Projeto Boneco do John Locke – LOST – parte 3

Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 3Missão impossível – a cabeça de John Locke. – Não deu pra filmar, porque a webcam tem um refresh muito lento. O fps fica lá em baixo e sai tudo embaçado. Não tem nem macro. Uma merda. Assim, me limitei a tirar umas fotos dos principais momentos e estágios do modelo.

Após definirmos como seria o boneco e a posição e tamanho aproximado, eu começo o trabalho na cabeça do personagem.
A primeira coisa a fazer é entrar na internet e catar em tudo que é lugar fotos do Terry O´Quinn.
Eu monto todas as fotos numa folha, que imprimo para facilitar o processo.
Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 3
Em seguida, tenho que pegar o material. Para esta cabeça, normalmente eu usaria Super Sculpey, a minha massa preferida. Recaptulando sobre esta massa, ela é uma polyclay. Uma polyclay é uma massa feita com polímeros plásticos e solventes especiais que não endurece até que você queira. Quando você resolve que o boneco está pronto, você leva o boneco ao forno e ele assa, e assim fica duro como se fosse durepoxi endurecido. Só que bem mais leve.
Desta vez eu resolvi fazer o John Locke usando um material desenvolvido pelo meu amigo Leonardo Rodrigues da MSFX.
É uma notícia ótima saber que existe uma massa de escultura para bonecos formulada única e exclusivamente tendo o artista de efeitos e criadores de bonecos brasileiros em mente.
A Massa criada pelo Leonardo é bem parecida com a Super Sculpey na questão da facilidade de trabalhar, dá detalhe pra caramba e é bem mais barata que importar dos EUA.
Ela tem a vantagem de ser cinza. Sendo cinza ela evita que eu gaste comprando primer para ver detalhes do boneco. Muito bom isso. O nome da massa é Poliesculp.
Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 3
Então eu pego um pedaço meio de olho, sem pesar nem medir.
A massa, quando você tira da embalagem plástica está dura e quebradiça.
Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 3
Isso é algo normal com este tipo de material. É necessário misturar bem a massa até que ela adquira a consistência de massinha.
Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 3
Bom, eu começo a peça pegando um pedaço da massa e fazendo uma bolinha.
Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 3
Em seguida, aperto as laterais da bolinha.
Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 3Com os dedos eu puxo o que será a face.
Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 3
Depois, com um instrumental, eu faço uma marcação de linhas na peça, isso me ajuda a fazer os olhos no mesmo nível, tamanho do nariz, etc.
Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 3Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 3

Pra quem não lembra, instrumental são aqueles ferrinhos de dentista. Aqui estão os que eu estou usando nesta peça. Mas não é necessário tudo isso. Dá pra fazer até suas próprias ferramentas de palitinhos de dente e picolé. E até usar aquelas ferramentas de modelagem em biscuit. Algumas são até muito boas.Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 3

Eu perfuro as órbitas oculares usando um boleador. Boleador é uma ferramenta com uma esfera na ponta.
Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 3
Depois eu pego uma bolinha de massa, faço uma minhoquinha e crio o nariz com ela.
Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 3
Aí é só começar a trabalhar em cima da minhoca para ela começar a parecer um nariz.
Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 3
Eu aplico então uma outra minhoca em baixo, para fazer o lábio superior
…E depois o inferior
Então eu aliso um pouco para misturar as camadas de massa. Até aqui nada a ver com o Locke, eu sei.
Vou adicionando mais detalhes e fazendo ajustes. Depois eu pego suas bolinhas e com elas aplico as pálpebras na região dos olhos.
Feitos os olhos eu começo a trabalhar mais em cima da peça, puxando pra cá e pra lá até ela chegar na forma que eu quero.

Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 3

Duas horas e meia mexendo aqui e acolá, a cabeça chega na forma final. Ainda está grosseiro o acabamento. Mas isso é natural. O acabamento é feito com a peça inteira esculpida. Eu faço veirificações periódicas com um paquímetro para ver se está na escala. Ela tem 2,5 cm.
Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 3
Já dá pra ir para o corpo.
Espero que vocês gostem.

ATUALIZADO – Acompanhe os posts seguintes:

A idéia
parte 1
parte2
parte3
parte4
parte5
parte6
parte7
parte8
parte9
parte10
parte 11- FINAL

Related Post

36 comentários em “Projeto Boneco do John Locke – LOST – parte 3”

  1. Poutz, não canso de ler, reler, ler denovo, e só pra terminar, ler mais uma vez esses passo a passo que você faz dos bonecos ^^

    Muito bom que tá ficando esse Locke \o/

    To doido pra ver o boneco pronto >.< Muito 10. Parabéns pelo talento ^^

  2. ficou ótimo, muito bom mesmo.
    os vincos na testa estão certinhos. o nariz e o lábio inferior estão perfeitos!

    estou começando a desejar um pra mim tbm.. esse boneco vai ser disputado à tapas.

  3. Tá muito bom rei.

    Assim como o Luís comentou acima acho que a cabeça de Locke é só um pouquinho mais achatada
    A expressão facial ta muito boa.

    Olhando você fazer parece tão fácil. Pena que só parece hahaha

  4. Cara, ficou massa a expressão… só acho que a cabeça dele ficaria um pouco melhor mais “achatada” ela ficou muito “pontuda”… O Locke tem uma cabeça um pouco mais chata…

  5. Tá ficando show Philipe, continua que eu quero ver o resultado!!!
    Falando nisso, o Leo da MSFX, vai ajudar com a premiação do contest…
    vc botou pilha, eu comecei o contest lá e vc ainda não se inscreveu!!!
    Bora modelar velhão!
    Abração!

  6. Fala, Phillipe…
    Cara… muito show que está ficando esse boneco… você é talentoso de verdade… gostaria de aprender essas técnicas de modelagem… tem dicas de sites com informações sobre materiais, etc??

    Mais uma vez, Parabéns!!!

    Até mais…

  7. Pois é, a Nivea também acha que a cabeça do Locke é mais achatada um pouco. Eu acabei fazendo ela um pouco esticada. Foda é que agora eu já assei e tá duro.
    Quandoa escala é pequena, como no caso 2cm, vc tem que fazer o rosto meio caricato, não pode ser muito sutil. Escala pequena é fogo, potque qualquer errinho vira um errão.
    O chato de fazer rosto, ainda mais quando é retrato assim, é que é uma coisa quase impossível de ficar direito. Às vezes, a gente usa o compasso de medição pra ver os tamanhos e tal e cada parte do rosto do personagem parece estar certo, mas o todo não está. Quando acontece isso, o bom é largar a peça por uns dias e se desligar. O problema é que se eu fizer isso, vou morrer de ansiedade, e outros trabalhos na fila não vão deixar.
    Então, como eu acho que dá pra reconhecer que é o Locke, vou deixar ela assim e continuar no corpo. Aí só no final, se for o caso, eu faço outra cabeça mais achatadinha. Não vejo a hora de fazer o porcão com as tripas sanguinolentas!

  8. Dá nada não meu!! Qualquer fã de Lost já reconheceria “de cara” a face do Locke aí!!

    Meu, isto lhe renderia bons frutos ($$$) se você pegasse firme na massinha.

    Como vai ser o sorteio dele mesmo?? Quantos terei que matar??

  9. Obaaaa!!! Vou entrar na briga eheueheueheue
    Quando vai ser o sorteio?????
    Philipe talentoso como sempre!!!! Trocadilhos à parte, ficou “massa”!!!!!!! ahauahauahaua
    Show demais!!!

  10. VAleu Ester, o sorteio vai ser assim que eu acabar as réplicas do boneco. Até lá eu vou colocando os updates em sistema passo-a-passo aqui pra galera ir acompanhando. Eu calculo que seja na semana que vem. Fabiano, eu faço eventualmente umas peças comissionadas. Dá uma graninha, mas que compra fatura mais, porque o cliente usa para replicar o modelo e com algumas cópias ele abate o custo da matriz e fica só no lucro.
    O sorteio vai ser de duas peças. Uma será sorteada entre leitores. Todo mundo que comenta. O outro entre blogs que linkam o post numero um do projeto locke com o trackback pra lá.
    Assim, se vc linka isso no blog do veio e comenta aqui, passa a ter 2x mais chances. Sacou?

    Flavio, eu não sei se a massa já está sendo vendida. A minha é uma massa de testes que recebi para avaliar. Gostei tanto que resolvi fazer o boneco. Mas tenta lá: http://www.fxarte.com
    lá neste endereço é que será vendida.

  11. Philipe, tá ficando show, realmente eu ia falar da cabeça, mas já deixaram isso claro, outra coisa também que eu não sei se vc está se preocupando e nem sei se dá pra fazer é a barba mal feita, barba de quem faz ela com facão mesmo, hehehe.
    abçs,

  12. Parabéns Philipe! Tá show de bola. É óbvio que (fora o museu de cera) sempre fica uma ou outra diferença do original pra peça, mas tá muito fácil de reconhecer o Locke. Tá do c***lho!

    Tô ansioso para ver o resto do boneco e ter minha chance no sorteio.

    Keep up the good work!!

  13. Tem coisa que aprendemos, tem coisa que apenas observamos.Deve ser fantastico colocar nossos pensamentos em uma forma palpavel, coisa que jamais acontecera comigo. Dom é Dom,e não se fala mais nisso. Maravilhoso.
    Marinilson

  14. hotmaihl, eu não acredito muito em dom. Costumo dizer que pra mim, “Dom” é Dom Pedro.

    Eu acredito em HSBC
    Não, não é o banco. É Horas Sentado com a Bunda na Cadeira. Ralação.
    Qualquer um esculpe isso se quiser.

    É claro que existe aptidão, e tal. Mas a aptidão é responsável por 10%. O resto é trabalho.

  15. Está muito bom. Pode até não parecer nessa etapa, mas assim que for pintada, a cabeça deve ficar pelo menos com 90% de similaridade.
    E é como o Philipe disse, o problema da escala é sinistro.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares