• Luiz Ricardo Linch

    Mas dentro das tribos há muita afetividade, são como uma grande família, é nisso que podemos nos espelhar nos índios.

    • Philipe3d

      Todos os grupamentos humanos terão lados bons e ruins.

      • Luiz Ricardo Linch

        Menos a família Mason, talvez :P. Aliás, já fez post sobre eles?

        • Philipe3d

          não lembro. Acho que fiz um. são mais de 5000 difícil lembrar

  • Gustavo Souza

    O problema dessas romantizações é que elas esquecem que eles são pessoas. Nem todo indígena era só bonzinho e todo europeu só filho da puta.

    Um belo exemplo é o padre Bartolomé de las Casas, que na época defendeu o direito dos nativos e também sugeriu a escravidão dos africanos.

  • wesley

    Cara, não é só com indios, com animais tambem, com animais tambem. Sempre que vejo alguem falando algo do tipo “quanto mais conheço o homem mais eu amo os animais”, que geralmente é seguida de algum relato sobre algum animal que fez algum ato do que seria bondade para nós, fico meditando comigo mesmo sobre o quanto essas pessoas não sabem do que falam. Golfinhos estrupam, matam, torturam, por nada. Chimpanzes tambem se canibalizam assim como os humanos selvagens. Orcas brincam de futebol com filhotes de focas até mata-los e sequer os comem depois. E olha que esses que eu citei são justamente os considerados mais proximos dos seres humanos, em termos de cultura e inteligencia. Talvez seja esse o problema, quanto mais “inteligente”, mais FDP são.

  • Alarico Caiser Soze

    Concordo em parte. Li já algum tempo atrás, sobre uma tribo que era exemplar como sociedade e na relação com a natureza, mas sei também que o que o Philipe colocou é tudo verdade e talvez até pior. Enfim, como disse o autor, é a natureza humana, assim como os brancos “civilizados” existem em varios graus de evolução.

  • Han Solo

    Nossa, ainda estão nessa do “bom selvagem” de Rosseau? A bondade e a maldade são inerentes à natureza humana, não importa as condições da sociedade em que ele vive…

  • Maikson Mendes

    índio não é uma caldeira da mistura de uma coisa só, já li artigos maravilhosos sobre aldeias e outras que residem o pior dos pesadelos.

  • Wellington Gomes Dos Santos

    Dizer que os índios faziam o mesmo que nós e apontar algumas de suas crueldades, nós dá uma certa legitimidade sobre nossos roubos e guerras. Nós fazemos tudo por dinheiro, mesmo que para isso tenhamos que sacrificar o outro, algo não muito diferente do trocar alguém que você não gosta.