Designer alemã cria roupa feita com leite

Compartilhe

Acredite se quiser. O nome dela é Anke Domaske. Anke é, além de designer, microbiologista. Anke encontrou uma maneira de criar uma fibra a partir de uma proteína do leite. Com apenas 28 anos, a jovem já havia feito diversas experiências com o leite, e estava convicta que havia mais potencial no leite do que nossos olhos poderiam perceber.

Anke e sua equipe levaram alguns anos refinando a técnica necessária para conseguir gerar uma fibra natural com o leite. A partir da fibra obtida, foi possível compor um tecido com ela.
Para fazer o tecido de leite, eles usam uma mistura especial que contém uma proteína natural derivada do soro do leite, que é processada num laboratório nas proximidades da cidade de Brehmen. O material é então aquecido e extrusado através de um equipamento especial para criar filamentos.
O leite usado para fazer o experimento é um leite de baixa qualidade, que até agora era descartado como lixo.

milk fabric 550x257 Designer alemã cria roupa feita com leite

Anke Domaske aprendeu a fazer roupas quando ainda era criança, na casa de sua bisavó, uma modista. Ela também tinha uma paixão pela ciência e chegou a ganhar um concurso para os jovens cientistas quando era adolescente. Depois que ela terminou a escola, Anke foi estudar em Tóquio, no Japão, onde vendeu camisetas que ela própria fabricava. Na volta, ela começou a estudar microbiologia e simultaneamente tocava sua própria grife. Ao conseguir equilibrar seus dois maiores interesses Anke chegou a ao resultado surpreendente.

Uma das grandes qualidades da fibra do leite é que ela tem uma textura parecida com a da seda, mas ao contrário de seda real, ela pode ser produzida sem o uso de pesticidas. O processo de tomada de tecido também é muito mais eco-friendly e consideravelmente mais barato. O tecido de leite permite ser lavado normalmente, e é muito fácil de cuidar. Embora a maioria de nós só vejamos no leite um alimento, ele é um recurso com grandes potenciais.

A fibra revolucionária de Anke Domaske será mostrada ao público ainda nesta estação. Ela já recebeu consultas de todo o mundo. Após dedicar-se a aplicação do material para roupas femininas, a designer pretende iniciar em uma linha masculina. Suas roupas de grife custam entre € 150 ($ 214) e € 200 ($ 286).

fonte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.