O segredo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Eu devia ter escrito sobre isso antes. Mas detesto revelar segredos, então dei um tempo pra todo mundo ler, ver ou mesmo ouvir do amigo na mesa do bar.

Nada me irrita mais do que ver certos estelionatos travestidos de ciência. O segredo, um livro que virou filme, saiu na capa das revistas semanais, virou brinde na assinatura de jornal, e se bobear vira até programa de auditório em algum canal aberto é um clássico exemplo do 171 da melhor qualidade.

O segredo, que a esta altura não é segredo mais pra ninguém, é uma literatura de auto-ajuda travestida com uma aura de cientificismo new age de quinta categoria que usa palavras como “Física Quântica” (coisa que menos de 0,997% da população sabe o que é, mas pela sonoridade, 99,99% da população acha que deve levar a sério) e uma aura de mistério (a começar pelo nome, afinal, todo mundo quer saber algum segredo) e pela programação visual cuidadosamente bolada para parecer antiga, para atrelar a ideia de um segredo, uma conspiração, com nomes e personalidades que evoquem sucesso e genialidade no passado. Algo historicamente conspiratório como só Dan Brown poderia pensar.

Mas o fato é que isso tudo é um monte de baboseiras para vender livro de auto-ajuda. A menos que você ganhe o livro de alguém, porque neste caso, se você ganhou, logo não comprou. Se não comprou, em tese não poderia ser auto-ajuda, e sim ajuda externa. Então, na melhor das hipóteses, é um livro de auto-ajuda ou só de ajuda. Isso partindo do pressuposto que o livro vai te ajudar em alguma coisa além de ficar mais pobre.

Vamos falar francamente: Não há nada, absolutamente nada neste livro que faça dele algo minimamente científico como ele pretensiosamente faz crer o leitor. Isso é crença. Como a religião. Crer no segredo é a mesma coisa que crer em Deus, em Buda, na Força jedi ou no monstro do espaguete. Se te ajuda, ótimo. Mas ciência não é.

O problema é quando a mina de ouro é tão boa que começa a infundir aos quatro cantos a ideia de que isso é sério. E as revistas, muitas delas pegando a carona na febre do troço dão isso como fato comprovado.

Pensamento positivo é bom. Quando você está pré-disposto a alguma coisa, sua mente fica tentando achar maneiras de viabilizar aquilo, e de fato se há um jeito, a coisa acontece. O problema é que as pessoas acabam atribuindo a um livro, que por sua vez atribui a um suposto segredo de um conhecimento antigo que se explica através da física quântica uma coisa que está dentro da pessoa.

“Querer é poder” é um provérbio tão sábio quanto velho e se isto é um fato, não necessita de comprovação científica nem chancela ou aura de mistério. Todo o resto é a cobertura do bolo. É coisa para te empurrar livro e filme. Te fazer consumir. E sendo isso um enorme sucesso, de fato ele faz as pessoas que trabalham na publicação e no filme felizes e ricas. Então, não nego que em certos aspectos, realmente funciona. È como o livro “Como vencer na vida sem fazer força”, que tem escrito dentro apenas uma frase: “vendendo este livro para manés como você”. Funciona.

Mas pelo amor de Deus, não me venha dizer que isso é científico porque não é. A coisa do rocambolescamento científico para empurrar a trolha nos ignorantes não se restringe ao segredo e outros fenômenos editoriais passageiros.

Outro dia conheci um vendedor de colchões magnéticos que alegava sob um monte de frases de aparência científica (mas que à primeira pergunta revelavam o poço sem fim de ignorância do próprio vendedor) que o colchão operava um verdadeiro milagre, melhorando TUDO e curando TODA E QUALQUER doença que você por ventura tivesse. Incluindo o câncer. Isso mesmo, câncer!
Isso graças às (nas palavras dele) células magnéticas de alta ação, partículas infravermelhas de emissão longa e antenas energéticas que emitem uma radiação que captam na energia da Terra e canalizam para seu corpo. Além disso, o colchão era revestido com um tipo de tecido especial que libera uma energia no organismo que induz liberação de Vitamina D no sangue. Assim, o colchão ainda era um excelente antioxidante que previne até osteoporose. O colchão era caro, mas parece uma pechincha para algo que combate até o câncer! Eu dei corda até não aguentar mais. Pensei em gravar com meu celular a conversa de cerca-lourenço do vendedor. O caô mais tosco do universo. Era só o que faltava. Colchão infravermelho vitaminado.
Mas tudo isso é GOLPE. G-O-L-P-E, 171, estelionato do mais safado.

Sem falar nessas coisas que são verdadeiras máquinas de fazer chatos, como Amway, Dorizzi, Forever, MiltiMarketing, Bionutri, e tantas outras criações de marketing de rede. O Brasil devido a sua forte característica de venda direta (3º maior mercado mundial) é um grande mercado potencial para o marketing de rede, o que indica que os chatos vão proliferar ainda mais.

Me desculpa se você vende uma merda dessa aí, mas se vende, é bem provável que você seja um chato. Eu sei, eu sei. Ninguém vai te falar isso. Mas as pessoas vão correr de você e fugirão ante a sua presença como o diabo foge da cruz. Você vai virar (ou já é e nem notou) um “homem adstringente”. Aquele que desmancha grupinho. Se você chega numa rodinha e sai cada um para um lado, não dá outra. Pare de vender essas lixaradas!

Digo isso porque nunca, NUNCA na minha vida conheci alguém que pertença a uma coisa de marketing de rede sem ser chato e inconveniente.

Puts, marketing de rede é uma merda, a desgraça do mundo moderno. Ninguém merece esses caras dizendo pra você que se você consumir uma merda lá feita de babosa vai viver tantos anos a mais, porque isso porque aquilo… Ou vai emagrecer, ou vai ficar rico e bonito, ou tudo isso junto.

No fundo, todo o papo, a conversa de lucros extraordinários e tudo mais, encobre uma rede de pressões para o cara bater uma meta e arregimentar novos chatos. Para tal, ele é incitado (praticamente lavagem cerebral) a investir em visual, em ostentar uma pretensa riqueza (mesmo quando não pode, ou não deve) para atrair mais bobos, digo, mais adeptos.

Voltando ao lance do segredo. O Segredo é algo que funciona, eu reconheço. Só que funcionar não significa ser científico. Eu por exemplo, logo que vi aquela merda (num Dvd piratão) consegui perceber esta diferença, mas mesmo assim dei uma chance e mentalizei todos os dias querendo um apartamento, fato absolutamente fora as minhas possibilidades financeiras. De fato, quase que magicamente, eu consegui arrumar um apartamento que eu podia pagar. Só que ele tem uma varanda bem menor do que eu queria. Culpa da Nivea, que mentalizou querendo um apê de “varandinha”…

Deu mole. Deveria ter mentalizado um apê de varandão…

Comments

comments

28 respostas

  1. Falou tudo. Ótima resenha. Acho que essa onda charlatanice travestida de cientificismo moderno, só existe pela crise de identidade coletiva atual. As religiões (todas) são achincalhadas de todas as formas. Hoje é feio dizer que acredita em alguma coisa. O Estado não é levado a sério leis só devem ser cumpridas quando nos interessar. Enfim a falta de referências generalizada. Um prato cheio para esses embusteiros novaerinos.

  2. Ótima resenha Philipe,enfim alguém que fez uma crítica que preste a esse livro.Foram tantos elogios(vindos de todos os lados) que pensei em comprar.Mas esse tipo de “cientifismo” barato só me causa repulsa.

  3. Cara , falo tudo q eu tnho falado pro povo da escola q viu essa joça…
    parece q fizeram uma lavagem cerebral na galera … Eu tambem fikei meio , sei la , impressionado e talz , mais depois de uma semana eu percebi q o filme intero soh fala uma coisa : Voce pode ter tudo o que voce quiser se voce correr atras daquilo.

    E isso todo mundo ja sabe..

  4. ótimo texto!!!! Quando li o livro me senti um idiota por ter gasto grana com ele, parecia que eu estava lendo uma revista da Avon em alguma sala de espera…

  5. po…, soh estou ouvindo falar desse livro agora pela blogosfera, mas sempre tive uma opniao ja formada sobre o “pensamento positivo”, ele sempre eh bom, mas vc nao pode desconsiderar as coisas q podem dar errado ou oq vc precisa fazer antes pra chegar nesse objetivo teu

  6. [quote comment=””]Philipe, Mandou bem!!! hehehehehehe Ótimo!!!![/quote]

    hhehe

    verdade.. que funciona .. funcioana, mas concordo que fizeram um apelo bem comercial em cima disso tudo..

    por isso mesmo a fonte dessa ideia toda “esther Hicks” alguma coisa assim.. não aparece no filme..alguma coisa do genero dela não concordar com o modo que estavam divulagando ‘ o segredo’ que nada mais é do que o que vc mesmo falou… se vc quer algo.. acredite que vc tem mais chances de alcançar.

    mas esse lance de cinecia eu tmb não saco nada, mas vc já assitiu aquele “quem somos nós” Philipe?

    eu achei bem interessante.. é mais ciencia do que autoajuda. vale conferir.

    mas sobre o segredo.. eu acho q se tem gente q se ajudou com ele é valido, independete se tem gente fazendo montanhas de dinheiro com isso.

    abss

  7. Mto bom Philipe….fodástico!

    Mas qual é o segredo?? ^^

    Eu ateh olhei umas páginas desse livro…mas axo q a pior impressão que jah tive de algo…a mais rapida pelo menos…

    vlw

  8. Hehehe… Muito bom mesmo. O curioso é que eu também já havia pré-escrito um texto sobre essa bomba no meu próprio blog, programado para o dia 14 agora.

    É bom ver que tem mais gente percebendo que essa história de que basta “pensar forte” para conseguir qualquer coisa, sem precisar mexer um dedo para isso é uma grossa besteira.

  9. Concordo plenamente com o Fabio e com o Thiago, para voce conseguir qualquer coisa primeiro voce tem que querer, e segundo o mais importante tem que agir…

  10. [quote post=”1566″]Mto bom Philipe….fodástico!

    Mas qual é o segredo?? ^^[/quote]

    O tal segredo é uma coisa que eles denominam “lei da atração”. Basicamente a lei da atração funcionaria para tudo, na escala macro e microcósmica. Isso significa que se você pensa coisas boas, a lei da atração vai buscar pelo universo afora aquilo que é bom pra você e se encarregará de aproximar isso de você.
    Neste conceito, pessoas que tem pensamentos negativos, pessimistas e etc tendem atrair mais e mais desgraça para sua vida. péssoas para cima, positivas e de bem com a vida vão só se dando bem.
    PEla lei da atração, se vocÊ quiser um carro, mesmo que não possa comprá-lo, mas desejá-lo com toda força de seu ser, o carro virá lentamente se aproximando de você e pode ser que (como nos exemplos escalafobeticos que o livro usa para justificar a existência da lei) alguém esteja com dívidas e resolva vender o carro -no modelo ano e cor que vc sempre quis – a preço de banana pra você.
    O livro diz que a coisa funciona assim. A mente seria capaz de operar nos circuitos de funcionamento do universo, fabricando e modificando a realidade.

  11. Po cara , qndo eu quero alguma coisa eu rezo pra deus e corro atras , ou faço promessa ! sauhshuas , e issu ja funciono pra mim varias vezes.

  12. Philipe você e seus bordões tô morrendo de rir aqui:

    “monstro do espaguete”
    “Colchão infravermelho vitaminado”
    “Deu mole. Deveria ter mentalizado um apê de varandão…”

    kkkkkk

    Você tem que ver O Segredo 2 cara, lá eles partem para as moléculas e suas vibrações… O sólido não é sólido se olhar muito de perto são moléculas em vibração…
    Daqui a pouco vai ter neguinho querendo atravessar parede fica vendo.. 🙂

  13. [quote comment=””]Philipe você e seus bordões tô morrendo de rir aqui:

    “monstro do espaguete”
    “Colchão infravermelho vitaminado”
    “Deu mole. Deveria ter mentalizado um apê de varandão…”

    kkkkkk

    Você tem que ver O Segredo 2 cara, lá eles partem para as moléculas e suas vibrações… O sólido não é sólido se olhar muito de perto são moléculas em vibração…
    Daqui a pouco vai ter neguinho querendo atravessar parede fica vendo.. :)[/quote]

    Ah, mas isso aí é verdade. Tudo que é sólido na verdade não é quando visto muito de perto. Teóricamente, até dá pra atravessar paredes mesmo.

  14. cara adorei seu blog.. primeiro pelo blog.. o livro do grande forrest é show.. e seus posicionamentos anti bbb e anti o segredo ficaram mto bons… haushuae raxante =P

  15. [quote comment=””]Ah cara, você vêm falar de pseudociência sendo que seu blog está repleto de ufologia, por favor[/quote]

    Ufologia é uma paraciência. Uma paraciência é diferente de uma pseudociência.

    Os objetos voadores não identificados são registrados em video, em radar, em fotos, deixam marcas no solo, são testemunhados por pessoas de todo o mundo, entre elas pessoas de alta confiabilidade, como pilotos, aestronautas, controladores de mísseis, controladores de trafego aéreo. Embora a ufologia não seja reconhecida como uma ciência, ela pode seguir um metodo investigativo de base estritamente científica.
    Isso não significa no entanto que a ufologia deva ser científica. Minha opnião sobre isso é que a ufologia é como o ambientalismo, uma luta permanente e uma frente de investigação contra o ocultamento de certos fatos por parte de setores governamentais — com a anuência de outros setores a quem também este ocultamento interessa política e ideologicamente — e que não só pode como deve valer-se das mais diversas disciplinas científicas para fazer suas provas e fundamentar sua denúncia perante a academia, a sociedade civil organizada e a opinião pública em geral.
    A Ufologia, de uma certa forma, é uma investigação do gênero policial e não uma investigação acadêmica do assunto ufo.
    Muito mais importante que o reconhecimento científico da academia clássica, cujos métodos não são adequados para a investigação ufologica, é o reconhecimento militar deste fenômeno, reconhecido por diversos governos mundiais e recentemente expostos a uma comitiva de ufólogos em visita ao Condabra.

  16. vc ja testou isso?Pois eu já e funciona.vc pode pensar que isso não funciona pois nâo sabe fazer direito, vc é uma pessoa que que acha que tudo é conspiração,não é uma questão de imaginar e colocar a bunda no sofa e tudo vira,vivemos em um lugar onde ha ações e reações ao comentar ou cria qualquer coisa vc se expoe e joga oque sente nisto eu sou artista plastico muito bem sucedido e sempre usei o segredo.

  17. Cara vc não sabe o q fala.É a pessoa mais pessimista e critica q ja vi na net.Tente aplicar “O SEGREDO” em sua vida.TE digo que DEUS ja fez tudo certinho e suas leis existem e aos poucos o homem vai descobrindo as maravilhas que DEUS nos fez pois ELE é perfeito e uma forma de saber SUA perfeição é conhecer e aplicar na vida “O SEGREDO”.

    1. Paula, leia o texto antes de comentar:

      Voltando ao lance do segredo. O Segredo é algo que funciona, eu reconheço. Só que funcionar não significa ser científico. Eu por exemplo, logo que vi aquela merda (num Dvd piratão) consegui perceber esta diferença, mas mesmo assim dei uma chance e mentalizei todos os dias querendo um apartamento, fato absolutamente fora as minhas possibilidades financeiras. De fato, quase que magicamente, eu consegui arrumar um apartamento que eu podia pagar. Só que ele tem uma varanda bem menor do que eu queria. Culpa da Nivea, que mentalizou querendo um apê de “varandinha”…

  18. Abri seu post achando que era coisa interessante, e de cara vi que você é um fracassado que não consegue crer em nada, parabéns pela ignorância e petulância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Eu dei duro aqui

Com 15 anos de sangue suor e lágrimas, eu me esforcei para fazer um dos blogs mais antigos e legais do Brasil. Mis de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários, mais de 20 livros, canal, programa de rádio, esculturas... Manter isso, você pode imaginar, não é barato. Talvez você considere me apoiar no Patreon e ajudar o Mundo Gump a não sair do ar.
Ajuda aí?

Conheça meus livros

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.