Air Bonsai: O Bonsai que levita

Compartilhe

Coisas que levitam são sempre legais, porque desafiam nossa mente habituada desde sempre aos desmandos da força gravitacional do planeta. É nesse contexto de espanto e desafio que surge o novo must da decoração Gump:

O Air Bonsai

airbonsai Air Bonsai: O Bonsai que levita

Basicamente, o air bonsai é uma dessas belas árvores anãs que desafia nossos sentidos a voar livremente sobre sua bandeja. Tem gente que nem acredita quando vê.

Air Bonsai3 600x600 Air Bonsai: O Bonsai que levita

Se você curte Bonsai, não deixe de dar uma olhada no meu post joselítico sobre isso.

O Air Bonsai nada mais é que um bonsai normal, montado sobre um dispositivo de levitação selenoidal.  Hoshinchu, a empresa que desenvolveu o produto, aparentemente, queria incorporar elementos da nossa galáxia na ideia de plantas em miniatura. Talvez tenham sido influenciados pelas capas dos discos do Yes nos anos 80, desenhados pelo Roger Dean.

fcd270abc1f33c474cc46f0a3b11f8c4 Air Bonsai: O Bonsai que levita

Basicamente, o Bonsai é criado de modo normal até ser convertido para Air Bonsai. Sua criação consiste em dois componentes principais – a “pequena estrela” e a “base de energia”.

A pequena estrela é uma bola de musgo que contém núcleo de levitação em seu interior.  Na verdade, é ele que levita, a panta está em cima dele e vai no vácuo. A planta é então adaptada a esta bola de musgo e qualquer coisa montada sobre o núcleo de levitação vai flutuar sobre a base. A base controla a levitação empurrando e puxando o núcleo de levitação milhares de vezes por segundo. Assim, na verdade, seu bonsai esta sempre caindo, num clock tão alto que parece que ele está parado. Parece mind blowing, mas isso é bem conhecido, há décadas,  e até o meu pai tem um veículo que usa este principio já patenteado (que não é o Maglev Cobra).

Air Bonsai 600x400 Air Bonsai: O Bonsai que levita

A base contém um mecanismo rotativo que pode fazer o bonsai ficar girando. A base de energia é feita de Imari, uma arte em porcelana japonesa tradicional. Em seu interior, muito provavelmente (eu sei isso porque óbvio, eu já tentei fazer) uma série de  bobinas que são montados em uma forma de estrela. Assim seu campo magnético é enviado para cima, com uma razoável força. Modelos mais avançados conseguem perceber pelo campo magnético o limite de peso e compensam com um empurrão mais potente no núcleo gravitacional. Eu tenho certeza que consigo fazer um desses!

beb7e757 4552 4d13 a082 eb51501d22d4 Air Bonsai: O Bonsai que levita LCtm6 Air Bonsai: O Bonsai que levita

A empresa está tentando levantar fundos através do Kickstarter, com promessas partir de US $ 1, indo até US $ 10.000. Eles já levantaram mais de US $ 700.000 superando sua meta de US $ 80.000 com folga!

Quase um milhão de verdinhas, malandro!


O Air Bonsai começará a ser vendido em agosto, mas não incluirá as árvores em miniatura (fuein, fuein, fueeeein), uma vez que as empresas estão proibidas de exportar certas plantas. Para resolver este problema, A Hoshinchu fará parceria com os produtores de bonsais de todo o mundo para oferecer aos clientes um kit completo Air Bonsai.

Se você almeja ter um, é bom saber algumas coisas. Cuidar de bonsai dá trabalho. Não é enfeite. É uma panta viva! Depois, que uma vez que a base está exposta ao ar, a umidade vai evaporar muito mais rápido, que vai afetar  diretamente a forma de manter o bonsai.

Artigos relacionados

1 comentário em “Air Bonsai: O Bonsai que levita”

  1. Sempre quis um mas assim como os aquários, outro item da minha lista de desejos, eu sei o trabalhão que dá cuidar, manter e deixar sempre bem bonito…. já desisti!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.