O mistério do viajante do tempo

Já imaginou como seria estranho se você se deparasse com uma foto sua em meio a um monte de fotos antigas, talvez, fotos de antes da segunda guerra mundial, de um tempo em que você nem sequer era nascido? O mais estranho de tudo é que você estaria simultaneamente olhando para um foto do futuro e do passado simultaneamente, né?

Ela seria uma foto do futuro na medida em que até aquele momento você não teria ainda descoberto como viajar no tempo, recuando ao passado para ser inadvertidamente -ou não – impresso numa chapa de celuloide antiga. E estaria no passado também, já que pra ser impresso numa foto de antes da guerra, seria preciso estar lá.

Eu estava pensando neste pequeno paradoxo enquanto mentalizava um ponto de partida bizarro o suficiente para um curta-metragem ou talvez mais que isso. Eu tenho esta estranha mania de ficar me procurando em fotos antigas com multidão, mesmo sabendo que algumas delas são do tempo que meu bisavô era menino. Mas isso não me impede de vasculhar detalhadamente cada um dos rostos nas multidões em busca de um susto.

Como tudo nesta vida, esta ideia se assemelha um pouco ao filme “Os doze macacos”. Ela surgiu há algum tempo, quando eu me deparei com um aparente mistério bizarro da internet. O mistério em questão chama-se o mistério do viajante do tempo, e não se trata de filme, roteiro, novela ou ficção. E é aí que está o bizarro.

Tudo começa com um museu e uma foto antiga. A foto em questão é intitulada “Reopening of the South Fork Bridge after flood in Nov. 1940″:

O mistério do viajante do tempo

Aqui está o endereço oficial da imagem, no museu.

Seria só mais uma foto jornalistica antiga se não fosse por um pequeno detalhe: Há um cara nesta foto, que parece não se encaixar. Olha ele aqui:

O mistério do viajante do tempoEste cara está usando o que parece ser uma camiseta estampada moderna, com um casaco de lã que parece excessivamente moderno. O corte de cabelo dele não sembra os cortes da época, e os óculos são excessivamente modernosos. Sem falar no fato de que ele parece estar segurando uma câmera digital!

Logo que a discussão sobre a autenticidade do registro do viajante do tempo começou, não tardou para que fossem levantadas suspeitas sobre sua originalidade. Algumas pessoas questionaram se não se trataria de uma montagem, onde um cara atual foi inserido digitalmente na foto antiga.

Porém, através da técnica de análise forense de IEL (analise de nível de erro), parece que não há alterações digitais nesta imagem. Além disso, a foto em questão é parte de uma coleção bastante antiga.

Pesquisando sobre o caso, descobri no site do meu amigo Mori, uma outra boa indicação que não se trata de uma fraude deliberada é que o cara parece estar em uma outra foto, obtida de um ângulo totalmente diferente.

O mistério do viajante do tempo

Esta foto pertence a coleção de John Wihksne , e seu título é : “Opening of the new (1940) bridge at South Fork”.

Dá pra ver o “viajante do tempo” na foto. Ele é este cara aqui:

O mistério do viajante do tempoO que é especialmente interessante nessas fotos é que o cara parece ser o único maluco modernoso na cidade. Olhei co0m cuidado em busca de alguém vestido de modo similar, mas todos parecem estar vestidos de forma muito formal.

Então creio que podemos partir da premissa de considerar a foto como sendo realmente autêntica, antiga e não  editada digitalmente.

Este sujeito pareceria completamente normal no metrô de São Paulo, Nova York ou Paris dos dias atuais, mas em 1940?

Não tardou para que alguém suspeitasse que aquela era uma prova contundente de que a humanidade vai, em algum ponto do futuro próximo, desenvolver uma forma de viajar no tempo.

Embora eu não tenha uma boa justificativa para alegar que este cara é mesmo um viajante do tempo, eu acho bastante difícil que seja este o caso. Veja, não que eu não goste da ideia. Ela me parece irresistivelmente sensacional, mas vamos pensar friamente. A hipótese de a foto do suposto viajante do tempo ser apenas uma bizarra coincidência, não pode deixar de ser levada em consideração.

O que parece ser uma câmera digital moderna nas mãos dele, possivelmente poderia se tratar de uma câmera antiga. Talvez uma câmera modelo Zeiss Ikon, Icarette 551/2, ou uma  Nagel, Librette 16, que foi lançada em 1930, e neste caso já seria uma maquina com dez anos de vida no dia da tal foto.

O mistério do viajante do tempo
Zeiss Ikon, Icarette 551/2

Os óculos realmente são estranhos. Não tenho uma boa justificativa para eles, além do fato de que o cara poderia ter comprado este acessório numa loja de equipamentos de alpinistas. Ele é similar a um modelo daquela época, usado para escaladas na neve. (isso explica as proteções laterais para o excesso de luz)

A camisa com o silk screen ainda é intrigante, mas se considerarmos que o silk screen é uma técnica extremamente antiga,  ele realmente estaria vestindo-se estranhamente para os padrões tradicionalistas de 1940, mas não o suficiente para virar uma atração. Há também a (forte) possibilidade de que não seja um silkscreen, mas um símbolo bordado, provavelmente o logo da Universidade de Michigan.

A camisa parece com uma camisa usada em times de futebol universitário da época. Além disso, o corte de cabelo do cara, é compatível com o estilo de roupa que ele veste, mas não há nenhuma informação no corte de cabelo que diga que é atual ou mesmo antigo.

O casaco do cara, não aparenta ter botões, o que sugeriria se tratar de um casaco com zíper. Aí sim temos um pequeno problema, pois o zíper foi inventado em 1937, e nesta época, seria bastante incomum (mas acho que não impossível) que alguém já tivesse casacos com zíper.

Em todo caso, mesmo não se tratando de uma imagem que mostra um viajante do tempo, é curioso ver que em 1940 haviam pessoas que se vestiam com roupas que passariam despercebidas nas ruas das cidades modernas. Se perguntassem como seria a roupa de alguém do ano 2010 no dia que tiraram esta foto, eu tenho certeza que ninguém iria apontar para este cara.
fonte

Related Post

42 comentários em “O mistério do viajante do tempo”

  1. Eu já havia visto isto em outro site, e vou fazer a mesma pergunta que fiz lá, alguém notou a semelhaça do cara com o DR Emmett Brown do filme de volta para o futuro?

  2. cara realmente…muito gump, mais se tivessimos inventado a maquina do tempo, eu teria pelo menos matado o hitler antes de ir para 1940, alem do que, quando tiverem inventado a maquina do tempo a moda já pode ser outra tipo jetsons

  3. Acho que a máquina do tempo já foi criada, respondendo você Caio. Se matassem Hitler mudaria a história. Pessoas que vivem hoje, não existiriam mais porque pessoas deixariam de se conhecer e consequentemente ter filhos. O cara deve ter feito isso pra sacanear. Afinal não mudaria na história.

  4. Do que eu pude ver nas fotos, as tais proteção laterais dos oculos não poderiam ser só a sombra? Parece ser um oculos comum e se analisar a luz no rosto dele a marca das proteções correspondem com a sombra da lente escura, eu acho pelo menos :B

  5. Valeu pelo link, Philipe! Mas cara, eu pediria que você removesse a primeira fotne que indicou, o site “topstrange”, porque ele plagiou parágrafos inteiros do que eu escrevi! E sem atribuir crédito!
    Compare o texto do topstrange com o original do forgetomori:
    http://forgetomori.com/2010/fortean/time-traveler-caught-in-museum-photo/
    Eu já recebi confirmação da gerente do museu de que a fotografia é autêntica mesmo.

  6. Muito legal essa história!
    Acho que o oculos dele, ta mais para um modelo usado para fazer soldagem em metais, tipo esse:

    http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.solostocks.com.br/img/oculos-de-seguranca-para-solda-s7–tonalidade-5-153001n0.jpg&imgrefurl=http://www.solostocks.com.br/venda-produtos/seguranca-protecao/epi-seguranca-trabalho/oculos-de-seguranca-para-solda-s7-tonalidade-5-153001&usg=__RezILMY1l-X8h0YwA6cSRVkmq-w=&h=180&w=180&sz=5&hl=pt-BR&start=7&zoom=1&itbs=1&tbnid=cMZJYlZl1KC6YM:&tbnh=101&tbnw=101&prev=/images%3Fq%3Doculos%2Bde%2Bsolda%2Bantigos%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1T4GGLL_pt-BRBR379BR379%26tbs%3Disch:1

  7. No outro site do Kentaro Mori, Ceticismo Aberto, tem um post sobre o Viajante do Tempo, com vários exemplos de roupas da época que se assemelham ao que ele está vestindo e uma discussão bem interessante. Só não procuro agora o post porque estou com preguiça, mas é só “googlear”: “Ceticismo aberto viajante do tempo”. x_x

  8. Fanfarrão heim blogmaster. Dá para ver que o cara é um Hipster de longe. Procurando por “Hipster 1940” no google images você encontra várias referências à essa foto, inclusive um site que figura ali na fonte.

    Outra postagem num terceiro site sobre o assunto: http://geektwins.blogspot.com/2010/04/pic-of-week-time-traveler-captured-on.html

    BTW: Hipster é uma subcultura originada na década de 40 passada que está ressurgindo agora. Procurem no wikipedia, lá tem informações sobre.

  9. Olá , olha só que interessante que eu achei , http://zamorim.com/textos/viajantedotempo.html.
    Falta só achar uma foto do cara , ja pensou se é o mesmo ,hehe.

    • O famoso Andrew Carlssin.

      Pelo que sei, isso foi uma “pegadinha”, uma notícia falsa do Yahoo americano que circulou no primeiro de abril de anos atrás.
      Só que, vários usuários não se ligaram, espalharam a notícia e até hoje rola como se fosse uma lenda urbana verídica na internet.

      Se for verdade, é golpe de mestre do Yahoo.

      • Será que vc não está confundindo este viajante do tempo com aquele que teve sua história divulgada no periódico de escalafobetices “Weekly daily news”? Na notícia falsa do jornal, eles contaram que um cara ficou multimilionario da noite para o dia com apenas uma operação na bolsa de Nova York. Isso despertou a atenção das autoridades que desconfiavam de informações privilegiadas. Ele foi detido para averiguações, mas o documento dele não existia, ele não tinha numero do seguro social e as digitais dele simplesmente eram inéditas no sistema. Quando interrogado pelo FBI o cara surpreendeu a todos ao alegar que na verdade ele vinha do futuro. Ele disse que era um especialista nos anos 90, e que viu uma possibilidade de voltar no tempo para enriquecer. Só não esperava ser pego.
        Achando que era palhaçada de algum engraçadinho, os caras prenderam o homem do futuro numa cela enquanto investigavam. No dia seguinte, ao chamarem o homem para novo depoimento, a cela estava vazia. Não havia sinal de arrombamento e não tinha como escapar.
        A noticia era claramente inventada mas alguém distribuiu a mesma na internet, omitindo sua origem e até jornais de renome renoticiaram o caso, tornando-o um dos maiores hoaxes de viajantes do tempo da história.

        • Cara, pelo que eu sei o Yahoo simplesmente “reaproveitou” a história desse site.
          Foi divulgada lá (no Weekly World News) e porsteriormente o Yahoo deu uma repaginada, um caráter mais “real” e re-divulgou o treco.

          • Eu só não tenho certeza quanto ao fato do Yahoo ter usado no primeiro de Abril como piada, ou se ele divulgou sério, achando que era real. Isso eu li por aí, mas nunca confirmei.
            Mas que ele divulgou, divulgou.

            Talvez essa lenda do primeiro de abril seja um hoax dentro do hoax. O metahoax.

    • Já que o assunto descambou em vídeos e coisas bizarras da internet, sempre achei este video MUITO bizarro.

      Não sei se a história de que foi proibido é real, mas o desenho em si é de um teor altamente macabro. Não sei por causa da história, por causa das cores, ou dos personagens e das vozes, mas é, sem dúvida, muito macabrão.

      http://www.youtube.com/watch?v=cqi5F5MqqTQ

      • Este desenho animado foi tema de um post aqui do blog em abril do ano retrasado:
        http://www.mundogump.com.br/o-assutador-desenho-animado-em-stop-motion-que-foi-banido-da-tv/

        Segundo os leitores, “The Adventures of Mark Twain”- É o nome da animação. As crianças são Tom Sawyer, Huck Finn e Becky Thatcher. O velho é o próprio Twain. Esta parte foi banida porque Satan brinca de Criador e pra época, isso já era mais do que o suficiente pra deixar a censura (no caso, os carolas ingleses) mais do que furiosa.
        A animação foi baseada na obra do escritor não finalizada ” The Mysterious Stranger”. Esse livro teve várias versões escritas pelo autor, nenhuma finalizada. Todas envolviam textos falando sobre a “condenada raça humana”.

  10. Philippe,

    Não sei se tem um lugar pra fazer sugestões aqui, mas já que é o post mais recente, vamos lá…

    Que você acha de fazer um post sobre aqueles vídeos esquisitos e perturbadores que tem no Youtube? Tem uns uploads famosos de coisas que aconteceram de verdade, tipo o Wyoming Incident e o Chicago Max Headroom Incident, que serviu de insipiração pro discurso do V no V de Vingança.

    Tem conteúdo pra caramba, vários vídeos bizarros (o do Mickey, o da Morsa, enfim…)

    Fica aí a sugestão!

  11. Pra mim a melhor história/mito/hoax de Viagens no tempo na Internet é a do JohnTitor… A parada foi tão bem arquitetada que ele deixou explicações até para as previsões dele que poderiam não ter dado certo.
    O curioso é que DIVERSAS previsões (feitas em 2000/2001) estão virando realidade.
    Pra quem não conhece, sugiro ler o site que compila toda a história desse viajante: http://www.johntitor.com

  12. Tem mesmo aquela história de que: se ele estava em um evento aparentemente irrelevante e isso descredibiliza a idéia de uma viagem para o passado justo ali, é apenas porque esse evento SE TORNOU irrelevante depois da intervenção dele. XD E eu já vi uma foto da blusa estampada que ele tá usando, seria legal dar uma procurada.

    • Desde que dê o link, vc pode comentar qualquer post daqui. O que eu não recomendo é que vc copie e cole o conte´pudo inteiro no seu blog, porque o google usa uma série de critérios para rebaixar um site no mecanismo de pesquisas e um deles é o numero de paginas copiadas. Logo, se vc copia algo que já foi indexado, como este post, o google vai saber e certamente isso prejudicará o seu blog, atrapalhando o seu negócio.

  13. Pra quem ainda tem qualquer esperança de que esse sujeito seja realmente um “viajante do tempo”, recomendo ler a excelente análise do site Ceticismo Aberto:

    http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/3485/um-viajante-do-tempo-flagrado-em-foto-de-museu

  14. Fala Philipe,
    Acho essas histórias sensacionais ! ainda nao tinha visto essa do post, muito intrigante, achei que seus argumentos para “explicar” a foto foram poucos convincentes.

    O_o

  15. Oii, concordo com o Liddell Hart. o mistério dessa foto já foi revelado bem no início de 2010, tb fiquei impressionado com a vestimenta do camarada, portanto não a mais nada a ser especulado. basta uma pesquisa básica no Google para ver noticias dessa foto, o que naumm deixa de ser Gump.
    SEGUE O LINK: http://tecnologia.br.msn.com/noticias/artigo.aspx?cp-documentid=23995144
    a propósito vc falou da História do cara que viajou para a passado e ficou rico através da bolsa, tb têm outra história nos mesmos moldes, onde o cara foi encontrado com vestimentas estranhas para a época e comportamento meio desorientado(1940)o que chamou a atenção da policia local, que ao tentar se aproximar para interroga-lo acabou assustando o viajante que correu para outro lado da rua. acabando por ser atropelado e morto…fala sério. o intrigante é que o mesmo não portava nenhum documento. o fato das vestimentas e do homem ser muito misterioso levou as pessoas a creditarem que o mesmo fosse do futuro.

  16. Olá pessoal do mundo Gump faz um tempo que vi este post sobre esta coisa bizarra na internet e já fui em diversos sites só que todos deletam esse meu comentario talvez por não gostar de abordar sobre este video, então venho encarecidamente pedir uma opinião sobre o que acham do mesmo. Segue o link: http://cienctec.com.br/wordpress/?p=4595 desde já obrigado pelo espaço e pela atenção.
    Ps.: este site tem muito conteudo bom continue assim Philipe. :B

  17. Vale a pena dar uma lida.
    http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/3485/um-viajante-do-tempo-flagrado-em-foto-de-museu
    O cara certamente parece se vestir de forma excentrica, mas não impossível pra epoca.

  18. Eu ja vi essa foto e coisas vieram a minha memoria: por volta de 1978/79 eu estava passando em frente ao clube Floresta, na rua Antonio Agu em Osasco, quando um cara pulou na minha frente e bateu uma foto, usando uma camerinha igual a essa, rindo igual um maluco. E na esquina do mesmo clube (lado direito),havia uma loja que vendia umas blusas, inclusive feitas de plastico e papel. Era tipo uma nova moda, sabe? Um desses modelos novos era igual esse sueter preto. Trazia uma letra M escrita em amarelo. A gola era em forma de canoa, uma blusa de moleton grosso bem bufante. Eu cheguei a comprar uma e viajar com ela para Presidente Venceslau de trem. Estranho, naquela epoca ainda estava na moda esse corte de cabelo, por causa do Travolta…

  19. Reparou na foto do tema O TEMPO E O ANTI-TEMPO ( http://www.dominiosfantasticos.xpg.com.br/id776.htm ), onde aparece a foto de Hitler (Aliás, os famigerados seres humanóides da tipologia gray, na verdade não são seres extraterrestres …) abaixado do lado esquerdo é o mesmo homem que aparece na foto do viajante do tempo (Time Traveler Captured In Museum Photograph).

  20. hauahuahuah essa foto do nosso viajante do tempo com o Hitler é demais.. tá com os mesmos óculos de soldador, com o mesmo corte de cabelo e com a mesma expressão rsrs só se vestiu pra ocasião.. botou uma farda rsrs

  21. Muito bom!!! Acho que seria difícil mesmo para um viaja te do tempo matar Hitler vamos dizer que hj vc não goste do Obama vc conseguiria matar ele???

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares