Do que são feitas as moedas brasileiras?

Eu estava saindo para almoçar e encontrei o pessoal do laboratório aqui ao lado debatendo do que são feitas as moedas nacionais. Eu dei uma pesquisada e achei legal postar o resultado aqui.

Moeda de 1 real.

A moeda de um real é feita com dois tipos de metal diferentes. O centro da figura é composto de aço inoxidável e a parte dourada que circula a moeda é feito de aço revestido de bronze.

Mas não só isso. Ela também tem variações dependendo da idade. Isso ocorreu porque logo após seu lançamento, no governo FHC, a moeda de 1 real era de cuproníquel no centro com o anel em uma liga chamada alpaca. Desde 2002 ela é de aço inox e aço revestido de bronze.

Moeda de dez centavos

Esta moeda é feita de uma liga de aço e bronze. A de 25 centavos dourada é feita com o mesmo material.

A moeda de 0,50 é feita de dois materiais. Na verdade, são duas moedas diferentes. A tiragem de 1998 até 2000 era feita de uma liga chamada cuproníquel. Já a tiragem de 2000 em diante é feita de aço inox. Saber qual é qual é fácil. A de inox pesa 6,80g. Já a antiga pesa 9,25g

A moeda de 1 centavo e a de 5 centavos são feitas de aço revestido de cobre.

Segundo especialistas, da nova família de moedas brasileiras, as únicas que fornecem alguma segurança ao manuseio, são as moedas de 10 centavos, 25centavos e 50 centavos. São aquelas douradas, bastante resistentes à corrosão (oxidação). As moedas revestidas de cobre, como as de 1 centavo e as de 5 centavos começam logo a se oxidar. Ao se decomporem, as ligas de cobre começam a escurecer imediatamente, devido à formação do carbonato de cobre, o azinhavre, um terrível veneno, na presença do ar e da umidade. O carbonato de cobre é tóxico, pode ser absorvido pela pele, pelo contato, pelas mucosas. O cobre é um metal pesado e tóxico.

Grande parte das vezes, as moedas de baixo valor aquisitivo, por exemplo, as de um e 5 centavos, são atiradas fora gerando focos de contaminação ambiental.

Fonte

Artigos relacionados

32 Comentários

Compartilhe suas ideias