O patch mais estranho que eu já vi

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Patches são insígnias. Aqueles elementos bordados que militares usam para demarcar suas missões. Em geral, grupos táticos, e esquadrões possuem seus próprios patches. Quem não reconhece a caveira com uma faca enterrada no patch do Bope?
Image Hosted by ImageShack.us
Muito mais que sinalizar, o patche tem uma importante função de estabelecer uma comunicação direta entre os membros, criar uma unidade, uma percepção de time.

Não é por acaso, que a Nasa usa patches para cada uma de suas missões. Quer um exemplo?

Este é o patch da missão Apollo 1

Mas como eu ia dizendo, existem patches bem loucos mesmo. Como eu gosto muito desse lance de aliens, ufos e etc, eu achei extremamente bizarro um patch que parece ter um ALIEN bem no meio da insígnia.

Image Hosted by ImageShack.us

Curiosamente, este patche pertence a um grupo especial de pilotos de caça. Ao que parece, este patche seria exclusivo dos pilotos dos caças invisíveis, bastante confundidos com ufos. Talvez isso explique o que um alien faz ali. Mas… Será que é isso mesmo?

Pesquisando sobre ele, descobri que é uma insignia do esquadrão de bombardeio 509 Wing, que entrou em operação em substituição ao esquadrão B-2 Stealth Bomber. O esquadrão 509 estava baseado bem em Roswell, (isso poderia explicar o alien)  Mas agora o esquadrão 509 foi movimentado para o Missouri.

Especuladores de plantão chegaram a sugerir que o patch seja uma piada direta com o fato dos militares negarem o fenômeno ufo, atribuindo a tudo que aparece de estranho no céu a mesma velha desculpa de “treinamento com aeronaves secretas”, o que francamente, é mais plausível que a desculpa esfarrapada numero dois, a de “balão de testes”.

Sabe-se através de relatos de testemunhas e inúmeras incongruências em depoimentos e declarações oficiais, que helicópteros pretos e aviões de caça eventualmente surgem em perseguição aos ufos.

Seria este patch proveniente de um grupo de “caça ao alien?” Como explicar a estranha frase em latim: “Gustatus Similis Pullus” –  Cuja tradução literal é: “Tem gosto de galinha“? – E o garfo e a faca que emolduram as laterais do patch?

É a frase principal, que vem na cabeceira do patch que coroa este como a insígnia mais estranha que eu já vi: “Para servir o Homem”

Me parece que o Homem, “Men” no patch, entra em lugar de “human kind”. Ou estou maldando? Talvez eu esteja realmente acreditando na “piada” do patch.

Em geral, todos os elementos de um patch tem alguma razão de ser. Nem sempre literal. Imagens de insígnias tendem a evocar elementos de forte poder simbólico, como fogo, os raios, estrelas e planetas. Sem falar nas figuras míticas, como a morte, grifos, unicórnios e dragões. Além dos animais, como leões, gatos pretos, panteras, tigres, cobras, águias…Vendo por este ângulo é até interessante o aspecto mítico do gray aparecer num patch militar.

O fato é que existem pessoas que colecionam este tipo incomum de objeto de arte. Tanto quanto os selos, as moedas e as notas, os patches militares contam com milhões de tipos, modelos, datas, esquadrões e etc, fazendo do hobby de colecioná-los, uma arte em si.

Não demorou para surgirem grupos de pessoas especializadas, que correm atrás dos patches mais estranhos. Muitos deles, literalmente inacessíveis para pessoas comuns. Seja pela via lícita ou não, o fato é que alguns patches de equipes que trabalham em áreas secretas, algumas até famosas, como a tão falada área 51 foram parar nessas coleções privadas. E dali pularam direto para um livro de arte, que catalogou centenas de patches curiosos.

O livro tem um curioso nome (traduzido por mim) “Eu poderia te contar, mas teria que te matar”.

Trevor Paglen é o autor da obra, e além de PHD em geografia e interessado nos aspectos artísticos dos patches, ele é um assíduo freqüentador de bases militares, com contatos diretos com muitas pessoas que trabalham em instalações que curiosamente, nem “existem oficialmente”.

Image Hosted by ImageShack.us

Um exemplo de insígnia da área 51.

Note que o patch evoca claramente a obrigatoriedade de segredo máximo.“Uma vida inteira de silêncio” Atrás da porta Verde.

No patch há uma estranha figura verde, com olhos brilhantes segurando um punhal. Atrás, o planeta terra e uma estrela vermelha brilhando nas proximidades do Novo México, onde fica Groom Lake e também a área 51.

Outro patch que é bem enfático com relação a segredos, é um de um esquadrão de testes de aeronaves experimentais. (justamente o que a desculpa número um diz que praticamente todos os ufos são)
Image Hosted by ImageShack.us

Ao que parece, este patch pertence ao 22nd Military Airlift Squadron, que operam aviões C-5 no transporte de ” classified aircraft” (entenda como desejar) de instalações aeroespaciais no Sul da Califórnia e outras instalações (possivelmente algumas secretas) ao redor dos EUA.

Curioso com os dizeres? Eles são bem enfáticos: “Não pergunte!” Ao fim, está uma sigla: NOYFB.

Inicialmente pensaram se tratar de uma unidade, depois de uma sigla dedicada de base secreta, mas o que ninguém havia imaginado veio numa conformação em “off”. A sigla realmente queria dizer: “None of your fuckin business

Algo como “não te interessa/não é da sua conta”.

Seja como for, os patches são curiosos e interessantes. Tendo a ver ou não com aliens, ufos e conspirações de aeronaves ultra secretas, imagino que deve ser legal andar pela area 51 e ver esta interrogação no braço de soldados vestidos de preto usando grandes óculos escuros espelhados e portando fuzis.

Mais legal ainda deve ser estar na NASA e ver uma TARTARUGA NINJA no ombro de alguém. Sim, a NASA também possui patches super legais. Entre alguns dos mais bizarros, encontram-se o Marvin, o Patolino e o Rafael, das Tartarugas ninja.

Image Hosted by ImageShack.us

Fonte, fonte, fonte,

Artigos relacionados

  • Pedro

    A faixa do Donatelo é roxa. Essa tartaruga do último patch é o Rafael.

    • Ah, blz. valeu. Vou alterar lá.

  • Curiosamente Behind the green door também pe um nome de um filme pornô de 72 ! :B

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Behind_the_Green_Door

    Enquanto ao post, adorei! 😆

  • Wadson

    Cool, né mesmo… :B

  • Hey Phillipe.

    Creio que você se confundiu um pouco com o Patch do o To Serve Man. A piada é “Para servir Homem” como se fosse um prato de comida.

    Ai a piada da frase em Latim tem gosto de galinha.

    Té mais!

    • É verdade. Faz mais sentido mesmo, hehe.

      • Joey C.

        Ainda bem que é gosto de galinha. Pois se fosse “porco”, ai sim era começar a se preocupar.

  • Falando em ‘Patches’ lembro que fiz minha camiseta Trecker com um que comprei na Web =P

  • O interessante do patch da área 51 é a estrela branca no céu. O que me faz duvidar um pouco da sua veracidade… com tanto segredo envolvendo a área 51, será que eles realmente iriam dar tanta bandeira no patch, que pode ser visto fora da base?

  • Ale Dogakiuchi

    Post ANIMAL!!! mandou muito bem!

  • WBrown

    Puxa, mas esse patch A LiFe time of silence chega a ser explícito, hein? Tem até o famoso lugar onde são feitos os testes “secretos” marcado em vermelho. Assisti vários filmes citando esse lugar, tipo experiencias com desvios de tempo espaço, extraterrestres em bases subterrâneas, tecnologia ET, seres reptilianos, experiencias com vírus mortais, tipo aquele filme Enigma de Andrômeda.
    Behind of the Door não quer dizer “atrás da porta”? Ah! Aí tem, hein?…

  • Bacana, não conhecia muitos deles

  • Phoinx

    O mais misterioso de tudo isso é: por que no patch das Tartarugas não tem o nome do Michelangelo?

    Obs.: Rafael não era Rafael mesmo? Que história é essa de Raffaello?

    • Acho que na versão original dos EUA o nome da tartaruga é Raffaello.

    • Hunteriunn

      Não tem o nome do saudoso Michelangelo, porque ele não passou nos testes da NASA… :sly: