Conheça o único bicho vertebrado que tem sangue transparente

Olhando assim, você não dá nada por este peixe. Ele parece meio comum, né? Até meio feio…

Ocellated-Ice-Fish-550x370

Então, espere até saber que este é o único animal vertebrado de toda a natureza que tem o sangue transparente feito água!
O que faz a cor vermelha do sangue são os glóbulos vermelhos, que em conjunto com a hemoglobina, alem de colorirem o sangue, auxiliam no transporte do oxigênio. Mas este peixe aqui é bem GUMP, porque o sangue dele parece água.
O peixe-gelo ocelado só foi descoberto em 2011. De fato, apesar de feio, ele está entre as criaturas mais fascinantes do mundo. Este peixe vive nas águas geladas da Antártida em profundidades de até 1 quilômetro. Os únicos espécimes em cativeiro podem ser encontrados no aquário japonês em Tóquio, o Sea Life Park.

Tirando o fato de que tem este incrível peixe tem seu sangue transparente e também não possui escamas, o peixe-gelo ocelado não é muito diferente dos demais peixes que conhecemos. Mas seus dois traços especiais tem deixado os pesquisadores desconcertados.
Uma vez que a hemoglobina é responsável pelo transporte de oxigênio através do corpo dos vertebrados, ainda não está claro como esta espécie pode sobreviver sem a metaloproteína que se liga com o oxigênio. Várias teorias já foram formuladas sobre o assunto, e alguns cientistas especulam que o coração anormalmente grande de o peixe-gelo ocelado pode ajudar a movimentar o oxigênio usando plasma em vez de hemoglobina. Outros cientistas apostam suas fichas na possibilidade de que ele pode ser capaz de absorver o oxigênio através de sua pele sem escamas, já que as águas que habita são ricas em oxigênio. Mas a verdade é que até agora, muito pouco se sabe sobre essa criatura fascinante.

5 comentários em “Conheça o único bicho vertebrado que tem sangue transparente”

  1. Esse peixe é sensacional, pode revolucionar a forma de captação de oxigênio artificialmente a grandes profundidades!
    E talvez um dia montarem um laboratório submarino fixo.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares