47 Comentários

  1. André

    Pra que pagar impostos para que o governo contrate as empresas de ônibus quando o governo poderia liberar o mercado e as pessoas poderiam pagar DIRETAMENTE para as empresas de ônibus sem que o dinheiro circule pelo governo, onde tem 99,99% de certeza de ser roubado e desviado no meio do caminho???
    Pra que deixar o governo escolher quem serão os empresários ricos quando essa decisão pode ser feita pelas pessoas baseando-se na qualidade e preço dos serviços ofertados???

    De graça vai sair MAIS CARO, só que as pessoas não vão sentir pois vai pelos IMPOSTOS. E o serviço vai ser uma porcaria. Nos EUA poucas pessoas andam de ônibus, afinal de contas por menos de 500 dólares lá a pessoa pode comprar um carro usado!!! Logo lá a demanda é pequena e o serviço não se torna um lixo facilmente.

    Em Cuba o transporte é gratuito também. Logo apontar países ricos com transporte gratuito não é um bom argumento, já que é possível apontar países bem pobres com transporte gratuito.

    Se as empresas lucram tanto com o preço atual então é só o governo liberar pra qualquer um que com certeza haverão vários empresários interessados em comprar ônibus para transportar pessoas, por preços decrescentes devido à competição.

    Todas as pessoas que vão pro trabalho de carro deveriam também poder transportar passageiros nos seus carros cobrando o preço que quisessem.

    Oligopólios geram resultados ruins.
    Concorrência gera boa qualidade e preços baixos.

    Celulares estão cada vez mais baratos. O mercado de tecnologia não é regulamentado.
    Hospedagem em servidores tem até de graça. Não é regulamentado.

    Basta olhar em volta, quanto mais desregulamentado é um mercado (qualquer um que queira pode entrar com nenhuma ou pouquíssimas restrições legais) melhor é esse mercado.

    Por fim, muito mais importante que transporte é COMIDA.
    Pois sem ela todos MORREM de fome.
    Assim sendo segundo a lógica de que tudo que é importante deve ser deixado 100% na mão do governo deveríamos fazer uma experiência e deixar a produção e distribuição de alimentos 100% subsidiados pelo governo!
    Ah, mas já fizeram isso na Rússia e na China e milhões de pessoas morreram de fome…
    E estão fazendo isso hoje ainda, na Coréia do Norte!!! E milhões estão morrendo de fome!!!
    Na Rússia e na China teve até canibalismo, na Coréia do Norte também tem.

    É, parece que deixar as coisas nas mãos do governo é uma péssima ideia.

    Responder

  2. Nunca comentei aqui apesar de sempre ler seu blog e gostar bastante rs.

    Mas percebi um erro de cálculo (talvez pela pressa de postar):

    Vc fala sobre 821 milhões (que eu calculei e percebi que era mensal rsrs), mas o custo que você colocou de o milhões é diário. Vc esqueceu de multiplicar por 30 dias, o que dá um total de 294.322.500,00 de custo mensal.

    Pelos seus cálculos:
    654,05 de custo ao dia
    654,05 x 15000 ônibus = 9.810.750,00 milhões de reais
    9.810.750,00 x 30dias = 294.322.500,00

    Para ser ainda mais preciso, era preciso pesquisar sobre os custos operacionais administrativos (que sei que não são baratos também).

    Logicamente não defendo essa tarifa, mas queria fazer um adendo sobre o erro de cálculo rsrs

    Abraços

    Responder
    1. Joao

      Além disso, ainda tem o desgaste não-natural previsto, que é a depredação por conta dos próprios usuários do transporte, que deve ser colocado em consideração nas contas. No final de tudo, ainda vai ser caro, mas não tão IRREAL quanto está escrito na postagem.

      Responder
    2. Joao

      Além disso, ainda tem o desgaste não-natural previsto, que é a depredação por conta dos próprios usuários do transporte, que deve ser colocado em consideração nas contas. No final de tudo, ainda vai ser caro, mas não tão IRREAL quanto está escrito na postagem.

      Responder
  3. Felipe Veiga

    Todos os anos a carga tributária no Brasil sobe, eles são tão espertos que sobem aos poucos, para a população não perceber o estrago que isso causa ao bolso do trabalhador assalariado. É igual a gasolina, eles vão de mansinho, 5 centavos, 3 centavos, quando a gente da conta do negócio, já era amigo, o preço esta lá em cima. O povo Brasileiro sempre foi pacifico, sempre aceitou tudo que o governo impõe, as manifestações pacificas não surtem efeito. O brasil chegou ao um ponto tão critico, que a unica solução é chuta o pau da barraca mesmo. quebra tudo, invadir o plenário, a câmara, degola todos os senadores e ministros. quebra o pau de acordo. Só assim que algo vai mudar. pois de acordo com a história, manifestações pacificas nunca deram em nada. e a policia é o cão do governo, em vez da policia prender os vereadores, e políticos corruptos que desviam milhões que de uma forma indireta, eles matam muitas pessoas que estão nas filas dos hospitais, mais não, a policia fica prendendo maconheiro na esquina da rua. esses políticos que cometem o pior crime, que é matar as pessoas de uma forma indireta e nojenta, desviando dinheiro de setores importantes para a manutenção do cidadão.

    Responder
  4. Mme. Danica

    Eu elegeria essa como uma das melhores semanas do Mundo Gump nos últimos tempos! Excelentes posts, Philipe!

    Responder
  5. Felipe Veiga

    Eu fico chateado, as vezes depressivo, triste, angustiado e ai vai, em saber que o Brasil é um pais que paga 678 R$ como salário minio ao cidadão trabalhador, que mesmo com essa mixaria tem que enfrentar o caos do transito na cidade, o transporte de mal qualidade e a tarifa mais cara do mundo. Dentro de uma lata de sardinha, muitas vezes passam apuros, tendo que segurar suas necessidades fisiológicas por longos períodos, pois muitas pessoas ficam até 3 horas dentro de um ônibus para chegar ao trabalho, Vocês imaginas que situação desconfortável para o trabalhador que movimenta esse país. da impressão que não estão transportante gente, mais sim animais. De acordo com o DIEESE, o salário minimo deveria ser de 2.800 reais, para satisfazer as necessidades básicas do cidadão, (EU DISSE NECESSIDADES BÁSICAS) com 678 reais, será que da para cobrir as necessidades básicas ? é triste você ter que trabalhar o mês inteiro, e no final pegar 678 reais, imaginem. Pelo amor de Deus alguma coisa esta errada. Carga tributária 36 % uma das maiores, esta completamente em desacordo com 678 reais de salário e mais de 80 milhões de pessoas no Brasil vivem de salário minimo. É como dizem os Franceses, eles lá, trabalham para viver, e nós aqui vivemos para trabalhar. Além disso, a carga horária deles é inferior a nossa, ou seja, o trabalhador lá, trabalha menas horas e ganham mais, e nós trabalhamos mais horas e ganhamos 4 vezes menos. Alguém consegue imaginar que merda é esse país.

    Responder
  6. Rafael

    Show!
    Seguinte, isso se junta a lei nova que mostra (mesmo que não 100%) quanto gastamo de imposto por nota fiscal emitida. Se a gente começar a cuidar isso, pode ser mesmo que fiquemos mais atentos aos nossos direitos.
    (só uma obs., aquela porcentagem na nota, não conta impostos terceiros, como impostos dos funcionários, impostos dos servicos terceirizados, é só sobre o produto mesmo (PIS, Confins, ICM etc), e ainda meio chutado por cima, mas no final acabamos pagando mais no produto em imposto do que realmente estará lá).

    Responder
  7. Leonardo Cezar

    O Mundo Gump se tornou uns dos sites favoritos meu depois do post sobre a Globo! Philipe,é bom saber que ainda existem pessoas conscientes como você,que felizmente acordaram da acomodação que reina neste país a décadas.Admiro muito o trabalho seu como blogueiro,que além de ser verdadeiro e imparcial nos ÓTIMOS posts,consegue ser original no modo de descrevê-los.Bem,é somente isso que tenho a comentar. 🙂

    Responder
  8. Guilherme

    Isso tudo sem contar com o dinheiro que eles recebem com as propagandas colocadas nos ônibus e metrôs.

    Responder

  9. Acredito que gratuito não, ou pelo menos um limite de 2 passagens diárias gratuitas (ir e vir), e o excedente disso deveria ser uma taxa simbólica, eu disse “SIMBÓLICA”, pq se for de graça o povo abusa tb.

    Responder
  10. André

    Pra que pagar impostos para que o governo contrate as empresas de ônibus quando o governo poderia liberar o mercado e as pessoas poderiam pagar DIRETAMENTE para as empresas de ônibus sem que o dinheiro circule pelo governo, onde tem 99,99% de certeza de ser roubado e desviado no meio do caminho???
    Pra que deixar o governo escolher quem serão os empresários ricos quando essa decisão pode ser feita pelas pessoas baseando-se na qualidade e preço dos serviços ofertados???
    De graça vai sair MAIS CARO, só que as pessoas não vão sentir pois vai pelos IMPOSTOS. E o serviço vai ser uma porcaria. Nos EUA poucas pessoas andam de ônibus, afinal de contas por menos de 500 dólares lá a pessoa pode comprar um carro usado!!! Logo lá a demanda é pequena e o serviço não se torna um lixo facilmente.
    Em Cuba o transporte é gratuito também. Logo apontar países ricos com transporte gratuito não é um bom argumento, já que é possível apontar países bem pobres com transporte gratuito.
    Se as empresas lucram tanto com o preço atual então é só o governo liberar pra qualquer um que com certeza haverão vários empresários interessados em comprar ônibus para transportar pessoas, por preços decrescentes devido à competição.
    Todas as pessoas que vão pro trabalho de carro deveriam também poder transportar passageiros nos seus carros cobrando o preço que quisessem.
    Oligopólios geram resultados ruins.
    Concorrência gera boa qualidade e preços baixos.
    Celulares estão cada vez mais baratos. O mercado de tecnologia não é regulamentado.
    Hospedagem em servidores tem até de graça. Não é regulamentado.
    Basta olhar em volta, quanto mais desregulamentado é um mercado (qualquer um que queira pode entrar com nenhuma ou pouquíssimas restrições legais) melhor é esse mercado.
    Por fim, muito mais importante que transporte é COMIDA.
    Pois sem ela todos MORREM de fome.
    Assim sendo segundo a lógica de que tudo que é importante deve ser deixado 100% na mão do governo deveríamos fazer uma experiência e deixar a produção e distribuição de alimentos 100% subsidiados pelo governo!
    Ah, mas já fizeram isso na Rússia e na China e milhões de pessoas morreram de fome…
    E estão fazendo isso hoje ainda, na Coréia do Norte!!! E milhões estão morrendo de fome!!!
    Na Rússia e na China teve até canibalismo, na Coréia do Norte também tem.
    É, parece que deixar as coisas nas mãos do governo é uma péssima ideia.

    Responder

  11. Só p/ ficar mais fácil de entender, simplificando os cálculos que interessam:

    *custo de um dia de operação de um ônibus – R$ 654,00

    *lucro líquido por dia – R$ 5487,00

    Lucro líquido de 8390% (OITO MIL TREZENTOS E NOVENTA PORCENTO!!!!!!!!!)
    Acho que é o “negócio” mais LUCRATIVO $$$ DO UNIVERSO!!!
    PQP!

    Parabéns pela matéria Philipe

    Responder
  12. Guilherme

    Ler isso é tipo como a gente se zanga com alguém porque depois de sei lá, anos, a pessoa vem e diz exatamente o que você sempre disse e você fica com raiva por causa disso.

    Sempre tive ideia disso, mas pouca gente dá ouvidos. E, Philipi, tem outra reforma que causa “Epilepsia do Status Quo” nos políticos: A Reforma Agrária. Na câmara (nas câmaras) os deputados e vereadores não tocam nesse assunto porque todos eles são latifundiários ou tem rabo preso com relação a isso. É realmente triste isso. Na minha cidade, eu já tive o desprazer de ouvir de uma cobradora, em meio a uma possível greve que iria acontecer, o seguinte: “Tem que tirar o Passe Livre, Aumentar pra 3,50 (aqui é 2,10) e retirar a meia passagem. E no domingo, cobrar a inteira”

    Eu quase me levanto da cadeira pra ir discutir com as minhas mãos o maucaratismo dessa cidadã. 2,10 eu já acho caro, porque o serviço é porco em todos os sentidos, do tamanho da frota até a forma como alguns motoristas te tratam.

    Responder
  13. Lucas.

    Como já falaram nos comentários, essa semana o mundo gump tá demais de “bão”, lembrando até os tempos áureos do blogue. Mas falando no assunto do post: eu acho que não querem propor nenhuma solução. É muito mais fácil manter um transporte público podre, controlado por barões do transporte “aliados”, do que propor uma solução real e ~dolorosa~ – pros mamelucos que ganham dinheiro com isso, principalmente. Afinal, precisam demonstrar alguma melhora repentina em épocas de eleição. A solução real é muito cara e teoricamente não atrairia votos de modo constante como pequenas doses atraem. Ah, mais uma coisa: posso pedir uma sugestão de post? Gostaria que você falasse dos rumos da economia brasileira. Pode parecer um assunto chato, mas creio que tempos negros vêm por aí e esse assunto poderá se tornar de bastante relevância.

    Responder
  14. Pedro Henrique - Patito

    Novamente um notável post, muito bem feito, vale ser compartilhado, é mais rico que muita discussão tola ai no FB (local onde as pessoas se isolam da vasta web, mas deixemos esse assunto para depois). O que me entristece é que maioria das pessoas, ou grande parte, entende que transporte público, tal qual as rodovias com pedágios, são concessões do Estado. Ou seja, há um contrato, eles podem definir uma margem de lucro. Porém são pagos e possuem suas campanhas financiadas para jamais cutucarem nesse vespeiro. Uma pena, 0,20 centavos que custa sangue.

    Responder
  15. Mineiro

    Sou um grande usuário de transporte público e já tinha chegado a mesma conclusão. O transporte para ser público tem que ser de graça ou muito barato mesmo! O trânsito das grandes cidades não será resolvido alargando infinitamente as vias. Ele só será resolvido oferecendo um transporte coletivo de qualidade de modo que faça com que as pessoas deixem seus carros na garagem e comecem a andar de ônibus o metrô. Não me importo de aumentarem os impostos para que essa utopia ocorra. Uma maneira seria arrecadar o dinheiro que as empresas dariam para pagar a passagem de seus empregados, como acontece hoje. Acredito eu que a influência política para o aumento das passagens não vem apenas dos “barões”, mas também das montadoras de carros e motos, que ganham muito dinheiro com um transporte coletivo tão ruim!

    Responder

    1. Exatamente. Os governantes tb sofrem de uma ideia burra (coitados não são cientistas, então é facil cair em burradas assim) onde eles acham que a solução para a alta demanda é botar muito ônibus. Mas os numeros mostram que acima de 15 ônibus numa mesma linha, o transito piora pra caralho e a demanda não é resolvida.

      Responder
  16. Fernando

    Parabéns pelo artigo, Phillipe.
    É realmente alentador ver que pelo menos na internet as pessoas estão pensando e debatendo esta questão que a meu ver é só uma ponta do iceberg de problemas que fazem o caos deste país mas é uma das pontas mais afiadas, das que mais se fazem sentir no bolso e na paciência do povão.
    Olha só, como tudo no Brasil, o transporte de massas também está nas mãos de máfias. Não é segredo para ninguém que o dono do transporte coletivo em São Paulo, leia-se empresas de ônibus, chama-se Paulo Salim Maluf. É assim desde o tempo em que lá cursei minha faculdade. E é assim em todos os lugares. No Rio, depois daquele malfadado desastre com o bonde de Santa Teresa, o governador logo tirou da manga uma jogada nada honesta para solucionar o problema da insegurança dos bondes: contratar uma empresa portuguesa para fazer a reforma e estudos de viabilidade blablablá do sistema de bondes do bairro. A que preço? Hmmm… só uns módicos 35 milhões de Reais. A gritaria foi geral e parece que a coisa não foi em frente. Vc que mora aí no Rio deve saber melhor o que se passa. O povo que trabalha na manutenção dos bondes só pediu material e alguma verba para restaurar os bondes, o que não vinha sendo feito por absoluta falta de verbas e interesse do poder público há anos. Ou seja, parece que os caras querem que o mundo exploda para entrarem com seus projetos milionários e mirabolantes de recuperação, tudo muito recheado de gordas propinas. Assim foi feito com a malha ferroviária, está sendo feito com a malha viária, foi feito com companhias aéreas, enfim, tudo o que puder ser fraudado será.
    Transporte público, a exemplo da saúde, da segurança, da educação e da moradia, são necessiddes básicas do cidadão e devem ser custeadas pelos impostos altíssimos que pagamos. Mas, como aqui é o Brasil e este não é um país sério, fica valendo aquela velha máxima: com farinha pouca, meu pirão primeiro.
    Só que a farinha não é pouca, não. Tem muita farinha. Mas a fome esganada destes sanguessugas é maior ainda.

    Responder

  17. Maglev Cobra, já! 🙂
    Aqui o Transporte PÚBLICO é Privado!
    O candidato a Governador Eduardo Serra (PCB), na eleição de 2010, tinha essa proposta de Estatizar as Companhias de Ônibus. Obviamente ele sequer foi chamado para debates.

    Responder

    1. O Prefeito de SP importou meu pai lá da Alemanha para conversar sobre como podem melhorar o transporte de SP. Vamos ver no que dá. (não é malgev cobra)

      Responder
  18. Furanus Alheius

    a ganância é tanta que já tem lugar planejando (e testando) roleta até o teto pra impedir pulo …

    Responder
    1. Fernando

      Puts. Vc viu nas casas, então? Estão botando cerca eletrica, pro ladrão nao entrar… Vê que coisa absurda!

      Responder
  19. Fernando

    Boa noite, o lucro com certeza eh grande. Mas os dados apresentados nao batem.

    Exemplo . R$ 100,00 de combustível, a r$2,50 o litro, da 40 litros de combustível. Isso da pra andar, segundo seus dados, 5km. Se sao dois motoristas, voce esta considerando apenas dois turnos, com aproximadamente 15 horas. A digamos, 20km/h, temos 300 km / dia, o que da 2.400 litros de óleo, ou R$ 6.000,00. Como 570 passageiros por dia pagam menos de r$ 2000,00, então tem coisa muito errada aí. E com certeza um onibus desse nao faz o contrario, ou seja, 8 km/l. Eu encontrei um consumo de 37,5 reais apenas com diesel queimado em marcha lenta, por dia, sem rodar 1 metro. Site da vdibrasil. Das duas uma, ou a quantidade transportada eh muito maior, o que eu acredito, ou esta errado o consumo de 8L/ km. Veja bem.. Duvido muito que o total da frota vá pra rua todos os dias.. Muitos onibus ficam parados, e nao faço idéia da porcentagem.

    Outro ponto muito importante.. Se rodarem 300km por dia, rodarão perto de 80mkm por ano. Nem um popular 1.0 que rode 80mkm por ano custa só R$ 5.840,00 de manutenção. Só em troca de óleo, um popular gastaria metade desse valor, e ainda nao falamos em 2 jogos de pneus, suspensão inteira, escarpamento, correias e etc.

    O seguro deve ser caríssimo tb, afinal, tem onibus queimado freqüentemente. E rodar tudo isso na cidade, veiculo comercial ainda.. Com certeza nao eh barato.

    Espero ter contribuído um pouco…

    Abraço .

    Responder
    1. Thiago Alencar

      Mas ele no fim disse que sabia que o cálculo estava com certeza com muitos erros, mas queria mesmo assim passar uma idéia geral mesmo que com erros. Concordo com o que vc disse que tem muitos outros custos nisso, mas vou lhe dar um outro ponto:

      – Existem algumas famílias que formam o cartel dos transportes no brasil e eles são donos com laranjas e familiares, de quase todas as empresas de Ônibus nas grandes capitais. Eles chegam de helicoptero nas garagens e andam cercados de seguranças armados. Estão na lista da forbes como os bilionários seletos do brasil.
      – Não consigo acreditar aqui no Brasil na possibilidade de uma vitória tão imensa em conseguirmos transporte gratuito, mas se a corja de corruptos fosse substituida por corajosos, poderíamos cortar grande parte desses milhões que vão todo mês pro bolso das famílias, e abaixar a tarifa em mais de 50%, permitindo algo mais justo a renda dos brasileiros que precisam de transporte público.
      – A questão não é só os Ônibus, tem os metros que as construtoras ganham bilhões em cima.

      O pior de tudo é que esses inescrupulosos corruptos são tanto os políticos quanto os que os mantem lá, os empresários. Precisamos de políticos justos, retos, integros e tb de empresários honestos.

      A luta é muito grande, com cara de impossível mas Jesus bem disse:

      “Bem aventurados os que tem fome e sede por justiça”…”O reino de Deus é Paz, Justiça e alegria no E.S”!

      Não podemos em vista da dificuldade que temos de mudar isso, desistirmos. Se assim fosse não teríamos tido no passado vitórias como a abolição da escravatura e outras vitórias tantas.

      Responder

      1. O cara dono de empresa de ônibus aqui de Niterói mora no condomínio de um conhecido meu. Sabe o preço só do condomínio? QUATRO MIL REAIS por mês! Mas como ele é o dono da cobertura, paga por volta de 8 mil só de despesas de condomínio.

        Responder
  20. Lem0n

    você misturou custo diário com faturamento mensal
    821.120.000 é faturamento MENSAL
    o custo MENSAL é de 15.000 ônibus * R$ 654,05/dia * 30 dias = 294.322.500
    portanto o “lucro” é de 526.797.500, e não de 811mi

    obviamente isso não é lucro pois não está considerando o risco do negócio (processos, por exemplo), o custo de contratar/demitir funcionários, 13o, férias (e funcionário substituto para as férias), outros funcionários relacionados a manter toda essa operação, etc…

    resumindo: o lucro é alto, mas a conta está errada e, mesmo se estivesse certa, não refletiria realmente o lucro, somente o lucro bruto

    Responder
  21. ronaldo

    Cara, vc falou tudo, digo em números ( se não tiver errado mt feio nas contas…)! Com tão clara argumentação, fica difícil não acreditar na perversa tendenciosidade e na passividade interesseira dos políticos atuais. já passa da hora de uma reação das lideranças civis à estas atrocidades aos direitos CONSTITUCIONAIS….. PORRA! Cabeças rolarão (literalmente?) A apuração imediata e aberta, bem como a discussão realista das soluções, via internet, de problemas pontuais de CADA município desta nação, PODE ser a forma mais viável de engrenarmos num rumo salutar para o Brasil. Pensemos…, mas ajamos também, povo brasileiro!

    Responder
  22. Lem0n

    outra coisa… cada ônibus só precisa de 1 motorista e 1 cobrador para o mês inteiro?
    eles só rodam 8h/dia (que é o tempo de jornada de trabalho)?
    e fim-de-semana, adicional noturno, etc…

    eu sou a favor de fazer esse tipo de cálculo; mas acho preciso ter muito cuidado (e de preferência ajuda de um especialista), para não faltar essas informações básicas e dar um número que não significa nada, pois está baseado em premissas completamente erradas

    Responder
  23. Lem0n

    última coisa
    desses 256,6 milhões de passageiros por mês, você está considerando que todos pagam tarifa cheia, né?
    quantos % são aposentados? quantos % são estudantes?
    tenho certeza que não é uma quantia insigificante

    Responder
    1. fernando

      Eu fiquei bem curioso, porque já fiz inúmeras planos de negócio, e nunca vi margens semelhantes.

      Ocorre que fora esses outros custos, essas empresas pagam pela concessão. Ou seja, no leilão para pegar o serviço, vence quem se propõe a transportar aquelas pessoas, por aquelas linhas, nas condições ditadas pelo governo, que cobrem o menor valor, e que paguem o máximo por isso para a prefeitura da cidade.

      A prefeitura vende isso.

      Phillipe, eu não cheguei a conclusão sobre ser melhor o transporte ser “gratuito”, entre aspas, porque o dinheiro tem que sair da sociedade, de qualquer maneira.
      Por duas razões:A primeira, é que infelizmente qualquer coisa que o governo se toca a administrar, acaba virando um poço de ineficiência, um cabide de empregos, e margens de manobras políticas.
      A segunda, é que eu acredito que a maioria das pessoas anda de ônibus de forma subsidiada. A ampla maioria é composta por pessoas que recebem vale transporte, estudantes, aposentados.. Nessa situação, transportar de graça vai beneficiar diretamente as empresas e empregadores. É claro que esse valor não poderia ser incorporado ao salário, visto que vale transporte não interfere em férias, decimo terceiro ou ainda no custo da hora extra.
      De qualquer forma, o abuso e desrespeito a que essa imensa população está sujeita todo dia, por conta desse serviço de qualidade horrorosa, é uma vergonha.
      Como isso melhoraria tendo o governo como provedor do serviço, eu não sei. O governo deixa pacientes morrerem em corredor de hospital, deixa crianças de 05 anos estudarem na mesma sala de crianças de 12, sem banheiros, sem agua potável… então acho que se tivesse na mão dele, os ônibus teriam muito mais que 5,5 anos de idade média.

      Responder
  24. Mário

    O cálculo acima me lembra o tempo que decidi investir em caminhões e achei que ficaria rico, mas quebrei a cara.

    8 km por litro? Nunca!!!

    Um ônibus faz cerca de 3KM/L se andar em percursos e velocidades médias. Em percursos curtos com paradas frequentes, faz pouco mais de 1km por litro. Duvido que o gasto diário com diesel de um ônibus dentro da cidade fique abaixo de R$ 300,00.

    Manutenção de R$ 16,43 por dia? Jamais. Só com pneu gasta R$ 30,00 por dia (6 ou 10 pneus x R$ 1.800 todo ano). Imagine a parte mecânica, com várias peças de pouca durabilidade custando acima de R$ 1.000,00.

    Há ainda uma série de outras despesas, inclusive seguro caríssimo (cerca de 2mil/mês). Creio que em média o custo de um ônibus fique em R$ 11mil/mês, já incluindo uns 2mil/mês de depreciação. Além disso, o número de passageiros está extrapolado, e mesmo assim existem os que pagam meia ou simplesmente nada.

    Não sou defensor de empresas de ônibus, que certamente ganham muito por um serviço geralmente ruim, mas um cálculo que aponta que o faturamento de uma empresa é 83 vezes sua despesa, não é nada confiável. Sendo assim, poderiam reduzir o preço da passagem para 5 centavos e ainda teriam lucro de 3 milhões.

    Sou a favor da criação de meios de concorrência entre empresas de ônibus (licitação pública sempre que solicitar aumento de tarifa) a fim de equilibrar o valor das passagens, atualmente negociada na base da propina com as prefeituras.

    Sou contra o passe livre, pois nada é de graça. Quem pede passe livre quer que alguém pague no lugar dele.

    Responder

    1. Esse calculo esta furado mesmo, como muitos outros leitores disseram. Agora, passagem gratis é uma coisa que não existe. Quando algo é gratis, é porque alguém esta pagando. No caso da passagem de ônibus, a passagem seria subsidiada pelo imposto que a gente já paga. Como diz o texto e a entrevista, um estudo para isso foi feito no Governo da Erundina e era totalmente possível, mas como trata-se de um segmento econômico milionário, e como isso seria fazer o governo trocar algo que lhe dá lucro por um gasto e uma montanha de responsabilidades, é mais fácil e conveniente para eles deixar os ricos ficarem mais ricos e o povo que se foda.

      Responder

      1. Seria bom, Philipe, corrigir pelo menos a grosso modo os cálculos para não pegarem esses dados como argumentação contra o aumento.

        Um site como o Mundo Gump, que considero como formador de opinião, pode fazer com que as pessoas argumentem com esses dados que estão bastante fora da realidade.

        Responder

        1. Eu vou corrigir. Vou pegar com meu pai dados mais exatos, que certamente ele tem. MAs no texto esta escrito justamente que esses numeros estão bem fora da realidade, pq não levam em conta uma boa quantidade de variáveis.

          Responder
  25. luciano

    eu acho o seguinte… tem que controlar a natalidade… esse mundo está transbordando de gente… daqui uns 15 , 20 anos a situação estará bem mais pesada…nasce 8 , morre 1…sei lá se estou certo, mas acho isso…

    Responder

    1. NA verdade ele esta transbordando de gente em alguns lugares, em outros já está tendendo a extinção. O Brasil atualmente esta numa forte tendência de queda de natalidade.

      Responder
  26. Neo

    …mto bom este post..a proposito, o blog esta otimo…de onde vem tantas ideias? Vc eh msm um genio, Philipe..

    Responder

    1. Eu não sei, eu tenho ideia o tempo todo. Pena que só ponho coisa de uns 10% delas aqui, porqie muitas ideias boas surgem quando tô tomando banho, no ônibus… Mas não sou gênio não, eu sou meio anormal só.

      Responder
  27. gilson

    NA CIDADE DE AGUDOS-SP HÁ DEZ ANOS O TRANSPORTE PÚBLICO É GRATUITO.PASSAGEM GRÁTIS EXISTE SIM!!!!!!

    Responder
    1. Leh

      Sim, aqui a passagem é gratuita, mas quem trabalha dentro da prefeitura sabe de onde o preço da manutenção é tirado: do fundeb (educação) e de parte do dinheiro destinado À saúde. fora que aqui são cerca de 35 mil habitantes, sem transito e percursos relativamente curtos, é inconcebível comparar essa cidadezinha com alguma capital

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *