Dinheiro maluco: As moedas mais estranhas do mundo

Poucas coisas afetaram tanto a evolução social humana quanto a invenção do dinheiro. Olhe ao seu redor e certamente você verá um monte de coisas que tem como origem, o dinheiro. Mesmo que você seja um artesão avesso a ideia de ganhar dinheiro, é impossível se livrar desse conceito totalmente, a menos que você more na floresta e fabrique tudo que você usa para vestir, comer e morar.

Segundo nos ensina a Wikipedia, o dinheiro é o meio usado na troca de bens, na forma de moedas ou notas (cédulas), usado na compra de bens, serviços, força de trabalho, divisas estrangeiras ou nas demais transações financeiras, emitido e controlado pelo governo de cada país, que é o único que tem essa atribuição. É também a unidade contábil. Seu uso pode ser implícito ou explícito, livre ou por coerção. Acredita-se que a origem da palavra remete à moeda portuguesa de mesmo nome (o dinheiro).

A emergência do dinheiro não depende de uma autoridade central ou governo. É um fenômeno do mercado; na prática, entretanto, os tipos de moeda mais aceitas atualmente são aquelas produzidas e sancionadas pelos governos. A maior parte dos países possuem um padrão monetário específico — um dinheiro reconhecido oficialmente, possuindo monopólio sobre sua emissão. Algumas exceções são o euro (usado por diversos países europeus) e o dólar (utilizado em todo mundo).

O dinheiro em si é um bem escasso. Muitos itens podem ser usados como dinheiro, desde metais e conchas raras até cigarros ou coisas totalmente artificiais como notas bancárias. Em épocas de escassez de meio circulante, a sociedade procura formas de contornar o problema (dinheiro de emergência), o importante é não perder o poder de troca e compra. Podem substituir o dinheiro governamental: cupons, passes, recibos, cheques, vales, notas comerciais entre outros.

Na sociedade ocidental moderna o dinheiro é essencialmente um símbolo – uma abstração. Atualmente as notas são o tipo mais comum de dinheiro utilizado. No entanto bens como ouro e prata mantêm muitas das características essenciais do dinheiro.

Mas falando francamente: Deve ser um porre fazer dinheiro! Imagina que saco deve ser trabalhar em algo tão pouco criativo como replicar papel moeda? Todas as notas de dinheiro precisam ser iguais… Dia após dia… Aquelas mesma efígies na nota, as mesmas cores, as mesmas anotas, o mesmo tamanho de papel… Mas acredite se puder, nem sempre é assim. E por isso resolvi fazer este post sobre dinheiro bizarro.

DINHEIRO BIZARRO

Dinossauro que brilha no escuro

Dinosaur-Coin
Um dos países mais hábeis na confecção de dinheiro bizarro é o Canadá. Se liga nessa moeda do dinossauro: Ela brilha no escuro!
Este é um dinheiro colecionável, e comemora a descoberta do Pachyrhinosaurus lakustai que foi descoberto em 1972 em Alberta. Do outro lado, temos o retrato da Rainha Elizabeth. Obviamente que vários engraçadinhos começaram a dizer que aquela era uma moeda que dava como resultado sempre um dinossauro quando jogada para cima, hehe.
Mas convenhamos, a ideia é ótima. Não sei porque o dinheiro “padrão” ainda não brilha no escuro, já que esses pigmentos existem. Seria útil para contar a bufunfa no cinema sem ter de ir la fora para ver se dá pra comprar uma pipoca a mais.

Dinheiro de polímero

Alguns países vão na contra-mão dos outros que fabricam dinheiro de papel. Ao que parece, a durabilidade do dinheiro de plastico é maior, porém, seu processo de impressão e produção encarece um pouco. No Canadá tem esta nota de polímero, com direito a holograma e tudo:

Polymer-Bills (1)

Se você é novinho(a) não deve ter conhecido a nota de dinheiro de plástico brasileiro. Essa parte branca perto da bola vermelha era transparente. Essa nota era realmente bem legal, embora, esteticamente, fossse bastante papagaiada.

975

Dinheiro de madeira

Wooden-Bills
Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha sofreu taxas insanas de inflação, obrigando algumas cidades a imprimir suas próprias formas de moeda não-oficial, que eles chamaram Notgeld (“dinheiro de emergência”). As cidades imprimiam as notas em madeira.

Papel moeda – que não é nota!

stampmoney_1
Na época da Guerra civil Espanhola, faltava quase tudo. Principalmente prata para fazer dinheiro. Este é um exemplo do que se chama dinheiro de emergência: selos de correio colados em rodelas de cartolina funcionaram como moeda na Espanha!

A moeda falante da Mongólia

Kennedy-Coin
Sei que parece mentira, mas a realidade é tão estranha, né? O fato é que a Mongólia lançou uma moeda que falava! E não falava qualquer abobrinha não, ela falava um trecho dum discurso do Kennedy. O que será mais estranho? Uma moeda que fala ou uma moeda que fala um discurso do presidente dos EUA sendo moeda da Mongólia? Para a modela falar bastava apertar o botãozinho preto e um chip com a gravação e um alto-falante interno na moeda reproduzia a fala do Kennedy previamente gravada.

A moeda com água benta de Palau

Holy-Water-Coin
Tá aí um dinheiro que nenhum vampiro iria curtir. Palau lançou um conjunto de moedas de dólar de prata em comemoração do 150º aniversário das aparições da Virgem Maria em Lourdes. Cada uma das moedas de edição limitada contém a imagem da Virgem Maria e um pequeno frasco de água benta da gruta em Lourdes, França.

Moedas losango de Palau

Palau também tem outras moedas estranhas, como essas aqui com forma incomum e com pintura.
243

A moeda da televisão

ddd
Para comemorar os 80 anos do invento da televisão, as Ilhas Cook lançaram essa moeda com um holograma onde se pode ver as primeiras imagens transmitidas por uma aparelho de tv. Tudo bem que parece mais um troço demoníaco…

A moeda guitarra da Somália

A Somália lançou essa moeda super estranha, com formato homenageando a guitarra Gibson Les Paul.
3-41

A moeda do mamute

4-51
Essa é difícil mesmo de acreditar! Apesar de ser proibido o comércio de marfim de elefantes, o governo da República de Cote d`Ivoire – Ok, nem eu sabia que existia esse lugar! – COSTA DO MARFIM lançou essa moeda com um pedaço de marfim DE MAMUTE! De verdade!!! Se você for um gênio da química pode até tentar extrair o DNA do mamute ali da moeda! O pedaço do marfim da presa do mamute esta ali naquele quadradinho.

A moeda prismática de Palau

5-11
Nessa belíssima moeda de Palau, temos numa superfície de prata uma borboleta feita com um processo especial prismático, que faz com que as asas da borboleta mudem de cor de acordo com a incidência da luz, imitando bastante bem o processo na borboleta de verdade.

A moeda dos três macaquinhos

6-31
Lembra daqueles três macaquinhos, onde um não ouviu nada, o outro não viu nada e o último nunca diz nada? A Somália lançou uma moeda de prata com os três macaquinhos embutidos em ouro. Parece uma moeda sensacional para celebrar a corrupção.

A moeda que vira a cabeça

8-21
As Ilhas Cook inovaram ao criar essa moeda que tem um moai da ilha de páscoa gravado em ouro. Já seria legal se ele fosse estático, mas esse moai da moeda consegue ficar em pé graças a uma dobradiça oculta na base do moai!

Moedinha “medicinal”

11-11
Essa moeda de Benin tem uma linda e verde folha de maconha. Não é uma folha de maconha de verdade,mas um desenho dela, pinado com uma tinta especial que traz o cheiro real da planta. Evidentemente é impossível fumar a moeda.

A moeda pirâmide

12-11
Essa é a primeira moeda pirâmide do mundo. Produzida pela Ilha de Man, essa moeda vem com uma efígie de um faraó, e contém hieróglifos diversos. Ela é uma moeda de bronze.

A moeda do pinguim de cristal

13-31
Usando aquele processo em que dois lasers conseguem gerar buraquinhos numa superfície de cristal, foi possível criar essa moeda de prata com o cristal embutido, onde está gravado um pinguim. Esta é uma moeda da Geórgia do Sul.

As moedas dos animais

16-21
A Somália, sempre inventando moda, lançou uma coleção completa com moedas em forma de animais. É interessante, mas que parecem imãs de geladeira, parecem!

A moeda do Lamborghini Ford Gt

7-31
Também é da Somália essa outra moeda que parece um ímã de geladeira, na forma de um carro Lamborghini Ford GT 40 com pintura Gulf. Eu não sei porque eles fazem essas coisas.

A moeda de pedra gigante

Agora se você acha que viu coisa bizarra nesse post, espere só para ver essa moedinha aqui:
main-qimg-83914813fbf317a7be44f2f9bf01828d
Essa é uma “moeda” da ilha de Yap. Eles usaram dinheiro de pedra por um longo tempo. Essas enormes pedras circulares, que pesavam muitas toneladas eram o dinheiro. Curiosamente, o dono da moeda não podia por razões óbvias) andar com ela no bolso. Então essa moeda era uma moeda puramente abstrata. O dono dela podia se dizer o dono, e quando ele vendia a moeda para outro nativo, esse cara podia passar a se dizer dono, mesmo que a moeda não saísse do lugar.
Parece loucura, mas se pararmos para pensar que hoje o que consideramos dinheiro é um numero digitado num computador… Não fica tão estranho ser dono de uma moeda gigante de pedra, afinal, pelo menos o dinheiro dos caras da ilha era lastreado em alguma coisa física.

fonte fonte fonte

Related Post

24 comentários em “Dinheiro maluco: As moedas mais estranhas do mundo”

  1. Muito massa essas moedas! E ah, vc conhece sim Cote d`Ivoire! É a Costa do Marfim, sugiro vc fazer um adendo lá!

    http://www.cotedivoire.org.br/todos/costadomarfim/costa_index.htm

  2. Philipe,
    Na moeda na forma de automóvel, o modelo de referência é um Ford GT40 nas emblemáticas cores de patrocínio da Gulf Oil, da década de 60 ( http://www.paintingsofcars.com/sdL242-Ford-GT40-gulf.jpg ). Não é um Lamborghini.
    Eles também fizeram moedas do Ford Mustang de 1964, Ferrari Testarossa, Porsche 911, Aston Martin DB5 e Corvette Stingray.
    http://www.joelscoins.com/images/somaliacarset2.jpg

  3. No caso da moeda “Lamborghini”, na verdade se trata de um Ford GT40 com pintura da Gulf.

    http://maydaygarage.com/wp-content/uploads/2011/08/GT40-Gulf-4.jpg

  4. Existem 2 problemas com essas notas de polimero canadenses. Se voce guarda elas mal dobradas na carteira ou no bolso, não tem cristo que desamasse… E também tem que tomar cuidado com calor.Por aqui muita gente perdeu dinheiro deixando-o sobre o painel do carro durante o verão. As notas derreteram !!

    • HAhahahha pensa que massa a nota grudada no painel do seu carro. Imagino que isso possa acontecer com as notas de 10 reais antigas também. Esse plástico é bem fino, deve ser fácil de derreter no sol. =P

  5. Essa moeda com folha de maconha seria pra homenagear o que? Record de produção
    ?
    Vi uma vez uma historia de um paiz que carregavam moedas de pedras em carrinhos de mão quando iam às compras. Eram do tamanho de tampas de bueiro.
    Etem aquelas com um furo no meio, outras que se parecem com uma plasteca de metal malhado na marreta etc.

  6. A moeda de 10 reais era bem legal mesmo, pq será que saiu de circulação? Pelo que eu lembro a tinta desgastava muito rápido… E essa borboleta de Palau deve ser magnífica!

  7. Sou numismata (colecionador de moedas e cédulas) e o que você postou aqui é apenas uma pequena amostra do que já vi por aí.

    A Somália lançou ano passado essas moedas com formas de sólidos geométricos:
    http://www.joelscoins.com/images/somaliashape14r.jpg

    Essa moeda da Guiné-Equatorial com uma borboleta tridimensional:
    http://www.joelscoins.com/images/eqguinea15butterflyside.jpg

    Os Estados Unidos lançaram essa moeda concava ano passado:
    http://s3files.core77.com/blog/images/2014/03/0baseballcurvedcoin-001.jpg
    A Austrália também já lançou moedas assim, mas coloridas e com constelações:
    http://world.mintnewsblog.com/2013/07/2013-southern-sky-pavo-5-silver-proof-domed-coin/

    Também tem o Marrocos, que lançou uma cédula hibrida de papel e plástico (A Suiça irá lançar cédulas assim!)
    http://images.delcampe.com/img_large/auction/000/206/524/778_001.jpg

    Tem uma moeda do Niger com um compasso que aponta para Meca:
    http://www.joelscoins.com/images/nigercompass.jpg

    E tem até moeda de acrilico da República do Congo:
    http://www.joelscoins.com/images/congoacrylic3.jpg

  8. Interessante artigo, mas conforme falou o Anderson, é somente um pouco do que existe de moedas estranhas por ai. Sou colecionador de moedas e tenho uma coleção de 9 mil peças. Muitas dessas que aparecem em seu artigo as possuo e outras tantas estou a procura.
    Em seu artigo não vi as moedas dos estados combatentes da antiga China, moedas estas que não existem algo igual no mundo. Moedas de plástico que circularam na Russia também não apareceram. Moedas em forma de golfinhos que foram utilizados na antiga Grécia. Também existem outras moedas em forma de pirâmide que foram utilizadas em ilhas do pacifico. Moedas em forma de enxadas, foices, manilhas, etc… utilizadas em toda na Africa, muitas das quais ficaram conhecidas como sendo moedas de escravos. Em minha coleção também possuo uma moeda de bronze em forma de dragão, moeda esta utilizada na Austrália. Fica a dica!
    Parabéns pelo artigo e pelas enformações que foram trazidas com ele. Abraço.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares