O nome verdadeiro do jogo da velha

O nome verdadeiro do jogo da velha

Volta  meia, vejo pessoas se referindo ao simbolo # como “jogo da velha”. Talvez você mesmo só conheça este símbolo por este nome.

Ou em tempos mordernosos, como “hashtag” .

Mas o nome do “jogo da velha” é outro. Este símbolo tem um nome, mas que pouca gente (quase  ninguém) conhece. Ele se chama OCTOTHORPE.

O nome é bem bizarro, mas se pararmos para pensar, “jogo da velha” é tão bizarro quanto, né?

O nome surgiu na década de 60, quando o inventor deste símbolo, Dan Mcpherson, que era um engenheiro da Bell Labs criou o mesmo.

A necessidade deste símbolo surgiu quando foi inventado o sistema DTMF (sigla em inglês para “tom duplo de multifreqüência”) – até então, o octothorpe e o asterisco nem existiam nos aparelhos telefônicos. Com o DTMF, os sinais elétricos de discagem foram trocados pelos sonoros, que podiam ser entendidos pelos computadores das centrais telefônicas. É por isso que até hoje, essa tecla só funciona no sistema de tom, e não no de pulsos. Quando o botão # entra em ação, a conversa é entre telefone e computador.

Mas nos anos 60, muito antes de poder imaginar que os computadores se popularizariam como ocorreu, o sujeito tinha que fazer algum símbolo que representasse aquele serviço de dados. Depois de inventar algo tão simples quanto qatro linhas se cruzando, ele precisava dar um nome para o símbolo.

Assim, Dan batizou o simbolo criado como octothorpe porque fazia menção ao número oito e a um cara que ele admirava, o campeão de decatlo de 1912 Jim Thorpe.

Mas e o número oito? O que tem a ver com o símbolo? Seria o numero da sorte de Dan? Na verdade, não.

Oito é o número total de espaços em branco que cercam o quadradinho central representado no símbolo.

Curiosamente, este símbolo recebe uma miríade de nomes bizarros e curiosos em todo o mundo. Talvez pelo fato de que provém de um passado relativamente recente, seu nome real acabou que “não pegou”.

Na Espanha ele é conhecido como “almofadinha”, nos EUA chamam-no de “pound sign” e em muitos países ele é conhecido apenas como “hash”. E por aqui, além de “jogo da velha” o octothorpe levou outras alcunhas, como cerquilha, porteirinha, cauabanga, caprino, cardinal, tralha, malha, grade, quadrado, Sharp, jogo-do-galo, mosca, jogo-do-gato, lasanha, moiteiro, cruzadinha, chiqueirinho e cerquinha.

fonte

Related Post

20 comentários em “O nome verdadeiro do jogo da velha”

  1. Esse símbolo era usado a muito tempo pelas partituras musicais, com o nome de sustenido. Muito antes da década de 60. Então este cientista não inventou o símbolo. Não tem sentido ele renomear e definir este nome como o correto. 

    • blutúfi, hahahaha. Aliás, faolando em bluetooth, você sabia que o nome bluetooth é uma homenagem a um rei?
      É ao rei da Dinamarca e Noruega Harald Blåtand – em inglês Harold Bluetooth (traduzido como dente azul, embora em dinamarquês signifique de tez escura).

      Blåtand ficou conhecido por unificar as tribos norueguesas, suecas e dinamarquesas. Da mesma forma, o protocolo procura unir diferentes tecnologias, como telefones móveis e computadores.

  2. Então, também conhecia como cerquilha, ou sustenido, mas parece que o sustenido é diferente, sendo que este tende para a esquerda, enquanto que o octothorpe tende à direita.

    Veja nos links da Wikipedia:
    http://en.wiktionary.org/wiki/Appendix:Unsupported_titles/Number_sign
    http://en.wiktionary.org/wiki/%E2%99%AF

  3. Tinha ouvido tralha e jogo da velha, mas pessoalmente prefiro chamá-lo de Logo da Fepasa, pq era onde meu pai trabalhava na primeira vez que vi esse troço, lá em 198e tanto.

  4. Cerquilha era pra mim o mais tradicional, mas chorei de tanto rir quando meu professor de banco de dados (que era meio gordinho) chamou de “lasanha” huahuahuha nunca tinha ouvido por esse nome. Sustenido também pra mim é comum.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares