Ovnis nos céus do Chile

Aqui está uma matéria interessante sobre ovnis nos céus do Chile, com destaque para o sistema de varredura de ovnis criado por um fotógrafo local.
O chile é um dos vários países que reconhece oficialmente a existência de objetos voadores não identificados. Em nosso continente, apenas o Chile tem uma comissão oficial de pesquisas que reconhece publicamente a existência dos UFOs e sua origem extraterrestre.

O Chile, com 15,5 milhões de habitantes, é considerado o quinto país do mundo com o maior número de óvnis avistados, depois de Estados Unidos, Peru, Brasil e Rússia. Neste país, especialmente na região norte, foram relatados nos últimos 60 anos mais de 600 visões.

Em 2007 o capitão Rodrigo Bravo, com a autorização do comandante-em-chefe do Exército, participou de um evento internacional sobre o assunto, realizado na cidade balneária de Viña del Mar. No encontro, Bravo disse ter vivido experiências “espetaculares” em diferentes locais do Chile. O capitão exibiu vídeos e mostrou fotografias na reunião, além de ter relatado as experiências de vários pilotos de sua instituição com óvnis nos últimos dez anos.

Esta região protagonizou casos considerados surpreendentes, inclusive um contato de “terceiro grau” com um extraterrestre. Segundo o oficial do Exército, em 2 de abril de 1997, no aeroporto de Chacalluta da cidade de Arica, 2.050 quilômetros ao norte do Chile, um piloto de um Caça T 212 observou no ar, por nove minutos, um objeto grande de cor alaranjada.

Outro incidente com estas características ocorreu no início de 2000 na região dos Lagos (sul), quando três helicópteros militares voavam em plena luz do dia. “Seus tripulantes observaram um objeto pousado no solo que subiu repentinamente até a altura das naves, colocando-se na frente deles, quase em uma rota de colisão”, disse o capitão Bravo para o público que lotou o Teatro Municipal de Viña del Mar.

O militar acrescentou que, após fazer movimentos de ziguezague, o óvni desapareceu em grande velocidade. Em 18 de março do mesmo ano, na localidade de Graneros, aproximadamente 70 quilômetros ao sul de Santiago, os passageiros de um avião militar disseram ter visto um objeto grande cor de chumbo que desapareceu em grande velocidade após voar lado a lado com o aparelho.

“Todos estes casos estão certificados pelo Comitê de Estudos de Fenômenos Aéreos Anômalos (Ceffa), da Direção de Aeronáutica Civil, o mais adequado do Chile para este tipo de pesquisas”, afirmou o oficial do Exército.

Rodrigo Fuenzalida, diretor do Agrupamento de Pesquisas Ovniológicas do Chile (Aion), disse à agência de notícias Efe que contar com a colaboração do Exército é um exemplo de maturidade da “instituição, que soube abrir seus arquivos para que sejam submetidos a estudos sérios”. Fuenzalida acrescentou que agora só falta o governo assumir uma atitude semelhante e apoiar a abertura destes arquivos, como ocorreu no Brasil.

Avistar óvnis “não é novidade”. Os especialistas afirmam que 60 milhões de pessoas no mundo já testemunharam este fenômeno, apesar de, com medo de fazer papel de tolas, apenas 10% destas experiências serem relatadas.

fonte fonte

Related Post

33 comentários em “Ovnis nos céus do Chile”

  1. Pra mim ainda podem ser insetos passando na frente da lente. o objeto aparece desfocado.. Se estivesse muito longe, por mais que se movesse rápido, haveria apenas motion blur, e não um desfoque em todos os ângulos.

    Uma solução SIMPLES seria o cara gravar com as DUAS cameras em infra vermelho… aí sim, se o objeto aparecesse nas duas cameras, ele não deve estar perto (aliás, com duas câmeras posicionadas do jeito que ele colocou dá pra reproduzir o vídeo em 3D e saber facilmente a que distância estava o objeto).

    Agora, se o objeto passar apenas por uma unica lente, mesmo filmando as duas em infra vermelho, não vejo outra explicação senão INSETO!

  2. Muito engraçado às 1:04 do vídeo ele fala “cosas estrañas” e aparece um barbudo esquisito lendo no banco. Mas o que eu queria comentar é o seguinte:

    “(…) Os especialistas afirmam que 60 milhões de pessoas no mundo já testemunharam este fenômeno, apesar de, com medo de fazer papel de tolas, apenas 10% destas experiências serem relatadas.”

    Esse dado é confimado? Quem fez essa pesquisa? x_x

  3. Sobre a minha dúvida, vi que a fonte é da Agência EFE, e o texto já foi bastante reproduzido por aí. Mas não explica se esses dados são do Exército chileno ou o quê. x_x

  4. “Chile tem uma comissão oficial de pesquisas que reconhece publicamente a existência dos UFOs e sua ORIGEM EXTRATERRESTRE”

    Porra, forçou a barra legal agora, ein…podem até admitir a ocorrecia de fenomenos anomalos e de origem desconhecida, mas extrarrestre? duvido.

    I want Believe, mas sem exageros.

    • Pois é, mas o lance é que o Chile reconhece o fenômeno e atribui origem do mesmo a ação extraterrestre. Quem diz isso, são os militares de lá, não sou eu não.

  5. Esse comentário que rolou foi FODA:

    Muito engraçado às 1:04 do vídeo ele fala “cosas estrañas” e aparece um barbudo esquisito lendo no banco.

    HAHAHUEHAEUHAEUAHAUEHEUHEUHEUAEHAEUHEAUAHEU…

    Realmente o cara é mto estranho…

  6. é fato, eles existem, e muita gente realmente ja viu, mas nao há registros. Principalmente em cidades menores, onde as pessoas prestam mais atenção no ambiente e tem menos interferências.
    Eu já vi um OVNI, há ums 7 anos, enquanto acampava. E outras 5 pessoas também viram.
    Também ouvi histórias muito boas da vó do meu namorado, que mora em um sítio, de coisas que ela já viu pelo céu de lá.

    Obs.: o video nao está aparecendo

  7. OVNI de cu é rola!!!!
    Meu chapa, acho que ninguém tem coragem de falar pra vc mas essa sua mania de ovini é coisa de nego que tem mente fraca, coisa de mané…vc me parece ser estudado, porra meu…estas porras não existem!! ACORDA

    • ô povo idiota… se é p comentar merda, melhor naum comentar…. tem gente q gosta de algumas coisas… e tem gente q gosta de outras…. vc deve viver é com os olhinhos bem tapadinhos…. besta bubônica…

    • Matiello, vc tá falando comigo?
      Se estiver, que tal demonstrar com argumentos convincentes a impossibilidade da existência de ufos? Você é capaz? Talvez argumentos sólidos baseados em lógica possam ser mais eloquentes para o debate quanto as frases feitas do tipo “de cu é rola”.

      Só pra te dar um incentivo, talvez você possa me explicar porque no site oficial da CIA existem tantos documentos onde a agência governamental solicita ajuda de pesquisdores para lidar com o fenômeno ufo. Esses documentos só foram liberados devido a uma ação popular contra o orgão federal, e levou anos em uma guerra judicial tremenda, pois a Cia não queria que os dcumentos viessem a publico. Mas lá a justiça funciona. O resulado é uma coleção de documentos bastante extensa que trata do assunto ufo, um assunto de segurança nacional em qualquer país.

      Talvez você queir fornecer uma explicação plausível para este documento do FBI onde um agente informa oficialmente o presidente da instituição de um ufo acidentado e três corpos não-humanos lo local do incidete.

      • Velho, vc acredita no que vc quiser…eu não preciso provar que não existe. Cabe a cada um usar sua inteligência pra acreditar ou não acreditar em algo. Eu uso a minha pra não acreditar. Cada um é cada um… Apenas tenho uma baita pena de vcs que acreditam

  8. Rsrsrsrsrs!!!
    Falar é fácil, difícil é acreditar né pessoal!!!
    Eu sou umas das pessoas ki tem medo de falar sobre o assunto, pois quando era criança cheguei a ver uma imensa bola de luz alaranjada há cerca de uns tres metros de mim…E não foi apenas eu. Meu pai, minha mãe e a empregada tbém viram a mesma coisa da varanda da minha casa, que era de dois pisos!!!

    Cheguei a ver ovnis por muito tempo aki em “Rio Branco no Acre”, principalmente na década de 90, quando era garoto…Naquela época a cidade era muito pouco desenvolvida (parece ki eles preferem esses locais para aparecer pois segundo relatos seus objetos causam interferência em tudo que usa eletricidade) e durante as noites mais claras era possível avistar tudo o que aparecia no céu da cidade!!!

    Aparentemente, mesmo sendo uma criança na época, eu já achava esse assunto polêmico e interessante, já que vez ou outra os noticiarios da tv aberta, como a Globo, falavam sobre o assunto…Confesso que apesar de achar fascinante o assunto eu ficava todo arrepiado e nervoso quando falava nele!!!

    Certo dia, acho que tinha uns oito ou nove anos, estava eu e meu pai na varanda de casa conversando quando avistamos uma imensa bola de luz laranja, parecia coisa de filme, se aproximando aos poucos, até ficar na altura dos fios dos postes de luz do colégio em frente da minha casa!!!

    Na ocasião, chamamos minha mãe e a menina que trabalhava lá em casa para observarem aquilo também, foi fascinate, entretanto aos poucos a bola de luz se moveu na direção de trás do colégio, ao sul, até desaparecer!!!

    Parece loucura eu ter vindo até aqui só para falar nessa experiência bizarra e que eu não gosto de nem me lembrar, já que hoje em dia, aos meus 23 anos, acredito plenamente na existência desses seres!!! Por mais que muitos digam que isso é pura bobagem e neguem dar atenção ao assunto, o fato é que um avistamento de um ovni acontece a cada 5 minutos no mundo, muitos deles são fraudes, outros são inexplicaveis e há outros que nos fazem acreditar por falta de respostas que sejam verdade!!!

    Eu sou aquele tipo de pessoa que posso dizer que acredito plenamente nisso, pois tive oportunidade de testemunhar esses objetos em várias ocasiões da minha vida, mais nada me marcou tanto do que essa ocasião, esse relato que acabei de citar!!!

    Além desse, tenho um outro que até hoje tenho pavor de me recordar, mais não foi eu que testemunhou e sim minha querida vó!!!

    Há muito tempo, lá pela década de oitenta, a minha vó, mãe de meu pai, chegou a presenciar no seringal um imenso objeto eliptico, de cor prata, onde de dentro dele sairam varios homenzinhos com imensos capacetes, que ela descrevia como sendo – astronautas!!!

    Nessa época, nos seringais não havia um local apropriado para se fazer as necessidades, e as pessoas tinham que cavar uma pequeno buraco para isso!!! Certo dia, ela precisou levar sua pequena filha, uma tia minha para fazer suas necessidades, como fazia de costume. Ela foi até o local e enquanto esperava a garotinha terminar, notou um ruído por de trás da vegetação do local, ela ficou curiosa e foi até lá observar para ver do que se tratava, foi quando ela se impressionou com o que viu – Um objeto eliptico, de cor prateada, aterrisado no meio da mata…

    Por incrível que parece ela ficou alguns minutos observando o tal objeto por trás da vegetação local, até que depois de um certo tempo, o objeto se abriu e saiu de dentro vários homenzinhos, com os capacetes bem grandes, com vestimentas prateadas também, que ela afirmava ser astronautas!!!

    Nesse momento, ela ficou assustada e pegou a criança e se mandou do local na maior velocidade, correu e correu o mais rápido que pode, até chegar em casa…

    Até o dia perto de ela vir a falecer, ela me contava essa história com a maior clareza e precisão, e eu acreditava fielmente, já que minha tia, tios e meu pai, confirmavam tudo o que ela havia testemunhado, pois todos moravam com ela na época!!!

    Relatos existem aos montes mais as pessoas realmente temem tudo e a todos, por vergonha, medo, ignorar o assunto e por ai vai…
    Só sei que a tecnologia desses seres estão a um patamar muito longe da nossa compreensão e por isso tão cedo não conserguiremos colocar a mão na butija!!!

    Em meio a isso, tem muitos governates e poderosos corruptos, que ficam com o assunto só pra eles, guardados a sete chaves!!! Sem mais, sem menos, isso é real e algum dia tudo será esclarecido…Abraços ao mundogump e a todos, respeito humildimente a opinião de todos daqui e espero que seja assim com a minha…fuiiiiiiiiiiiiii, abraços, vlw!!!

  9. É muito engraçado ver algo sendo falado com tom de seriedade em espanhol. É uma língua muito humorística, eu acho, dá vontade de rir. sahisuhaiushiuahsiuhas.

    Ps: É muito IMPROVÁVEL qu não haja vida (inteligente inclusive) fora do nosso átomo de grão de poeira que chamamos Terra, considerando a imensidão e o ‘tempo’ de existência do universo. Acho uma babaquice que em 2010 as pessoas fiquem com vergonha de dizer que os ovnis são Reais; eles são mais reais que os Gorillaz cacete!
    Fizeram pouco caso da teoria Newtoniana da gravidade da mesma forma, quem eram de fato os ignorantes e intolerantes?
    Abaixo a resistência ao Novo!

    PHILIPE, QUEREMOS MAIS BONECOS DE SCULPEY! FAZ MAIS 1 AEW! (sou fã das suas esculturas)

  10. aos poucos os governos mundiais vao revelando a verdade so com muita presao popular para eles revelarem a existencia de aliens o que eu nao entendendo e porque esconder a verdade de nos

  11. Gostamos muito se seu blog, sério com matérias muito bem escritas. Se você não se importar, coloquei seu site na nossa lista de sites interessantes, no nosso blog: http://acordandoparaaverdade.blogspot.com, dá uma passada lá e confere.
    Estamos fazendo um trabalho com a intensão de abrir os olhos das pessoas para o que ocorre no mundo e no Brasil!
    Pode ser que assim as pessoas notem o quanto somos manipulados e que poderíamos virar esse jogo se nos dessemos conta da força da união.
    Parabéns e fica aqui o nosso convite para uma visita!

  12. Felipe… vc já viu o filme “Contatos de 4º Grau”??

    Em teoria ele é “real”, mas na verdade é “falso”… porém o caso que apresentam no filme, eu acho que é interessante. Mas não sei se é mito ou realidade sobre isso (já li uma reportagem falando de esquimós que sumiram, mas em uma vila isolada e não em uma cidade).

  13. Que o Universo é enorme, isso todo mundo sabe. Então, temos:
    50% de chance de estarmos sozinhos
    25% de chance de estarmos acompanhados
    25% de chance de estarmos acompanhados por vida inteligente

    Até agora, com a observação do Universo pelos sérios cientistas, nada de concreto foi encontrado. Ponto para a teoria de que a Terra é única.

    Agora temos a espécie ufólogos:
    – Várias naves visitando a Terra, só pra assustar meia dúzia, sem nenhum contato com a grande população.
    – Sempre imagens muito distantes, desfocadas, nunca uma foto ao menos normal, quando muito temos “luzes”, tendo explicações científicas naturais terrestres; imagens criadas por nós, humanos.
    – Sempre o governo esconde os fatos de imensa, digamos, “magnitude” para a humanidade, e o que restam são apenas documentos espalhados na internet. Que organização mais perfeita, hein? Milhares de envolvidos e só vazam documentos! Uau.
    – Com o avanço tecnológico é praticamente impossível esconder algo de grande porte para o público. Mas, não, aquela nave que caiu na cidade de Abrobrinha foi recolhida pelo governo antes de alguém ver. Sedex 24h perde feio pro serviço de entregas e recebimento dos exércitos.
    – A maioria é dos “avistamentos” são do tipo “um vizinho viu”, “um primo”, etc. Ou “estava de noite”, “estava andando de carro”. 95% das vezes.

    O movimento relacionados a UFOS é cercado por pessoas do tipo “eu quero acreditar”. Ou seja, quando ocorre qualquer acontecimento não-explicado, imediatamente a pessoa condiciona seu pensamento aos ETS. A mesma coisa ocorre com religiosos que acreditam em um Deus. Ou é milagre divino, ou são os ETs.

    Eu não acredito que vida extraterrestre visite a Terra ou algo do tipo. Se ela existe (SE), está bem distante de nós e provavelmente nunca nos encontremos (o Universo não é o que conhecemos de infinito?).

    • De fato, o fenômeno é errático, e porque não dizer, frustrante. Eu gosto do assunto, mas nunca vi nada que pudesse ao menos sugerir ser uma nave tripulada.
      Como a varredura do SETI se dá em escada de anos luz da Terra, é bastante improvável que essa varredura capte algo que esteja suficientemente perto. Então, eu não credito o fato do SETI não ter descoberto nada a uma prova de a Terra ser o único planeta habitado no cosmos. Por maior que seja a escala da varredura, o que foi feito até agora é muito pouco dadas as grandezas espaciais, então há muito para rolar nessa pesquisa.

      Infelizmente, de fato, quem tem o poder de ocultar dados é o governo. É o governo que é dono de radares, controla o espaço aéreo, é o governo que manda nas forças armadas. Nós pagamos ao governo para que ele nos proteja, e talvez a tentativa desesperada de ocultação do fenômeno ufo seja o que é possível de ser feito por enquanto. O que nós podemos fazer? Ouvir o que nos contam, sempre sabendo que pode ser mentira ou erros de interpretação, temos que buscar a verdade sempre que possível, tentando falar com pessoas que tenham uma boa qualificação para diferenciar uma estrela de uma aeronave (pilotos, controladores aeroportuários, etc) e teorizar para tentar encontrar potenciais explicações que dêem conta do fenômeno.
      Agora, uma coisa é importante que se diga: O fenômeno ufo é real. Ele ocorre de verdade.
      Isso significa dizer que existem extraterrestres? Não. Mas enquanto fenômeno de massa, é inegável. E na hipótese (para alguns remota) de não existirem extraterrestres, estaremos diante de um fenômeno centenas de vezes mais bizarro, que acontece no âmbito da Psicologia social.

  14. Eu acho esse um assunto fascinante, serio…embora eu ache q a hipotese extraterrestre, não deva ser levada em mais ou menos consideraração, q qualquer outra, um fenomeno atmosferico desconhecido por exemplo…um homem como Jacques Vallée q estuda ou estudou o assunto por anos e a serio, não é um “Zé ruela” qualquer, é um Phd em ciencias da computação, astronomo, um cara q trabalhou na NASA, então…é algo a se pensar

    mas eu particularmente, prefiro acreditar no relato q eu li há uns anos atras de um cara q tinha ligações com militares e o governo ingles, se eu não me engano. ele disse (não lembro as palavras certas) q não existia nenhuma politica de acobertamento dos governos, e sim q eles tinham pouco ou quase nenhum conhecimento sobre o assunto, quer dizer…eles sabem q o fenomeno ufo é real, mas não sabem o q é, acho q é por aí.

    • Pois é eu concordo com você. O que eu sei, baseado em conversas que tive com militares, é que o governo Brasileiro nega pra não ter que explicar em detalhes uma coisa que ele não domina. Parece que por aqui já houve interesse em estudar em detalhes o fenômeno, ocorreram sistematizações qui e ali, mas nada que gerasse respostas para as questões que afligem à sociedade.
      Essa impressão bate com o que você leu. Enquanto o assunto gerar mais perguntas que respostas, a coisa tende a continuar assim. Já os EUA, tem um comportamento bastante estranho com relação ao fenômeno Ufo. Eles tratam do assunto como se fosse colocar toda a população de lá em risco. Talvez seja assim porque eles são todos neuróticos, belicistas e medrosos como o catiço. A coisa da geopolitica mundial, as guerras e a guerra fria, principalmente, foram bastante problemáticas para a questão do fenômeno Ufo. Eu acho que deve levar algumas décadas para que haja maturidade governamental em nível mundial para que o assunto seja tratado de forma mais clara, pelo menos para certos setores da sociedade.

    • Eu sou pé quente. Eu mudo pra uma casa e ela vende em seguida. Acredite se quiser, essa aqui já vendeu tb. A dona da casa (minha sogra) fechou negócio com o comprador NO DIA da minha mudança. É eu entrar e a casa vende. Sorte que estou aqui temporariamente, esperando o apê que eu comprei entregar, o que acontecerá em agosto.

  15. Primeiro, Philipe, adoro teu blog, sempre interessante e inteligente!

    Segundo, sugiro tu ganhar grana com isso: começa a oferecer como se fosse um serviço, tu propoe te mudar para o imovel que as pessoas querem vender em troca de uma porcentagem da venda. Que tal? rs rs

    Terceiro, percebi que tu saca bastante de frances; se te interessa, te passo o link tem uma reportagem bastante completa feita por um canal frances (em 2008), onde destaco:

    – o controlador de voo dizendo que muitos pilotos, mesmo depois de tomados pelo panico, se negam a relatar avistamentos por receio do ridiculo
    – a pesquisa que o CNES (centro nacional de estudos aeroespaciais da França) faz com os pilotos, sobre avistamentos anormais, com destaque para a pergunta sobre a opiniao deles, se acreditam que esses objetos podem representar um risco a seguranca
    – a entrevista com a pessoa ligada a prefeitura de Fenix, que se interessou pelos avistamentos relatados por centenas de pessoas, e filmados por algumas, e teve seu nome ridicularizado pelo governo e imprensa

    http://www.ovnis-usa.com/quand-larmee-enquete/

    Acho que os governos se negarem a tocar no assunto ja eh uma politica de acobertamento.

    Aqui na Franca acabou de sair um livro escrito por dois jornalistas: “OVNIs – enquete sur un secret d’Etats”

    Nao canso de me surpreender como no geral optamos pela ignorancia. Se os governos se interessam tanto pelo assunto, nos tambem deveriamos nos interessar, principalmente porque nao eh falado abertamente. Nao acho que isso seja menos importante do que discutir se o Ira deve ou nao ter Uranio enriquecido.

    Abraço!

  16. Ou véios eu ja vi um desses tals ovinis voadores aê pelas paradas quando eu costumava sair a noite pelos pastos molhados fumando um cachimbinho em busca dos sonhados azuzins. Eu via sempre, era só chover e o gado cagar, pronto, eu começava a ver ovinis voadores….eu acredito em ovinis

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares