Vem aí a super camuflagem

 

Quem é que não lembra daquela sensacional camuflagem do PREDADOR? A criatura conseguia criar um campo de difração da luz ao seu redor, que não a escondia completamente, mas tornava a compreensão de sua silhueta algo extremamente difícil para o mecanismo cerebral de suas vítimas, dando a elas poucos segundos de reação quando o Predador atacava.

A finalidade da camuflagem é esta. Quando soldados se ocultam usando tecidos com padrões, eles estão em uma certa forma, imitando alguns animais da natureza. Já fizemos alguns posts sobre animais com incríveis capacidades de camuflagem aqui antes. ( Veja o post 1 e o post 2)

Também ja falamos em camuflagens militares sensacionais aqui antes.

Os governos do mundo, principalmente o dos EUA gasta montanhas de dinheiro em pesquisas que levem a camuflagens melhores. A explicação é simples, uma camuflagem, tanto na guerra quanto na natureza, tem o poder de ocultar – e com isso salvar a vida- de seu possuidor.

Há décadas que eles estão investindo em tecnologias nessa área. Há muitas linhas de pesquisas abertas, entre elas as camuflagens dinâmicas (simlares à pele de um polvo ou camaleão) e as pesquisas em física para fazer o que parecia ficção cientifica virar realidade: Invisibilidade. Além de soluções híbridas, como as pesquisas envolvendo tecidos que funcionam como “telas”.
Os resultados já começam a aparecer. Segundo o Daily Mail, uma empresa canadense já conseguiu impressionar completamente os altos funcionarios do pentágono com suas invenções nessa área. Basicamente o que eles desenvolveram é similar ao manto da invisibilidade do Harry Potter:

Vem aí a super camuflagem

Top Secret: Segundo a empresa, o material é capaz de trabalhar dobrando as ondas de luz em volta de seu portador para torná-lo invisível, mas a companhia, de olho em contrato governamental informou à imprensa que não pode divulgar detalhes técnicos da tecnologia, provavelmente por razões estratégicas.

O material é chamado “Camuflagem Quantum Stealth” . Ele seria capaz de tornar seus usuários quase completamente invisíveis, dobrando as ondas de luz em torno deles, uma coisa similar a camuflagem do Predador!

Vem aí a super camuflagem
Eu já sabia!

O próprio fabricante disse que o efeito final é  similar ao manto da invisibilidade usado por Harry Potter, podendo até enganar os óculos de visão noturna.

No entanto, o seu desenvolvimento é  tão secreto que a empresa canadense por trás dele diz que não pode ainda mostrar a tecnologia em ação e oferece apenas simulações de seu efeito em seu site. (como a da moça no meio das plantas e esta aqui em baixo.)

Vem aí a super camuflagem

Claro que tão logo as imagens caíram nas mãos da imprensa especializada, toda sorte de ceticismo surgiu. Há quem pense em se tratar de apenas um rumor, uma notícia plantada propositalmente por razões estratégicas de desinformação, e há quem não duvide que isso possa mesmo ser real. Qualquer camuflagem com 40% da qualidade do que a empresa apresentou em seu site já seria surpreendente e revolucionário.
Guy Cramer, CEO da Hyperstealth Biotecnology Corp, desenvolvedora da camuflagem quantum stealth diz que não se importa com o ceticismo refratário que as alegações de sua empresa produziu. Para essas pessoas ele apenas tem uma resposta lapidar:

Eu não me importo com o que elas pensam, uma vez que as pessoas que realmente precisam conhecer o produto já o viram. 

Convenhamos que é uma frase bem Tony Stark. Segundo Guy, dois grupos de comandos separados dentro do Exército dos EUA e dois grupos militares canadenses, bem como a equipe de emergência federal (Contra-Terrorismo) já viram o material real para que eles pudessem verificar que a Hyperstealth não estava apenas manipulando vídeos ou fotos.

 

Estes grupos já sabem que o material funciona e faz isso sem câmeras, baterias, lâmpadas ou espelhos … É leve e muito barato. Tanto os EUA como o centro de defesa militar canadense confirmaram que o material também funciona ocultando as pessoas de equipamentos ópticos noturnos.

Em um comunicado publicado no site de sua empresa, o Sr. Cramer explicou que ele não pode revelar quaisquer detalhes sobre como o tecido consegue curvar a luz em torno de seu portador. Em vez disso ele dá exemplos de como ela pode ser utilizada.  Cramer diz que seria inestimável para pilotos forçados a ejetar em terreno inimigo.

Vem aí a super camuflagem

O tecido quantum stealth permitiria que esses soldados em desvantagem tática conseguissem fugir da captura.  O material também poderia permitir a criação da próxima geração de aeronaves stealth, completamente invisíveis, não só ao radar, mas também a olho nu, e que permitiria submarinos permanecerem escondidos mesmo quando próximo da superfície.

“Como você pode acertar um alvo que não consegue ver, como você se defende do invisível?”

Guy Cramer, que recentemente foi entrevistado pela CNN sobre a sua nova tecnologia, diz que só divulgou sua descoberta para o público, a fim de “chamar a atenção” dos militares dos EUA.
“Depois da imprensa noticiar suficientemente o assunto, o Comando Militar dos EUA finalmente pediu para ver o material real para verificar se ele funcionava mesmo”, disse ele.

O MailOnline contactou o Ministério da Defesa para um comentário sobre a nova tecnologia, mas não recebeu resposta.

fonte

E aí? Será verdade mesmo? Como dizem os céticos “alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias”. Fotos feitas no Photoshop não são provas, o que me deixa com o pé atrás quanto as alegações desse tal material capaz de fazer a luz passar ao redor dele. No entanto, não devemos nunca fechar nossas mentes para as possibilidades das novas tecnologias sobretudo no que diz respeito a sua utilização bélica. Para matar, os maiores governos do mundo não poupam recursos, e em termos militares, muitas vezes o silêncio é bastante eloquente.

Aqui tem o link para o artigo da empresa em que eles respondem algumas perguntas sobre o incrível material.

Falando em matar, não deixe de dar uma olhada naquele post sobre armas incríveis. 

Related Post

11 comentários em “Vem aí a super camuflagem”

  1. Tão secreto que eles não podem nem tirar uma foto real com o produto em uso??
    So acredito quando fizerem uma demonstração real mesmo, acredito que se fosse tudo isso que mostram não mostrariam apenas meras simulações, afina se é invisível como poderia se descobrir como ele funciona apenas um por uma foto?

  2. Calma aí…. esta última foto que suponho ser um “cobertor” feito do tal material parece um tanto estranha. Como ele consegue “curvar” a luz ao seu redor para mostrar o background se o dito cujo está em contato direto com o chão??

    • Não são fotos do material. A empresa apresentou imagens simuladas do negócio. Eles dizem que não querem mostrar o produto a quem não é comprador em potencial.

  3. o que me deixa curioso é o fato dos objetos que estão atrás da menina, como as árvores, o chão de grama e parede serem relfetidos no tecido sem deformações. Pra isso ocorrer seria necessário uma câmera na parte de trás da garota. afinal ela não é transparente.. como ele pode mudar as ondas de luz de um objeto que não é transparente, como ele pode colocar na “capa” as coisas que estão logo atrás dela? será que deu pra entendeR?

  4. Se um material desse cai em mãos erradas, tamo é ferrado!! Imagine um sequestrador camuflado seguindo a vítima e ela nem se dar conta!! E terroristas invadido lugares públicos sem serem vistos!! Medo!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares