Pontos verdes misteriosos nas imagens de satélite: O que é isso?

O meu amigo Miguel me convidou para ir até a casa dos pais dele numa serra de Minas, e me passou as coordenadas de satélite para que eu visse o lugar, que segundo ele, é perfeito para fazer observações noturnas, astrofotografia e macros de insetos. Ao que parece, pode ser que dê até pra filmar um UFO, já que alguém que ele conhece lá já teria visto luzes estranhas no céu.

Fui dar uma olhada e quando comecei a seguir o rio, me deparei com uma coisa estranha, que eu nunca tinha visto numa imagem de satélite. Era um ponto verde com luminosidade totalmente “artificial” e incompatível com qualquer coisa que eu ja tinha visto no google earth.

%name Pontos verdes misteriosos nas imagens de satélite: O que é isso?

A “luz” ou “marca”  parece surgir sobre uma área de mata, serra ou perto de um rio. Lembra muito o ponto luminoso de um raio laser verde, mas quem conseguiria acertar um laser na câmera do satélite?

Minha primeira desconfiança é que se trata de algum defeito da câmera do satélite.  Postei minha estranha descoberta no face e após dizer que eu nunca tinha visto pontos similares, alguns amigos mandaram outras imagens, curiosamente, muito similares ao ponto verde misterioso:

%name Pontos verdes misteriosos nas imagens de satélite: O que é isso? %name Pontos verdes misteriosos nas imagens de satélite: O que é isso?

Tudo leva a crer que isso já acontece há muito tempo, porque de acordo com este link do site “Sobrenatural.org”, de 2011, indicado pelo Robério Santos,  alguém também achou a luz e não sabia o que era. Infelizmente, o artigo não ajuda a explicar o fenômeno, gerando só mais perguntas.

O Alexandre Domingues também achou outros lugares do mapa com pontos iguais.  Principalmente esta. (clique no link para ver direto no Gmaps)

%name Pontos verdes misteriosos nas imagens de satélite: O que é isso?

Esta marca é interessante, porque ela é dupla, sendo a da esquerda mais forte que a da direita. Isso parece contradizer que os pontos verdes tenham uma serventia pratica, como posicionamento ou coordenada. Também não parece uma marcação automatizada, justamente por serem duas marcas bem diferentes. Novamente a luz parece estar no meio da mata ou floresta fechada.

Posteriormente, outra marca apareceu, só que dessa vez, ela se diferenciava de todas as outras, porque estava aparecendo dentro de um rio, além de que parecia haver mais de uma, e com cores diferentes, como vermelho:

%name Pontos verdes misteriosos nas imagens de satélite: O que é isso?

Então, dando um zoom out, percebi que  além desses, tinham vários desses pontos coloridos.

%name Pontos verdes misteriosos nas imagens de satélite: O que é isso?

O Alexandre mostrou outros, como esse lugar em que tem um verde e um azul bem visível.

%name Pontos verdes misteriosos nas imagens de satélite: O que é isso?

Em outro lugar, os pontos são  azul e vermelho:

%name Pontos verdes misteriosos nas imagens de satélite: O que é isso?

 

É realmente curioso esse fenômeno. Talvez seja algum tipo de defeito na lente, produzindo secundários de flare. Mas realmente, a mistura de cores e a dispersão dos pontos não me levam a apostar as fichas num flare, já que o flare coloca todos os brilhos secundários alinhados a uma fonte de de luz. Note como eles parecem numa linha diagonal que atravessa o ponto mais forte da luz:

%name Pontos verdes misteriosos nas imagens de satélite: O que é isso?

 

O Eric Spagg achou outros pontos:

%name Pontos verdes misteriosos nas imagens de satélite: O que é isso? %name Pontos verdes misteriosos nas imagens de satélite: O que é isso? %name Pontos verdes misteriosos nas imagens de satélite: O que é isso?

Só há duas hipóteses para explicar isso:

Ou esses brilhos coloridos, pontos (escolha o nome que preferir) estavam na imagem quando a câmera captou, ou esses brilhos são produzidos à posteriori à captação da imagem, como um defeito no processo de gravação, transmissão ou compactação da imagem do satélite. Algo que chama a atenção é que as cores são sempre azul, vermelho e verde, ou seja, podem estar associados à síntese RGB, que é a forma como a luz é representada numa tela.

Resta então pensar que isso realmente é algum tipo de defeito ou interferência na câmera. E como podemos ver, é um defeito que vem sendo gerado desde 2010. Afinal, não vemos bolas de luz coloridas voando por aí. Se bem que nem todo mundo pode dizer isso. Esse cara aqui quase se cagou quando filmou uma bola de luz na Argentina:

%name Pontos verdes misteriosos nas imagens de satélite: O que é isso?

 

Veja o video aqui:

Estranhamente, o video argentino foi registrado na cidade de Comodoro Rivadavia, que fica bem perto de onde o satélite da NASA captou aquele montão de luzes no mar:
%name Pontos verdes misteriosos nas imagens de satélite: O que é isso?

Essas luzes teriam sido captadas por dois satélites diferentes, e durante um bom tempo foram um mistério para a NASA.

%name Pontos verdes misteriosos nas imagens de satélite: O que é isso?

Posteriormente, a agência explicou que essas luzes são barcos de pesca de lulas. Segundo eles, os barcos de pesca de lulas usam poderosos refletores para as atrair para a sperfície onde entram ao alcance das redes de pesca.
O padrão em “Y” incomum das luzes é explicado pela forma da plataforma continental, o fluxo da corrente das Malvinas, e a distribuição do plancton nas correntes.

As imagens noturnas foram capturados pelo satélite Suomi NPP Visible Suíte Infrared Radiometer. O trabalho do satélite foi iniciado no final de 2012, para obter um mapa detalhado da Terra à noite. Foi este satélite projatado para captar luz, que registrou, ao longo de varios dias, as luzes perto de Comodoro Rivadavia:

%name Pontos verdes misteriosos nas imagens de satélite: O que é isso?

Pessoalmente eu considerei viável a hipótese dos barcos de pesca de lulas, mas muita gente não engoliu a justificativa da NASA alegando que barcos de pesca de lula dificilmente produziriam mais luz do que a cidade inteira de Comodoro Rivadavia, (população: 137.000 pessoas)  o que faz bastante sentido. Também alegaram que algumas luzes migraram para dentro do continente e isso só seria possível se os barcos de pesca de lulas “estivessem voando”. fonte

O fato é que grupos de esferas de luzes misteriosas ja apareceram em diversos lugares, sendo gravadas e registradas em fotos, como neste caso aqui.

%name Pontos verdes misteriosos nas imagens de satélite: O que é isso?

Para quem curte, este site aqui está juntando casos parecidos com grupos de esfera luminosa surgindo quase sempre à noite, voando de forma organizada e em algumas vezes caótica.

Artigos relacionados

Comments

comments

35 comentários em “Pontos verdes misteriosos nas imagens de satélite: O que é isso?”

  1. Muito estranhas essas luzes, só fiquei com um pé atrás na imagem que tem a luz azul, podemos ver claramente o contorno das árvores, pelo menos nessa a luz foi colocada após a foto.

  2. Olá;

    Acompanho seu blog, gosto do seu texto, está de parabéns;

    Bom, chega de blablabla, me deparei com esse link aqui:
    http://www.tolosco.com/?p=2921

    um suposto OVNI, me parece que é o mesmo “objeto misterioso” que vc ja postou:
    http://www.mundogump.com.br/misterio-coisas-estranhas-estao-rondando-estacao-espacial-internacional/

    Ou será mesmo um reflexo? serio, não aguento mais, será que haveria guerra religiosa se mostrar ao mundo que não estamos só? Pois depois da tese/provas de Däniken n deixam duvidas!

    Saudações

    Fabio Lopes.

  3. Olá tenho uma irmã q é especialista em ler imagens de satélite, já trabalhou para o exército, ibama, no projeto sivan e tals, enviei o link para ela ver, assim q responder eu falo pra vcs

  4. Grande Jovem como vai!!!
    Trabalho com engenharia cartográfica a mais de 10 anos, e aqui nos deparamos com estes detalhes do inferno.
    Além deste formato padrão circular, dependendo da umidade do ar, ele pode aparecer como um traço que dependendo do filtro de cor usado na foto (cada tipo de solo requer um filtro pra poder ficar melhor a imagem) ele pode ser azul, verde, amarelo ou vermelho (dependendo da íngua que regulou a imagem pode ser marrom). As lentes fotogramétricas, se diferenciam das comuns por possuírem um sanduíche de lentes com formatos que se anulam, visando tirar imperfeições no polimento, e muitas vezes a luz ao passar por esse mafuafu de lentes ele bate em um local de imperfeição que é ampliado pela próxima lente.
    É um inferno corrigir isso, pois ele costuma se repetir em todas as imagens da faixa escaneada (fotografada/sensorizada). Aqui temos não só esse tipo de imperfeição, mas vários outros. Dentre eles: Malha de algodão, onde o solo fica parecendo ser feito de algodão, impossibilitando a coleta de pontos, paralaxe, quando dois pontos de distorção da lente se sobrepõem, o que nunca permite uma correlação de fotos (imagens 3D usam 2 imagens, quando ocorre isso, é impossível fechar um modelo 3D), falhas de CCD (a câmera come bola na hora de salvar a imagem) que criam milhares dessas bolinhas luminosas (os amantes de teorias da conspiração chamam de orbs… eu não duvido, por que parece conspiração pra atrapalhar o trabalho).
    Bem, espero ter esclarecido algumas coisas.
    Esclareço que a ultima foto dos pontos luminosos não se encaixa nas situações que eu encontrei. Então essas pode ser um problema serio mesmo.

    • ola
      observo que vcs tm a msm duvida que eu
      porem o que mais observo é q geralmente as luzes azuis estão basicamente em cima de alguma nascente
      imagens anteriores às atualizações tbm mostram isso

  5. Segundo meus conhecimentos técnicos (leia-se anos e anos fazendo adivinhações idiotas com meus sobrinhos), posso atestar que os pontinhos verdes são ervilhas fazendo skydive, os azuis, smurfs e o vermelho no meio das árvores, um morangotango.

  6. pra mim isso é da camera, mas é interessante! dá uma olhada nessas aqui tbm: https://www.google.com.br/maps/place/Parque+Estadual+Marinho+da+Laje+de+Santos/@-24.3240399,-46.173531,2018m/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x0000000000000000:0xc6efea181dae606a?hl=pt-BR

  7. entao eu tenho varios pontos vermelho e verde e tambem azul mas oque me intriga sao os pontos que encontrei no rio uruguai so pratiados oque pode ser nao pode ser oro ou algum meltal guardado ou o satelite nao comsege indetificar algo enterado

  8. Gente eu sou totalmente leigo em cartografia, mas isso deve ser alguma coisa de cordenadas, eu fui até uma local desse para ver do que se tratava, coincidência ou não, no local tem um tubo parece ser de pcv com a ponta pintada com uma luz vermelha fluorecente, o que é eu não sei, mas estava lá fincado no chão.

  9. Eu pessoalmente ja vi , sei que vão pensar que estou louca ou querendo aparecer mas não estou preocupada com isso pois o que ja vi desde meus dez anos não foram focos de luz. Nao entendo ate agora ,pois dia 11 de maio a noite no meu quarto eu e meu neto vimos as luzes verdes em forma de círculos por segundos ela ficou dentro do quarto ao lado da porta do guarda roupa e dai o que me falam??

  10. interenssante, essa semana eu descobri uma dessas verdes aqui na regiao, estou com as fotos. caso alguem se interesse é so avisar que passarei as cordenadas.

  11. Olá,
    Não sou um desses caras que ficam atrás de coisas paranormais e teorias de conspirações, mas axei esse um blog sério com questionamentos contundentes e sem suposições, por isso resolvi compartilhar algo.
    Um dos maiores mistérios da minha infancia foi aos 7 anos de idade ver em torno da meia noite uma bola luminosa gigante numa montanha proximo a fazenda onde eu morava no norte de Minas Gerais já na divisa com a Bahia, algo como o brilho de uma igantesca montanha de ouro relusindo ao sol, fiquei intrigado com isso, perguntei a minha vó que estava presente no momento do avistamento, ele tambem sem saber explicar e sem querer me assustar disse que provavelmente era a luz da fogueira de caçadores acampando na noite. ok, mesmo intrigado eu engoli essas historia, mas nunca esqueci.
    Recentemente eu ouvi falar sobre a historia do manuscrito 512 de 1753, que relata o avistamento de uma cidade perdida encontrada por exploradores na região onde hoje é a Bahia, proximo do Rio São Francisco (perto de onde eu morava). Nessa historia eles relatam encontrar minas de ouro e passagens secretas, runas indecifráveis e etc. Daí então eu lembrei do que vi, e 17 anos depois, resolvi procurar no google maps o local onde eu avistei e tive uma surpresa, tres luzes verdes formando um triangulo, assim como as luzes que sao descritas nesse blog. Coincidência? Não sei, mas é curioso. O link do local é este: https://www.google.com.br/maps/dir/Jerib%C3%A1+-+MG/-16.8635978,-40.4226284/@-16.8817167,-40.4096984,683m/data=!3m1!1e3!4m9!4m8!1m5!1m1!1s0x74a4353af210d11:0xfddc680ef213f706!2m2!1d-40.4096575!2d-16.8453889!1m0!3e0?hl=pt-BR

    Logo ao lado pode se ver a fazenda onde eu morava. E andando um pouco com a tela pode-se ver varios outros pontos luminosos verde,azul e vermelho.

    • Achei seu comentario muito bom. Estive no local onde aparece essa luz neon verde, e estava com o celular no gps, quando derrepente o celular desligou e do nada não voltou mais, quando retornava ele voltou a ligar e tinha mais da metade de bateria.?? E te digo meu filho e eu saimos de lá com muita alergia pelo corpo, seria radioatividade, pontos de caida de cometas ou meteoros? Fiquei na duvida? No local tinha uma gigante pedra arredondada enterrada sobre o solo, mas não conseguimos adentrar pois é mata bem fechada.

  12. Aqui na nossa cidade por acaso vimos os mesmos pontos com as mesmas características inclusive um deles e na entrada d uma caverna a qual nos vamos explorar domingo 08 d abril d 2016
    Na cidade de faxinalzinho rio grande do sul Brasil
    abaixo as imagens

  13. Encontrei um ponto azul florescente por acaso próximo a fazenda. Muito nítido em uma área de pastagem ao lado do cerrado e de um córrego. Região de Jaraguari divisa com Rochedo/ MS
    https://www.google.com.br/maps/@-20.0194422,-54.553503,414a,20y,41.51t/data=!3m1!1e3.

  14. Meu pai ja garimpou ouro de aluvião em pirapora do bom jesus em são paulo, quando a prefeitura expulsou oa garimpeiros q beiravam o rio tiete. Eu na intensão de ir dar uma procurada em riachos, olhando o goolgle, vi essas luses tb q estAo nos linka abaixo. A regiao tem muitos garimpos q imagino srem ligadoa a cba companhia brasileira de aluminio e outtas mineradoras, amanha tentarei chegar em algum desses pontos.. giovani 08/07/2018

    [8/7 02:06] ?: Alfinete inserido
    perto de Pirapora do Bom Jesus – SP, 06550-000

    https://goo.gl/maps/zhvwVfhsna62
    [8/7 02:06] ?: Alfinete inserido
    perto de Pirapora do Bom Jesus – SP, 06550-000

    https://goo.gl/maps/kAWU3n5JUEo
    [8/7 02:06] ?: Alfinete inserido
    perto de Pirapora do Bom Jesus – SP, 06550-000

    https://goo.gl/maps/FLd5QUQrnau
    [8/7 02:06] ?: Alfinete inserido
    perto de Pirapora do Bom Jesus – SP, 06550-000

    https://goo.gl/maps/s3PRfgXvrow
    [8/7 02:06] ?: Alfinete inserido
    perto de Cabreúva – SP, 13315-000

    https://goo.gl/maps/mS3d3arSkAv
    [8/7 02:06] ?: Alfinete inserido
    perto de Cabreúva – SP, 13315-000

    https://goo.gl/maps/gKv9oQ6ER8L2
    [8/7 02:06] ?: Alfinete inserido
    perto de Cabreúva – SP, 13315-000

    https://goo.gl/maps/PWKFus7dxdC2

  15. Irei amanha tentar ver um desses pontos, regiao cheia de mineradores, incluisive a cba, de aluminio da votorantim.
    Local q meu pai foi proibido de.minerar ouro de aluvião no rio tiete pela prefeitura
    Existem varios pontoana mais em volta deste q postei aqui
    Alfinete inserido
    perto de Pirapora do Bom Jesus – SP, 06550-000

    https://goo.gl/maps/kxFPJwB95KD2

  16. Vou deixar meu email para podermos debater esse assunto das luzes!
    [email protected]
    54 984071377 Whats
    Com base no meu conceito e conhecimento as luzes são demarcadas devido mineiro há uma grande concentração,porém a maiorias das pessoas não sabem! Estou em
    Um profundo estudo nisso!

  17. Localizei um enorme ponto verde em uma fazenda que morei quando pequeno… Lá por várias vezes foram avistadas luzes que mudavam de lugar a noite… Creio que sejam realmente gemas…

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.