Ponte de borracha?

Olha que incrível este video abaixo. Trata-se de uma ponte na Russia, que é de concreto e estrutura metálica. Mas ela balança tanto que parece ser feita de borracha. A ponte tem sete quilômetros de extensão e cruza o Rio Volga. Com a correnteza forte do rio, causada por uma enchente provocada pelo degelo da neve, a ponte começou a balançar perigosamente, obrigando as autoridades de tráfego a interromperem o acesso dos veículos. O efeito das ondulações na ponte é tão impressionante que parecem filtros do Photoshop.

A ponte foi inaugurada em outubro de 2009, a um custo de 80,36 milhões de dólares.

fonte

Related Post

27 comentários em “Ponte de borracha?”

  1. Putz.

    Será que ninguém testou o modelo em escala desta ponte num túnel de ventos. Tá na cara que a frequência natural ( ou de ressonancia ) da superestrutura é a mesma da variação de pressão ao redor dela causada vórtices de vento em alguma velocidade.
    Lamentável obra de engenharia.

    Mas a história da engenharia está cheia destas coisas.

    Dá uma olhada nisso:
    http://www.youtube.com/watch?v=j-zczJXSxnw
    Mas esta era em aço, com pavimento em concreto armado.

    Uma simulação em computador da reação de uma ponte deste tipo a um terremoto pode ser visto aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=-be2HTUIE6U&feature=related

    Sds.

    • Também imaginei que fosse pela ressonancia da estrutura, que nem no caso da ponte de Tacoma se não estou engana hm]

      Deve ser aterrorizante estar passando por uma ponte que começa a ondular assim G.G

      • Pouca gente sabe, mas a Ponte Rio Niterói ondulava legal também (obviamente que não como a ponte Russa desse post).
        Balançava tanto que um engenheiro amigo do meu pai foi contratado para desenvolver uns contrapesos internos, que atenuam o balanço. Mas antes deles entrarem em operação, era sinistro. Principalmente com o vento (se não me engano) a 50,2km/h. Um vez a ponte balançou tanto que o trasito parou. Engarrafou tudo e uma amiga minha que tava gravida vomitou no carro.

    • Carlos, eu posso estar enganado, mas a ponte balançar assim mostra que ela é bem feita, e não o contrario. se ela se mantivesse rígida com a ação do vento, ela certamente iria ruir rapidamente. Eu creio que esta ponte na Russia usa uma tecnologia de vigas metálicas treliçadas sob o boleto, o que dá a ela uma sensacional elasticidade.
      Pontes assim são indicadas para locais com alta taxa de terremotos. Nesse vide o que me intriga mais é a pavimentação, que não estoura. Rola tração, torção e compressão ali e o material numa boa. Ela parece que é feita de adamantium, hehehe.

      • Bom, sem entrar no mérito se isso é fake ou não. Fato é que realmente a estrutura deve suportar aos esforços aplicados a ela absorvendo-os. Mas neste caso ( possível fake ) e no outro vídeo que postei da ponte que colapsa houve algum erro de engenharia. Certamente seria possível enrigesser ( leia-se aumentar a espeçura ou altura ) ou do tabuleiro ou das longarinas, ou das travessinas ( enrigessedores ), melhorando a absorção das vibrações.

  2. Caraca, é até meio complicado acreditar num treco desses!

    Achei que só o Magneto poderia fazer uma coisa dessas! :B kkkk

    Legal o vídeo que o Carlos linkou ^^

  3. Realmente pareçem filtros de Photoshop ou Adobe Premiere com Chroma Key.

    Impressionante. Bem que eu queria tá em cima dessa ponte pra sentir a sensação de pular sem esforço.

  4. amigos, eu to achando que essa ponte pode até se movimentar, mas não do jeito que está aí no vídeo.

    não entendo desses programas que fazem milagres em vídeos e imagens, mas notem que na base de concreto logo abaixo da parte azulada da ponte há um efeito que me parece o que chamam de ‘efeito sanfona’, acho que a base de concreto não se comprime assim tão facilmente, a não ser que fosse ‘tão rígigo’ como a espuma de colchão.
    se o efeito fosse horizontal acho que não perceberia, mas ele é vertical, aí dá a entender que houve edição/alteração nesse vídeo.

    essa parte azulada da ponte tb deve ser de concreto, e com esse movimento de sobe-desce era pra quebrar, ou pelo menos haver uma separação, rachadura, etc… pq quando uma parte da ponte sobe, porcos metros a frente outra parte desce, todos nós sabemos que concreto nunca foi um material muito macio.

    mas lembrando, eu não sou engenheiro, nem especialista em programas de edição de vídeos/imagens, mas observei isso.

    se eu estiver errado aguardo resposta e explicação dos itens acima. ok?

    Marcelo.

      • aê, Sérgio, olha aí que eu to escrevendo do mesmo jeito que tu escreve ‘rígigo’, ‘porcos metros’… não te preocupa q é sacanagem, só não me queima com a tua irmã lá, falô!

  5. Teve uma do mesmo naipe que fizeram nos EUA se eu não me engano, ainda na década de 20…

    Aquela sim tinha um remelexo pra botar inveja em qualquer dançarino de axé!

  6. pra mim isso dai é photoshop… não me leve a mal porque eu não entendo coisa nenhuma disso de ressonância da estrutura, mas isso daí parece um efeito causado pelo bom e velho photoshop… pontes podem até se mexer de um jeito parecido, mas desse jeito aí eu duvido…

    Abraços

  7. huh agora eu notei, vi o video pela segunda vez, tenho certeza que é photoshop: olha o carinha com a sacola nas costas andando calmamente em direção as ondulações.Tem que ser cego e surdo pra continuar na direção… photoshop com certeza 😐 😐 😐

  8. Estranho…muito estranho!!!Porém nada mais estranho que o final de LOST!!!!
    Philipe, posta algo ai sobre suas impressões da série que nos sugou por 6 anos!!
    Valeu!!! :B

  9. reparem aos 0:16s a parte de concreto abaixo da parte azul simplesmente AFINA e engrossa. Isso já não é ondulação. Pra mim isso é fake, e do tipo mal feito ainda..

    • vitor, eu ja tinha percebido isso, a maioria da galera dos comments acreditou que era verdade, mas eu não.

      comentei sobre a mesma coisa q vc um poucas horas antes e agora vc percebeu tb, assim se a galera ver esses comentários pode observar que isso tá muito mais pra FAKE do que pra realidade.

  10. Eu já não gosto de passar na ponte Rio-Niterói, imagine passar nessa ponte do post?! Se isso for mesmo verdade, eu jamais passaria ali! :omg:

  11. São 3 estágios de ressonância, o nível 1 é ondulações verticais o 2 é ondulações horizontais e o 3 que dai causa a ruptura da ponte é a torção.
    E o correto numa construção de ponte é ela ficar parada, por isso deve ser estudados a velocidade do vento naquela area pra ver se ela pode entrar em ressonância para dai criar uma estrutura que não possua isso.
    De fato foi um erro de calculo em engenharia.

  12. sou estudante de engenharia civil na ufpr, não posse dizer com exatidão que seja isso porque ainda nao estudei essa parte de vibrações só vou ver isso final desse semestre.

  13. Olha, efeito de ressonância beleza, mas pela parte do concreto não da de levar muito a sério. O concreto não tem toda esta elasticidade para tais oscilações.As vigas que estão sustentando a ponte nem se quer se movimentam com o que ocorre la em cima. Nem rachadura causa no cimento e asfalto.
    Bom, se for verdade, quem quer estudar engenharia civil/mecânica ja sabe para onde ir. XDD

  14. Após as muitas duvidas da galera se é um fake ou não, eu fui atrás e pesquisei. O video NÃO É FAKE. A notícia da ponte dançarina foi veiculado em inúmeros jornais e revistas russos, e parece que havia o risco da ponte entrar em colapso. O engarrafamento que se seguiu realmente causou um monstruoso transtorno para a cidade.

    Aqui tem mais detalhes no Russia Today, um portal de notícias do país: http://rt.com/Best_Videos/2010-05-21/russia-volgograd-bridge-dance.html

    Na Wikipedia podemos ver que a ponte de fato existe, inclusive com a noticia do evento ocorrido no dia 20:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Volgograd_Bridge

    O caso também foi veiculado em diversos jornais, incluindo a band e globonews:
    http://www.band.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=305499

    http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1594862-17665,00-VENTO+FORTE+INTERDITA+PONTE+NA+RUSSIA.html

    Saiu também no moscow times:
    http://www.themoscowtimes.com/news/article/volgograd-bridge-shaken-by-winds-is-to-reopen/406705.html

    Além do St Petesburgo Times:
    http://www.sptimes.ru/index.php?action_id=2&story_id=31511

    Baseado nessas evidências, creio que seja real.

    • Realmente não é fake, não olhei os links das noticias que postou, mas tenho alguns amigos russos, mandei o link do video no MSN de um deles que me confirmou o fato.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares