Pin It

Por que a NASA edita todas as fotos de marte antes de divulgar?

O Título deste post é um mistério que até agora carece de uma explicação satisfatória. Infelizmente, após ler sobre o assunto em alguns sites eu não cheguei a uma conclusão que justifique o fato da agência aeroespacial Norte Americana alterar as fotografias do chamado Planeta Vermelho. Sem poder dizer o porque, vou me limitar apenas a apresentar as evidências que norteiam esta desconfiança de muita gente – alguns inclusive envolvidos em pesquisas espaciais.

marsspiritsundialap6 Por que a NASA edita todas as fotos de marte antes de divulgar?   Curiosidades

Aqui está uma foto em que vemos parte de um equipamento da sonda SPIRIT. Como podemos observar, a sonda spirit possui uma coisa parecida com um joystic acoplado nela onde podemos ver claramente algumas cores.  A principal delas é o azul. Porém, quando vemos as fotos obtidas em Marte com a sonda Spirit e divulgadas pela NASA, cadê o tom azul?

Confira na imagem original, direto no site da NASA.

Foi a partir desta fotografia que as suspeitas de que a NASA estava alterando as fotografias de Marte para aparecer mais inóspito do que na verdade seria, surgiram.

As hipóteses sugerem que por alguma razão desconhecida, a NASA altera as imagens mudando os tons de azul para vermelho. Observe o céu. Ele é vermelho. Se atribuirmos uma taxa de correção de cor em que o azul vira vermelho, em tese seria possível fazer a operação inversa e mostrar como seria -de fato – uma foto tirada em Marte sem a tal adulteração. A adulteração seria -não sei se a única, mas talvez uma boa justificativa para que  o quadrante verde no “joystic” se transforme em laranja. Isso porque o verde é uma combinação de azul e amarelo. Se mudar o componente cromático azul na imagem em vermelho, mais o tom amarelo teremos um tom laranja, o que supostamente aconteceu nesta imagem. Se isto for real, então todos os elementos verdes na imagem foram convertidos em laranja, e tudo que é azul foi mudado para vermelho.

A coisa começou a ficar mais e mais escabrosa quando algumas fotos apareceram em eventos patrocinados pela própria NASA e que mostravam imagens de Marte em tons levemente diferentes dos que estamos habituados a ver. (alguém teria dado mole e pegou imagens que não haviam ainda passado pela edição?) Observe o fundo desta apresentação da NASA feita pela Associated Press:

marsroversffrs103200401io9 Por que a NASA edita todas as fotos de marte antes de divulgar?   Curiosidades

Estranho aquele céu azul ali, não?

Curiosamente, uma foto similar foi posteriormente disponibilizada pela NASA. Note a diferença:

pia05036eb1 Por que a NASA edita todas as fotos de marte antes de divulgar?   Curiosidades

Não é a mesma imagem, isso é óbvio, mas veja aquela montanha no horizonte. Dá pra ver que a sonda estava seguindo uma trajetória na mesma direção quando obteve as imagens e portanto, elas fazem parte de um mesmo pacote de imagens, tiradas com pouco tempo de diferença. Devido às condições de sombra nas pedras, podemos ver que não passou mais do que alguns minutos entre a imagem projetada no telão do evento e a imagem divulgada pela Agência Aeroespacial Norte Americana. Se isso estiver certo, este argumento demolirá todas as alegações de que a diferença cromática entre ambas é produto de um pôr-do-sol.

Estamos frente a frente a uma grande coincidência? Teria a imagem mostrada no telão sido descaracterizada por um projetor descalibrado?

Outro fator bem curioso quando falamos sobre a NASA e seus editores de imagem diz respeito ao grau de  desfoque que aparece nas imagens deles. Um especialista em imagens e entusiasta de astronomia Keith Laney usou uma série de dados RAW fornecidos pela sonda para reproduzir em seu próprio estúdio as imagens enviadas pela sonda. Curiosamente, as imagens obtidas por Laney são incrívelmente mais detalhadas do que as divulgadas pela NASA.

Veja a imagem da NASA

pia05037yu4 Por que a NASA edita todas as fotos de marte antes de divulgar?   Curiosidades

Veja a imagem de Laney

vftwebpanwt0 Por que a NASA edita todas as fotos de marte antes de divulgar?   Curiosidades

Como explicar que um cara, civil, não ligado à organização consiga obter imagens de melhor qualidade que as do site oficial da NASA?

As hipóteses parecem apontar para uma tentativa de supressão de informações. Mas se isso for verdade, do que é que a NASA tem medo? Por que investir milhões de dólares em robôs e equipamentos ópticos sofisticados  para alterar as cores e deixar as imagens menos nítidas?

airbagmarks380285hh6 Por que a NASA edita todas as fotos de marte antes de divulgar?   Curiosidades

Esta imagem divulgada pela NASA acima não diz muita coisa, mas após ser corrigida de volta com os valores tonais corretos, revela o que parece ser… Lama?

Pelo menos é o que parece ser.

2p126991663eff0205p2530fv6 Por que a NASA edita todas as fotos de marte antes de divulgar?   Curiosidades

Os cientistas do Armes Resarch Center ficaram tão interessados nesta imagem em particular que usaram um computador para converter esta imagem em 3d.

airbag380269bn0 Por que a NASA edita todas as fotos de marte antes de divulgar?   Curiosidades

A NASA se limitou a dizer que a imagem mostra o que parece ser uma anomalia no solo causada pelos airbags da sonda.

Outra pergunta estranha é: O que é esta coisa que parece uma bola de golfe?

marsgolfer3 Por que a NASA edita todas as fotos de marte antes de divulgar?   Curiosidades

fonte

88 Comments

  1. Impressionante. Será que estamos sendo vítimas realmente de um complô de acobertamento deliberado de informações científicas ue poderiam vir a chocar o mundo inteiro? E a comunidade científica fora dos EUA não tem nada o que falar a respeito? Se isso for vedade, o que mais pode estar sendo escondido da opinião pública? Aqueles vídeos que rolam pela net com depoimentos de ex-astronautas sobre bases e naves extraterrestres que acompanhavam os vôos espaciais começam a ganhar um pouco mais de credibilidade, mas ainda é bom manter a calma e usar o bom e velho senso cético…

    Reply
    • A verdade é só uma.
      é muito provavel que ele nunca mandarem sondas para fotografar marte, quem sabe estas fotos foram de um deserto dos estados unidos como o Arizona procure no google as fotos deste dezerto e você vera que muito semelhante a marte é só ascresentar um pouco de vermelho e temos marte aqui na terra… Hora eles não fizeram a mesma coisa com a suposta ida a Lua? visite meu blog.

      Reply
      • GOSTEI DE TUDO QUE OS ETES VÃO VIR PRA CA

        Reply
        • Legal, mas vocês são burros para coseguir entender qualquer coisa que esteja fora da ética humana!

          Reply
          • você chama as pessoas de burro e nem sabe escrever a palavra CONSEGUIR ao invés disso escreveu COSEGUIR.

  2. vamos as possibilidades: é a foto de um deserto na Terra e os caras nunca mandaram nada pra lá OU descobriram mais coisas do que nos contam como por exemplo agua liquida e coisinhas vivas.
    sempre detestei essas fotos toscas da nasa.
    como pode tirar fotos belissimas de galaxias e ter fotos tao ruins de marte?

    Reply
    • Talvez haja um interesse militar para esconder a verdade,havendo possibilidade de vida em Marte,mesmo que seja por condições artificiais,alí seria um ponto altamente estratégico,vejo muito militarismo na história dos USA,E pouco senso com a comunidade internacional ;ex tratado de kioto.olho vivo.

      Reply
  3. As duas possibilidades que você citou envolvem complôs. Uma que poderia ser pra usar a verba destinada à pesquisa espacial (mesmo não sendo tanta) pra outra coisa. E a segunda pelos motivos já expostos. Tb concordo sobre a qualidade das imagens. Mesmo as maiores fotos de Marte disponíveis não são tão grandes assim quanto de uma câmera digital semi-profissional que você compra pela net. É esperar pra ver mesmo no que isso vai dar (ou não)…

    Reply
  4. po finalmente descobrir onde foi parar minha bola de golfe!!!!

    obrigado MG e NASA

    Reply
  5. A nasa nunca escondeu o tratamento feito nas imagens.
    Se olharem as fotos no proprio site que o artigo indica verão fotos onde se diz (truo color) e (false color).
    As cameras fotografam provavelmente em RAW e a nasa deixa claro que as exposições e colorações diferentes são usadas para analzalzar melhor as fotografias.
    Pra quem duvida:
    http://marsrovers.jpl.nasa.gov/gallery/press/opportunity/20080124a.html

    E gente, estamos falando da NASA. Não seriam burros a ponto de tentar esconder uma coisa que um monte de bloqueiro conseguiu “descobrir” sozinho.

    Reply
  6. Por que investir milhões de dólares em robôs e sondas? simplesmente para se manter “na dianteira” da corrida espacial. é típico de americano querer ser o melhor em tudo e não seria diferente nesse caso…

    Reply
    • E e tipico de brasileiro ser pessimo em tudo, em especial em ciencia, e ainda falar mal de americano por despeito.

      Reply
  7. De fato, não é novidade que a NASA altera as imagens.

    Isso pode até ter a ver com questões ufológicas – tendência do texto e do blog. Não sou nenhum expert, mas eu não acho que precisa ir tão longe, nessa questão.

    Qual seria a vantagem para a NASA e para os EUA em divulgas as fotos REAIS de marte? Na opinião deles, eventuais pesquisas científicas feitas pela comunidade não-americana NÃO compensam divulgar as imagens.

    Suponham que a China quer enviar sondas para a superfície de Marte. Seria bom ter imagens em resolução perfeita do solo e da atmosfera para projetar e construir esta sonda. Qual o interesse dos EUA em permitir que a China ou qualquer outro país detenha tais capacidades? Como que alguém envia seres humanos pra marte sem ter como enviar uma sonda antes?

    Aí entramos na VERDADEIRA motivação do programa espacial. O ser humano está no meio de INCONTÁVEIS ameaças vindas do espaço. Meteoros, tempestades solares, galáxias em rota de colisão, extraterrestres, sei lá… um espirro da via láctea pode pulverizar todo o nosso sistema solar em segundos, ou nem isso.

    Os primeiros seres humanos que tiverem a capacidade de realmente viver sustentavelmente fora do planeta Terra serão extremamente privilegiados. Então, numa situação de desastre iminente, os EUA provavelmente estarão mais próximos disso do que qualquer outro país, então estaremos TODOS nas mãos deles. Na prática, já estamos, e é exatamente isso que qualquer país deseja.

    Reply
    • Boa essa sua conclusão, Vinicius.

      Penso da mesma maneira.

      Vamos inventar uma fábula aqui:

      Nosso dinheiro está acabando…
      Digamos que tem uma casa abandonada, más está fechada.
      Pra nós, não existe nada lá dentro, até que um dia, eu resolvo invadir a casa. Pra minha surpresa, tem um monte de barras de ouro lá dentro. Você me pergunta se tinha alguma coisa lá, eu digo que não,nem adianta ver…, bato até uma foto de “todos” os cômodos…, te mostro… Quando seu dinheiro acabar, te dou uma ajudinha, viro o bonzão e tá tudo certo.

      Faz sentido…

      Reply
  8. com serteza existem seres extraterestres eu tenho serteza disso pois existem varios videos que comprovam isto como no segredo oculto se vc puder ver esse site veja e miuto interesante diz ate o que vazou da nassa emuito real!

    Reply
  9. Pra falar a verdade é bem possível que tudo isso se trate apenas de uma grande sucessão de coincidências.
    Não estou afirmando no texto que a NASA está ocultando alguma coisa do povo, apenas estou reproduzindo uma coisa que vi e que parece estranha.
    Não é algo que me pareça fazer sentido. Eu imagino que a NASA deveria ser a primeira a querer divulgar a existência de lama em Marte, já que isso significaria mais verba pra eles.

    Temos que ver com cautela essas coisas.

    Reply
  10. [quote comment="64330"]Ei Philipe, sei que nao tem nada a ver com o post mas, se não tiver publicado ainda, dá uma olhada nessa materia do Kentaro, queria saber sua opinião sobre isso…

    http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/cabecas_decepadas.htm/quote

    Eu já li isso há um tempão. O post é ótimo. Muito gump o cão de duas cabeças…

    Reply
  11. Aew Philipe. Não sei se voce conhece o livro “What NASA Isnt telling you about Mars” do Ted Twietmeyer, que fala exatamente sobre isso e muito mais, usando apenas imagens oficiais da NASA que talvez mostrem mais do que aparentam. Consipiração pura, mas muito interessante pra quem gosta do tema. Da pra achar o .pdf na net, acho que é e-book mesmo.

    Quanto ao site que o colega adelino enviou sobre as true e false colors das fotos da NASA, bom, so posso dizer que, para mim, mesmo as chamadas true colors ainda são exatamente como as imagens do Marte “vermelho” que sempre nos foram passadas, e muito diferentes das supostas imagens “corretas” com o correto tom de azul.

    Reply
  12. [quote comment="64349"]
    Os primeiros seres humanos que tiverem a capacidade de realmente viver sustentavelmente fora do planeta Terra serão extremamente privilegiados. Então, numa situação de desastre iminente, os EUA provavelmente estarão mais próximos disso do que qualquer outro país, então estaremos TODOS nas mãos deles. Na prática, já estamos, e é exatamente isso que qualquer país deseja.[/quote]

    Bem colocado. Ficar à fente na pesquisa científica sobre a sustentabilidade de vida humana em ambientes extraterrenos (Marte, por ex) deve ser uma das premissas das missões espaciais dos EUA.

    Reply
  13. Sem dúvidas, a NASA, dissimula imagens obtidas pelas sondas espaciais, que tem uma boa resolução, o que me deixa puto da cara, e para todos aqueles interessados no assunto. Dizem por ai, que se a NASA, revelar realmente o que existe em Marte, aconteceria um choque violento nas religiões, sobre as fotos tem um blog que sobre noticias a respeito de vida fora da terra, que divulgou algumas fotos de Marte, nas fotos aparece florestas antigas e riachos, o site é esse, http://mundo-ufo.blogspot.com/ entre e dêem uma olhada nas fotos, só que as fotos é muito ruim, cara, fico desgraçado da cara com essas fotos, se as sondas tem uma resolução boa, porque tiram fotos desfocadas e deformadas, será que a NASA quer passar para o foto culto mensagens subliminares diante dessas fotos que parecem não ser reais, será enigmas, tenho dúvidas, Mas acho que vamos saber a verdade de Marte, só quando uma empresa privada mandar sonda para Marte, vamos saber o que realmente existe nesse muito enigmático, enquanto a NASA, que é governamental continuar na ponta dessas pesquisas, nós, nunca vamos saber a verdadeira história de MARTE, tomara que algum bilionário, envie na cabeça de descobrir o que realmente tem em MARTE, dai sim, vamos saber a verdade…

    Reply
  14. Meio inconcretas as circuntâncias…

    Uma organização do porte da Nasa nunca deixaria passar uma evidência óbvia e simples como uma foto…

    Creio que a alteração de tonalidades seja para fins de melhorar a análise…

    Mas se for mesmo algum tipo ‘complô’, aposto que seria um meio de fazer Marte parecer tão inóspito, que ninguém mais se interessaria em estudá-lo à fundo, como eles estão fazendo…

    Todas as hipóteses fazem sentido, principalmente a do Vinícius, mas não podemos esquecer que seria um deslize muito ‘cretino’ deixar uma simples foto exposta em uma apresentação arruinar toda um ‘tramóia’ de dimensões colossais…

    Reply
  15. Nao entendo uma coisa.ninguem se questiona.ée stranho as pessoas acrditarem nisso tudo.oq eu acho q esses milhoes de dolares q a nasa usa para suas pesquisas fraudulentassao desvios de verbas do contribuites.construir algo apenas para aparecer e apenas fazer desmostraçoes para enganar as pessoas de algo q nao existe os EUA ja fazem isso há anos!assim foi com a viagem a LUA..e viajens espaciais. oq eu me pergunto é q esse dinheiro todo sao apenas grana desviadas para falsos projetos.se cada um de nós pensarmos a NASA ate hoje apenas tem videos e fotos muito duvidosos da viagem a LUA..é só procurar e pesquisar q cada um de vcs conseguem essas informaçoes q desda epoca da minha mae muita gente ja falava q aquilo era pra s epromover e arredadar milhoes de dolares com desvios do dinheiro publico.oq se passou foi um teatro diantes da tv q nao era como de hoje de alta definiçao.enganar o publico antes foi super facil….oq custa vcs pensarem q nao fariam o mesmo.pq nao há outra agencia espacial na terra como principal agencia espacial junto com a NASA?pq nao pode!os segredos seriam descoberto.e quem tiver algum ta fechando juntinho com a NASA.oq eu acho q essas fotos mentirosas sao da TERRA MESMO!!nao há robo satelites nada em MARTE..é tudo pra arrecadar fundos.temos q olhar e pensar pq como eu disse nao existem provas 100% reais q esses lugares sao martes.mas vcs se perguntam…pq entao fazer essas enganaçoes sobre mentir e ocultar????isso faz parte do esquema para q fique mais reais a situaçoes e para q o povo realmene pense q tudo q a NASA faz é verdade.eu nao acrdito em viagem a LUA em 1969,,,e muito menos nessas historias de fotos de robos em martes.devemos ficar alertados pq isso continua ate hoje.eles podem muito bem pegar uma foto de algum ponto da terra nao muito explorado e editar com cores e pronto….ta aí o planeta MARTE!depois é jogar duas fotos ..uma editada e outra nao e deixar o povo e a midia confusos para acharem q tao fazendo algo a mais la em marte quando na verdade nao há algo nenhum acontecendo…apenas grana pra caramba sendo desviados dos cofres publicos!.

    Reply
    • esse é o retrato da ignorancia cientifica…

      Reply
  16. Meu medo esse Fabiano de Souza, e não ser verídico as sondas enviadas a Marte, for uma farsa as fotos tiradas pelas sondas, acho que saberemos a verdade, quando uma empresa privada lançar algum satélite a Marte, dai sim vamos saber a verdade, sobre o projeto apollo, foi a maior putaria, que eu já ouvi falar, foi a maior trepação a maior putaria, que os Estados Unidos forjaram, para ganhar a guerra fria com a URSS, sem dúvida, bem capaz mesmo que em 1969 eles teriam tecnologia para tal empreendimento, é ridículo, qualquer leigo no assunto tem a capacidade de discernir se é verdade ou mentira, mas isso me deixa infeliz, pois eu queria que fosse verdade que o homem pisou na lua, isso só vai acontecer em 2020, a NASA diz que vai enviar novamente o homem ao nosso satélite natural, dizem que vão enviar novamente, mas não é novamente a palavra certa, vão enviar o homem a lua, pela primeira vez, pois nunca mandaram ninguém na lua, eu li em um artigo, não me lembro a onde, que a NASA, propôs a outras agencias espaciais, a fotografar os jipes, que eles utilizaram para se locomover em solo lunar, pô, a Índia diz que mandou uma sonda para lua, porque elas não procura vestígios do projeto apollo, isso iria provar se o homem realmente foi a lua…

    Reply
    • splinter. me diga as irregularidades que apontam a “farsa” da viagem a lua que eu terei prazer em refuta-las. Alias, nao foram uma vez a lua apenas, caso nao saiba.

      o desafio está lançado.

      Reply
  17. Olha Splinter..pois é…muita coisa aconteceu de errado sobre essas historias de viagens espacias e tal.mas vc tem q saber e analisar q tudo q o homem fez na lua foi a base de baterias!!!!q baterias sao essas?o jipe q vc mencionou era a bateria e ele ficava pra cima e pra baixo andando.nao é posssivel q aquilo seja a bateria.as roupas tambem funcionvam a bateria..e a comunicaçao em tempo real por telefone ao presidente ao vivo(hauhauahuahuahhua)direto da LUA foi ridiculo. ate hoje isso nao existe.o sinal de um país distante do Brasil por exemplo demora uns 5 segundo.e naquela epoca nao.,…era da LUA cara!!!!como q pode???e o carrinho meu irmao…se vc procurar observar nao há qualquer registro dele sendo colocado no modulo lunar e nem removido quando chegou a terra(tudo mentira).e o modulo lunar se vc observar nao caberia aquele carrinho!!!nao ha qualquer registro dele ali sendo posto no modulo.cara…aquilo tudo foi feito em um estudio.nao há estrelas visiveis no espaço coisa q deveria ser ja q na lua nao tem atmosfera e assim seria super visiveis. a NASA sabendo q nao haveria como por esterlas resolveu por um fundo preto!!!os EUA ganharam investimento do mundo todo e reconhecimento pois quem nao vai querer investir em um país e manda homem ao espaço e ainda mais pra LUA?pense bem Splinter…e em 2020 nao vou negar q TAL VEZ ISSO VÁ contecer..mas eu creio q eles farao um teatro cinematografico melhor do q eles fizeram em 1969…mesmo pq hoje p´ra enganar ta bem mais facil.vc mesmo pode ver fraudes muito bem feitas no youtube..q parecem reais feito em computador.ele stem a FORÇA…mas a FORÇA para manipular ..mentir..sobre-julgar..enganar….as pessoas.acrditoq em 2020 vc vá lembrar do q eu to falando aqui.mas espero q as pessoas possam ter um senso q questionamento sobre esse assunto e tantos outros.outra é a temperatura da LUA. la há variaçao da sombra e o sol.e é bem quente fora da sombra…as roupas deles eram refrigeradas???nao nao eram pq pelo q eu procurei saber há tempos atras nao se falam disso em relaçao a rooupas dos ASTRO-autas…e mesmo q elas fosse esfriadas com agua ou seja la oq fosse elas ferveriam com a temperatura.as variaçoes de sombra na fotos de tamanho em relaçao a outras coisas é muito duvidosas ja q toda deveriam medir o mesmo tamanho pois a unica fonte de LUZ q tinha na lua quando eles foram pra lá(mentira)era a luz do SOL mas vc nao vê isso exatamente…vc vê como se tivesse outra fonte de iluminaçao.bem..é isso…valeu ..depois to de volta ao Mundo Gump!
    ps – fotos de marte sao fraudes ou nao???bem, pra mim sao sim e elas foram tiradas daqui da terra!

    Reply
  18. ah….outra coisa….eu esqueci de um detlahe muito importante…..
    A NASA PERDEU TODOS OS ARQUIVOS ORIGINAIS DA VIAGEM DO HOMEM Á LUA.tentem a nalisar o do pq disso.simples…pq hoje qualquer perito descobriria facilmente a fraude.entao a NASA perdeu(perdeu é??sei sei sei)ou melhor…sumiu com as evidencias do crime!entao só restaram aqueles videos q hoje tem no youtube…tv e revistas.melhor pra eles né..assim agora nao estao mais preocupados.mas é serio..eles divulgaram pra todo mundo…q eles perderam seus arquivo ORIGINAIS da viagem a LUa!!vê se pode???isso mostra q a viagem nao existiu jamais!

    Reply
  19. AÍ..ESSA ULTIMA MENSAGEM AÍ É MINHA.É Q EU ESQUECI DE COLOCAR MEU NOME…FOI MAL :P

    Reply
  20. Pra mim, a NASA é tudo um farsa. Existem várias histórias de modificações, manipulações e até simulações de algo que nunca ocorreu – o mais famoso é a chegada do homem na Lua.

    Essa NASA num tá com nada.

    Reply
    • quem nao ta com nada é voce. aposto que bombava em fisica…

      Reply
  21. oi eu sou o prof. carlos, e sugundo os estudos de cientistas ha porcibilidade de 69% que em marte tem vida alienigina

    Reply
    • há também a “porcibilidade” de 99,99999999999999% de vc não ser professor coisa nenhum! Vai aprender a escrever!

      Reply
  22. Alien joga Golfe!! :B

    Reply
  23. Eu vi em um documentário, que realmente antes da NASA divulgar as fotos, estas vão para especialistas em manipulação/modificação de fotos para depois serem divulgadas pela mídia. E estes especialistas são de empresas terceirizadas (o que eu achei muuito estranho) e não da própria agência espacial. Também, pelo que eu saiba (não sou especialista), geralmente as fotos tiradas dos espaço são preto e branco. Os cientistas descobrem as cores das corpos celestes pela sua composição e pela frequencia da energia deles (ou algo parecido com isto).

    Reply
  24. [quote comment="71336"]Eu vi em um documentário, que realmente antes da NASA divulgar as fotos, estas vão para especialistas em manipulação/modificação de fotos para depois serem divulgadas pela mídia. E estes especialistas são de empresas terceirizadas (o que eu achei muuito estranho) e não da própria agência espacial. Também, pelo que eu saiba (não sou especialista), geralmente as fotos tiradas dos espaço são preto e branco. Os cientistas descobrem as cores das corpos celestes pela sua composição e pela frequencia da energia deles (ou algo parecido com isto).[/quote]

    Na verdade as fotos são feitas com câmeras de infravermelho e de raios X, algumas câmeras ópticas fazem fortos preto e branco e outras independentemente das cores mostradas precisam de retoques.

    Reply
  25. Eu trabalho com cinema, e cores sao minha especialidade. Nunca vi tanta baboseira escrita junta. O fato dos itens azuis ficarem vermelhos sedeve a uma razao muito simples. A camera é monocromatica, e as fotos sao colorizadas artificialmente.

    DUH!!

    Reply
  26. Outra coisa, essa de nao acreditar nas viagens a lua se resume em poucas palavras:

    IGNORANCIA CIENTIFICA.

    nao é porque voce nao entende, ou nao sabe nada sobre o assunto, que ele é falso. As “evidencias” que provam que o homem nao foi a lua sao ridiculas pra quem fisica de colegial

    chequem os sites a seguir:

    http://projetoockham.org/historia_lua_1.html
    http://www.clavius.org/

    muito esclarecedores. Se voce nao tem paciencia pra estudar e fica ai acreditando nessas merdas de conspiracao, o problema é seu, pois a ciencia é fascinante e explica todas as “contradicoes” da viagem a lua e de todas missoes espaciais.

    Reply
  27. Galera o negócio é o seguinte: o que a gente tem que fazer é parar com essas discussôes ridíulas de que o homem foi ou não à lua e começar a investigar o que tem la na lua. De acordo com estudos que andei fazendo a NASA tem acobertado um montão de coisas e tem passado desapercebidas pela maioria da população mundial. Outro detalhe é imaginarmos que somos o centro do universo. O homem foi sim à lua, mas a questão é o que Armstrong viu quando estava lá, isso poucas pessoas questionam. vamos investigar galera. :love: :shocked:

    Reply
  28. x_x

    Reply
  29. :ohhyeahh:

    Reply
  30. nao sei pra que tamto misterio essa bosta desa nasa escomde um dia tudo vai ser revelado eles qurendo ou nâo :argh: :argh: :argh: :argh: :argh: :argh: :argh: :argh: :argh: :argh: :argh: :cool: :cool: :cool: :cool: :cool: :curious: x_x x_x :gasp: :love: :X :meh: O_o :ohhyeahh:

    Reply
  31. é pessoal, pelo que da pra vê ai nas imagens, acho que não tem porcaria de robô em marte, tudo mentira é fotinho tirada de deserto, ja imaginava isso, e o homem também não pisou na lua, se pisou na lua, porque não vão novamente, NASA pretende lança robô pra estudar solo lunar, por quê isso? Ja não conhecem o solo lunar, tem tantas fotos e até vídeo, estranho né?

    Reply
  32. Oi pessoal. Bom cada um tem uma opinião sobre tudo, mas por que a NASA quer explorar o universo se nem mesmo conhece tudo sobre o nosso próprio planeta ?
    Outra coisa não estou dizendo que essas informações são falsas como também não sei se a NASA está nos enganãnos, mas do mesmo jeito que pode fazer a imagem vermalha vira azul também podesse fazer a imagem azul vira vermelha vice- versa! Do mesmo jeito que a NASA poderia mudar a cor para nos enganar esse site também afinal a tecnologia está muito avançada hoje em dia, eu mesmo sei fazer esses efeitos.
    Pois é não são a resposta que comandão o mundo e sim as pergunta ..

    Reply
  33. O pior ignorante é aquele que não quer aprender. Gostaria que o gênio Ariel Wollinger me explicasse como o módulo da Apollo 11 carregou o tal Jipe Lunar sem causar um desequilibrio estático no conjunto. Outra coisa. Você, gênio, acredita mesmo que aquela “piada” de módulo lunar vôa? Outra coisa. O que tem a ver a veracidade da física com a veracidade da viagem à Lua? Se você não consegue deixar de se deslumbrar com a Cascata da Lua, apesar de entender de Física(você diz que entende ???), o problema é seu. Engenheiros Aeroespaciais são instruídos por Físicos, e estes, quando não fracos, negam veementemente as possibilidades de se realizar tais viagens com as condições tecnológicas da época.

    Reply
  34. esses dias atras eu tava olhando para o ceu e vi uma coisa se mexendo e eu como sem´pre achei estrAnho feis um monte de formatos e eu falei assim se vc for um ete me da um sinal e nesse sinal eu e meu amigo vimos uma estrela cadente passando bem rapido pra vc se nao acredita mais eu sim todo mundo fica zombamdo de mim pensao que eu estou loco eu estou achando que existe ete na terra ou envolta da terra e tudo isso que eu ja falei eu acho que existeuma tecnologia avançada entre eles que eles podem ler nossa mente

    Reply
    • Cara, o que voce viu é um satélite, ou um IRIDIUM… :sly:

      Reply
  35. o ariel tem razão, o homem já chegou até a Lua pois foi eu quem os recepsionei,porque eu tava lá antes deles.Por que eles não fazem expedições até a Lua agora que temos mais tecnologia que 1969?

    Reply
  36. o Ariel tem razão o homem já chegou até a Lua pois foi eu quem os recepsionou aquela vez em 1969 hi…hi…,Por que não fazem expedições a Lua agora que temos tecnologia mais avansada hein?

    Reply
  37. Caracas nunca vi tanto erro de português num forum só, porque vocês não vão todos prá escola!!!! :omg:

    Reply
  38. mano papo retu os maluko tem até medo de brotar lá , ficam mandando roobozinhos olha lá em !! tem muita coisa escondida quando vir a tona vaai da merdaa !!

    Reply
  39. “Nós somos de Marte e as mulheres são de Vênus”

    Reply
  40. c a nasa naum tivesse mandado nada pra marte concerteza a rússia i mais uma dúzia d outros países ja teriam desmentido e provado com muitu prazer…

    Reply
  41. Muito estranho que na tralha tecnologica envaida com esse robos a marte não tenha sido introduzida camars de video. Seria muito interessante ver e ouvir os sons de lá. To meio por fora, mas estava pesquisando sobre videos feitos pelos robos e não encontrei nada na net. Sera que tem??? Se alguem souber posta o link ai!!!!

    Reply
  42. A NASA tem uma missão tripulada, ja programada para descer em Marte e os astronautas ficarem lá por uns meses. É claro que não mandariam esses astronautas se o planeta não apresentasse condições mínimas de sobrevivência, assim como, tirar oxigênio do gelo e outras possibilidades com o que existe por lá. Se o planeta fosse, comprovadamente, tão inóspito, os americanos já teriam abandonado a idéia de irem lá. Seria melhor e mais fácil ir á lua, onde nunca estiveram, já que tudo foi uma farsa.

    Reply
    • Os americanos FORAM a lua, cara. Essa conversa de que não foram é balela sem fundamento. Os espelhos que eles instalaram lá ainda estão lá e podem ser vistos da Terra. Sobre ir a Marte, de fato é o planeta mais perto. Por isso o ser humano quer ir lá. Até agora só fomos a lua. Marte é a segunda opção natural pela proximidade.
      Mas que em Marte existem condições minimas de sobrevivência, (não para humanos, mas para a vida de uma forma mais abrangente, algas, bactérias, protozoários e etc) eu acredito.

      Reply
  43. O QUE MAIS TEM NA NET (YOUTUBE – PRINCIPALMENTE)SÃO ENTREVISTAS DO PRÓPRIO BUZZ ALDRIN (ASTRONAUTA DA APOLO 11) DIZENDO QUE JÁ VIU NAVES, LUZES MISTERIOZAS ACOMPANHANDO VIAGENS ESPACIAIS. ELE NÃO TÁ MENTINDO, ISSO É FATO. O QUE ELE DIZ FOI A MAIS ABSOLUTA VERDADE, NINGUÉM NUNCA COMENTOU SUAS ENTREVISTAS. QUEM MELHOR PRA FALAR DE OVNI DO QUE O PRÓPRIO ASTRONAUTA BUZZ ALDRIN? PROCUREM NA NET, O PRÓPRIO ALDRIN JÁ VIU OVNI. INFELIZMENTE HOJE ELE É HOSTILIZADO POR VÁRIOS CIENTISTAS. ELE É UM HOMEM CORAJOSO QUE NÃO TEVE MEDO DE FALAR A VERDADE. ALGUNS CIENTISTAS COVARDES E CANALHAS AO INVÉS DE INVESTIGAR E DAR UM MÍNIMO DE CREDIBILIDADE (QUE ELE MERECE MUITO) “QUEIMAM” O HOMEM QUE TANTO CONTRIBUIU PRA CIÊNCIA ESPACIAL.

    Reply
  44. vamos chamar o “DATENA” DA BAND para resolver isso agora!!

    Reply
  45. BOM,OI PESSOAL
    NAO SEI NEM OQ DIZER DIREITO
    MAS:PQ A NASA FARIA ISSO
    COMO O RAPAZ Q DEIXOU O SEU DEPOIMENTO ACIMA
    ESTAMOS FALANDO DA NASA
    ELES NAO SERIAM TOLOS DE FAZER ISSO
    PQ ELES SABEM QUE EXISTEM VARIOS RAQUIADORES NA NET
    NO MUNDO
    UM MELHOR Q O OUTRO
    Q PODERIAM PEGAR AS FOTUS E MOSTRAR A FARSA DA NASA.
    E ISSO PODE SER ALGUEM Q PEGOU ESSA FOTU E SEI LA´USOU O FOTOSHOP NELA E COLOCOU NA NET
    GENTE SÓ DIGO Q EU ACREDITO Q A NASA FALA A VERDADE
    ESPERO Q NAO QUEBRE A CARA UM DIA
    ABRAÇO A TODOS…

    Reply
  46. Galera, se a NASA tá escondendo a verdade, pior pra eles, pois cedo ou tarde a verdade vem à tona. Pensem be, imaginem um intituto espacial chinês humilhando a NASA pela sua falsidade! Cara, ia ser triste ver tanto dinheiro gasto em pesquisa para algo tão vergonhoso. Se eles realmente estão mentindo ( em mentindo mal, pois um blogueiro descobre facilmente o engodo), vai ser pior pra eles.

    Reply
  47. Bom, a verdade está em O Vingador do Futuro, Arnold Schwarzenegger faz uma parada lá nas tecnologias alienígenas que libera o oxigênio em Marte, é tão simples de entender… hehehehehe :B

    Fora essa brincadeira, acho que a verdade nunca será dita, o planeta pode ser azul ou mesmo vermelho, mas há uma necessidade de manipular as pessoas, em passos curtos estamos sacando essas coisas, mas em passos longos, “eles” estão nos deixando mais cegos com essas histórias. Meio que uma conspiração para manter o poder…
    Acho que há um lance pior, mais punk que essa história de Marte.
    x_x

    Reply
  48. po meu pai é sientista e ele dis q a nasa é uma droga

    Reply
  49. bom, não sei se a Nasa está tentando nos enganar ou não.
    Mas eu sei que existem várias possibilidades.
    primeira: as fotos verdadeiras da Nasa são confidenciais por enquanto e não podem ser vistas por algum motivo
    segunda: o cara do site edita as fotos para divulgar o site (a gente ta falando da Nasa, ela é uma das empresas mais respeitadas do mundo se não é a mais respeitada, ela não seria tão tola de editar fotos de uma forma que até um blogueiro persebe)
    terseira: o cara do site mistura fotos da Nasa com desertos da Terra (po! como iam colocar uma bola de golfe ali com tanta tecnologia e pedras!)

    Eu acredito mais na segunda teoria.

    Reply
    • Cara vc viu que o link das imagens é do site oficial da NASA?
      Outra coisa, quando falamos de NASA, é uma organização. Uma organização é feita de pessoas que estão sujeitas ao erro no mesmo grau que um blogueiro ou um pescador.

      Reply
  50. Quem visita sempre o site da nasa sabe que as fotos do telescópio hubble e qualquer aparelho da nasa vem sem cor, as fotos sim são editadas mas grande maioria não é para representar a cor do solo marciano e sim identificar os materiais compostos no planeta.
    Na minha opinião únicas informações manipuladas pela nasa é a de possíveis impactos com a terra, geralmente ela tenta esconder da população para não causar pânico.
    Um bom caso agora é o cometa elenim que irá passar próximo da terra em 15 de março, existem alguns perigos um deles seriam que a órbita mude em direção terra.
    Já o outro perigo seria pela quantidade de detritos que a terra poderia pegar com o rastro do cometa, isso poderia danificar satélites e aparelhos da nasa.

    Reply
  51. Finalmente vi alguem dizer isso…toda vez q vejo uma foto assinada pela nasa…ja sei q é fake…

    Reply
  52. Vi agora um anormal dizer q o os amalukados foram a lua e ainda pra dar razao ao q diz mete dois sites…

    Qr saber…esse ai deve ter apanhado do paipra acreditar q eles pisaram la…a proposito o cantor falecido aprendeu o monnwalker la….

    Ei anormal qm nao tem paciencia pra aprende é vc,,,deveria saber q akela merda de roupa com folhas de aluminio silicone nao aguenta o tranko na lua..

    50 graus é a temperatura da lua qndo bate a luz, , a bandeira nao se torrou…deve ser de algum material ultra mega moderno…
    O cinturao de van halen é pra por na calça né seu anormal…vai estudar antes de meter o pau aki…

    Ja que foram, vai vc na prox viagem a lua…mas com as mesma tecnologias da époka ta

    Reply
    • afinal de contas a superficie de marte não é plana o bastante para se aprender nem ao menos realizar um passo artístico como o moonwalk (agora escreve certo!.), Sua tese insana é muito sem lógica e sem normalia…Parece-se que a sua pessoa não entende nada de estudos e de viver em o século XXI, onde a tecnologia pode não só te levar á lua mas também ao sol!. Só assim pensamento contrários como o seu poderiam ser cremados da melhor forma possivel!.
      Desde já,
      Gratuações!.

      Reply
  53. **250+ graus qndo bate a luz e na sombra -300 graus.

    Reply
  54. Olá moro em porto alegre-rs, sou leigo no assunto mas não so burro, o que acontece na verdade é que lá é possivel sim ciar vida, claro que tudo é uma questão de tempo, mas o que acontece na verdade é que este planeta (marte), sera um lar para políticos corruptos e poderosos e milionários que estão sentados e minas de dinheiro, onde so eles terão acesso a esse “novo lar”, e nos “leigos” e desafortunado ficaremos aqui se matando e extinguindo o resto de vida desse planeta em decadência, ou, melhor ainda.
    tendo uma visão meio que tirada de filme de ficção científica, mas que não foge muito da realidade, ainda mais estando as coisa do geito que estão nos dias de hoje.
    ficaremos aqui trabalhando para eles, em troca de dinheiro e comida e eles ficarão lá no bem bom com tudo do bom e do melhor, dinheiro, tecnologia, carros voadores, etc…
    Axel267@hotmail.com

    Reply
    • CAra marte não é um lugar bom. è um inferno lá

      Reply
    • Amigo, sua visão nada mais é do que uma pura ficção. Expectorando os estudos avançados podemos obter sucesso com novas descobertas e as novas formas de nos direcionarmos a tudo que nos rodeia no nosso meio, quanto no espaço. A idéia é muito boa, “politicos corruptos no espaço, discutindo suas falcatruas por lá mesmo”, mas temos que imaginar e concordar que todos nós somos politicos, e corruptos por estarmos sempre pensando em nos mesmos, essa é a maneira e o instinto de sobrevivência do ser humano. Não iluda-se com uma vida diferente do que se pode ser, caso isso ocorra será de pronto não muito diferente do nosso rítmo de vida atual!. Estima-se que um novo conceito de vida, uma nova formula de se conviver e viver fora ou dentro do espaço atual vivente, é de pura insanidade!. As probabilidades são de 1a em 1.000.000.000! Acredito que tem muita pouca chace de isso vir acontecer ainda neste século!.
      Curta o século XXI!. “Quem sabe nos encontramos na próxima geração”!…rsrs…Nada se compara a uma vida bem vivida sem esse monte de babozeira que a midia tenta colocar na cabeça de toda a raça humana existente!.

      Reply
      • Como é que você vai encontrá-lo na próxima geração?? É pela reencarnação??? Quem fica de boca aberta engole mosquito…

        Reply
  55.  isso é no mínimo estranho.

    Reply
  56.  veja mais de perto !

    Reply
  57. 1º Marte não é um planeta vermelho, nós o vemos com essa cor devido a nossa atmosfera, pois se tirar uma foto do espaço aparecerá outra cor bem clara e quase azulada.
    2º Se eles tem algum segredo, vocês acham que eles vão revelar, se a Russia descobrir  manda um astronauta suicida pra lá na mesma hora (ao menos que eles já saibam e só estão deixando os americanos gastarem bastante grana até chegar a hora de mandar alguém pra lá).
    3º É muita grana pra gastar e só mostrar apenas fotos de rochas. é melhor mostrar as fotos das rochas da terra.
    4º Quando vaza sem querer fotos por descuido deles mostrando algo interessante, eles sempre arrumam um desculpa para situação, um exemplo disso foram as fotos das árvores marcianas, que além do contraste de solo e objetos, se esqueceram que árvores tinham sombra, como desculpa apresentaram fotos totalmente diferentes (e bota diferente nisso) onde aparece um único tipo de solo e com ranhura de “gases” semelhantes as veias do corpo humano. Caras de pau!

    Reply
  58. Olha  se analisarmos bem o americano quer estar acima de todos e a qualquer custo, e eles nao vao entregar tudo o que descobriram, de bonzinhos eles nao tem nada, se estao escondendo algo é porque tem valor ou comercial ou militar, e num futuro proximo, ou voces acham que eles iriam gastar bilhoes de dolares so pra dizer que realmente existe  outras civilizações, isso eles ja sabem a muito.

    Reply
  59. esta tal nasa pode ser tão somente uma base estacinada com um simulador e visor de imagens recebidas dos satélites,as pessoas estando dentro desta base não tém noção de nada,dai é fácil convenselas de que estão voando em alta velocidade com um simulador mostrando imaagens na frente delas,porque não da para acreditar na velocidade que relatam de deslocamento da nave,ja que tem tantas inverdades,seria bom pensar nestas possibilidades tambem,pelo tempo que o brasileiro disse atravessar um continente me fêz pensar neste simulador.

    Reply
  60. eu pessolmente acredito que existe muitos planetas abitados, e que o nosso foi afastado para bem distante dos outros porque as pessoas se corromperam,e optaram pela desordem, então o criador sem eles perceberen distanciou este planeta para bém longe da sivilização verdadeira e para voltar para o plano sivilisado vai precisar de transformação se não irão voltar a matéria original e ser manipulados pela natureza,e com serteza muitos cananciosos por dinheiro vão morrer loucos com esta história de diamantes á mil anos luz da terra e nunca poderão ir não,o que eles na verdade procura no espaço é encontrar o reno de Deus, se por venturas encontrace um planeta abitado iriam invadilo e tomar tudo para si,os terrestres tém limitasões e só poden ir até as primeiras estrelas.

    Reply
  61. Fiz uma pesquisa no wikipedia e baixei uma foto dos Montes Twin Peaks. Descobri algumas figuras geométricas interessantes que destoam do local. Veja as imagens abaixo.

    Reply
  62. Essa ultima foto parece um Domo, igual aos do documentários de Alex Collier : que fala sobre o lado oculto da lua e é muito revelador. É interessante que tudo que ele diz condiz com muito do que acontece. Realmente os governos não nos contam nem 1 decimo da realidade atual , é tipo quando vc é pequeno e seus pais não te falam como vc nasceu ou que estão separados judicialmente.

    Reply
  63. Infelizmente a verdade sempre ocultada. fotoshop em imagens parece que a Nasa utiliza desde o inicio dos anos 50. Todas as notícias são distorcidas e sempre com auxilio das mídias de tv rádio. Ninguém gosta de falar e porquê disso tudo? faz parte do sistema mundial, sempre foi assim e acredito que nunca vai mudar. E esse ditado que “não há mal que dure para sempre” . ingenuidade né.

    Reply
  64. 1º ) O HOMEM NUNCA FOI A LUA E NEM A MARTE.

    2º) NÃO QUEIRAM ACREDITAR QUE OS EUA POSSAM UM DIA FAZER ISSO.

    3º) ABRAM SEUS OLHOS, POIS SE O BRASIL É DO JEITO QUE É HOJE TEM UM MOTIVO, PESQUISEM, OS EUA TEM CULPA NISSO TB (DOCUMENTÁRIO O DIA QUE DUROU MIL ANOS).

    4º) TUDO ESTÁ SE CUMPRINDO, LEIAM A BÍBLIA, É FATO E É REAL.

    5º) BUSQUEM INFORMAÇÃO SOBRE A NOVA ORDEM MUNDIAL, É INTERESSANTE OS EUA DEMONSTRAREM UMA TECNOLOGIA QUE ELES NÃO TÊM.

    6º) SE NÃO ACREDITAR EM NADA DISSO, FAZER O QUE NÉ, TENTEI ABRIR SEUS OLHOS.

    Reply
    • Como pode uma coisa dessa. Pessoas que não terminaram o ensino fundamental (não terminou até hoje), se metendo a dar palpite em coisas que não conhecem. “Jeito” meu caro, escreve-se com J e não com G. Vamos estudar primeiro para depois dar palpites com autoridade, senão sua opinião é invalidada na fonte. Discutir sem conhecimento é fanatismo e só contribui para a ignorância. Prof. Ronaldo.

      Reply
    • Como é que você sabe que nunca foram à lua??? Você estava lá???? Apresente as provas que você tem. Afinal afirmar as coisas levianamente não condiz com quem diz que lê a bíblia. É simplesmente a opinião de um fanático ignorante.Aliás você não sabe nada sobre a bíblia: ela foi compilada por Constantino, no ano de 324d.C., no concílio de Nicéia, em que ele reuniu vários textos sagrados, escolheu os que interessavam ao império romano, adulterou vários e e eliminou outros tantos de acordo com seus interesses. Roma perdia seu império e a bíblia foi o maior golpe romano na humanidade. A PALAVRA DE DEUS, MEU EQUIVOCADO IRMÃO, ESTÁ NA CONSCIÊNCIA DE CADA UM, CONFORME NOS ESCLARECEU JESUS… Vocês se dizem evangélicos, mas na realidade são o que Jesus chamou de fariseu, hipócritas, sepulcros caiados, que gostam de cuidar da aparência mas o interior está cheio de podridão. Ajudou a esclarecer ou o preconceito não permite????????? Abra seus olhos… Jesus já está entre nós… você o reconhece pela suas atitudes??? Ou você acha que ele vai descer do céu… Só se for de disco voador.

      Reply
  65. Na biblia sagarada ,assim disse Deus:e eu Deus criei mundos sem fim…….,sem duvida nao estamos só neste vasto e infinito universo…..,nao estamos só.Atravez das fotos tiradas do telescop Hoboll,tem chegado á nos ,muitas fotos de novas galaxias descobertas com seus respectivos e maravilhosos planetas muinto semelhante á terra;porem devido às suas distancias nao poderemos afirmar à existencia de outros de nossos irmaos com precisao,porem Deus e Deus todo poderoso….Atenciosamente,Alberto Franco,cidade de Sao Paulo-Brasil.  E-mail.Albertodesco@hotrmail>com,tel (11)83214085.

    Reply
    • Quanta ingenuidade… disseram que Deus disse…mas não falta gente fanática para acreditar em tudo. Sabes como foi escrita a bíblia e por quem? Procure se informar melhor. Querem que você acredite nisto para poder dominar mais e sem questionamentos, pois afinal segundo alguns “Deus teria dito”… Ora amigo.. o único que tinha sintonia com DEUS foi JESUS e ele não escreveu nada, deixou apenas sua PALAVRA que foi adulterado pelos governantes romanos através da bíblia. Se a bíblia tivesse a importância que vocês dão a ela o próprio JESUS a teria escrito com as próprias mãos…. A voz de DEUS está na consciência de cada um…. isso para quem acredita em JESUS e não na bíblia que está cheia de contradições.. “Eu vim para dar cumprimento à lei(que foi escrita por Moisés). OU seja veio complementar nos informando que a lei maior de todas é o AMOR.

      Reply
  66. Recentemenre enviei um link e umas fotos de marte tiradas pelos robôs spirit e oportunity, onde apareciam marcas de trem de pouso de “naves?l. E de terrenos com duas imagens, onde uma delas estava intacta e outra morstrava que havia sofrido uma pressão, pois as pedrinhas estavam mais enterradas e o terreno ao lado estava rachado, havia muitas fotos de porto e de longe. ALGUEM PODE ME EXPLICAR QUE FOTOS SAO ESSAS?

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

x
Clique em CURTIR para receber as melhores histórias da web!