20 fatos científicos super-bizarros

Muita gente que gosta de curiosidades e de fatos científicos poderá se espantar ao saber algumas dessas curiosidades aqui. Com vocês alguns dos 20 fatos científicos mais bizarros do mundo:

1- Existe nada menos que 0,332828012637996 segundo-luz (ou seja, a distância da luz viajando no vácuo durante um segundo a 299. 792 .458 metros por segundo. de veias e vasos sanguíneos num único ser humano. Em km, essa distância seria o equivalente a duas voltas e meia no planeta Terra, ou 99779,32800000002km

2- A maior estrutura viva na Terra é a Grande Barreira de Corais, na Austrália com 2000km de extensão.

3- O risco de um ser humano ser atingido por um meteorito é de uma ocorrência a cada 9.300 anos.

4- Uma pitada de uma estrela de nêutrons pesa mais ou menos 100 milhões de toneladas.

5- Um furacão típico desencadeia mais energia que 8.000 bombas de um megaton.

6- Existem vermes sugadores de sangue em nada menos que 700 milhões de seres huamnos.

7- A maior velocidade que um humano consegue atingir pedalando uma bicicleta é 74,6288576 metros por segundo. (recorde de Fred Rompelberg)

8- O ser humano consegue produzir um raio laser um milhão de vezes mais intenso que a luz do sol.

9- 65% dos autistas são canhotos

10- Emendados, todos os ramos de um pinheiro adulto atingiriam uma distância média de 48.28032km ou um pouco mais do que a circunferência da terra.

11- Existe sal suficiente nos oceanos para cobrir toda a superfície seca da Terra com mais de 152m de sal.

12- A nuvem interestrelar Sargitarius B no centro da Via láctea (26000 anos luz da Terra) contem tantos litros de álcool que é difícil de descrever. Imagine um bilhão de litros. Agora imagine um bilhão desse bilhão de litros. Agora imagine um bilhão desse bilhão de 1 bilhão de litros. É isso que está lá.

13- Ursos polares conseguem correr a 3,10km/h ou 0,86111 metros por segundo e saltam a 1,82m no ar.

14- Entre 60 e 65 milhões de anos atrás, o ser humano e o golfinho partilharam um ancestral comum.
15- Ursos polares são praticamente invisíveis à câmeras infravermelhas, porque seu pêlo é transparente. Segundo nosso amigo Patola:

o pêlo dele é opaco para a radiação infravermelha – não deixa passar e isola o urso do ambiente (como a radiação infravermelha é a que carrega o calor, o urso fica termicamente isolado):

http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20070807104515AAlrii3

Aí como ele não emite radiação (pois o pêlo não deixa o calor do corpo dele escapar) ele fica invisível ao infravermelho – aparece na câmera como se fosse um corpo frio, igual ao fundo.

16- Uma pessoa normal come nada menos que 430 insetos de forma acidental durante sua vida.

17- Uma única planta de centeio pode esticar suas raízes por nada menos que 643km ou seja, mais do que a distância entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo (429km)

18- A temperatura no planeta Mercúrio não é o que podemos chamar e amena. No dia mercuriano ela chega a 430 graus centígrados e na noite ela vai abaixo de 180 graus negativos.

19- A taxa de evaporação de um grosso tronco de árvore na selva amazônica equivale a 25 galões de água em apenas 24h.

20-Borboletas sentem o gosto com os pés e este sentido ajuda as borboletas a escolher de qual flor elas vão se alimentar.

Fonte

Related Post

15 comentários em “20 fatos científicos super-bizarros”

  1. Cara! Isso me lembrou um link que daria um pelo de um post no MG!

    Recentemente eu estava procurando na web uma img que mostrasse a escala dos planetas ao redor do Sol. Descobri isso: http://blame.ca/?p=85

    E eu achava que o nosso Sol era grande…

    Um grande abraço,

    .faso

  2. [quote comment=""]12- A nuvem interestrelar Sargitarius B no centro da Via láctea (26000 anos luz da Terra) contem tantos litros de álcool que é difícil de descrever. Imagine um bilhão de litros. Agora imagine um bilhão desse bilhão de litros. Agora imagine um bilhão desse bilhão de 1 bilhão de litros. É isso que está lá.[/quote]

    Bom pra bebuns inveterados, hein? Mas que preconceito! Não tem alguma nuvem interestelar de nicotina ou outras drogas não?

    [quote comment=""]13- Ursos polares conseguem correr a 3,10km/h ou 11.17600 metros por segundo e saltam a 1,82m no ar.[/quote]

    Como bem disse o Aécio:

    3.1 km 3100 m
    —— == —- == 0,86111 m/s
    1 h 3600 s

    [quote comment=""]14- Entre 60 e 65 milhões de anos atrás, o ser humano e o golfinho partilharam um ancestral comum.[/quote]

    Por que justo o golfinho? Nosso ancestral em comum com os gatos, morcegos e ursos tem 85 milhões de anos (Fonte: The Ancestor’s Tale, do Richard Dawkins)

    [quote comment=""]15- Ursos polares são praticamente invisíveis à câmeras infravermelhas, porque seu pêlo é transparente.[/quote]

    Uai, mas os ursos polares não são bolas de pêlo ocas. Só assim seriam “invisíveis” a câmeras infravermelhas. Acho que o mais certo seria dizer que como seus pêlos são transparentes para o infravermelho, em câmeras desse tipo eles parecem “pelados”. Não é o certo?

    [quote comment=""]16- Uma pessoa normal come nada menos que 430 insetos de forma acidental durante sua vida.[/quote]

    Na época da faculdade eu já comi mais do que isso uma vez… Só tinha um miojo pra comer e o pacote tinha aberto e formigas tinham invadido. Não quis nem saber… pus pra ferver e comi com formigas e tudo (pus um requeijão pra descer mais facilmente).

    [quote comment=""]20-Borboletas sentem o gosto com os pés e este sentido ajuda as borboletas a escolher de qual flor elas vão se alimentar.[/quote]

    Ah, as borboletas… Esses seres maliciosos sem padrão moral nenhum, não é à toa que se dão a essas excentricidades! Bichos malditos!

  3. Ah… Descobri a questão do urso! Não é que o pêlo dele é transparente – é o contrário: o pêlo dele é opaco para a radiação infravermelha – não deixa passar e isola o urso do ambiente (como a radiação infravermelha é a que carrega o calor, o urso fica termicamente isolado):

    http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20070807104515AAlrii3

    Aí como ele não emite radiação (pois o pêlo não deixa o calor do corpo dele escapar) ele fica invisível ao infravermelho – aparece na câmera como se fosse um corpo frio, igual ao fundo.

  4. Ah, e aqui uma fotografia infravermelha do “urso polar quase invisível”: http://www.coe.berkeley.edu/engnews/fall02/3S/polarbear.html

    Aqui uma outra, que não parece tão invisível assim: http://openlearn.open.ac.uk/file.php/2820/S324_3_018i.jpg

    Sei que sou chato, mas achei o assunto muito interessante :B

  5. 8- O ser humano consegue produzir um raio laser um milhão de vezes mais intenso que a luz do

    Quando vc diz ” o ser humano” vc não quiz dizer “qualquer ser humano” né?! O_o

  6. [quote comment="61467"]8- O ser humano consegue produzir um raio laser um milhão de vezes mais intenso que a luz do

    Quando vc diz ” o ser humano” vc não quiz dizer “qualquer ser humano” né?! O_o[/quote]

    Eu quero dizer a ciência humana. Faço esta separação porque imagino que possa haver algum tipo de ciência alienígena, e talvez eles consigam algo ainda mais escalafobético, hehehe.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares