Um boneco em 24 horas – O homem planta

O PROJETO
Quando recebi a proposta de um cliente para construir um boneco de um personagem (super herói) brasileiro, fiquei meio incrédulo. Sempre que ouço sobre super heróis, tenho a tendência – como todo mundo – a imaginar aqueles caras bombados com roupas multicoloridas e colantes, voando soltando raios. Uma coisa meio infantil.
Mas ao ler a história do personagem, que meu ex-aluno Daniel criou comecei a me interessar. Em linhas gerais, tratava-se de um garoto órfão que havia sido seqüestrado por um grupo de pesquisa privado e secreto; Este menino – junto com várias outras crianças que acabaram morrendo no processo – teve vários de seus gentes alterados usando material de origem desconhecida e de plantas.
Dali a um tempo, este garoto consegue sair de onde estava sendo mantido e ganha o mundo.
Meu desafio seria dar uma cara, um visual para este personagem, seguindo as especificações do criador.
O plano era construir um modelo conceitual do personagem em 2d, 3d e 3d real. Eu fiquei responsável pela concepção 2d e pela concepção 3d real do personagem.
Durante o período de uma semana, eu busquei a massa Super Sculpey, que é uma massa que eu uso para esculpir bonecos. Mas ela estava em falta no mercado nacional devido a alta procura. Assim, acabei sem sucesso em conseguir comprá-la. Importar a massa direto dos EUA, também iria demorar muito.
Esta massa parece com massinha de modelar infantil. Só que quando você considera que o boneco está pronto, leva ele ao forno, assa o boneco e a massa endurece, podendo ser lixada, cortada, polida e pintada.
Sua versatilidade faz desta massa (não só ela, mas toda a família de massas deste tipo, chamadas Polyclays) o material ideal para a construção de bonecos conceituais.

Mas não havia Super Sculpey no Brasil, e não tendo mais opção devido à proximidade do deadline, acabei sendo forçado a trabalhar num prazo meio maluco. Eu detesto trabalhar com prazos apertados. Neste caso específico eu fui enrolado por um cara que era fornecedor de massa Super Sculpey, com quem troquei várias ligações para saber quando chegaria e ele sempre confirmando que chegaria no dia seguinte. O prazo de entrega ficou muito perto do limite e a luz vermelha da emergência piscou.
Acabei tendo que correr na loja de material de construção e comprei o bom e velho DUREPOXI. Trabalhar com durepoxi não era nada fácil, uma vez que eu teria que voltar ao estilo de modelagem que eu tinha no início da minha carreira de modelador de bonecos. Em mil novecentos e antigamente, eu fui um dos poucos criadores de matrizes para bonecos de RPG. Aqueles bonequinhos de chumbo que os garotos adoram colecionar e pintar. Naquele tempo, graças a um mercado atrasado, éramos obrigados a criar bonecos de 2,5 cm de altura com durepoxi, esculpindo com agulha durante horas e horas.
Neste caso, o boneco do Daniel seria bem maior.

A CONSTRUÇÃO

O primeiro passo foi recolher todas as informações possíveis. Fizemos uma reunião de varias horas, onde eu rabisquei inúmeras idéias sobre o personagem e sua aparência. Depois demos uma longa e detalhada analisada em milhares de referências de super heróis e bonecos em busca de idéias novas, e principalmente em busca de não cair no lugar comum, evitando fazer algo que já tivesse sido pensado.

Com base na criação do Daniel, os thumbnails (desenhos rápidos que eu faço para captar as idéias principais do cliente) aprovados, eu fiquei um tempo no Photoshop desenhando uma versão colorida em diferentes poses do que deveria ser o personagem.

Personagem sem o gene vegetal ativo%name Um boneco em 24 horas   O homem planta

Personagem com o gene vegetal ativo%name Um boneco em 24 horas   O homem planta

Enviei os desenhos para o cliente que deu sinal positivo, aprovando os conceitos e sugerindo pequenas alterações nas botas e no tipo de calça.

Como eu trabalho com varias coisas ao mesmo tempo, eu não tinha muito tempo hábil para este projeto sem causar prejuízo em minhas outras atividades. Então olhando com atenção o que realmente eu teria de tempo para fazer o boneco inteiro e pintá-lo, percebi que eu simplesmente não tinha tempo nenhum além de um fim de semana.
Então a meta era sair do nada e chegar no boneco pronto em 48 horas. Na verdade era bem menos tempo, porque eu teria que comer, tomar banho e dormir neste período. Mas o problema maior nem era o tempo, uma vez que esculpo relativamente rápido. O problema era a massa ser durepoxi. Eu achei um pedaço não usado de super sculpey na gaveta, mas estava velho e quebradiço. Tive que dar umas boas marretadas nele com um martelo durante algumas horas para praticamente ressuscitar a massa.
%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
Reuni todo o material na mesa. Usando referências obtidas em livros de anatomia, imprimi as imagens em tamanho original. Isso deu uma boa ajuda, acelerando a etapa de escultura.
%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
Em cima desta referência na escala final do boneco, eu ajustei o esqueleto usando arame de aço flexível.%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
Em seguida eu marquei a base para perfuração, que foi feita usando uma minifuradeira (retífica).

%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
Uma vez que meu boneco estava fixado na base, comecei a trançar uma segunda volta de arame mais fino em todo o esqueleto.
%name Um boneco em 24 horas   O homem plantaO objetivo desta operação era produzir ancoragem para que a massa não se descolasse da estrutura.
A etapa seguinte foi construir de durepoxi as partes rígidas do esqueleto, deixando apenas espaço para as partes de articulação.
%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
Isso me permite experimentar inúmeras poses, garantindo que o boneco irá se dobrar bem nos pontos corretos de articulação.
%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
Passada esta etapa, comecei a misturar uma boa quantidade de durepoxi e tasquei no boneco. Lentamente fui dando forma e volume a cada uma das partes. Usando um paquímetro de R$1,99 (plasquímetro de plástico vagabundo) fui medindo o sujeito peladão da referência e transferindo para o boneco.
%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
O chato é que esta etapa é um pouco demorada, o que fez com que o durepoxi secasse durante o processo. Grande parte dos problemas do durepoxi enquanto massa de escultura estão no fato de que ele é um cola.
%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
Quando você mistura os dois componentes, aquele treco começa a endurecer. Você tem duas horas em média de tempo para fazer tudo. Se não fizer, ele vai endurecer e dê adeus ao seu trabalho incompleto e à massa não utilizada. Ela vai virar pedra.

Então, é um trabalho bem mais difícil do que com a Super Sculpey, uma vez que se você comete um erro, este erro vai se imortalizar no seu boneco até você ficar puto e meter uma talhadeira nele, destruindo um pedação e reconstruindo depois.
Este tipo de coisa aconteceu ali no ombro esquerdo do boneco. Note que eu errei a proporção e o durepoxi inicial virou pedra. Tive que tentar arrumar aumentando o outro lado para ficar proporcional, mas ainda assim ficou estranho. Resolvi deixar aquele pedaço errado para trás e seguir com a modelagem do boneco. Eu poderia ter parado ali e consertado aquela parte, mas como eu tenho uma certa experiência com bonecos problemáticos, eu sabia que seria mais jogo aumentar a quantidade de massa nas pernas e na estrutura de um modo geral para que o boneco aguentasse as marretadas que eu teria que dar para destruir os pedaços de massa que estavam fora do lugar. As pernas ainda estavam finas e a estrutura poderia entrar em colapso. Assim, prossegui.%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
Comecei a colocar um layer de detalhamento na parte superior do tórax, para poder chegar no tamanho idealizado do que seria o torso do boneco. As pernas estavam finas porque eu ainda não havia começado a fazer as calças.

%name Um boneco em 24 horas   O homem plantaPara visualizar os volumes, eu usei papel alumínio amassado, simulando as calças. Isso era só para uma referência mental mesmo. Não usei enchimento de papel alumínio neste boneco. Ele foi feito quase totalmente em durepoxi.
%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
Em seguida eu comecei a fazer as mãos do boneco.
%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
E aplicar na peça.

%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
O próximo passo foi começar a modelar a calça. Tive que fazer em etapas, uma vez que o tempo para cada etapa era mais lento, uma vez que as calças tinham que ser cuidadosamente alisadas para evitar problemas posteriores. Isso evitou gastar massa desnecessariamente.
%name Um boneco em 24 horas   O homem planta%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
Aqui está o boneco com uma das pernas já feitas. E a outra canela ainda esperando sua grossa camada de Durepoxi.%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
Usando refeências fotográficas de varios tipos de calças eu modelei o drapeamento do tecido.
E depois fiz a outra perna.
%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
Fiz também o detalhamento da parte de trás.
%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
E então chegou finalmente o momento de meter a marreta no boneco e destruir uma boa parte do braço problemático, arrancando o durepoxi e expondo o esqueleto de arame abaixo.
%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
Isso me permitiu fazer ajustes para uma pose melhor. A pose anterior estava me incomodando um pouco, dando a impressão de que o boneco estava pedindo esmola. Assim, resolvi baixar o braço. Seguindo o conceito original do personagem este braço seria um pesado braço de mogno. Para retratar o visual de um braço de madeira maciça, eu optei por modelar esta parte do braço mais facetada, como se tivesse sido cortado em madeira.
%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
A super sculpey que eu ressuscitei era pouca, e deu para fazer a cabeça e alguns detalhes.
%name Um boneco em 24 horas   O homem planta%name Um boneco em 24 horas   O homem planta%name Um boneco em 24 horas   O homem planta%name Um boneco em 24 horas   O homem planta%name Um boneco em 24 horas   O homem planta%name Um boneco em 24 horas   O homem plantaEntão, rapidamente comecei a modelar a cabeça, seguindo umas referências faciais indicadas pelo cliente. A super sculpey rendeu legal e deu pra fazer detalhes pequenos nos braços, calça, e etc.%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
Em seguida levei o boneco ao forno e assei. Estava terminada a escultura. Eram duas da manhã de domingo e eu fui dormir, afinal, estava pregado. Esculpir cansa muito.

A PINTURA

Comecei a etapa de pintura na manhã de domingo.

%name Um boneco em 24 horas   O homem plantaA primeira coisa a fazer foi dar aquela clássica base de tinta estilográfica preta.
%name Um boneco em 24 horas   O homem planta A tinta estilográfica para quem não sabe é tinta de nankim, usada em desenho. Esta tinta é sensacional para fazer a base de pintura, pois tem um belo acabamento acetinado e depois de seca, se mantém insolúvel ao seu meio natural, que é a água. Não tem cheiro e é barata! Muito bom material.
%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
%name Um boneco em 24 horas   O homem planta

A segunda etapa foi dar uma camada de pincel seco na cor branca, para realçar os detalhes do corpo. Esta etapa é muito legal em peças maciçamente detalhadas como o tórax. É muito curioso ver os detalhes saltando. %name Um boneco em 24 horas   O homem plantaNa etapa seguinte, eu comecei a aplicar as camadas de cor de pele. Isso foi feito em vários layers de pintura com cores diferentes.
%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
Em seguida, pintei as raízes, as folhinhas e o musgo.
%name Um boneco em 24 horas   O homem plantaUsei mais de dez tons de verde diferentes, para ressaltar detalhes. %name Um boneco em 24 horas   O homem planta%name Um boneco em 24 horas   O homem planta%name Um boneco em 24 horas   O homem planta%name Um boneco em 24 horas   O homem planta%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
Eu levei seis horas pintando o boneco.
%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
E finalmente estava pronto.
Entreguei o boneco e o cliente adorou.

%name Um boneco em 24 horas   O homem planta
É isso aí. Espero que tenham gostado.

Comments

comments

91 comentários em “Um boneco em 24 horas – O homem planta”

  1. eh philipe, vc eh msmo um artista rs…
    haja paciência…tomara q vc tenha cobrado bem caro esse boneco, pq fico mto bem feito…qdo eu tiver dinhero eu vo fazer com vc o orçamento dakele xadrez chines q tinha apareceu aqui no blog uma vez rsrs
    abrçs!

  2. O cabeção, porque vc não me ligou que eu te emprestava um pouco da minha supersculpey, já que estou usando direto a Dimclay.
    Na próxima emergência, me dá um toque!

  3. sempre visito seu blog, mas munca senti vontade de comentar nada, entretanto, este passo a´passo me deixou fascinada! parabéns, vc é um artista incrível!

  4. Cara, visito diariamente seu blog, site ou como preferir, gosto da consistência como escreve e claro do seu bom humor nas histórias “Gumpísticas”, tenho apelido de Gump também por sempre passar por situações inusitadas, portanto identifico muito bem suas histórias.

    Agora, seu talento como modelador, escultor, pintor e outros “or” não conhecia, meus parabéns e continue esse belo trabalho, tanto no design quanto no site.

  5. Olá, Philipe!
    Sempre tive interesse em fazer esculturas, e achei seu trabalho muito bom. Será que vc poderia me dar algumas dicas por onde começar? Onde comprar material, que material comprar, essas coisas? E visite meu blog. Tb sou designer e ilustrador.
    Grande abraço.
    Eduardo
    http://www.desenhobordoni.blogspot.com

  6. Cara é por isso que sou seu fã.
    Você é muito fodão e o que mais admiro é ver sua humildade e paciência em partilhar esse dom com seus tutorias e explcações tão detalhadas.
    Deus te proteja!

  7. OI, PHILIPE…

    SOU DO RIO DE JANEIRO – RJ (BAIRRO DO MÉIER) E GOSTO MUITO DE QUADRINHOS, ANIMAÇÕES E DESENHO EM GERAL.

    ESTOU MARAVILHADO COM ESSE SEU TRABALHO DE MODELAGEM DO HOMEM PLANTA. SE EU LHE ENTREGASSE DESENHOS DE ALGUNS PERSONAGENS MEUS (DE FRENTE, LADO E COSTAS), TERIA COMO VOCÊ FAZER E ME ENVIAR POR SEDEX???

    SE PUDER MESMO FAZER, ESTAREI À SUA INTEIRA DISPOSIÇÃO PARA COMBINARMOS O PREÇO E ESSAS COISAS!
    MEU EMAIL É: [email protected]

    DESDE JÁ, UM GRANDE ABRAÇO, PHILIPE!!!

  8. GRANDE PHILIP…
    GOSTEI MUITO DA ESCULTURA E DA DINÂMICA USADA. O VERDADEIRO ARTISTA NÃO ESCONDE AS TÉCNICAS. SUA EXCÊNCIA ESTÁ NO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO. PARABÉNS!
    EU MORO EM BELÉM DO PARÁ E TAMBÉM SOU ESCULTOR. TRABALHO COM DUREPÓX (SEI BEM DA DIFICULDADE DE MODELAR COM ESSE PRODUTO)E SUPER SCULPEY (DIFICÍLIMO DE SER COMPRADO MAS QUE PERMITE ÓTIMOS RESULTADOS).

    AS TUAS FOTOS E O PROCESSO PASSO-A-PASSO NA CONSTRUÇÃO DA OBRA ME ESTIMULARAM A MODELAR ALGO.

    PROMETO ACESSAR MAIS VEZES A TUA PÁGINA

    UM GRANDE ABRAÇO!

  9. PQPPPPPPPPPPPP velho tu dstroi msm….o lance e sempre estar se atualizando, parabens pelo trabalho…Aew se poder da uma dica como posso começa pra xega nesse nivel eu agradeceria XD..de vez enquando faço umas animaçoes em 3d essa tecnica que vc mostrou iria ajudar bastante…vlw abraço sucesso

  10. Ale não tem mistério (e infelizmente não tem macete) é só praticar. Modelando sempre. A cada modelo, vc melhora um pouco e vai indo. Não pode é desanimar. Muitos dos meus alunos desanimam porque olham para os bonecos deles, às vezes o primeiro boneco e depois vai na pagina de um escultor profissional que faz só isso há 30 anos e compara. Aí desiste.
    Tem gente que acha que eu modelo bem. Eu não acho. Eu não modelo tão bem quanto eu gostaria, mas tb não modelo todo dia. Se modelasse com certeza eu seria melhor. (mas talvez o mundo gump não existisse)

    O importante é o seguinte: Não desistir por pior que fique os primeiros trabalhos. Isso é assim mesmo.

    Muita gente quer começar a esculpir já fazendo um wolverine, um dragão, um samurai com 10000000 de detalhes. As pessoas se esquecem que modelagem é como andar de bicicleta. Qual a última vez que vc modelou? Muita gente modelou pela última vez no jardim de infância. Então o cara resolve modelar aos 30 anos e acha que tem que sair a parada perfeita. Não é assim que funciona. A modelagem é como balé, como arte marcial. Ela evolui com a pratica. Se seu último boneco foi de massinha na pré-escola, o resultado sairá com aquele nível de qualidade.
    Escultura tem o que eu chamo de HSBC – Horas sentado com a bunda na cadeira. Sem isso, nada acontece.

  11. Nossa adorei…viajei mesmo nessa onda.
    Adoraria poder fazer muitas esculturas,mas o que mesmo gostaria é fazer bonecos de cera, por ser muito mais realista.
    Posso te escrever?
    Escreva-me e deixe seu email por favor.
    Um beijao
    Mayara

  12. [quote comment=""]É [email protected][/quote]
    ola,
    gostaria de saber se vcs trabalham com fabricação de bonecos
    em tamanho real com partes do corpo humano para estudo com
    escolas….se sim favor entre em contato ou nos indique quem faça
    obrigado
    julio (coordenador pedagogico)
    acampamento peraltas

  13. [quote comment=""]Muito bom, haja paciência, parabéns, mas porque o desenho era de um negão e o boneco saiu alemão?[/quote]
    🙂
    O boneco do concept não é negão. È branco, mas tem este cabelo estranho que parece de negão. O cabelo na versão normal era bem estranho mesmo. Foi exigência do cliente.

  14. [quote comment="21089"]adorei mto bom!! por acaso vc sabe aonde vende sculpey e outras massa aqui no rio de janeiro?? ta meio dificil de achar!!
    obrigada![/quote]

    No rio não sei. No site companhia do papel eles vendem via correios. E a massa da msfx tb é muito boa e bem mais barata. Vc acha em http://www.fxarte.com

  15. Oi amigo, parabéns pelo trabalho, sem palavras…
    Eu tenho uma dúvida, é possível esculpir com articulações ou é melhor eu usar um boneco tipo max steel de base e moldar em cima???
    Obrigado pela atenção, abraço!!!

  16. olá cara vc é um mestre ,sempre quis aprender fazer essas peças trabalho com biscuit à muito tempo e estava afim de aprender essa tecnica ,gostaria de saber se vc da aulas em algum lugar de sp,e onde acho esse material usado principalmente essa massa super sculpy ou aquela que disse ser mais barata,se possivel me passar essas informações ficarei muito grato!mais uma vez parabens pelo seu trampo,sei que nesse ramo nós temos que ter muita paciencia!abraço!

  17. Fala aí cara,belesa???
    Seu trabalho é inacreditavel!!!
    muito legal mesmo.
    Eu trabalho com epoxi,e acho essa massa muito rui mesmo cara.
    mas eu não faço os trablhos tão realistas assim
    faço mais magos e etc…mas eles não ficam tão legal porque é mto estilo bonequinho de biscuit.
    então você poderia me dizer como eu faço pra me aperfeiçoar em fazer detalhes e tals?
    isso é uma coisa que me deixa muito chateado por não ter muita noção.
    se puder me ajudar ficarei eternamente grato.
    muito obrigado pela atenção!!
    MARCUS

  18. Olá amigo… Começei a ler o sua narrativa e ela me prendeu tanto! Adorei.
    Querido, me dê uma orientação se puder? Meu esposo faz bonecos de pessoas reais (ex. Stallone, Michael Jackson, Elvis)Até agora ele usa biscuit. Mas o rosto deles não ficam lisinhos, sei lá… depois de pintado o trabalho não está bom como deveria ser, entende?…Então te pergunto: essa massa importada realmente deixa “perfeito” o acabamento?
    Cara, meu esposo é artista nato, herança genética! Faz trabalhos como os seus…e antes era com durepoxi também!!!
    Vale a pena investir nessa massa Sculpy?
    Obrigadão mesmo!
    Amei seu post!
    Abraços, Ana.

    • Deixa lisinho sim. Bem mais que o biscuit. O acabamento parece massinha. Usando algodão e álcool isopropílico o material fica bem liso, sem imperfeições.

  19. Obrigado pela resposta, Philipe! Vamos providenciar essa massa! Inclusive hoje achamos uma loja chamada “Casa do Artista”, em SP bairro Jardim Paulistano por R$ 94.00.
    Valeu!

    • Tá salgado esse preço. Em média ela custa 60 pratas.
      Talvez seja mais jogo experimentar um similar nacional. Entre no site da fxarte.com e veja a polyclay deles. É boa. E radicalmente mais barata.

  20. Olá, adorei seu trabalho!
    Você sabe me dizer se 1kg de borracha de silicone(para molde) eu consigo fazer dois lados de uma forma para um boneco de 22cm?
    E quanto a resina líquida, vc usa?? Não tenho noção de quantos bonecos do tamanho do homem planta, por exemplo eu conseguiria preencher com 1 litro do produto…
    Bom, estou começando a pensar em fazer moldes para os meus bonecos… só que não tenho noção!
    Se souber de alguma dica, agradeço!!
    Roger.

    • Boas perguntas, cara.
      A quantidade de silicone: Isso depende muito, em função da espessura do boneco. Depende também do tipo de forma que você vai fazer. A mais facil é feita usando um tijolao de borracha, mas como o silicone é caro, uma dica é tentar baratear isso usando gambiarras. Existem duas muito úteis: A primeira é cortando formas velhas em flocos e usando os flocos misturados com silicone líquido para ocupar o espaço. Poupa uma grana preta!
      A outra é criando um “berço” de gesso para sua forma. Esse processo é mais complicadinho e envolve, após fazer o boneco, pintá-lo com uma camada de silicone líquido. Espere o silicone ficar na consistência de puxa-puxa e com uma colher recubra-o com uma camada de mais ou menos 1 cm. Depois, com o silicone ainda secando, coloque ataduras (serve juta também mas ataduras são mais limpas)sobre ele. As ataduras são importantes porque vão dar resistência à fôrma depois. E em seguida aplique outra camada de silicone. Assim que secar, você vai ter uma forma que se adaptou à forma do seu boneco. Ela vai ser toda irregular, mas isso é normal. Você começa então a aplicar camadas de atadura engessada por cima. Isso vc acha em grandes farmácias e é barato. Corte com uma tesoura e vá cobrindo e engessando a forma de silicone.
      No final da parada, você terá duas formas. Uma de silicone e outra de gesso, que é o “berço” rígido onde sua forma de silicone irá encaixar. Faça isso para os dois lados e esse processo economiza muito silicone, porém, requer prática e pode exigir muito retrabalho. Costuma gerar mais rebarbas na peça final também. Mas é econômico.
      Com relação à resina, eu posso dizer que o boneco do john locke consumiu três garrafas de 1kg para fazer sete peças com a base. Eu não usei carga nem monômero de estireno para aumentar a quantidade e baseado nisso é possível mensurar mais ou menos o rendimento. Eu calculo que um boneco de 15 a 20 cm consuma em média 1/3 de uma garrafa de 1kg de resina de laminação. Mas é um material barato, então não precisa se preocupar muito (a menos que tenha pretensões comerciais) Neste caso, o melhor é fazer um e usar uma balança de precisão para estimar com mais detalhes quanto realmente vai se gastar, assim você projeta a margem de custo e lucro sem correr risco de trabalhar de graça, ou pior, pagar para trabalhar.

  21. Ola foi otimo este teu trabalho em muito bom mesmo e eu gostária de saber como vc fes para f\azer a cabeça de outra cor se vc puder me dar essa dica em valeu muito bom.

    • A cabeça estava de outra cor porque usei outra massa. Neste caso é super sculpey, um polímero que endurece no forno caseiro.
      Hoje existem similares nacionais, e é vendida em uma gama enorme de cores.

  22. Eu etou muito impresionado com você parabens pelo seu trabalho eu estou tentando faser mais émuito difisio :B :$ :] 🙂 😎 :curious: 😀 😆 :lol2: :ohhyeahh: :omg: :raisebrow: 🙁 :shocked:

  23. po ficou legal esse boneco,meu sonho é trabalhar com esse tipo de coisa , eu faço isso desde os 3 anos hoje tenho 19 e to mtooo bom nisso pra dizer a verdade , mas nao tenho acesso a esse tipo d massa boa :l , to tentando com durepoxi mas e mto ruim meel deus hsuahs se massa de modelar ficasse dura eu tava feito rs
    com massinha eu acho q posso fazer qualquer coisa… eu queria fazer um curso sei la ,sabe de um bom no rio? parabens pelo boneco ai (y)

    • Maxwel, que eu saiba o único curso que havia no Rio era o meu. Mas atualmente não tenho tido tempo de lecionar. Tem em São Paulo e (acho) em Porto Alegre. O que eu indico é você entrar no forum artmakers e começar por ali. Você pode também tentar seguir meus tutoriais. Todos os bonecos que eu faço (procure aqui no blog na categoria “bonecos”) eu explico detalhadamente cada etapa. Isso pode ajudar.
      A massa, polyclay, que eu mais gosto é a super sculpey, mas ela é meio cara realmente. O Leo, um amigo meu que abriu uma empresa de produtos para efeitos especiais chamada fxarte.com e desenvolveu a formula de uma polyclay nacional, e vendia a barra de 450g a 20 reais. Mas o pai dele, que trabalhava com ele morreu e em função disso o Leo está com a empresa com as funções paralisadas por um tempo . Há uma massa chamada Bozzi, também nacional que funciona como a super sculpey. Não testei esta ainda, mas me parece que é uma polyclay normal. Convém testar.
      O link do forum é: http://artmakersforum.com/home/index.php
      Tem muita fera lá.

  24. Os bonecos que você esculpe são fantásticos!! Você tem muito talento, cara! =]
    Eu tenho experiencia em desenho, que é meu hobby já há alguns anos, mas gostaria de enveredar pelo mundo da modelagem também. Já tentei esculpir peças bem simples em massa de modelar e gostei do resultado (apesar de, obviamente, não chegarem nem aos pés de peças como as suas):) Entretanto, massa de modelar não endurece, e acabo perdendo o trabalho depois de alguns dias. Existe maneira de endurecer massa de modelar escolar? Que material você sugere para quem está iniciando nesta arte, e quer pratica-la apenas como diversão, como é o meu caso?
    Parabéns pelo seu trabalho, e continue sempre com seu altíssimo padrão de qualidade!
    Abraço!

    • massinha não endurece. Ela apenas resseca. O que eu suriro é você tentar usar uma polyclay. Procure por uma chamada Bozzy. Eu não testei ela ainda, mas sei que é barata. Essa endurece no forno aí do seu fogão.

  25. Oi Philipe blz ? gostei muito do seu boneco,ficou massa, todos os detalhes e tal, só que é o seguinte, tenho vontade de aprender a fazer modelagens e queria saber de vc, qual é a melhor maneira de começar, qual material tenho que ter pra poder fazer os detalhes( como deixar a peça lisa a questão de profundidade dos detalhes e tal) m dê uma luz ai parceiro !! agradeço a atenção, abraço

    • Diego, nos tutoriais eu detalho os materiais e as tecnicas, mas respondendo as suas perguntas, há muitos materiais que se pode usar. No meu caso, eu uso uma massa chamada super sculpey. Adiciono detalhes com agulhas, palitos, ferrinhos de dentista (chamados de instrumentais) e estecas de modelagem para biscuit, que vc acha em papelarias e lojas de produtos para confeitar (loja de festas, etc). Para alisar tem dois jeitos: Alisar a peça crua – é necessário usar um algodão embebido em álcool isopropílico ou fluido de isqueiro.
      Alisar depois de assada: Use lixa dágua e vá reduzindo o grão até ficar lizaço. No fim, dá pra dar até polimento com uma mini-retífica, se você tiver. O ideal pra isso é usar escovas e discos de polimento de feltro. Use com massa de polimento, que vc acha em lojas de material de construção.
      Este processo tb funciona bem com epoxi depois de seco. Deixe passar uns três dias para a cura completa do epoxi – e é impreterível que ele tenha sido muito bem misturado. Senão, dá um merdelhê horrendo na sua escultura, hehehe.

  26. oi me chamo Éryka moro em abaetetuba mais sempre estou em belém é que tô procurando que nem louca uma miniatura da cantora Avril lavigner e nenhuma loja que fui tem essa miniatura pronta

  27. Olá Philipe adorei seu Boneco ,achei o maximo! eu trabalho com bonecos personalizados no momento,e quando vi a forma com que vc prendeu o boneco no suporte eu fiquei com uma dúvida ,: voce furou o suporte e como prendeu o arrame? voce colou com alguma coisa? voce prendeu o arrame por baixo do suporte?, como fez com o arrame ,nas fotos so da para ter uma ideia de que vc só colocou o arrame no furo, espero sua resposta será de enorme ajuda abraço.
     Ass: Guinho Nascimento

    • OI Guinho. No caso, eu pego a base de madeira e posiciono o esqueleto em cima. COm um lapis, eu marco onde são os pontos em que o boneco toca na base. ENtão eu furei ali com uma mini retifica e passo o arame por ali, formando uma esp[ecie de “U”, que passa por baixo da base. Em alguns casos, uso um disco de corte para cotar sob a base e embutir o arame que passa ali por baixo. Quando o boneco esta pronto eu uso um alicate de corte e retiro o boneco da base de construção para transplantá-lo para uma base definitiva.
      Da uma olhada no tutorial do goblin que vc vai entender melhor esta etapa do processo: http://www.portifolium.com.br/philipe

  28. BOM DIA,

    ACHEI MUITO BONITO SEU TRABALHO, PARABÉNS!!!

    GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRO DICAS DE ENCHIMENTO COM PAPEL ALUMÍNIO PARA BONECOS DE BISCUIT, JÁ FUCEI PARA CARAMBA NA INTERNET E NÃO CONSIGO ENCONTRAR NADA, PODE ME AJUDAR?

    ABRAÇOS.

  29. Philipe, Sou mais um que visitou seu blog e lhe parabenizo pelo seu trabalho de grande paciência.
    Faço alguns trabalhos manuais, sempre inventando algo e sempre pesquisando o que estão aprontando pela internet. A minha última criação foi um presépio em tamanho natural com Maria e José em armação de tela plástica e jornal (papel machê)ficou muito bom. Mas o que eu queria mesmo era sabe modelar como você.
    Fiz desenho industrial e como designe gráfico, sou um frustrado em não poder ter feito Projeto de produto, daí vem a minha busca pelos trabalhos manuais. A minha é criar, vê as coisas tomando forma e não desenhar.
    Minha grandeza insegurança com esculpir é não ter conhecimento anatômico dos objetos. Na sua opinião, o que é necessário para superar esse medo? trabalhar como vc com imagens de anatomia?
    Obs.: Cara, o seu trabalho do homem planta foi em 2007, o que mais vc aprontou nesse tempo todo que não está num site? Vc já pensou em criar material de trabalho como apostilas dando dicas de materiais, técnicas.etc…
    Se me responder, poderia copiar meu e-mail.
    Grande abraço e parabéns pelo grande talento com as mãos.
    Otavio

    • Olá Otavio. Eu não estudei nada, eu vou fazendo “de orelhada”. Vou ajustando e aprendendo a cada novo projeto mais um pouquinho. Acho que com o auxilio de um livro de anatomia é possível chegar a um bom resultado na questão das proporções e tal.
      O trabalho do homem-planta é bem antigo. Depois dele vieram outros, como o Lobisomem sinistro, o Viking Warrior, A vovó Elfa, o Aquarex, O Seu Madruga, o Alien… Tem boneco pra danar aí pra dentro.

  30. Eu sou músico mas, nunca deixei de gostar de bonecos.. o meu problema é que eu não me conformo com os bonecos super bem feitos e produzidos em séries que a gente encontra na internet e custam muito caro. eu só me satisfaço criando os meus.. rsrsrsrs…
    segue alguns links das minhas miniaturas!!

    gostaria de fazer amizade e ter contato com o pessoal que amam bonecos epoxi, submarinos, barcos, caros, de preferência que sejam feitos á mão e peças únicas.

    abraço a todos os viciados em miniaturas e brinquedos!!

    http://youtu.be/QAbTnACNFrI ( MEUS SUBMARINOS )

    http://www.youtube.com/watch?v=FXAjSLYc3jY&list=UUwKGlj8YaPqYChokzNFoEsA&index=9 ( BONECOS 2 )

    http://www.youtube.com/watch?v=3A7F6a6C6Wg&list=UUwKGlj8YaPqYChokzNFoEsA ( BARCO )

    http://www.youtube.com/watch?v=4LWGIdjTmjw&list=UUwKGlj8YaPqYChokzNFoEsA ( BONECOS 1 )

    http://www.youtube.com/watch?v=oElDVxsWKjY ( CASA DA BRUXA )

    http://www.youtube.com/watch?v=c92wFSffh08 ( SANHAUÁ )

  31. Bom dia, gostaria de saber se saberia de alguém que faça esse tipo de arte aqui em porto alegre, queria dar um presente para um casal tenho as fotos, saberia me falar de alguém? obrigado.

  32. Cara, não consigo ficar um dia sem checar as novidades do MundoGump. Quando a gente pensa que já leu e viu de tudo, vc aparece com novidades bacaníssimas.
    Parabéns pelo site!

  33. A arte é perfeita, mas eu gostei em especial do personagem. É raro encontrar super heróis que possuem habilidades com plantas, os poderes podem ser muito bons e criativos, mas não entendo porque há tão poucos personagens com poderes ‘vegetais’. Em quase todas as histórias de heróis e mutantes é comum encontrar personagens com poderes de fogo, água, terra, eletricidade, super força e tals, mas conte nos dedos um mutante planta! Parabéns!

  34. amigo sera qe vc poderia me ajudar.
    sera qe vc poderia fazer um tronco de cilicone com pênis ralistico.
    e para minha esposa, ela e vidrada em brinquedos sexuais..
    e num tamanho real, com pênis de 21 ctm por 5 de diâmetro.
    se vc quiser posso mandar fotos.
    e qe aqi no brasi não tem pra vender e não sabemos como pedir la de fora
    por favor entre em contato comigo.
    abraços jesu

  35. Olá amigo, onde posso encontrar a massa super sculpey moro no Rio de Janeiro e não consigo encontrá-la, poderia me ajudar por favor? já entrei no site supracitado por você e a página não está disponivel. Agradeço a gentileza.
    Obrigado.

    • Sônia, ta bem dificil achar o super sculpey por essas bandas. Muitas vezes as pessoas trazem do exterior. Vc ja viu no ebay? Mercado livre? Antigamente tinha numa loja cahamada Casa do artista. Em ultimo caso, posso te recomendar uma outra polyclay bem boa também, que o meu amigo Eduardo Cinta esta vendendo no http://www.dimclay.com
      A dele é ate mais resistente que a super sculpey.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.