Sabemos que durante o processo de gravidez, explosões hormonais modificam severamente o corpo das mulheres, mas sinceramente, eu nunca tinha visto nada igual a isso aqui.
Farah Faizal, tinha 28 anos e era gerente de marketing numa empresa da Malásia. Era só uma mulher normal e muito bonita, mas seu caso causou comoção nas redes sociais ao postar uma imagem de seu rosto incrivelmente deformado durante a gravidez, no final de junho.
Agora seu rosto parecia o de uma mulher idosa, com rugas profundas, nariz e orelhas aumentados e pústulas por toda parte. A rotina de cuidados com a pele na qual ela se baseou por anos se mostrou completamente ineficaz, e a situação piorou ainda mais nos estágios finais da gravidez. Todas as manhãs, ao acordar, novas pústulas apareciam em seu rosto, e sua pele coçava e inflamava. Toda a experiência foi profundamente traumática, e Farah credita ao marido um enorme apoio por ajudá-la a superar a situação e a manter a sanidade.
Em 1º de agosto ela escreveu na rede social:
“Sobrevivi a 9 meses de caos, chorei copiosamente e agora sou mãe de uma criança. O processo de cura está em andamento, não consigo imaginar estar com outra pessoa nesta vida. Meu marido é meu lar, acalma meus medos, segura meus lábios quando entro em pânico. Ele sempre me lembra o quão linda, forte e digna de amor eu sou.”
Felizmente, após o parto, o estado de Farah melhorou consideravelmente, e uma foto recente compartilhada nas redes sociais mostra uma diferença impressionante. A maior parte da inflamação desapareceu, assim como as pústulas, e a mulher de 28 anos espera voltar ao que era antes em breve.
A história de Farah Faizal foi compartilhada milhões de vezes e recebeu milhões de curtidas nas redes sociais, mas nem todos gostaram de suas postagens. Alguns críticos a acusaram de compartilhar detalhes pessoais sobre sua vida, e outros de que ela editou suas fotos para chamar atenção. Em resposta à reação negativa, a jovem mãe anunciou que não compartilhará mais detalhes sobre sua condição nas redes sociais, explicando que queria apenas destacar as mudanças traumáticas pelas quais as mulheres podem passar durante a gravidez.
“Não devo explicações a ninguém”, escreveu Faizal. “Mas a verdade é que minha saúde mental é afetada quando algumas pessoas ignoram, sem querer, o que os hormônios da gravidez podem fazer ao corpo, à pele e às emoções de uma mulher.”
Seja como for, é uma transformação impressionante, mas não um caso único.
Tempos atrás, o caso da transformação gestacional de Li Wei também ganhou os tablóides chocando as pessoas.
No caso de Li, ela relata que durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez, surgiram mudanças físicas. Manchas de pigmentação conhecidas como “manchas da gravidez” apareceram nas laterais das bochechas, seus braços e pernas incharam e, embora os médicos lhe dissessem que essas mudanças eram naturais, e felizmente, passageiras, Li Wei fez mudanças em sua dieta, reduzindo o consumo de açúcar e gordura, e começou a se exercitar para amenizar as mudanças.
Após o parto, Li notou que seu cabelo estava ficando mais ralo, um fenômeno conhecido como “queda de cabelo pós-parto”, e sua pele havia mudado de oleosa para seca. Mesmo assim, todos lhe diziam que não havia nada de errado e que essas mudanças eram perfeitamente normais. A jovem se certificou de se alimentar bem e se exercitar o suficiente, e depois de alguns meses, voltou a ter a mesma aparência de antes.
Final feliz

Felizmente, tudo acabou bem. As mudanças faciais desapareceram quase completamente tempos após dar a luz. Sua publicação viralizou nas redes sociais chinesas. Os médicos aconselham as jovens futuras mamães a não entrarem em pânico se tais mudanças ocorrerem; em vez disso, devem manter uma mentalidade positiva e bons hábitos de vida.
Então, muito provavelmente isso também ocorrerá com a Farah Faizal, que voltará a ser uma gatinha nos próximos meses.