Apertamento? Incríveis ideias que ampliam seu espaço.

Já reparou que a cada dia os imóveis ficam mais caros e menores? Meu, se continuar assim, daqui a pouco teremos conjugados minúsculos sendo vendidos por somas fabulosas!

Ops… Daqui a pouco não. Já tá assim.

funnycat

 

Veja se faz sentido um imóvel de 95 m2 custar o mesmo que este belo conjugado de 52 m2 que quase não te dá espaço para pensar no Boqueirão em Santos. Confira aqui

A verdade é que o espaço, mesmo com essa bolha imobiliária maluca que vivemos hoje, está cada vez mais valorizado e disputado. As construtoras querem faturar em cima da demanda reprimida ao longo de décadas na área de moradia, de modo que é bem conveniente fazer cochichós cada vez mais apertados para vender caro ao povo. Apezinho pequeno economiza até mão de obra!

 

Sem falar que a sociedade empurra as pessoas (como gado) para uma vida de trabalho sem diversão. Esqueça o prazer, você vai ter que trabalhar de sol a sol,  e vai usar o seu apê mesmo é pra dormir, logo, essa joça tem cara de que só vai parar de reduzir quando o imóvel inteiro chegar na dimensão de um quarto.

O lance é lidar com isso como for possível. Quem é mais hábil constrói a própria moradia, mas para muitas pessoas, sobretudo nos grandes centros urbanos, um apartamento pequeno é a unica saída viável. Isso leva em conta também outro problema sério que é a questão do transporte. Muitas vezes, na balança, é mais jogo morar num “apertamento” do que numa casa grande que é longe do seu trabalho. Só evitar seis horas de engarrafamento por dia já seria uma higiene mental e tanto! Quem mora em Sampa sabe do que eu estou falando.

Este post aqui tem algumas boas ideias para ajudar a solucionar problemas de espaço. Vai que uma se aplica aí à seu castelo, né meu rei?

A divisória que é ao mesmo tempo suporte da Tv e estante de livros. 

125

 

Eu sei, esta é meio batida já, mas é batida porque funciona e realmente, funciona bem! Felizmente as Tvs de hoje não são mais de CRT (tubo) com aquele bundão de tanajura para trás, e você pode prender na parede sem problemas. Essa divisória você mesmo faz em casa com placas de mdf e um tubo pivotante que dá pra comprar pronto, até cromado em lojas especializadas em metais para armários (sim, isso existe e aqui no Rio tem uma na Rua dos Inválidos e outra perto do Palácio das Ferramentas junto da estação Uruguaiana do metrô). Claro que não dá pra encher de livro que vai ficar um trambolho pesado e feio. Um bom marceneiro faz pra você já laminado, que fica bem mais bonitão. Uma das grandes vantagens dessa ideia é virar sua Tv para o quarto ou para a sala, o que te economiza belos caraminguás em ter dois aparelhos, sem falar nos prazeres de jogar seu playstation da cama.

 

A cama que sobe

212

 

Mesmo que você não seja este projeto de fanboy da apple, você ficaria com um sorrisinho babaca no rosto ao mostrar sua cama que sobe magicamente para o teto aos seus amigos. Usando um sistema de roldanas, que lembra o sistema de um varal e cabos de aço, o cara joga a cama para o teto, criando literalmente uma sala do nada! É genial.  (A menos que seu teto seja de gesso)

 

A mesa que surge da sua parede

311

Esta é uma ideia até certo ponto clássica, porque mesas que rebatem assim são propostas de soluções para espaços até bem antigas na arquitetura/decoração. Este tipo de mesa também funciona bem para quartos de crianças, economizando um espaço precioso quando não está sendo utilizada.

Janela que vira estante – Aproveitando os mínimos espaços. 

411

Vamos ser francos. Essa ideia aí de cima é genialíssima! O cara tinha pouco espaço e muito livro. A janela mataria o espaço para uma estante. O que ele faz? Uma janela-estante com espaço para a visita sentar.

Olha o grau bisonho de aproveitamento que o projeto obteve.Plantas e elementos decorativos humanizam o espaço e adicionam charme. Por estar tudo numa mesma cor, há unidade ao conjunto, e a luz que entra pela janela convida a uma leitura.

 

Sofá que vira cama

 

511

O sofá que vira cama é uma coisa altamente batida, eu sei. É a primeira das soluções de pouco espaço pensadas por alguém com este problema. Nem que seja para aquela sua visita inesperada ou a amiga que briga com o namorado e vem dormir na sua casa para chorar as pitangas bêbada de vodka três e meia da manhã.

Existem muitos sofás-cama no mercado, e alguns são realmente sensacionais. Existem sofás-cama até com colchão ortopédico (eu mesmo tenho um na minha sala para quando vem visita). Este tipo em “L” se mostra útil até na hora de chamar a galera para ver aquele filme de terror, ou quem sabe algo mais “Bíblico”, tá ligado?

 

Se você não pode comprar, pinte! 

69

A mente humana é um negócio engraçado. Se o seu espaço pede um aparador, mas ele simplesmente não cabe, uma boa ideia é trocá-lo por uma prateleira estreita e pintar o resto, malandramente enganando seu cérebro.  Caro que isso demanda um certo talento artístico que nem sempre a gente tem, de modo que eu recomendaria que você simplesmente encomendasse um adesivo com esta forma, tornando sua vida mais fácil e sem sujeira.

Por outro lado, cores mais escuras tendem a fechar o ambiente e aumentam a sensação de confinamento, então é uma solução que precisa ser bem pensada para funcionar. Não vá me pitar o quarto todo de cinza chumbo que vai ficar ó… Uma bosta!

Armários mágicos

 

79

Isso aí em cima, parece ter mais funções e capacidades que a Tecpix, meu! Basicamente o cara conseguiu o milagre de guardar UMA COZINHA INTEIRA dentro dum armário. Não há um milímetro desperdiçado ou mal planejado aqui. Funciona lindamente se você for uma pessoa organizada. Se não for seu caso, esqueça que vai dar M*! Já posso imaginar um cara procurando cerveja na casa daquele seu amigo doidão e ao abrir o armário descobrir aquela lasanha esquecida a quinze dias ali dentro, produzindo uma microfauna que facilmente se espalhará pela sua casa, pondo todos em pânico.

Mas convenhamos, o projetinho é de tirar o chapéu. Com base nas fotos deve dar para copiar ou projetar algo a partir deste conceito, caso você tenha um bom marceneiro de confiança.

 

Amor, traz o quarto? 

Imagine só que viagem este quarto rolante!

88

Esta é a típica solução funcional para aqueles casos em que você tem hóspedes, mora num loft não muito grande e precisa de alguma privacidade. Com seu quarto migrando para uma espécie de caixa móvel, você pode mudar seu quarto de lugar de acordo com a conveniência do momento. Parece uma ideia um tanto quanto estranha. E é.

 

Subir a cama – tipo 2 

Um apartamento pequeno não pode se dar ao luxo de ter uma cama – ainda mais se for king size – que só é usada durante uma parcela pequena do dia, ou melhor dizendo, da noite. Faz pouco sentido, né? Se ninguém está usando a cama, todo aquele espaço potencial, e é muita coisa, (para ter certeza, tire sua cama do quarto e veja como ele parece triplicar de tamanho) para não ser usada o tempo inteiro.  As soluções que levam isso em conta envolvem simplesmente jogar a cama para o alto (caso o pé direito permita) tornando-a um espaço mais logicamente utilizável.

99

 

Neste caso acima, a cama foi parar perto do teto, o que não é um problema a menos que você tenha taras estranhas de pular na cama. Uma escada liga a cama à sala. Em baixo da área dela dividem-se uma microcozinha que poderia ser até aquele armário Magáiver que já vimos e o banheirinho, que deve ser tão pequeno que não deu para aparecer na foto, hahaha. Seja como for, a ideia da cama no alto é boa, (se você não rolar muito) mas achei de mau gosto largar a comida ali no chão.

O caso abaixo segue mais ou menos essa mesma ideia, sendo que ao invés do banheiro ser debaixo da cama, é o closet. Essa estrutura forma um cômodo bastante versátil que abriga uma salinha, um home-office um closet e a cama no alto. Ficou bacana, saca só:

 

109

 

Os móveis “de outro mundo”

Outra solução fantástica para o problema de espaços são os moveis multiversáteis. Prepara seu babador, pois se você ainda não viu este video, seu queixo vai cair.

 

 

E aí? Gostou? Tem alguma ideia para solucionar problemas de espaço? Divida aí com a gente!

 

Related Post

11 comentários em “Apertamento? Incríveis ideias que ampliam seu espaço.”

    • André,
      também estou na torcida para que essa bolhe estoure e todos esses especuladores se lasquem de verde e amarelo. Já venho juntando uma grana faz um certo tempo e vamos ver se depois da copa os preços dos imóveis abaixem, pelo menos do patamar surreal para o justo.

  1. A janela que vira estante eu gostei muito, mas é perigoso o cara dormir, se o livro for de auto-ajuda e cair sei lá… do terceiro andar. Tem que tomar cuidado.

  2. As idéias são boas, mas gostaria de deixar uma questão para reflexão: tudo muito prático, tudo muito lindo, mas não se esqueça que a pessoa vai ter que, em muitos casos, virar cama, subir mesa, subir cama e montar e desmontar sofá, pelo menos, umas 365 vezes no ano. Não há beleza que aguente, e principalmente, haja saco. rs.

    Ótimo post. Abraços.

  3. É pessoal, infelizmente, aqui em SP tem apartamentos de 22 m² a 280 paus. O pior, tem trouxa que paga.
    Aí tem dois fatores primordiais, o primeiro é que brasileiro é tonto e prefere mostrar aos outros que paga um preço absurdo desses pq pode e o segundo fator é que há outra mania que não entendo, o querer morar perto do trabalho. Gente, ninguém deve morar perto do trabalho e sim trabalhar perto de onde mora. O caboclo compra um apartamento financiado em 20 anos pertinho de onde trabalha, dois anos depois é demitido e arruma um emprego a 25km de distância, o que fazer? Vender o apartamento que ainda faltam 18 anos para pagar e comprar outro perto do trabalho? Não! arrume um trabalho perto de onde mora, simples assim. O trabalho não é a coisa mais importante da sua vida, é só um meio de sobreviver. O mais impoortante é a família, seus assuntos pessoais, porque depois de lhe tirarem até o bagaço na empresa, não resta mais vida! Em qualquer país desenvolvido as pessoas trabalham para viver e não vivem para trabalhar!.
    Quanto à bolha, desistam, a mentalidade do brasileiro e a necessidade de moradia vão segurar essa bolha por mais uns 10 anos no mínimo.

    Abs,

    Luiz

  4. Veio em ótima hora seu post, pois vou me mudar em breve pra um apto. de 50m², e pretendo aproveitar pelo menos a ideia dos sofás e das mesas dobráveis.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares