Slinky, o homem-mola: A fantasia mais legal do mundo

Compartilhe

O Lucas Gimenes me deu a dica desta sensacional fantasia:
37489CN Lila photos 028 Slinky, o homem mola: A fantasia mais legal do mundo

A princípio, parece algo bem banal, já que é basicamente uma fantasia inspirada naquele classico brinquedo que é febre desde tempos imemoriais. (ainda me lembro do de metal que tinha na casa da minha Vó Glorinha)

Conhecido mundialmente como “slinky” o brinquedo não passa de uma mola comprida, cujo perfil do arame é achatado. Essa configuração é o que dá ao Slinky seu poder de fazer as “manobras”, como descer uma escada sozinho.

O Slinky foi inventado por um engenheiro naval chamado Richard James, no início da década de 40. Posteriormente, ele foi apresentado para uma fabrica de brinquedos e uma loja de departamentos e entrou no mercado com grande sucesso em 1945. No início, o slinky custava apenas um dólar, mas quando a febre da molinha pegou, o preço dele disparou. O grande sucesso, certamente se deveu ao fato de que ele era muito mais que um simples briquedo. Ao longo de décadas, o slinky foi usado como material educacional para aulas de física, como antena de rádio e até mesmo a NASA usou um slinky em seus projetos. Graças a esta impressionante versatilidade, o brinquedo foi consagrado como o “brinquedo oficial do estado da Pensilvânia”. É uma tarefa complexa estimar ao certo quantos slinkys foram vendidos desde sua criação, mas os numeros sugerem que apenas nos primeiros 60 anos de existência da molinha, 300 milhões de unidades teriam sido vendidas. Se considerarmos as versões plásticas coloridas made in china, que foram sucesso na década de 90, o número pode ser muitas vezes maior.
693123350px 2006 02 04 Metal spiral Slinky, o homem mola: A fantasia mais legal do mundo

Uma coisa interessante sobre o slinky é que ele foi inventado quase que por acidente, pois Richard James estava tentando desenvolver uma mola que pudesse suportar e estabilizar equipamentos de navegação e precisão em dias de mares revoltos. Sem querer, ele esbarrou numa dessas molas que estava em repouso sobre a mesa e ficou abismado como ela desceu a mesa, quase que dando um “passo” para uma pilha de livros e de lá para o chão, de uma forma que parecia “estar viva”.
O cara correu para casa e contou a sua mulher, Betty, o que havia visto, mas ela estava incrédula. Ele então mostrou a ela, numa demonstração ao vivo e se espantou com a reação de surpresa da mulher. Foi ali que ele pressentiu que poderia estar diante de um produto de grande sucesso.
O casal tomou um empréstimo de apenas 500 dolares no banco afim de financiar uma pequena fabricação de slinkys. Eles fundaram a “James Spring & Wire Company”.
O brinquedo era vendido a um dolar, embalado num pacote de papel amarelo, mas o alcance ainda era limitado. James penou por um tempo até conseguir convencer um grande magazine a investir no slinky. Quando ele conseguiu convencer a Gimbly de Nova York, toda a capacidade de produção da “James Spring & Wire Company”, 400 slinkys era vendido em ridículos 9 minutos. A molinha era um fenômeno. Com grana e vontade de ganhar mais, o casal investiu tudo que eles tinham, e fizeram equipamentos capazes de produzir um slinky em poucos segundos. Em 1946 o slinky foi apresentado mundialmente na American Toy Fair e o sucesso se estendeu para o mundo. Eles investiram pesado em publicidade em programas de TV, e lançaram variações do slinky, coloridos, com olhos de plastico, com pedaços de bonecos… Tudo que tivesse aquela mola no meio vendia feito água no deserto.

O investimento valeu a pena. Nos primeiros dois anos já haviam vendido cem milhões de slinkys.

Se você acha o slinky legal, dá uma olhada nesta fantasia de slinky.

É extraordinário, né? Não me pergunte como que o cara faz aquilo. Não faço a mínima ideia. Mas você até pode descobrir se tiver bala na agulha, a fantasia está sendo vendida no Ebay por nada menos que UM MILHÃO DE DÓLARES! Olha só!
fonte

Artigos relacionados

6 comentários em “Slinky, o homem-mola: A fantasia mais legal do mundo”

  1. Caraca Phil…parabens!  Vc consegue transformar um “simples” video em algo realmente interessante… por isso que entro no teu site todo dia! hehehe….muito bom e só novidades! Parabens! E Feliz Natal pra vc e pra sua familia!

  2. Bá, muito legal essa fantasia! Hahaha … legal a fantasia, porque o preço…. 😛
    Eu brincava bastante com essa mola quando criança, mas pagava uns dois ou  3 pila, nessas lojas tipo 1,99 que vendem coisas bem baratas mesmo.
    Feliz Natal para ti também!
    =)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.