Vacas tem sotaque ao mugir, afirma especialista

Compartilhe

Um estudo recente da Universidade de Londres afirma que as vacas, como as pessoas ao falar, apresentam sotaques regionais distintos ao mugir.

O professor John Wells, especialista em fonética da instituição, foi investigar o assunto depois que criadores de vacas leiteiras perceberam ligeiras diferenças nos “muuuus” das vacas de diferentes regiões em seu rebanho.

“Eu passo muito tempo com as minhas vacas, e definitivamente elas mugem com um sotaque de Somerset”, disse Lloyd Green, que tem uma fazenda em Glastonbury, no oeste da Inglaterra.

“Conversei com outros fazendeiros na região, e eles também perceberam fatos semelhantes em suas vacarias. Com cachorros, também é assim, quando mais próxima a relação do dono com os animais, mais fácil é pegarem o sotaque.”

Wells afirma que também já foram identificados sotaques diferentes em passarinhos.

Para o estudioso, entretanto, o fenômeno pode ser resultado do contato com outros animais da região, não com humanos.

“Isso é bem conhecido com passarinhos. Você encontra diferenças nos gorgeios de pássaros da mesma espécie em diferentes regiões do país. Isso também pode ser fato entre as vacas”, disse Wells.

Ele diz que em pequenas populações, como rebanhos, é possível encontrar variações no dialeto que são mais afetadas pelos vizinhos mais próximos da mesma espécie.

Para Jeanine Treffers-Daller, professora de linguística da Universidade do Oeste da Inglaterra, em Bristol, o sotaque pode ser influenciado pelos parentes.

“Quando aprendemos a falar, adotamos a variação local falada por nossos pais, logo, o mesmo pode ser dito sobre o mugir das vacas do oeste inglês.”

5 comentários em “Vacas tem sotaque ao mugir, afirma especialista”

  1. legal teu blog, muita coisa interessante.
    sempre foi de conhecimento geral que na verdade os sotaques decorrentes nas diversas linguas humanas sao originados pela convivencia com tais seres bovineos. 😛

  2. Oi Phelipe,
    Parabéns pelo blog, bem legal. Já adicionamos o selo de vocês no nosso blog (www.omiconarede.com).
    É um blog de humor multimídia, com conteúdo autoral. Se gostarem, agradeceríamos se colocassem nosso selo no blog de vcs. O blog ainda tem pouco tempo e estamos divulgando.
    Usei os comentários por que não achei seu e-mail aqui no blog.
    Um abraço,
    O Mico na Rede

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.