O rosto sorridente de Marte

Sharing is caring!

Engraçado como em algumas situações, ao comentar que gosto do assunto Ufologia, sou imediatamente rotulado como um crédulo.
É intrigante como certos assuntos acabam se atrelando. Você comenta de casos envolvendo discos voadores e logo alguém saca um caso de uma amiga que viu gnomos. O tio que vê espíritos, e então acaba numa profusão de casos de pessoas que sentiram-se levitar, cristais, numerologia, parapsicologia e dicas astrológicas.

Quando isso acontece, e acontece muito, eu não entro no papel de advogado do diabo por causa da inteligência social. Mas gostar de ufologia, a princípio, não deve me tornar um crédulo de qualquer merda.

Claro que isso não pode também me impedir de assumir que coisas realmente estranhas acontecem o tempo todo pelo mundo afora. Eu mesmo já vi com estes olhos que a terra há de comer, um vaso de flores deliberadamente levitar num centro espírita. Ou o caso (descrito dois posts abaixo) onde eu acredito ter visto um amigo falecido olhando pra mim. Como eu sou um psicólogo, sei perfeitamente que nossa percepção é extremamente falha e suscetível a vários tipos de enganos e erros de julgamento.
Certas coisas desafiam nossa compreensão, e por mais que não consigamos explicá-las em profundidade com o método científico – como seria o ideal, negá-las cegamente seria uma atitude tão ignorante como crer nelas de modo indistinto, piamente.

A eletricidade já foi considerada magia, poderes de Deus e demonstrações do incontentamento dos deuses. Vulcões foram consideradas manifestações do além. O homem tende a apontar causas extraordinárias para fatos que desconhece.

Eu tento manter sempre que possível uma postura mais científica na compreensão de certos fenômenos. Por exemplo, no caso do vaso que levitou, há explicações no campo da parapsicologia que poderiam explicá-lo. Mas o que me intriga é como certas pessoas que se metem no universo da pesquisa ufológica, uma das grandes fronteiras para as ciências, são pessoas que aceitam praticamente qualquer merda que vomitam na orelha delas. Não há questionamento. Não há nem sequer uma mínima reflexão do que é dito. Isso é foda, porque acaba gerando uma percepção geral de que ufólogo é tudo doidão. Se viu disco voador, é porque tomou chá de cogumelo, fumou maconha e cheirou cocaína.
De outro lado é difícil achar um espaço na mídia para se debater o assunto, que é sério e envolve segurança nacional com a seriedade que deveria ser tratado.
Os programas de Tv que buscam ufólogos para falar sobre o tema Ufo descambam para perguntas ingóbeis e papos doidos sobre casos não pesquisados corretamente. Isso quando ao menos falam sobre o assunto, pois na maioria maciça das vezes, o programa quer usar o tema ufo por ser uma temática de amplo interesse, com objetivos meramente sensacionalistas.
E sensacionalismo por sensacionalismo, não faz a menor diferença quem é o convidado. O que ele estuda, o que leu. Isso resulta num dos maiores danos a imagem dos pesquisadores, que é a associação com pessoas que usam o tema Ufo para orquestrar verdadeiras campanhas promocionais para fazendas e socidades alternativas – tudo obviamente cobrado – com a promessa de contatos imediatos com aliens, comandantes estrelares do quarto quadrante e bate-papos com intraterrestres!
A ausência da ciência acadêmica neste campo de pesquisa, ( por um preconceito ridículo) gerou uma “terra de ninguém” onde qualquer um analfabeto fala a merda que lhe vier à cabeça. Quem gosta do assunto e gostaria de vê-lo sendo tratado com cuidado e método, fica frustrado. Como eu.

Bem, mudando ligeiramente de assunto, aqui está uma das fotos mais famosas do mundo. É o rosto da superfície de Marte, revelado numa das fotos da sonda Vicking, liberada pela NASA na década de 70. Durante algumas décadas, esta imagem foi exibida como uma “prova” de que uma civilização habitou o planeta Marte e esculpiu o que seria uma “Esfinge” olhando para os céus.
Claro que isso é uma bela duma viagem na maionese.

O rosto sorridente de MarteA foto da Vicking I obtida em 1976 de fato faz parecer um rosto. Mas essa alegação caiu por terra quando sondas com maior capacidade de resolução foram enviadas ao planeta e registraram em detalhes o objeto, que revelou ser apenas uma montanha.

Veja aqui uma animação que mostra exatamente isso.

Dica do Guilherme

Comments

comments

Ufos,mistérios,curiosidades e muito mais
Luminária Ufo

10 comentários em “O rosto sorridente de Marte”

  1. Apesar de não conhecer a fundo, gosto muito do assunto. Tanto ufologia quanto manifestações “inexplicáveis”. Bacana o post alertando para a importância de se manter um nível “aceitável” de consciência sobre determinados assuntos.

    Sobre o rosto em Marte, me desanima o fato de que cientistas usaram a imagem para tirar conclusões precipitadas e na minha opinião, infantis sobre o caso. Mas… sabemos como são alguns cientistas, principalmente pelo fato de serem americanos e sabemos como eles pensam. Não vale a pena nem entrar no assunto.

    Responder
  2. Ótimo post, como sempre.

    Como o carinha aí de cima disse, também sou interessado pelo assunto e também acho o modo como esse tipo de assunto é tratado lamentável, o pior é que não somente OVNIs ou fantasmas são tratados assim, mas assuntos que têm relevância, como história e filosofia só são discutidos qndo há algum interesse da indústria por trás e ainda assim é difícil alguma abodagem séria.

    Depois de toda essa lenga lenga, vamos ao assunto que vim aqui dizer, dá uma olhada aqui, sei que é um texto imenso, cansativo e em inglês, mas vale a pena reservar alguns mintos por alguns dias e verificar que em muitos aspectos os escritores têm razão, inclusive sobre a forma angulosa do planeta, que não acreditei e fui até o site da NASA e está lá, a mesma foto do site, com todos os ângulos mostrados (se vc ler, vai entender).

    aqui o site: http://cleanstream.net/mirrors/iapetus/
    e divirta-se.

    Responder
  3. pra galera q acha isso viagem a França liberou acesso a videos e fotos de casos de UFOS e mts ela msm diz q ñ tem explicação científica para o caso
    e sobre o caso da foto de marte teve uma pesquisa a pouco tempo q o cerebro procura associar qualquer coisa com a forma de um rosto ou de um corpo como essa montanha de marte o cerebro associou a um rosto + era só uma montanha

    Responder
  4. Muito legal esse post. Eu descobri esse blog a pouco tempo e não consigo mais sair dele, porque além de você ser muito criativo e engraçado, também defende as suas opiniões com uma convicção que muitos não têm. Parabéns.

    ps. os marcianos também passaram pela Terra e deixaram um rosto desenhado. Abra o google earth ou o google maps e copie estas coordenadas na caixa de pesquisa
    50 0’43.88″N 110 6’55.25″W

    HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

    Responder
  5. Vcs acham que se algum governo descobrir qq coisa que possa gerar lucro ou supremacia tecnológica ou militar, vai dividir com alguém, é claro que o que vemos são apenas as migalhas daquilo que realmente os países mais avançados em pesquisa espacial sabem.
    Valeu…….

    Responder
  6. [quote comment=""]Vcs acham que se algum governo descobrir qq coisa que possa gerar lucro ou supremacia tecnológica ou militar, vai dividir com alguém, é claro que o que vemos são apenas as migalhas daquilo que realmente os países mais avançados em pesquisa espacial sabem.Valeu…….[/quote]
    É interessante observar como que se manipula a atenção das pessoas,pois o que há de mais enigmático nesta região não é o rosto olhando para o céu e sim as formações em forma piramidal.Li num site sério de astronomia,que aliás são bem céticos,admitir que tais fomações de pirâmides são sugestivas,intrigantes,porém,por questão de princípio se opta sempre por uma explicação mais natural.Quanto ao mais há ainda a possibilidade de manipulãção por parte do governo.Pois,o assunto estava rendendo muito.Ainda que o governo tenha provas ou mesmo evidência de alguma civilização não devemos ser tão ingênuos em achar que tais informações vão nos chegar facinhas,oficialmente,com a declação de algum chefe de estado ou cientista.Isso envolve uma série de interesses e assunto que dá pano pra manga.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O rosto sorridente de Marte

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.