terça-feira, março 18, 2025

Scanner para digitalizar pessoas

Pessoal, saiu uma matéria no Globo Online sobre a pesquisa em que eu trabalho aqui no INT.
Adivinha quem é um dos pesquisadores que vai operar o scanner? Eu mesmo.

Brasil adota scanner para digitalizar pessoas

Plantão | Publicada em 26/02/2007 às 10h19m

O Globo Online Brasil vai adotar primeiro scanner a laser para digitalizar e monitorar pessoas (Foto: Divulgação) RIO – Não há limites para a era digital. É o que pretende provar o WB4, primeiro scanner tridimensional a laser a ser utilizado para digitalizar pessoas no Brasil. O equipamento vai ser usado para escanear trabalhadores da Petrobras, a maior produtora de petróleo da América Latina.

23 MHB tec scanner3 | Ciência | Cyberware, INT, NASA, scanner, TecnologiaO equipamento, que deve entrar em atividade até o fim do ano, vai ser usado para mapear os funcionários e para gerar modelos virtuais em 3D de cada um deles. A ideia é usá-los em cenários virtuais que simularão as situações de trabalho dessas pessoas em refinarias, plataformas e instalações terrestres. A partir daí é possível projetar ambientes, equipamentos de proteção, planos de emergência e simular cenários de acidentes para conhecer melhor os riscos e aumentar a segurança no trabalho.

Scanner a laser para pessoas vai ajudar Petrobras a prever acidentes de trabalho, dentre outras utilidades (Foto: Divulgação)

23 MHB tec scanner1 | Ciência | Cyberware, INT, NASA, scanner, TecnologiaA aplicação do scanner – cujo nome completo “Cyberware Whole Body Color 3D Scanner WB4” é tão complicado quanto sua aplicação – é o resultado de uma parceria fechada entre a Petrobras, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

O instituto possui o maior acervo de informações antropométricas da população brasileira, mas estes dados foram obtidos a partir de modelos bidimensionais. O scanner vai permitir ampliar esta base para o campo das três dimensões (3D).

O projeto tem duração prevista de dois anos.

FONTE

Também saiu na IDG – Que moral, hein?

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Criptozoologia cartográfica?

Alguém poderia me explicar como que dinossauros são mostrados em ilustrações antigas se eles já estavam extintos?

Pinturas automotivas inacreditáveis

Em geral, eu gosto de carros de uma cor só. Tendo a achar carros com pinturas muito cheias de frescura papagaiados e cafonas. Mas...

Incríveis renderizadores

Conheça alguns dos mais incríveis renderizadores do mercado de computação grafica!

Escultura magnética

Nossa, olha só que sensacional esta escultura magnética:   Ela foi criada pelo artista Robert Hodgin, que vive em San Francisco.  O trabalho dele é marcado...