O truque da água

Outro dia um amigo meu me mandou a dica do video abaixo:

Legal, hein? Mas… Será que isso é possível? Bem…

À primeira vista, eu penso que a resposta a esta pergunta é simplesmente NÃO.
Mas me intrigou muito (mais que ver a água ficar de pé) o volume de pessoas questionando como que é possível fazer isso. E tá cheio de video no youtube de pessoas néscias tentando fazer a porra do truque.

É inacreditável que neguinho consiga ter a fantasia de que esta água está mesmo ali. As pessoas não se dão nem ao trabalho de olhar quem foi o cara que postou, um designer que modela e anima em 3d. Porra, véi. Eu tava comentando sobre isso com a minha mulher quando me ocorreu de fazer um video demostrando como REALMENTE É POSSÍVEL FAZER A ÁGUA FICAR EM PÉ!

Obviamente que para isso ser possível não usamos apenas água, hehehe.

Related Post

45 comentários em “O truque da água”

  1. Contagem regressiva para surgir o mimimi do “perdeu a credibilidade”. Tudo bem, foda-se.
    Eu não quero mesmo credibilidade com gente que acha que água fica em pé.

      • Ah, que nada. O meu truque é uma mmerda e eu sei, mas eu quis inovar o lance, colocando a metade do vidro com água. Isso fode tudo no efeito, porque quando vc usa o copo cheio de água, basta levantar o copo vazio e fazer uma mascara na passagem para o copo cheio girando. Mas quando o mesmo está na metade, você tem que fazer o copo TODO em 3d, rotoscopiar a mão sobre ele cok uma mascara animada, enfim é um rabo do caramba. Outro ponto problematico é a fisica do liquido, que só fica perfeita usando um simulador proprietário, que eu não tenho, então a minha simulação é mais tosquinha. A versão do cara ele corta rápido para disfarçar esse problema. Talvez eu devesse ter feito isso, mas seria problemático, porque o tempo de video ficaria curto demais ali.

  2. haha o video ficou muito foda. Mas eu achei que o efeito da água não ficou “verossimil”, se tivesse um pouco melhor dava pra trollar animal com a galera

    • Não tive muito tempo para trabalhar a água legal. O efeito do cara foi tecnicamente mais simples, porque ele parece trocar o modelo do copo girando por um modelo de água cg desmanchando e corta rápido. No meu caso eu deixei mais tempo. E o Glu é um pluginzinho bem meia boca pra simular água. Tem um ditado da galera que mexe com Cg que é: “Simular água, fogo e cabelo é sempre um pesadelo”.

    • HAhaha é que eu queria que o troço parecesse pouco científico mesmo. Mais tipo o mundo de beakman. Minha esperança é ver os molequinhos lelés derramando água na mesa da sala.

  3. rapaz, ta muito irreal a água do final bixo, mas eus ei que é verdade, porque você explico tudo certinho, mas mesmo assim é muito difícil de acreditar! eu me pergunto como você acho a proporção e os elementos certos pra fazer isso ein, deve ter dado um trabalho do cão.

  4. Se tivesse calculado a refração da luz passando pela água, os ramos da plantinha q enfeita sua mesa teriam ficado em posição diferente. Aí eu teria acreditado fácil! ^^
    Que bom que não ficou perfeito, me poupou horas que nem um idiota tentando fazer isso em casa! rsrsrs

    • Lembra que o primeiro render deu pau? Foi justamente por isso. Aí como eu estava com pouco tempo, eu resolvi apelar e usei uma gambiarra aqui que é uma projeção do filme no fundo num plano gigantesco atrás da cena, mapeado com uma orientação screen. Ao usar esta orientação eu fodi todo o calculo de refração do vidro, que só seria perfeito se eu tivesse modelado de verdade a mesa toda. Mas isso só valeria a pena se eu ganhasse algum tostão com essa joça. Como eu sou especialista em perder dinheiro e não em ganhar, ficou assim mesmo. Isso tb explica porque não usei camera matching como o cara lá fez Alipas, a melhor coisa do video do cara é o camera matching dele. Não deve ser boujou.

    • Embaçadaço. Pode ser duas coisas, pirogel (sado para fazer pessoas pegando fogo nos filmes) mas isso e caro pra caralho e a iluminação no rosto dos amigos parece meio fake. A outra hipótese é um bom (bom mesmo) plugin de fogo baseado em fisica de fluidos, só que isso é um cu pra calcular. Os caras são fera.

  5. Você perdeu a credibilidade. Seu bosta. shauushauushahss
    Cara, sua mulher vai ficar HORAS esfregando essa mesa pra tirar o óleo mineral dela! saushushaushuahs

    • Agora arrumei um jeito de fazer os videos mais simples. Um conversor bom que não ferra o sincronismo e poderei sim fazer mais videos. Meu medo é neguinho pensar que eu estou querendo entrar naquele estilo do Felipe neto e do Pc Siqueira.

  6. EEEEEEEEu conseguiiiiiiiiiiiii mas Philipe meu camarada, você se enganou, a água não precisa estar gelada, do meu jeito usando água em temperatura ambiente o vortex demorou um pouco menos, mas não precisei esperar o tempo de gelar a água , espero que a dica tenha valido a pena.

  7. Hahahahaha… Muito divertido. Que programas você usa pra esse tipo de animação? E quanto tempo mais ou menos você levou? A dona patroa não reclamou da molhadeira na sala não? Afinal no início o copo tava quase cheio e depois tava pela metade, acredito que boa parte tenha ido parar no chão, hehehe…

  8. Hahaha! Spielberg que se cuide! Mas falando sério sobre o assunto das pessoas acreditarem: Não só as pessoas parecem não ter estudado na escola como às vezes o sinal de ignorância é plena. Volta e meia, quando eu procuro algum produto no Mercado Livre, eu encontro na parte das perguntas para o vendedor coisas como: “-Puxa! Era isso que eu procurava! Quanto custa?-” Quanto CUSTA??? “P*[email protected], malandro! O que tu pensa da vida?” – Dá vontade de escrever.

    Mas agora, segundo uma reportagem da Revista Piauí, nº53/Fev: O aluno hoje nem precisa estudar muito para passar de ano, basta ter bom comportamento mesmo com notas bem abaixo da média, que o Conselho da Escola (com a Secretaria de Educação balançando dim-dim lá atrás), faz o aluno passar de ano na boa. Pô! Que m… de situação a educação(inteligência) se encontra neste momento.

  9. “Qualquer idiota consegue fazer.” hauhauhauahahuhauhauh… Boa Phillipe. Eu morro de rir! Mto bom!” pokspokspoks Post maravilhoso, como sempre! Flw!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares