Eu tenho uma colega tunisiana cuja familia ainda mora na Tunisia, e ela me contou que, antes de as noticias chegarem na França sobre as revoltas naquele pais, ja fazia 15 dias que a coisa rolava, mas como a França é pro-ditador Zine El Abidine Ben Ali, a imprensa francesa se calava enquanto outras nao.

    Isso da o que pensar: como pode toda uma rede de meios de comunicaçao se unir ou ser coagida a agir assim? Milhares de franceses moram na Tunisia, relativamente perto da França, muitas pessoas deviam saber de antemao, mas se a grande midia se cala, o assunto não rola, nao roda.

    Eu estou convencida: o assunto “civilizaçoes extraterrestres” é mais um assunto politico do que qualquer outra coisa.

    • O assunto de vida não-terrestre, sempre foi político. E é potencialmente explosivo para muitos setores. Primeiro porque (abstraindo a questão da comprobabilidade científica, existência,m não-existência e toda esta lenga-lega) um ser de outro planeta que venha a Terra não vê um continente, um país, um estado, uma cidade, um bairro uma rua.
      Ele só vê um planeta. E a verdade, meus amigos é que só existe mesmo o planeta. Ao logo dos séculos nós o dividimos em territórios e certas pessoas tomaram “posse” desses territórios e se acham no direito de limitar quem entra, quem sai, quem mora, quem não mora. Quem pode ficar e quem deve ser expulso.
      Mas na verdade dos fatos, este planeta aqui não pertence a ninguém. O ser humano se acha a última bolacha do pacote, e pensa que pode controlar o espaço físico e espaço aéreo, e até o fundo do mar e as entranhas do planeta… MAs quem é que pode garantir que nós não somos como um bando de sem-terra que invadiu esta porra aqui que já tinha dono antes? E não estou falando dos Índios. Estou falando de MUITO, muito antes mesmo.

      Toda a estrutura política em que vivemos, incluindo nosso dinheiro e nosso senso de religião (me perdoem os religiosos aí) é ENGODO para controlar as massas. Sempre foi ENGODO. Pra que existe polícia? Pra que existe exercito? Pra quem existem governos? Para manter as coisas nos trilhos, porque os seres humanos se desorganizam completamente sem um controle externo. Mas isso é só um reflexo de um estado evolutivo de um grande grupo de símios. Nada além disso. Talvez, com alguns milhares de anos no futuro, nossa sociedade se organize de maneiras diferentes. E o contato com uma sociedade diferente pode propiciar o colapso desse sistema antiquado no qual estamos inseridos.
      Basta olhar noa História e veremos que todas as vezes que uma sociedade primitiva teve um contato direto com uma sociedade complexa, a sociedade primitiva foi para o saco. (em alguns casos, de forma literal)
      E isso interessa para quem detém o poder hoje? NÃO!
      Então o que nós temos é toda uma mobilização que visa única e tão somente a manutenção do status quo.

      • Concordo. Seremos totalmente aculturados.

        Eh por isso que estou inclinada a pensar que somos mesmo, como alguem ja disse, como os indios do interiorzao da Amazonia.

        Pra eles é dificil conceber certos avanços tecnologicos a que outas culturas ja chegaram; nao sabem que existe toda uma organizacao politica que de certa forma os envolve. Nao sabem que tem todo um mundo alem deles que sabe de sua existencia mas deixa-los viver sua vidinha, sua cultura, e procura nao interferir.

        Sim, isso é um soco no estamago do Ego.

        No nosso caso, alguns “caciques” e “xamas” sabem da verdade, mas a usam pra, como tu bem disse, manter o status quo.

        Triste. Mas acho que o desaparecimento das culturas faz parte da lei natural da vida.

      • É bem o que acho tambem. Penso que o que mais apavora os “donos do mundo” sobre a hipótese extraterrestre é das pessoas descobrirem não só uma forma de vida diferente ou civilização alguns séculos a frente tecnologicamente, mas sim uma estrutura social muito mais justa e harmônica, um modelo que fosse possível hoje aqui neste subúrbio da galáxia! Uma sociedade mais igulitária, fraterna, que dispensasse coisas que julgamos indispensáveis como dinheiro, exécitos, guerras, religiões, etc. O choque cultural poderia ser um tapa na cara da humanidade nos fazendo pensar e agiar a respeito. Pra quem comanda o show, isso seria um pesadelo.

  7. Se não for fake, é um *U*FO (o que é bem diferente de ser algo extra-terrestre, o *U* não está ai a toa)

    Na minha opinião, afirmar que isso é algo extra-terrestre é uma afirmação extraordinária, já que até hoje não há qualquer caso comprovado. Então vale Carl Sagan: Extraordinary claims require extraordinary evidence.

    • A coisa mais difícil que tem é provar que algo é extraterrestre. Mesmo que desça um disco voador em pleno centro da cidade e dele desça um Et. Será difícil de provar que ele é extraterrestre.

  8. Philipe, vc é o CARA. tenho 43 anos, e ler seus ¨causos¨ é uma delicia. Quanto ao video, com certeza é fake. eu notei que no video original, o Filmado ao longe, acorrem 2 flashs antes do ovni(UFO é pra gringo FDP) subir com velocidade sobrenatural, e o cidadão que filma tem reação de surpresa antes da ascensão do ovni e no video filmado de perto não há os flashs nem muito oba oba na hora da decolagem do ovni(UFO é pra viado0. aBRAÇOS DO ANDRÉ E PARABENS DE TODO CORAÇÃO POR TUDO DE GUMP QUE VC POSTA PRA GENTE.

    • que grande idiota. UFO é coisa para viado e gringo FDP…. lamentável.

      daí ja provou que é um ignorante, pois OVNI deixou de ser usado, vai ter que engolir UFO.

      alem disso, deve ser mais um destes imbecis que odeiam americanos, mas usa a Internet, tem computador, anda de carro, adora ar-condicionado, tem telefone celular, come fast-food, e esquece que tudo isso é invenção dos gringos FDP.

      se odeia tanto os gringos FDP, comece a valorizar o produto brasileiro, compra uma carroça de boi e vai trabalhar no mato.

  9. Eu esqueci de esclarecer uma coisa:

    Quando eu disse que acho o assunto Ufologia mais politico do que qualquer outra coisa, é porque acho que algumas pessoas o consideram sempre em termos de “prova cientifica”. Não sei quem foi que disse que o estudo ufologico esta necessariamente atrelado a Ciência (por outro lado, pros que se fazem de desentendidos, lembro que a Ufologia, em todo o mundo, ESTA atrelada à questão da possibilidade de vida extraterrestre).

    A Ufologia nao esta atrelada a Ciência porque o mais importante de tudo é o debate de ideias, pensar como lidar com essa possibilidade, sobre as medidas a tomar, as coisas humanas que queremos preservar. Pensar quem somos frente a um novo contexto e quem seremos dentro de uma nova realidade, quem sabe até uma nova hierarquia (o homem sempre se considerou superior e senhorio do planeta porque se compara aos animais).

    Além disso, nem tudo que conhecemos podemos provar. Se eu e meus vizinhos virmos o cadaver de um homem no quintal e logo depois ele desaparecer, podemos não ter provas de que ele estava la, mas teremos a certeza da existencia do corpo, mesmo que digam que nos enganamos, que poderia ser um cachorro. A experiência de uma pessoa, ainda mais se compartilhada, não é uma coisa pra se negligenciar. Por que desconsiderar o testemunho? O testemunho é decisivo em questões judiciarias. O testemunho serve como base para a Historia, a Sociologia, etc. O que os desbravadores como os astronautas CONTAM fazem parte dos dados que são recolhidos e estudados.

    Os testemunhos ufologicos que temos até agora são intrigantes e numerosos o suficiente para merecerem atenção e respeito.

    Mas mesmo que se considere a questão de “prova cientifica” nos termos que os amadores da Fisica e Astronomia querem, o fato de não conhecermos provas não quer dizer que elas não existam. Se não for interesse dos meios oficiais considerar nada como prova, qualquer esforço nesse sentido é inutil.

    A gente tem que lembrar que o meio cientifico não é soh passivel de erros de premissa. O meio cientifico também tem egos desmesurados, como em todo lugar; o meio cientifico tem politicagem, o meio cientifico tem interresses financeiros.

    A Ciência é soh o jeito humano de tentar compreender a realidade , e esta sempre se reformulando, nao sabemos se ela tem algo de universal, então não pode ser vista senão como provisoria. Se tem um assunto que pede que se coloque TUDO em perspectiva, é a questão extraterrestre.

    • São colocações oportunas, Mollrimbaud. Mas eu tenho que lembrar que embora a ciência tradicional não seja realmente perfeita, é o melhor que temos até hoje. A Ufologia, como o próprio nome já mostra, é o estudo do fenômeno dos objetos voadores não identificados e assuntos correlatos, e abarca uma ampla área de pesquisa, que vai da aviônica a outros ramos, como a exobiologia. A Ufologia é considerada uma paraciência, porque até hoje não se comprovou de maneira absolutamente irrefutável que os objetos voadores não identificados sejam procedentes de outros planetas, como algumas teorias ufologicas defendem. O que eu acho errado é que o assunto -vastíssimo- seja rotulado como estudo de ETs, porque sabemos que objetos voadores não identificados realmente existem vagando por aí. Uma aeronave militar secreta em testes, é considerada ufo.Dessa forma, varios jatos experimentais norte-americanos já foram confundidos com ufos. Agora… Uma coisa é o método científico tradicional reconhecer algo errático como os Ufos (agora estou falando dos que desafiam nosso conhecimento científico ao realizar manobras que liquefariam qualquer um ser vivo em sem interior) outra é a profusão de documentos, relatórios, videos, filmagens, gravações de radar, que vem sendo liberada por mecanismos oficiais ao longo dos últimos dez anos. As pessoas que alegam só crer no que a revista Science ou a Nature dizem que é real sofrem de um tipo de cegueira pós-moderna, que se assemelha a cegueira dos religiosos fervorosos que na idade média só passavam a ver as coisas que o Papa aceitava como real. O problema é que cabe justamente aos cientistas trabalhar para evitar isso, mas não é algo fácil. A natureza incomum, inconstante e errática do fenômeno Ufo dificulta sobremaneira a pesquisa com um enquadre epistemológico científico do assunto. Some a isso uma generosa falta de interesse das autoridades em liberar dados, na medida em que o assunto envolve invasão de espaço aéreo e ameaças estratégicas.Os depoimentos são sempre levados em consideração, mas nunca um depoimento será considerado prova. Sem provas que corroborem os depoimentos, eles não são de grande valia. Em todo caso, a ufologia de abordagem científica é construída sobre uma permanente tentativa de obtenção de provas, como nos casos em que material com grau de pureza desconhecido na Terra é enviado a laboratórios para análise. Isso vem ocorrendo, mas por alguma razão que desconheço, essas sólidas peças de evidência nunca explodem sensacionalisticamente na mídia quanto vídeos borrados ou fotos tremidas.

  10. Concordo , Philipe!

    A Ciencia é o que temos de melhor, mas tem que ser menos arrogante (“Ninguem aprende aquilo que acha que ja sabe” Epiteto).

    Mas: embora a Ufologia tenha começado como estudo de objetos voadores nao identificados, ha muito tempo a palavra ganhou outra acepçao (isso acontece frequentemente com a lingua) e Ufologia hoje é o estudo de tudo que PODE ser indicio de uma civilização não-humana.

    O testemunho não é prova – mas os testemunhos ufologicos não tem sido levados em consideraçao para serem estudados. Na Astrofisica, alguns indicios, certos dados obtidos de forma indireta são o suficiente para serem levados a serio, até que possam ser provados. Quando começaram a aparecer relatos recorrentes sobre algumas sensaçoes, a Psicologia/Psiquiatria se debruçou sobre isso e identificou o que passou a chamar de Sindrome do Panico. Entende onde quero chegar? A questão é que a Ciência no sentido academico da as costas pro fenomeno.

    Deixa eu te dizer uma coisa: parabéns pelo teu trabalho nesse blog, principalmente porque tu é uma pessoa que sabe argumentar, isso o torna inteligente, diferenciado. Na Internet, de uma maneira geral, é bem dificil encontrar alguem que saiba defender seu ponto de vista bem embasado, com mais de uma linha e sem palavrao. E vejo que tu te dedica a responder o post de praticamente todos teus leitores.

    Brigada pela qualidade do espaço de discussao!

  11. creio que nesta imensidão do universso possa existir sociedades seculos atráz da gente,assim como outras formas de vida mais evoluidas.
    creio que um dia estaremos fazendo a mesma coisa no planeta de outros seres vivos.
    daqui uns 200 anos teremos evoluido muito…

  12. EI PESSOAL PRA BOTAR MAIS LENHA NA FORGUEIRA SAIU A POUCO TEMPO UM GUARTO VIDEO SOBRE O OVNI.

    isso monstra que seria mais difícil de ser fake pois sai 4 videos de diferentes locais e talvez pessoas.
    também existem muitas pessoas que viram o fenomeno na cidade e procuraram a polícia,segundo os jornalistas.

    • Pois é.. Isso começa a colocar a possibilidade de fraude em xeque, porque se as pessoas estão procurando a polícia é sinal que realmente viram coisas estranhas. Digo isso porque em 99% dos casos de fraude o vide, foto ou filmagem surge “do nada” sem uma pessoa que coloque a cara na reta pelo material.
      Acho que este é um caso que merece um estudo mais aprofundado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares