Sinais de radio podem ser de alienígenas?

Sinais de radio podem ser de alienígenas?

“Somente em nossa galáxia, a Via Láctea, existem quatrocentos bilhões de estrelas. Se apenas uma em cada um milhão destas estrelas possuir planetas orbitando ao seu redor, se um a cada um milhão destes planetas possuir algum tipo de vida, e se em um a cada um milhão destes mundos existir vida inteligente, deverão então existir literalmente milhões de civilizações no Universo.”

Com estas palavras a personagem Eleanor Arroway, a Ellie, interpretada pela atriz Jodie Foster, inicia um dos filmes de maior sucesso sobre o tema da busca por vida extraterrestre da história de Hollywood. Contato lançado em 1997 e dirigido por Robert Zemeckis, se baseia em fato real e na mais arrojada aventura humana, o projeto SETI.
Surgido inicialmente como um programa governamental norte-americano, passou para a iniciativa privada após anos sem grandes resultados e agora busca parceria nos milhões de humanos aficcionados pelo tema.

O SETI tem um cronograma sério de pesquisa de civilizações extraterrestres, baseado em Ciência pura e, agora, em uma pitada de emoção. Afinal, especular sobre o que seria a maior descoberta da Humanidade não pode ser uma tarefa isenta de emoção, o componente humano que mais chama a atenção dos seres que nos visitam. Uma mensagem vinda de alienígenas é o que se espera como resultado dos esforços, mas o SETI quer chegar até ele com métodos científicos, e usa outros procedimentos para concluir sua pesquisa.
Fonte

Usando vultuosos investimentos em tecnologia e potentes antenas espaciais, os radioastrônomos buscam por algum sinal de inteligência através da amplidão do cosmos. Eu sinceramente nunca imaginei que o Projeto SETI teria algum sucesso, mas reconheço que sua premissa parece lógica. Se uma civilização qualquer evoluir ao ponto de criar equipamentos de radiofrequencia, é possível que estas ondas de radio vaguem pelo cosmos, como as nossas, podendo ser ouvidas em pontos distantes da nossa galáxia e quem sabe até chegando a outras.

Se isso estiver certo, chegará um dia em que encontraremos um sinal coerente, que será testado e verificado diversas vezes até se obter uma comprovação de que o sinal atende todas as prerrogativas de um legítimo sinal de tecnologia alien. E então, enfim, nossa cultura terrestre que se julga Filha única da imensidão infinita do cosmos sofrerá um enorme baque. Será talvez a última das grandes feridas narcísicas do Homem. Espero estar vivo para ver isso acontecer de fato.

Hoje dei uma olhada nos recados e o Marcão tinha me mandado uma interessante notícia:

LONDRES (Reuters) – Um inexplicado sinal de rádio do espaço poderia ser um contato de uma civilização alienígena, disse a revista New Scientist na quinta-feira.

O sinal, que veio de um ponto entre as constelações de Peixes e Áries, foi detectado três vezes por um radiotelescópio em Porto Rico.

A New Scientist disse que o sinal poderia ter sido gerado por um fenômeno astronômico previamente desconhecido ou até mesmo ser uma interferência do próprio telescópio.

Mas a misteriosa irradiação entusiasmou astrônomos em todo o mundo.

“Se eles puderam vê-lo quatro, cinco ou seis vezes, realmente começa a ficar empolgante”, disse Jocelyn Bell Burnell da Universidade de Bath, no oeste da Inglaterra, à revista.

O sinal foi transmitido na principal frequência em que o elemento mais comum do universo, o hidrogênio, absorve e emite energia, e na qual os astrônomos dizem ser o meio mais provável de alienígenas poderem avisar sobre sua presença.

(Por Alistair MacDonald)

Fonte

Sinais de radio podem ser de alienígenas?

Precisamos ter calma. Não vamos nos precipitar dizendo que é sinal de ET. Pode não ser isso. Mas que dá uma animada nas conversas de bar, isso dá!

Related Post

33 comentários em “Sinais de radio podem ser de alienígenas?”

  1. Eu ajudo o projeto SETI. sempre que meu computador fica ocioso (e isso acontece quase sempre) aparece a tela aparece a tela do processamento dos sinais. Mesmo que esse projeto nunca ache algo (e sinceramente acho que os zumbis vão se levantar antes disso) ainda sim é bem satisfatorio saber que contribuo com a procura de inteligencia extraterrestre bem mais que, digamos… o Gus-lunatico-guerreiro-da-verdade. (hehe)

  2. Contato foi baseado no livro de mesmo nome, de Carl Sagan, não sabia que o livro era baseado em fato reais, confirma isso?

    Tenho que ler o livro, só vi o filme.

  3. Acho que um dos unicos jeitos de sabermos a “verdadeira verdade” é ser um astronomo super bem conseituado e trabalhar no governo, se possivel na NASA. Eu acredito nessas múltiplas teorias, de que existe uma omissão da existência de vida inteligente alienígena pelo governo.
    Claro que tem que tentar filtrar o que pode ser verdade e o que é falso. Acho que até 2020 já teremos uma resposta… Espero muito.
    😀

    • Acho que vida fora da Terra se limita em apenas bacterias ou coisa do genero. Essa ideia de vida inteligente ja deu o que tinha que dar. O homem tem tanta ânsia pra encontrar ETE que ja inventou um monte de bunequinhos alienigenas e jogaram na internet com historias . Até hoje ninguem provou nada e nem vai provar! E se realmente existisse e fossem tao inteligentíssimos ja teriamos feito contato e muito mais. Mas deixe a humanidade sonhar, pois sonhar nao paga impostos!!!

  4. [quote comment="69445"]Contato foi baseado no livro de mesmo nome, de Carl Sagan, não sabia que o livro era baseado em fato reais, confirma isso?

    Tenho que ler o livro, só vi o filme.[/quote]
    Desculpe o post duplo, mas o Fabio postou junto comigo. Faço a mesma pergunta. Eu tbm só vi o filme, e tenho o livro aqui em casa. Meu pai já leu o livro e disse que é muito superior ao filme, espero que isso me anime a ler ele XD

  5. é no minimo curioso sinais de radio vindos de algum lugar proximo a galaxia de peixes.
    Digo isso pq segundo o documentário Zeitgeist essa seria a nova era ser seguida, com seres humanos mais inteligentes e o fim do sistema capilista que estamos acostumados a anos.

    Será mesmo que a grande transformação terrestre vem do espaço?

    empolgante

  6. Interessante, mas discordo que a descrença em vida alienígena seja narcisismo. Eu, por exemplo, penso de Ets o mesmo que penso de Deus: seria legal que existisse, mas não existe.

    Na verdade nem sou tão cético em relação à vida em outros planetas. No caso de Ets, eu vejo assim:

    – Vida fora da Terra (qualquer forma de vida) : Acredito muito

    – Vida inteligente fora da Terra : Acredito com moderação

    – Todo e qualquer relato de contato de Ets com humanos: Descrença total. Nunca li ou escutei nenhum que me parecesse sensato ou que não pudesse ser desbancado com um par de perguntas sérias.

  7. Acredito que seja só questão de tempo um contato, por qualquer que seja o meio. Só espero que eu ainda esteja vivo pra presenciar isso. Sobre o livro Contato: um dos melhores livros de ficção científica que existe. Escrito pelo mestre Carl Sagan (astrônomo e autor da clássica série sobre ciência Cosmos nos anos 80) é totalmente ficção porém baseado em fatos ou especulações científicas precisas, caso ocorresse um contato real com alienígenas. O tempo transcorrido no livro entre o contato e a viagem é de cerca de 8 a 10 anos. O filme é muito bom, mas o livro é sem comparação.

  8. Sinceramente acho mais provável q esse sinal misterioso seja nosso próprio ruido de rádio… kkkkkkkkkkkk…
    E Rubens, não, eles não telefonam pra casa. Mandam e-mails… kkkkkkkkk

  9. Acredito em Deus, e já acreditei em Ets.

    Mais acho que são assuntos que não se misturam, fui leitor fanático da UFO, mais cansei, sabe.
    Acho que se fosse acontecer um contato, já teria acontecido e se o governo esconde , bom…
    Essa é a justificativa de tantas lendas e mitos que nem vale a pena usar como argumento.
    È incrivel como são gastos milhões com isso…

    Parece aquele filho rebelde querendo mostrar para o pai que ele está certo de qualquer jeito, não adianta, percam as esperanças,

    Creio que essa ofensiva de Israel e o Obama no poder são o inicio do fim.

  10. Mas será que uma civilização mais avançada que a nossa estaria interessada em se comuicar?

    Vai ver eles veem o que fazemos com nosso mundo, nossas crianças, o que fazemos uns com os outros e querem mais é ficar no anonimato…

    Imagina os terráqueos chegando de isoporsão, frango e farofa no planeta deles e acabando com tudo…

    Aposto que eles têm leis que proíbem sinais de rádio, pois sabem que esperamos um contato por essa via!

  11. [quote comment="69502"]
    – Todo e qualquer relato de contato de Ets com humanos: Descrença total. Nunca li ou escutei nenhum que me parecesse sensato ou que não pudesse ser desbancado com um par de perguntas sérias.[/quote]

    Eu sempre tento ver as coisas pelo lado científico; sou super cético em relação à maioria dos relatos, mas eu mesmo já presenciei coisas (bem de pertinho, por sinal) que não sei explicar.

  12. Um tempo atrás li um artigo de Ian Sample, que é correspondente científico do jornal The Gardian especulando que os ET’s poderiam hackear nossos computadores através do Projeto SETI e outros semelhantes. Mas eles teriam que sacar todo um processo de programação, coisa que acho muito difícil.
    Para quem quiser ler o post do jornal (em inglês) o link é esse:
    http://www.guardian.co.uk/technology/2005/nov/25/news.research
    Com relação ao filme Contato, a obra cinematográfica é surreal, com uma qualidade muito boa. Pena que não fez o sucesso esperado, por se tratar de algo científico, o que não atingiu os gostos de acéfalos de palntão que estão mais acostumado com tiros, corridas de carro, drogas e sexo. O livro, por si só, é superbo, uma obra prima da ficção científica. Nele podemos ver Sagan, através de Ellie, mostrar seu lado agnóstico e encontrar Deus (!) no número pi. Acho que o Mori comentou sobre o livro e o filme no Ceticismo Aberto.
    Recomendo primeiro o filme e depois o livro.

  13. [quote comment="69556"]Mas será que uma civilização mais avançada que a nossa estaria interessada em se comuicar?

    Vai ver eles veem o que fazemos com nosso mundo, nossas crianças, o que fazemos uns com os outros e querem mais é ficar no anonimato…

    Imagina os terráqueos chegando de isoporsão, frango e farofa no planeta deles e acabando com tudo…

    Aposto que eles têm leis que proíbem sinais de rádio, pois sabem que esperamos um contato por essa via![/quote]

    E como tu sabe que eles não fazem pior no planeta deles? O fato de uma civilização ser mais avançada que a nossa tecnologicamente não implica que eles sejam seres melhores ou superiores que nós em todos os aspectos.

    Aliás, curioso como muita gente que acredita em vida inteligente fora da Terra diz que não crê em Deus, mas ao mesmo tempo projeta todos os valores que gostaria de ver numa força superior nesses alienígenas. Dizem que eles são melhores que a gente, mais inteligentes, mais avançados, curam doenças, leem mentes e dominam todas as tecnologias.

    Se pararem pra pensar, não tem diferença nenhuma entre um católico fanático e um ufólogo fervoroso, embora ambos insistam que são totalmente diferentes.

  14. [quote comment="69615"][quote comment="69556"]Mas será que uma civilização mais avançada que a nossa estaria interessada em se comuicar?

    Vai ver eles veem o que fazemos com nosso mundo, nossas crianças, o que fazemos uns com os outros e querem mais é ficar no anonimato…

    Imagina os terráqueos chegando de isoporsão, frango e farofa no planeta deles e acabando com tudo…

    Aposto que eles têm leis que proíbem sinais de rádio, pois sabem que esperamos um contato por essa via![/quote]

    E como tu sabe que eles não fazem pior no planeta deles? O fato de uma civilização ser mais avançada que a nossa tecnologicamente não implica que eles sejam seres melhores ou superiores que nós em todos os aspectos.

    Aliás, curioso como muita gente que acredita em vida inteligente fora da Terra diz que não crê em Deus, mas ao mesmo tempo projeta todos os valores que gostaria de ver numa força superior nesses alienígenas. Dizem que eles são melhores que a gente, mais inteligentes, mais avançados, curam doenças, leem mentes e dominam todas as tecnologias.

    Se pararem pra pensar, não tem diferença nenhuma entre um católico fanático e um ufólogo fervoroso, embora ambos insistam que são totalmente diferentes.[/quote]

    A questão não é se eu sei se fazem pior ou melhor no planeta deles…
    Estou falando de uma civilização mais avançada. PONTO!

    Não sei por qual motivo você menciona o “tecnologicamente”.

    Falei “AVANÇADA” supondo que esse “avanço” esteja ligado ao fato de que eles (seja lá eles quem for) não são estúpidos a ponto de exterminar o meio onde vivem.

    Se seu “avanço” se resume à tecnologia, seu “AVANÇO” deve ser o desodorante que está no armário do banheiro.

    Vida inteligente, ou apenas vida, fora da Terra deve existir (ou não). Comentei sobre uma que existe, que é mais avançada do que nós (não tecnologicamente amigo) e que não fode com o planeta deles.

    Superioridade, inteligência, tecnologia ficou por sua conta!

  15. opa, só cheguei agora. Estranho o MG não está abrindo pra mim o dia todo. Estou tendo que escrever de um server remoto.
    Sobre o lance de recebermos ondas de radio de procedência alienígena, temos que levar em conta que – Ondas de radio nem sempre são enviadas com o propósito de comunicação. Na verdade os cientistas nem esperam por isso. Eles sabem que uma fase do desenvolvimento tecnológico poderia produzir ondas de radio como efeito colateral deste desenvolvimento, como nós fazemos. Daí o que els fazem é procurar estes indícios. Só que as distancias astronômicas são incalculáveis, medidas em parsecs, daí que se mesmo que recebamos um sinal totalmente real de procedência alienígena não teremos como saber se eles já foram extintos.
    (extintos não no sentido de auto-extinção, que tb é possível, mas vivendo bilhões de anos no espaço as chances de cataclismas aumentam muito. Além do que nem todo sol é como o nosso. -Que nem é tão legal, pois em algum momento, daqui a bilhões de anos, ele vai mudar e crescer, até engolir todos os planetas)

  16. El hombre, quando eu falo em ferida narcísica, estou me referindo a um conceito que Freud estabeleceu.

    “Freud descreveu três grandes desilusões da humanidade, que chamou de feridas narcísicas.

    A primeira ocorreu quando Copérnico provou que a Terra não era o centro do Universo, mas, unicamente, um dos muitos corpos celestes que se movem no espaço cósmico.

    Depois, Darwin afirmou que o homem não foi criado à semelhança de Deus e era, simplesmente, uma das conseqüências do processo evolutivo das espécies.

    Por fim, o próprio Freud descobriu que nem somos senhores de nós mesmos, pois toda nossa racionalidade é identificada com o consciente, mas existe também o inconsciente, que não controlamos.”

    A quarta ferida seria o de não sermos órfãos no cosmos. Não seríamos tão únicos quanto pensamos e conseqüentemente nem tão perfeitos quanto gostaríamos. Perfeição esta que nos enganamos ter, inebriados em nossa própria fantasia tecnológica movida a dinheiro e hedonismo.

  17. Caro amigo,

    Também estou estupefato. Como pude pensar em tecnologia numa discussão sobre fazer contato com vidas extraterrestres??? Devo estar ficando maluco!! Ora, me deem um altofalante e uma escada bem alta que eu me comunico com o universo!!

    [quote]Se seu “avanço” se resume à tecnologia, seu “AVANÇO” deve ser o desodorante que está no armário do banheiro.[/quote]

    Claro que meu avanço não se resume a tecnologia, dã, mas me intriga saber que a sua tecnologia se resume a um desodorante velho e bem fedido, ainda por cima.

    [quote]Vida inteligente, ou apenas vida, fora da Terra deve existir (ou não). Comentei sobre uma que existe, que é mais avançada do que nós (não tecnologicamente amigo) e que não fode com o planeta deles.[/quote]

    Ah sim, os Paradoxxus, já ouvi falar. E eu sou surdo (ou não).

    [quote]Superioridade, inteligência, tecnologia ficou por sua conta![/quote]

    Bom, vamos lembrar o que você mesmo disse sobre a tal raça:

    [quote]Falei “AVANÇADA” supondo que esse “avanço” esteja ligado ao fato de que eles (seja lá eles quem for) não são estúpidos a ponto de exterminar o meio onde vivem.[/quote]

    Isso significa então que eles são inteligentes – certo? Mais inteligentes do que quem extermina o meio onde vive, como nós, humanos – certo? Logo, eles são seres de inteligência superior – certo? Então acho que nessa eu pago só um terço da conta.

    Mas não se preocupe. Está desculpado! 🙂

    Abraço, cara!

  18. Acho que destruir o meio onde vive está mais relacionado a egoísmo e preguiça do que falta de inteligência ou avanço tecnológico.

    Se Darwin fosse pego misturando papelão, vidro e restos de comida na mesma bolsa de lixo ele seria menos inteligente?

    Se a Carla Perez escrevesse um poema em papel reciclado você leria?

  19. eu tenho total convicção de que existam muitas formas de vida inteligentes espalhadas pelo universo, isso ate me parece muito obvio, mais extraordinario seria se apenas houvesse vida inteligente nesse planeta …. mas nao acredito que qq civilização tente contato por radio com outra, pq seria ilogico pois na melhor das hipoteses esse sinal so seria captado centenas de milhares de anos depois, ate la ou essa civilização estaria extinta ou muito provavelmente evoluida o suficiente para viajar pelas galaxias.

  20. O PROJETO SETI é uma farsa. Na verdade o total daquelas centenas de super antenas situadas nos desertos dos EUA tem por finalidade o seguinte – tornar a comunicação via celular no sistema solar tão rápida como na terra, ou seja: a finalidade real é de se montar um esquema de comunicação celular entre, por exemplo, a Terra e Júpter em tempo real. Internet entre a Terra e Marte já existe, você deve saber.
    Mas o que eles querem mesmo é telefonia em tempo real.
    Claro que isso é uma arma poderosa na conquista de um espaço onde quem chegar primeiro é o dono.
    Para evitar o olho grande de outros países eles inventaram essa lenga-lenga de projeto SETI.
    Eles sabem que projeto SETI é estéril, os ETs não seriam bobos de dar a sua localização sabendo quem nós somos, ou só por exemplo quem Israel é…
    Mas já enviaram naves programadas para mandar sinais do espaço, digamos, de um Voyager que esteja em Plutão, com a finalidade de conferir o sinal daqui.
    Só é estranho que o sinal captado já tenha vindo de outro sistema solar, mas mesmo assim quem captou pode estar errado na localização.
    Só revelo este segredo neste site mesmo, do Mundo Gump, é o único lugar que tem leitores com nível para entender a matreirice dos Estados Unidos. Isso aí é uma raposa, véio…

  21. Realmente,é incrível.Na minha opinião, devem existir civilizações com milhares ou milhões de anos de tecnologia,talvez muitos já até receberam esses sinais.

  22. O que eu acho esquisito e até dificil de acreditar, é que só agora eles receberam ou perceberam esses sinais de rádio. Eu acho que eles já estâo monitorando a muito tempo, desde quando o SETI começou a funcionar, esses sinis e fazem questâo de esconder. Matematicamente ou estátisticamente é certeza que existem ou já existiram civilizaçôes técnologicamente avançadas no cosmos. Esses sinais devem estar viajando por nossa Galaxia há pelo menos milhôes de anos. Decifra-los é muito dificil mas interpita-los ou enxerga-los já é bem mais fácil.

    • Acho que vida fora da Terra se limita em apenas bacterias ou coisa do genero. Essa ideia de vida inteligente ja deu o que tinha que dar. O homem tem tanta ânsia pra encontrar ETE que ja inventou um monte de bunequinhos alienigenas e jogaram na internet com historias . Até hoje ninguem provou nada e nem vai provar! E se realmente existisse e fossem tao inteligentíssimos ja teriamos feito contato e muito mais. Mas deixe a humanidade sonhar, pois sonhar nao paga impostos!!!

  23. Uma coisa é certa que se fossem hostis já teríamos recebido um belo contato. Se não são hostis eles não tem por que fazer contato, afinal nada nosso interessa a eles. Isso é tão lógico.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares