Vem aí a câmera de 300 Megapixel

O meu amigo e leitor fiel aqui do Mundo Gump Raphael Braga achou que esta câmera de 50 Mp do post anterior era pouco, hehehe. Eu dei uma procurada sobre o assunto e o que eu descobri num comentário de um forum indiano de fotografia que realmente a companhia americana especializada em microchips Dalsa está desenvolvendo um CCD com a gumpística resolução de 300 megapixel. Eles já bateram recentemente a marca dos 111 MP num microcircuito de câmera que seria factível o uso até em celulares. Tem noção?

O projeto foi desenvolvido sob encomenda da Marinha dos EUA, sob o departamento de Astrometria.

http://www.eetimes.com/news/semi/showArticle.jhtml?articleID=189500300

O trequinho gera fotos detalhadas de 10.560×10560 pixel. Nada mal, hein?

Imagina só o que vai sair do ccd de 300 MP?

Segundo esta notícia, as câmeras de 200 megapixel estão prestes a entrar no mercado, graças a inovações nos circuitos e na miniaturização dos CCDs. Isso parece ser verdade mesmo, pois eu achei numa pequena nota em uma pagina deletada de um site (graças ao cache do google) uma referência a um novo recorde das cameras digitais. Na nota, o cara dizia que ao que parece, atualmente já existe uma câmera capaz de gerar fotos de 224 megapixel. Seria um modelo não comercial da Phase One.

Então, eu acho que é uma questão de tempo para uma guerra pelo megapixel tomar um vulto absurdo e os marqueteiros já começam a pensar uma maneira de criar uma necessidade de resoluções cada vez mais estúpidas para os fotógrafos amadores. Quem se beneficia disso são os fotógrafos astronômicos, para quem cada megapixel a mais faz muita diferença.

Vem aí a câmera de 300 Megapixel

Porém, o mais interessante é que com tamanha resolução, muitas novidades que hoje parecem ficção, se tornarão a mais cristalina realidade em muito pouco tempo. Uma delas é a super-lente da Adobe. Os especialistas da Adobe estão há alguns anos estudando maneiras de tirar proveito da escala crescente de resolução e tecnologia que essas câmeras vem obtendo. Um dos mais promissores projetos é uma lente que parece mais um olho de mosca. Ela é cheia de pequenas lentezinhas, cada uma com uma profundidade focal. Isso significa que cada foto obtida com esta lente, gerará uma infinidade de possibilidades focais, o que permitirá a grosso modo, que o fotógrafo escolha e ajuste a profundidade de campo (depth of field) DEPOIS de fazer a foto, como nós já podemos fazer no 3d.
fonte

Related Post

10 comentários em “Vem aí a câmera de 300 Megapixel”

  1. [quote comment="30455"]Philipe, para efeito de comparação, você saberia qual a resolução que se consegue com filme comum?

    Abs.[/quote]

    Dan eu não sou um especialista, mas eu penso que é impossível estabelecer essa correlação, uma vez que a foto de película é obtida por um processo optico-quimicco e não em pixel.
    Uma foto analógica usando o filme analógico está no seu patamar 140 milhões de pontos (ou comparando, pixels)para os filmes de 25 ASA, 120 milhões de pontos para os de 64 ASA, 100 milhões para os de 100 ASA, os mais comuns e por aí vai. A definição conseguida por máquina analógica/filme químico (analógico) é de nível molecular. Já digital é baseado no pixel, e por isso, para comprar ambos seria necessário escanear o filme para convertê-lo em digital e assim mensurar o número de megapixel da imagem escaneada. Mas ainda assim esta metodologia seria falha, uma vez que o limite seria determinado pela tecnologia do scanner e não do filme.
    Talvez algum leitor da área possa dar uma luz maior sobre isso.
    Uma comparação bizarra de se fazer é entre uma câmera digital e o olho humano. Embora nosso olho não funcione exatamente como uma câmara,acreditava-se até recentemente, que a resolução maxima que ele alcança é próxima de 250 megapixels.Isso pq no olho temos cerca de 250 pontos de recepção do sinal luminoso. Ou 250 megapixels.Porém, não dá pra considerar apenas o numero de células.
    http://www.clarkvision.com/imagedetail/eye-resolution.html
    Neste artigo (em inglês) revelam a “diferença” entre o olho humano e as máquinas fotografias – são analisados o ISO, a quantia de megapixels, foco e escala dinâmica. A combinação olho + cérebro resultam em 576.000.000 pixels, ou seja, 576 megapixels.

  2. Este tipo de câmera deve ser bem útil para fins espaciais. Imagina um telescópio com uma lente dessas de 300mp. Será que poderíamos fotografar mais longe com maior definição?

  3. [quote comment="30607"]Fala Philipe!
    Olha, já existe camera de 1 gigapixel. Confira!
    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010150050117%5B/quote%5D

    E isso em 2005!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares