Tinta que brilha no escuro – Chegou!


Finalmente chegaram hoje as amostras da tinta que brilha no escuro. Logo que chegou, num envelope pardo, eu fiquei entusiasmado. Abri o envelope e ali dentro estavam dois saquinhos plásticos com um pó branco.
pozinho4 Tinta que brilha no escuro   Chegou!   Curiosidades

Não brilhava. Me senti o maior babaca de todos os tempos de ter acreditado naquela promessa de produto magico brilhante.

Um papel anexo ensinava a usar o pó na forma de carga (para moldagem) ou pigmento (para tinta).

O estranho é que eu esperava um pó que fosse mais grosso, mas o pó que veio é finíssimo. Tipo açúcar de confeiteiro. Era branco, tanto o verde quanto o azul. Eu fiz um teste e deixei ele por uns 5 minutos na luz da sala e quando apaguei a luz, levei um baita susto. O troço brilha com uma intensidade absurda! pozinho6 Tinta que brilha no escuro   Chegou!   Curiosidades

pozinho5 Tinta que brilha no escuro   Chegou!   Curiosidades

Mas não exatamente como eu esperava. É interessante e tal, mas eu acho que não tem grande diferença disso para uma tinta fosforecente comum, com a diferença que isso aqui brilha mais forte.
pozinho1 Tinta que brilha no escuro   Chegou!   Curiosidades

Ao meu ver, este é de fato um produto de grande possibilidade de aplicação, mas não exatamente o que eu pensei que era, um tipo de luz líquida como luciferina e luciferase que ficasse acesa por 12 anos (embora o brilho do verde chegou perto do brilho da luciferina+luciferase).
pozinho2 Tinta que brilha no escuro   Chegou!   Curiosidades

Eu acho que os tais doze anos de brilho se referem à vida útil do material, e não ao tempo que ele fica brilhando. Uma pena. Talvez se fosse mesmo radioativo isso fosse possível. Interessante apenas perceber que ela esteve brilhando com intensidade suficiente para parecer mesmo com a luz do escritório acesa.
pozinho3 Tinta que brilha no escuro   Chegou!   Curiosidades

pozinho4 Tinta que brilha no escuro   Chegou!   Curiosidades

Outra coisa que me pergunto é se acidentalmente não comprei amostras do produto errado lá da MP co. Isso não tá me parecendo as tais litrospheres. Felizmente, descobri o Airton, que é o representante comercial dos produtos da MPK co. aqui no Brasil. Vou conversar com ele sobre esta questão. Eu acho que o material tem uma vasta gama de aplicações possíveis no campo do design, mas não era bem o que eu queria.

Assim que eu tiver novidades, comunico.

Editado: De fato, não é o mesmo material. As tais litrosferas, que era o que eu queria comprar brilham mesmo, como luz líquida por 12 anos sem parar. Veja mais aqui.

Vou tentar obter uma amostra de litrosferas. Não vai ser facil, porque me parece um problema enviar isso de lá pra cá…



Escreva o que achou deste post. (Apreciaremos sua educação)
  1. Zé José disse:

    Ahhh, então não é aquele valor de 7 Dolares a amostra certo!?

    O problema pra importar isso é nosso governo ou a política de envio deles?

    Responder
    • Philipe disse:

      Pelo que eu entendi a litrosfera não tem em amostra ainda. Então me mandaram outra coisa. realmente não foi caro. Foi 7 dólares cada saquinho. No fim das contas de 50 reais com o envio. (eu pretendo recuperar isso usando o material num projeto bem loucão que em breve posto aqui.)

      Responder
      • raphael talk disse:

        Tomara que não seja nada com transrealismo, a galera vai fica louca de novo… kkkkk

        Responder
      • Rogério Guerreiro Afonso disse:

        Olá Philipe,

        Trabalho com tintas gráficas Off-set e um cliente precisa fazer um trabalho com tintas “que brilham no escuro”. Na teoria uma tinta off-set não conseguiria reproduzir o efeito devido ao tamanho da partícula do pigmento. Enfim, você diz que conhece um tal de Airton que representa este produto no Brasil. Seria possível me fornecer o contato com este representante??
        Obrigado.

        Responder
        • Philipe disse:

          Rogerio, este pigmento é muito fino mesmo, hein cara? Eu pnso que dá sim. Acho que se você usar o troço em um sistema de silk, como geralmente é o verniz uv localizado vc vai conseguir isso sim. O produto da MPK co. que eu comprei é em pó, então penso que seria só misturar com o verniz Uv e usar o mesmo processo da reserva de verniz. Provavelmente você vai precisar dar umas três mãos na folha, o que encarece e lerda bastante o seu processo. Mas tem cliente que encara ($$$)
          O nome dele é Airton Papotti. O email dele é: airtonapia@uol.com.br
          Boa sorte

          Responder
        • Danilo disse:

          Bom dia Rogério, referente a tinta “que brilham no escuro” para impressão em papel, você fez o teste? Como foi?
          Abraços.

          Responder
  2. Spoks disse:

    Ahh, mas brilha muito mais do que meus adesivos da Família Adams que peguei nos salgadinhos Elmas um tempo atrás. E bem mais que minhas havaianas de uma edição aí. Se bem que as figurinhas têm uns 8 anos e o chinelo tá encardido!
    AIUheiUAHeiuAHEiuAHEiuHAEIuhAe
    E não demora com esse projeto! As coisas que você faz são muito da hora, imagina agora que vai brilhar no escuro! =]

    Responder
  3. UmPonto disse:

    Ow Philipe,
    estao essa amostra é como aquelas coisinhas que ja conhecemos, que absorvem luz primeiro e depois descarregam aos poucos?
    Quanto tempo ficou brilhante?

    Responder
  4. Max disse:

    Vish me lembrou o caso do césio 137, hauhauhauahuha

    PÃNICOOOooO

    vai durar 12 anos? Dá pra fazer tatuagem \o/

    Responder
  5. HunterDog disse:

    Já apagou? Quantas horas de brilho?
    E essas tais litospheres quanto custa?

    Responder
    • Philipe disse:

      Ele não apagou. Eu acordei às 4:30 para fazer xixi e olhei para o escritório e os dois saquinhos ainda estavam brilhando. Mas era um brilho bem mais fraco.
      Eu não sei dizer quanto tempo ficou brilhando, pq esqueci as janelas abertas e quando acordei já tinha sol.

      Responder
  6. Rogério disse:

    Olá Philipe!
    vc podia usar em uma nova escultura!

    Responder
  7. Khronos disse:

    Isso dá uma nova dimensão à aqueles quadrinhos de areia, feitos na praia, que você vira e vai formando outra paiságem =P

    Responder
  8. Wellison disse:

    Ja imaginei gente comendo esse po pra ver oq vai dar, ou entao usando ele em outros lugares! aHUAHUAHAUAHUAHUAHUAAHUAHU

    Responder
  9. Diego disse:

    Cara… taca isso num cano de PVC ou numa lampada neon vazia e vai brincar de Jedi com o seu lightsaber feito em casa! hueAHuehAUEhAUEHUHeuha

    Responder
  10. elle disse:

    x_x onde compro essa tinta??? x_x

    Responder
  11. Bruno GC disse:

    Philipe, este pigmento pega em tinta acrílica ?
    Melhor dizendo, ele reage sendo diluido me tinta acrílica ?
    Tem como passar o contato do Airton ae ?
    Vlw.

    Responder
  12. willow disse:

    Já vi tatuagens que brilham no escuro. Eu nao faria isso hehe
    Pra um material radioativo brilhar, só sendo extremamente energético a ponto de ionizar o ar. Isso jamais chegará as mãos de alguem.
    Esse mito foi criado com o filme sobre o acidente em Goiania com o Cs137..
    Vc pagou 50 reais em 2 saquinhos com o frete? Tem 10g em cada?

    Responder
  13. Pedro disse:

    Caro Philipe,

    Gostaria de saber qual o nome do produto que vc comprou (o pó), pretendo usá-lo como tinta e pelo visto é possível (vem até com instruções né?)
    E outra, este site em q vc comprou é seguro? E quanto tempo demorou pra chegar o produto?

    Aguardo sua resposta.

    Responder
  14. Stéfany disse:

    Oi gostaria de saber se esse produto da ft lá em cima pod ser usado na pele, e se não puder se vc sabe algum semelhante q fique umas 3 a 5 horas acesso e q pod ser aplicado a pele ;) vlw :B

    Responder
  15. Mafuza disse:

    eu também estou a procura de uma tinta desse tipo que brilhe realmente no escuro(tipo vc apagou a luz e ta brilhando sem precisar de luz negra ou coisas do tipo) porque eu estou querendo fazer uma apresentação de teatro e preciso saber se esse produto pode passar na pele!! Eu não sei se entendi direito mas pra brilhar esse ai que vc tem, é preciso ficar exposto ao sol ou brilha absorvendo qualquer tipo de luz?

    Responder
    • Philipe disse:

      A que eu comprei sim. Você coloca ela na luz pou uns minutos e ela fica brilhando de forma muito forte por varios minutos.
      Você compra o pó e depois usa como preferir. Minha sugestão pra você é que você compre uma grande quantidade do pó na cor desejada, depois use uma goma transparente para pintar esta carga num tecido tipo segunda pele. Construa uma cabine com varias lçampadas fluorescentes. (dica: USe uma caixa de geladeira e prenda as luzes ali. Aí você entra com a roupa por dentro e liga, para “carregar a sua roupa” e faça isso pouco antes de entrar no palco. Vai ser um efeito impressionante. ( e você não perde grana, já que poderá usar esta roupa que brilha eternamente)

      Responder
  16. diana disse:

    essa tinta pode pintar tecidos? e se puder nao sairia com lavagem?
    quero saber onde voce comprou pq so conheço o MPK, queria saber se tem aqui no brasil ja

    Responder
  17. Schneyder disse:

    Philipe, gostaria de saber se voce fez a aplicação com este pó que se referiu no inicio “projeto bem loucão”! Vi varias vezes comentando neste blog que a tinta com este pó poderia ser obtida atraves da mistura com verniz ou base acrilica. Tenho experiencia com tintas fluorescentes e de alto brilho em exposição em determinados tipos de luzes e digo que sem a base certa nao ira conseguir o resultado desejado, digo se misturar a um verniz bicomponente bom voce perderá muito em brilho do pó inicial. A proposito como estão se portanto as amostras até agora se existem? Conseguiu mais algo com o tal Ayrton? abraço

    Responder
    • Philipe disse:

      Cara como eu comprei para aplicação no maglev, ainda não chegamos na fase desses testes porque ainda estamos fabricando os módulos. Devo testar isso lá pra fevereiro.
      Mas eu tenho certeza que se colocar na resina de poliéster cristal, fica uma tinta perfeita.

      Responder
  18. Julio disse:

    Cara gostaria de comprar um pouco disso!
    onde posso encontrar?

    qualquer coisa se puder me manda um email:
    julio_vc.bnj@hotmail.com

    Responder
  19. Flávio Denucci disse:

    Boa noite

    este produto pode ser aplicado em ferro ???
    tipo rodas ??? ( Moto )
    por favor onde compro este produto ???
    grato pela ajuda

    Responder
  20. Schneyder disse:

    Fala Philipe, como esta o maglev? Acho q estamos todos no aguardo do resultado :D. Tem alguma novidade? Grande abraço.

    Responder
    • Philipe disse:

      Curioso vc me perguntar isso justo hoje, que é um dia importante na história do Maglev. Pena que estou proibido de falar sobre certos assuntos por clausulas de sigilo. MAs o que eu posso dizer é que tudo está indo bem. Meu pai voltou semana passada da Alemanha, onde foi acompanhar a fabricação dos criostatos. O primeiro motor linear foi entregue. Ele veio bem mais pesado e forte do que imaginávamos que seria. Isso nos obrigou a mudar bastante coisa no projeto para equacionar o peso. Entendemos que por ser o cabeça de uma série, não vai sair a perfeição que gostaríamos que saísse. É como o desenvolvimento do PC. Queremos Chegar no quadcore, mas não vai ser possível isso sem passar pelo TK85 antes.
      O fabricante de piso alemão já nos enviou amostras de piso especiais que serão usados nos módulos. Estamos na fase final da construção de um módulo específico, que não irá integrar a composição que circulará na linha de 400 metros do Fundão, mas será importante para testes praticos do controle e do motor linear. Paralelamente a isso, o Mockup de madeira e resina está praticamente pronto, com as janelas sendo colocadas nessa semana. Nossa intenção é finalizar esta etapa do projeto que foi paga pela Faperj entregando o mockup e o modulo de operação. Isso concluirá a parte de “pesquisa” do projeto. Em seguida começa o “pega pra capar” que é construção propriamente dita. Fazer formas, resinar, copiar os módulos, montar toda estrutura, operações de engenharia e construção da linha… Enfim, coisa pra caramba. A meta é ter o veículo operando lá até o fim do ano.
      Tem muitas cidades interessadas na aplicação do maglev, e a iniciativa privada já chegou junto, percebendo o potencial do negócio. Eu acho que a partir do mês de abril o projeto vai disparar com força. Lá no site do maglev cobra eu coloquei algumas fotos que mostram o trabalho no modulo de serviço e também no mockup. Elas vão até o mês de fevereiro, então o projeto já andou bem após aquilo ali.

      Responder
  21. vanessa disse:

    ooi amigo, estou atras de coisas que brilem no escuro, eu comprei um esmalte da risque pra passar no meu pc, mas é uma porcaria…
    Você comprou essas onde ? Nossa gostei muito e eu queria comprar, quanto custa mais ou menos ?

    Responder
  22. carol disse:

    :shocked: :wow: sim eu kero compra imagina eu fazendo se.xo com ela ke emocionante né:( :$ :omg: =D :gasp: x_x :curious: :*(

    Responder
  23. Fagner disse:

    Passa o site onde voce comprou isso ae pfvr??
    Achei interessante!

    Responder
  24. Andreza disse:

    Oii Philipe…
    Tipo eu quero muito umas dessas tintas para fazer uma festa de aniversário tipo “I got feeling” do black eyed peas… mas a tinta tem que servir para pele…
    Poxa se vc puder me ajudar eu agradeço…
    Me manda aii o nome do produto, preço, site e/ou lugar onde vc comprou!!! ein… please!!
    http://www.mundogump.com.br/wp-content/plugins/smilies-themer/xpressions-grey/smile.gif

    Responder
  25. Roberto disse:

    Olá tudo bem… gostaria de saber se já é possivel achar essa litrosfera no mercado, pois tenho um certo hobby em bicicletas e gostaria de utilizar este tipo de tinta para usar na minha, mais sem ser essass que duram 10 minutinho eu gostaria de umas q tenham o mesmo efeito daquelas de tatuagens e etc que duram bastante tempo vi que alguns posts são antigos então não sei se ja e possivel achar essa tinta com litrosfera enfim gostaria que me ajudasse mcom alguma informaçao obrigado ate mais

    Responder
  26. Pedro disse:

    Olá, fiquei bastante interessado com as possibilidades desse pó. Mas tive a mesma dúvida que alguém aqui em cima, será que pode usar em contato com pele?

    Responder
  27. Dsouza 18 disse:

    Ola amigo !!! esse material pode ser misturado com tiinta??? qual cor?
    gostaria de pintar a roda de minha moto vc acha que a aplicação ficaria legal?
    e qual o tempo de vida da pintura?

    Responder
  28. Rr Neon Costumes disse:

    eu tenho as tintas pra vender de paredes pisos azulejos também

    http://www.lightimpression.loja.com.br

    Responder
  29. Boy_defined disse:

    cara quero fazer uma tatoo com essa tinta aii mas quero algo boum queria umas enformaçoes suas po ta aki meu imail vlw entre encontato comigo plis

    boy_defined@hotmail.com

    Responder
  30. Montu disse:

    MEU AMIGO GOSTARIA DE COMPRAR ESSE MATERIAL, FAVOR ENVIAR INFORMAÇÃO DO PRODUTO E ONDE ADQUIRIU  montups3@bol.com.br 

    Responder
  31. Thithifa disse:

    legal como faz isso??????????????????????

    Responder
  32. Sylvester disse:

     pó pode ser aplicado em tecidos ?
    se sim como posso fazer isso ?
    Obg .

    Responder
    • Philipe3d disse:

      Pode, mas você deve usar algum tipo e veículo transformar ele numa tinta. O ideal seria usar algum tipo de tinta de tecido. Talvez guta (que é uma cola pra tecido bem transparente)

      Responder
  33. Priscilla Flor disse:

    onde eu compro isso que não achei no site? posso passar na pele??

    Responder
  34. Wellington disse:

    opa sou wellington queria saber onde posso encontrar esse tipo de tinta neon” e queria saber se consigo pintar ferro com essa tinta” EX: bicicleta.
    wellingtonfvidalouca@hotmail.com ou wedo_patolah@hotmail.com…….

    Responder
  35. Tawany kaizer vieira disse:

    como que se faz isso

    Responder
  36. Philipe3d disse:

    Pode sim.

    Responder
  37. Pedro disse:

    Pra quem quiser saber onde comprar, o site é http://www.readysetglo.com

    flws

    Responder
  38. Nadaaa disse:

    Aonde compra ?

    Responder
  39. carmen silveira disse:

    onde eu compro esta tinta  me mande o endereço meu email e caexninja@hotmail.com

    Responder
  40. Exemplo De Vida disse:

    quanto custa uma tinta dessas ???

    Responder
  41. adriana disse:

    oi,

    Esse produto é do meu interesse,trabalho com desenvolvimento de tecnologia em corrosão e lubrificação e tenho uma graxa que vai 4000 metros de profundidade lubrifica parafusos.é um isololante eletrico no segmento off shore.

    att.

    Responder
  42. elinton disse:

    Onde encontro esse pó ? e pode ser mistudaro com silicone frio?

    Responder
  43. Lucas Novelo disse:

    onde eu consigo isso? Gostaria muito de comprar :)

    Responder
  44. choramix disse:

    olá boa noite Philipe, já vi que és entendido no que diz respeito a tintas e misturas! sabes me dizer qual a tinta branca mais indicada que posso usar para misturar com outras cores flurescentes proprias para a luz negra? aquelas luzes roxas usadas nas discos! para pintar em tecido!

    Responder
  45. choramix disse:

    por exemplo se quiser clarear o verde ou o azul como é que faço Philipe? ajuda ai um tuga em apuros! um abraço transatlântico! LOL

    Responder
  46. NOME NO ARROZ disse:

    GOSTARIA DE SABER SE ESTA TINTA PODE SER MISTURADA A ÓLEO MINERAL ? EU GOSTARIA DE ADQUIRIR PARA MEU TRABALHO DEVE FICAR LEGAL PRA CARAMBA ! AGUARDO RESPOSTAS…

    Responder
  47. Anna Paula disse:

    pode ser usado em cabelo ? se sim como seria o uso ?

    Responder
  48. Sabrina disse:

    Oi,
    eu queria muito pintar meu cabelo com isso, sera que poderia me falar onde compro, ou se não me vender, pq eu vi uma foto de uma garoto com as pontas do cabelo rosa e no escuro ascendia.
    Estou louca atras disso..
    Obrigada.

    Responder
  49. luisa disse:

    Essa tinta pode pintar parede ? e se eu pinta vai dura quanto tempo ? como faço pra essa tinta ficar liquida ?

    Responder
  50. Flávio disse:

    Opa, será que da pra fazer uma arte no teto do meu quarto? tipo o universo, será que dura uns 5 anos brilhando? isso é possivel?

    Responder
  51. ian disse:

    onde posso comprar essa tinta pela internet ?

    Responder
  52. Alexsandra disse:

    onde compro pela internet ?

    Responder
  53. BEZALEL disse:

    E aí consegiu? E o sesultado?

    Responder
  54. Carolina disse:

    ola poderia me informar onde comprar esse pó?

    Responder
  55. rodrigo disse:

    Oi, tudo bem?
    gostaria de saber em qual site você comprou essa tinta…tem como me dizer?

    Responder
  56. suely disse:

    Onde posso encontrar esse produto, já vende em lojas ou só pela internet.
    Quero saber se pode ser apicado em tecidos.

    Responder
  57. Maurício disse:

    Tudo bem?
    Onde consigo comprar esse pó? Abraços

    Responder
  58. Mauricio Miranda disse:

    Bom Dia,

    Poderia me informar onde compro esse pó por favor?

    Responder
  59. Nelso disse:

    Bom dia, alguém faria a gentileza de me indicar um verniz UV para misturar com pigmento fotoluminiscente. Quero usar em serigrafia para placas de PS e PVC.
    Agradeço

    Responder
  60. Manoel disse:

    Olá Philipe,

    Sabe dizer se seria possível aplicar em plástico, tipo num grilamid…aquele material usado em óculos de sol??

    Responder
  61. brayan disse:

    cara queria saber se tem como aplicar em tinta de parede queria mt pinta meu quarto com tinta florescente???

    Responder
  62. quero comprar a tinta refletiva para andar na noite

    Responder

Responder.