Prototipagem rápida em breve chegará a Arquitetura

Compartilhe

O lance é tão bizarro que vocês podem pensar que se trata de primeiro de abril. Mas o fato é que a prototipagem rápida está em grande evolução, ao ponto em muito breve, que chegará a Arquitetura.
Existem muitas técnicas de prototipagem rápida, e uma das mais conhecidas é um processo em que uma maquina vai depositando um aglutinante especial em finas camadas de gesso, de modo que a figura é impressa, camada por camada.
Eu mesmo já fui impresso em 3d!

Olha só que legal: No meu trabalho no Instituto Nacional de Tecnologia, existe o único scanner 3d de gente que usa alta resolução da América do Sul. Este é o mesmo equipamento usado na digitalização dos caras em Hollywood. O aparelho ficava no laboratório de Ergonomia, que era onde eu trabalhava lá no INT. Nos testes iniciais do scanner eu fui digitalizado e depois o meu amigo Guilherme me prototipou usando uma maquina Zcorp. Parece até uma maquina de lavar, mas ela é uma impressora 3d. Esta aqui:

20071226173231998 Prototipagem rápida em breve chegará a Arquitetura

O resultado é este mini-mim:

minimim Prototipagem rápida em breve chegará a Arquitetura

Até então, a prototipagem rápida era usada para criar peças de variados tipos, de jóias e modelos em escala real de produtos. No entanto, o custo para produtos de grande escala é muito alto. No exterior as grandes montadores possuem equipamentos capazes de fresar grandes blocos de isopor ou poliuretano, criando as formas básicas de carros inteiros.

Pois bem, eis que alguém teve a ideia estrambúlica de fabricar uma impressora gigantesca, que vai IMPRIMIR UMA CASA INTEIRA de uma só vez. Se der certo, vai ser sensacional.
A idéia surgiu na mente do designer e arquiteto italiano Enrico Dini. O sonho do cara é imprimir prédios e ele não está poupando esforços para tirar do papel esta idéia.

3d priter1 Prototipagem rápida em breve chegará a Arquitetura

O sistema operaria com areia e um aglutinante especial, imprimindo uma casa cerca de quatro vezes mais rápido do que seria possível fazer usando recursos tradicionais, e custando apenas um terço do valor total usando cimento Portland.

3d priter Prototipagem rápida em breve chegará a Arquitetura

3d imprint Prototipagem rápida em breve chegará a Arquitetura

A máquina parece muito uma impressora jato de tinta, só que usa areia no lugar do papel e uma supercola no lugar da tinta.

3d printer 2 Prototipagem rápida em breve chegará a Arquitetura

O equipamento já produz seus primeiros testes

A prototipagem rápida aplicada a arquitetura além de liberar os designers para formas realmente intrigantes e espetaculares permitirá que as construções sejam geradas praticamente sem geração de lixo, o que é uma notícia excelente para o meio ambiente.

02 model Prototipagem rápida em breve chegará a Arquitetura

Apenas a criatividade limitará as super estruturas criadas com a ajuda da prototipagem

Mas se você pensa que o arquiteto se limita a casas, está muito enganado. O cara é ousado:

printed7 r1 Prototipagem rápida em breve chegará a Arquitetura
” Meu objetivo maior é usar a tecnologia da prototipagem rápida para finalizar a Catedral da Sagrada Família”
Legal, hein?? Parece maluco? E olha que eu nem falei dos planos de usar o sistema dele para erguer construções na Lua. Sim, eu disse NA LUA! Pelo menos, pó lá e o que não falta.

fonte

Artigos relacionados

3 comentários em “Prototipagem rápida em breve chegará a Arquitetura”

  1. Cara, eu meu lembro quando fui lá com você, e ainda estava dentro das caixas… quase contêineres, e depois quando fui lá e já estava montado, não quis perturbar a galera para fazer um mini mim… mas agora me arrependo… hehhehehehe

  2. muito legal o mini Philipe!

    Já da para antever os beneficios e males dessa tecnologia:
    * poderiamos comprar produtos pela internet que seriam impressos na nossa casa em segundos!
    * por outro lado pessoas mal intencionadas poderiam imprimir armas de fogo e todo tipo de armas brancas às toneladas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.