• Zécarlos

    O Buda ou iluminado chegará às mesmas conclusões que você chegou neste post. As coisas acontecem, não há explicação, talvez a não ser na física nuclear. Não sei se é possível viver totalmente sem comer e sem beber. Mas é possível viver se comendo muito pouco e se praticando ioga básica e meditação. Porém não aconselho ninguém a fazer isso radicalmente, pois já estamos vivendo uma outra era em que as prioridades são outras. Eu quando era criança realmente comia muito, muito pouco. As vezes ficava 3 dias sem ingerir nada, e isso não me alterava. Durante a adolescencia comecei a praticar ioga básica, postura e respiração – e ficava numa boa tomando só um café com leite e um pãozinho as nove horas da noite, apesar de trabalhar e estudar.
    Teve uma época viajando que fiquei 3 meses sem nem o pãozinho, acho que só comi umas 3 mangas, um pacote de bolachas e 2 cajús – mas bebia água.
    Nessa ocasião perdi muito peso e me internaram numa clínica, me encheram de remédios aí perdi os poderes de resistência e fiquei igual a qualquer pessoa normal.
    Pior é uma tia minha – acho que só vi ela comer um pouco de arroz uma vez na vida só. Nunca vi a mulher beber nem água. Sei lá. Está viva até hoje, com mais de 70 anos. Eu estou com 45. A saúde ainda é razoável.
    Mas um parente que era, digamos, “rico”, e se fartava daqueles bifes enormes e grossos, bebida, cigarro e tudo, acabou de ser enterrado a semana passada, morreu de câncer.
    Pois é.

    • Eu fico pensando… Se realmente esta parada funciona, seria uma boa treinar os astronautas da missão marte em yoga. Né não? Monges espaciais… Dá até filme.

      • Zécarlos

        Boa sacada, Philipe! Os astronautas JÁ FAZEM um treinameto parecido, baseado na Hatha Yoga, que é um tipo de ioga apenas para a parte física da pessoa, sem envolver espiritualidade. Seria um tipo de ioga para criar resistência, força nos músculos, na respiração e no caso dos astronutas, enrijecimeto preparando-os para os trancos de saída e reentrada na atmosfera, que não devem ser maria-mole. O fato de alguém ficar sem comer dez dias é moleza para o sujeito que já está acostumado. Fica 15, numa boa. Só não acredito ficar sem beber água nenhuma – isso na minha opinião é totalmente impossível, então não é humano.
        Esqueci de dizer daquela minha tia: quando jovem ela fez teatro em circo – muito provavelmente deve ter aprendido a arte do faquirismo também, a mulher era de circo, né?

  • Pedro

    Philipe, uma vez eu vi no Jô Soares um casal que afirmava “viver de luz”, eles disseram ter feito um processo de conversão, adaptação, sei lá o que, mas lembro que era mesmo um treinamento de ir olhando para o sol. Faz muitos anos já que vi isso, mas nunca esqueci. Talvez sejam charlatões querendo imitar o indiano, mas sei lá, né… Acho muito interessante e gump esse assunto, valeu! (Vou clicar na publicidade)

  • UmPonto

    Teve um tempo atras que tinha um casal que dizia viver de luz, apareceu nuns pregramas aqui no Brasil…o povo caiu em cimae disse que era mentira e tals, lembram disso?

    o argumento que usaram pra dizer que era mentira era que num dos inumeros exames detectaram um minimo som ma barriga, so do cara.

    ai disseram que era movimento peristáltico que nao deveria ter havido se ele nao comesse, mas penso, se o cara so tava com um peidinho entalado.. ou tambem nao podia

    mas acho que é sim possivel, isso ta presente em diversas culturas. mas anosei se a pessoa poderia ensinar isso ou se é uma coisa particular. tipo o tal do iogue lá tem seguidores, sera que eles fazem o mesmo?

    a grande questao é isso, se ode ser ensinado.

  • Eduardo

    Desculpa, mas nao acredito nisso.
    Como ele viveria sem comer e beber? Ele precis de energia pra nutrir suas celulas…
    pra mim é só um faker

    • É esta a questão que estamos nos deparando aqui. Não parece fazer nenhum sentido mesmo, mas os médicos se impressionaram com o que o cara alega. Pode ser um caso de fake, mas teria que ser um fake muito bem feito para enganar uma equipe medica inteira. Acho que pode haver algo que nós ainda desconnhecemos. Alguma propriedade desconhecida da ciência.

    • Charlescleivin

      Cara vou falar de boa pro cara que faz esse blog. Voce tem que prestar mais atenção naquilo que voce ve. O PRÓPRIO discovery que estava la filmando viu que a cada dia o garoto ficava 2 horas com uma cortina em volta dele e que ninguem podia ver o que ele estava fazendo. E isso eu vi, ta na reportagem. Voce ignorar isso é simplesmente d+ né? 60 anos sem comer? lol

  • Talvez exista um mecanismo neurológico extremamente complexo e raro, com gatilho de disparo desconhecido, capaz de manter o corpo em uma espécie de sistema isolado e então exercer a manutenção do organismo baseado na lei da conservação de energia. No caso, o pouco de energia dispersa pode ser reincorporada na forma de energia térmica colhida do sol, transformando o sujeito numa espécie de motocontínuo quase perfeito. A proposta soa como devaneio, mas sob uma ótica fisicista parece haver algum respaldo.

  • Luciano C.

    Dois pontos:
    1. Duvidoso: O rapaz meditador permaneceu 10 meses em transe profundo e total repouso. Daí o pessoal da Discovery grava apenas por 10 dias e o rapaz desaparece, alegando que buscava paz. Por que não buscou paz antes de começar a ser filmado? Ainda com uma história de um flash que saiu se sua cabeça, mas infelizmente não foi filmado pq as câmeras não estavam gravando. Esses dois pontos que na minha opinião seriam cabais para provar a veracidade do caso, foram “contornados” deixando a dúvida. No mínimo estranho. Acho que se procurarmos bem, no sertão caatingano nordestino deve ter algum ser que já ficou sem comer ou beber por 10 dias, não por vontade propria, claro.
    2. Esse não da pra passar: O Iogue que ficou enclausurado em um quarto sendo filmado. Nada comeu e nada bebeu por esse 10 dias, ao menos, correto? Mas a cada 3 horas foi retirada uma amostra de sangue. Fonte, não fidedigna, diz que para exames básicos de sangue são necessários no mínimo 20 ml. Estamos falando de retirarem 1,6 litros de sangue do rapaz. Sem reposição de líquido, para produção de mais sangue? Acho improvável, mas possível, que ele consiga retirar energia de outra fonte que não de alimentos. Mas criar matéria dentro do seu corpo, ele não seria predestinado, ele seria Deus.

    Minha opnião. Valeu.

    • Depende muito do exame. Se for um exame simples do nivel de glicose (algo comum em medições quando a pessoa passa mal por falta de ingestão de açúcar) é só uma gota. Os caras deviam medir a pressão, coletar amostras e controlar o nivel de açúcar. (estou só inferindo isso. Não apareceu no documentario)
      Mas é um caso bem bizarro, né?
      Tipo, o cara ficar sem comer, até tá beleza. Mas beber? E como ele não faz xixi? O cara consegue controlar o organismo dele de modo a impedir o funcionamento dos rins? E a contaminação do sangue? Como fica? O material da BBC foi claro que não havia presença de urina nem fezes. Dez dias sem urinar? Era pro sangue do cara estar mais ferrado que a reputação do Maluf.
      É um caso bastante bizarro. Alguns artigos que eu li sobre a pesquisa, disseram que os cientsitas pretendem fazer uma nova investigação com ele em breve.

      • Luciano C.

        Realmente, bem bizarro. Ainda aprofundando um pouco mais nesse ponto… E outras questões de desgaste, como queda de cabelo, desgaste de unhas, sola do pé (afinal ele deve andar descalço..rs, que em tese ele não pode controlar, mesmo tendo controle do corpo, também ficam um pouco mal explicados.
        De qualquer forma é um assunto muito intrigante talvez por não ser possível afirmar que é, ou que não é verdade, por mais argumentos que encontremos. Nesse caso o mérito é teu. Ótimo tópico!

    • Marcelo Xavier

      Com muito menos sangue fazemos os exames básicos para este caso: Glicemia, Protidograma, ionograma, uréia e cratinina.
      Dependendo do aparelho precisamos menos que 1 ml.

    • edvaldo

      o garoto da luz na cabeca fechava a cortina 2 horas por dia, seria pra buscar mais paz?

  • Firmino Tomé

    mais de 60 anos sem comer?
    com voces o homem autotrofico!

    ps.: no video o garoto tah parecendo o Goku:B

  • Mme. Danica

    Philipe, sempre ouvi que nosso cérebro é capaz de coisas inimagináveis. Acho que estamos diante de casos assim. :gasp:

  • wellison

    Acabei vendo sem querer esse documentario na Discovery do Ram Bomjan, vi so o final mesmo, mas essas historias tanto quanto de Ovnis e coisas que nao conseguimos explicar sao realmente intrigantes ate que se mostre a verdade, mas uma coisa ninguem falou, pq o cabelo dele mudou? Antes era estilo Black Power e depois virou Maria Bethania?! uhahuuhauha Bom, se alguem me explicar isso ja estou satisfeito!

  • Fisica Quantica explica….=P a verdade é que sabemos tão pouco sobre o nosso corpo, a materia e energia que nos forma e o univero que nos cerca, que em casos como esses em que nossa capacidade limitada não consegue explicar nós recorremos a religião e crenças como sempre fizemos no passado, com eclipses, meteoros, vulcões entre outros fenomenos que conhecemos bem hoje. Só espero estar vivo para ver a explicação, e talvez me matar por meu mundo ter acabado kkkk

  • Eduardo

    Infelizmente não dou mais crédito para algumas matérias do Discovery Channel… depois que eles passaram akela porcaria de “Quem somos nós”, eu tenho dúvidas quanto ao ceticismo do canal. Pra mim, eu percebia que o canal tinha algum apreço pela verdade por serem céticos quando tratavam dessas bizarrices…
    Eu vi esses documentários do “Buda Boy” e do velhote que se alimenta de luz, e confesso que fikei intrigado com as duas situações. Fikei pensando por dias sobre isso… talvez seja até verdade q os dois fikem alguns dias sem evacuar ou urinar (eu já tive problemas intestinais e sei o q é ficar sem cagar por mais de um mês, kkkkkkk)… mas dizer q se alimenta de luz???… acho q o corpo humano teria que passar por algumas transformações no gene pra possuir as faculdades biologicas de uma planta…
    Já vi um documentário de uns moradores do Peru, que se alimentavam de folha da coca, para enganar a fome… eles podiam ficar dias comendo só isso e não sentir falta de “sustança”… bom, acho q essa gosma verde da lingua do cara pode ser isso…
    Sobre o garoto, já acho um pouco verdade… pois o corpo do menino está totalmente parado, ou seja, não extravazava energia. Por tanto, o custo pra repor os nutrientes necessários são poukíssimos se comparado com alguém q está correndo por exemplo…
    Talvez o menino esteja se baseando no Mestre Ancião – mestre de Shiryu – pra poupar energia e futuramente, daqui a uns 273 anos se trasmutar para alguem mais jovem, utilizando o Mesopheta Menos… acho q é isso… kkkkkkkkk…… q viajem…….

  • Dani

    bom, não vou ser mais uma pra comentar o quanto isso tudo é bizarro. só passei pra dizer q eu rachei o biko com a gravata do apresentador do jornal, no video, huahauhauha
    qnd eu indico o mundo gump pras minhas amigas elas falam ‘credo meo, vc fika vendo essas coisas? e dorme depois?’ kkkkk 😛

  • Raphael

    Alguns comentários:

    1- Esse malandro é a cara do Joãozinho !!! Coloca uma foto dele no log pro pessoal ver.

    2-Ficar sem precisar comer até deve ser legal, mas quando penso numa bela feijoada ou um churrasco tenho mais pena desse malandro que admiração

    3- Além de ficar sem comer comida por tantos anos deve ter ficado sem comer ninguem por todo esse tempo.

    Conclusão: Pesando os prós e contras ainda prefiro a vida de ocidental

  • Patola

    Tem sítios na Internet que têm informações que contradizem o que está escrito aqui. Por exemplo, esse aqui diz que ele não permitia ser examinado por médicos e nem as pessoas podiam ver o que ele fazia durante a noite (contradiz a informação de que a câmera ficou 10 dias seguidos filmando ele):

    http://www.squidoo.com/rambomjon

    Ele também tem uma lista de 10 links com alegações da fraude de Ram Bomjon.

    Por acaso a tal filmagem contínua de 10 dias (câmera boa essa, hein? Funciona a bateria?) está disponível para especialistas independentes verificarem, como seria de esperar com uma trupe cética? Não encontrei informação nenhuma sobre isso, o que me leva a pensar de novo que isso é falso.

    Olha, uma coisa é violar nosso conhecimento médico sobre o assunto. Outra coisa é violar a lei mais estabelecida de toda a física – tanto moderna quanto clássica – da conservação de massa e energia. Desculpa, Philippe, mas não posso deixar de concluir que seu relato sobre isso parece parcial, tentando induzir as pessoas à chegar à conclusão.

    Além disso, o efeito Placebo não tem nada de ‘poder mental’. Sugestão, sim; efeitos não inteiramente desvendados de interação da nossa psique com o corpo, com certeza; mas mágica que viola princípios da física – não, não, não.

    • Não sei porque parcial, cara. Eu mesmo ali no final fui bem claro em dizer que não sabemos se isso é algo real ou uma fraude. Eu disse o que vi no Discovery, só isso. Não sei que câmera é, mas me parece que é algum tipo de câmera de segurança, que filma durante horas e horas, pois e ligada à rede elétrica.
      O que eu não posso é dizer que o cara é uma fraude só porque isso violaria o que conhecemos até agora no ramo da medicina e Física. Vai que isso é manifestação de alguma propriedade desconhecida da ciência? Se nem os medicos que investigaram o sujeito não concluíram como ele consegue, eu, blogueiro sulamericano vou me metidar a dizer o contrário?
      Agora, não sei se devo acreditar na BBC e no Discovery ou nesse sita Squidoo aí, né? Mas me parece que seria bastante irreal que uma investigação pensada para desmascarar o cara fosse aceitar desligar os equipamentos durante a noite.
      De cara posso dizer que o que uma das coisas que o site diz está errada. O cara foi examinado amplamente pelos médicos e apareceu até video disso. Tem até foto dele sendo examinado na net. Se quiser te mando.

      Então, minha posição oficial é: Sei lá. Isso é bizarro. POde ser uma fraude? Sempre pode. Pode ser algum tipo de bizarrice desconhecida da ciência ocidental? Pode também.

      Mas quanto à uma verificação de grupos céticos, eu acho ótimo. Se a pesquisa fosse minha, se eu tivesse alguma coisa com isso eu chamava até o James Randi para bolar a metodologia.

  • renan

    CARAMBA ! DEMAIS ISSO… NEM IMAGINO COMO, MAS EU TENHO EXPERIENCIA DE MEDITAÇÕES, JA MEDITEI

    MAS CONTINUEI COM FOME o.O

    to impressionado com o velhinho

  • È muito interessante tudo isso ,será que é algum tipo de mensagem dos céus nos mostrando uma direção diferente para a vida e que outras coisas são importantes e não as quais estamos acostumados a valorizar?Será que é uma saída de emergência para as dificuldades vindoura,a total falta de água no planeta e por essa razão a total falta de alimento?daí o homem já esteja se adequando com a situação?Que bom ! eu não precisar entrar nessa não consigo nem deixar de pensar em comer,imagina!!!por isso esse assunto me impressiona tanto!!!Só de pensar que a comida pode acabar algum dia me deixa fadigada,credo!

  • Regina

    Cada vez mais aparece coisas pra deixar a gente alerta, não é mentira foi comprovado, então temos que começar a mudar nossos pensamentos e acreditar no que vemos.

  • douglas

    jejum tomando agua é o certo,

    e Jesus ficou 4o dias jejuando porque era divino e humano,

    o jejum cura cancer,

    e o maximo de tempo que pessoas ficaram jejuando é 30 dias,

    os fariseu jejuavam 2 vezes por semana,

    num jejum nas 6 as 12 horas o corpo usa o glicogenio do figado trasforma em glicose,depois o corpo utiliza a proteina do corpo e depois para pra não danificar o organismo,depois começa a utilizar a gordura,e depois começa a utilizar tudo o que não presta do organismo,tumor,friboma,cancer,faz uma limpeza geral no organismo,

    pra casos graves precisa de intervensão grave,tipo um jejum de 7 dias,depois 7 dias de suco de fruta doce,e depois 7 dias com fruta doce e depois uma alimentação vegetariana(a alimentação deve ser feita de 5 em cinco horas 3 vezes por dias)

    uma coisa legal e simples é um dia de jejum,um dia com suco de fruta doce,um dia com fruta doce,e depis uma alimentação vegetariana

  • Carol

    Não fale do que vc não sabe. Quem disse que a Bíblia foi escrita séculos depois de Cristo? Saiba, meu querido, que a Bíblia começou a ser escrita por Moisés em 1500 antes de Cristo, tá ok?
    Por Que se Pode Confiar na Bíblia
    Algumas pessoas dizem que a Bíblia não é confiável, e os conceitos delas têm tido larga aceitação. Assim, muitos hoje rejeitam o que a Bíblia diz, considerando-a indigna de confiança. Por outro lado, o que Jesus Cristo disse em oração a Deus promove confiança: “A tua palavra é a verdade.” E a própria Bíblia afirma ser inspirada por Deus. — João 17:17; 2 Timóteo 3:16. O que pensa a respeito? Existem razões sólidas para se confiar na Bíblia? Ou será que existe realmente evidência de que a Bíblia não é confiável, que ela se contradiz e é incoerente?
    Será Que a Bíblia se Contradiz?
    Embora alguns afirmem que a Bíblia se contradiz, será que alguém já lhe mostrou um exemplo específico? Nós nunca vimos algum que pudesse resistir a um escrutínio. Talvez pareça haver discrepâncias em certos relatos bíblicos, é verdade. Mas, geralmente o problema é a falta de conhecimento sobre detalhes e circunstâncias da época.
    Por exemplo, alguns apontam ao que consideram ser uma discrepância na Bíblia, perguntando: ‘Onde Caim arranjou a sua esposa?’ Mas,o pressuposto é que Caim e Abel eram os únicos filhos de Adão e Eva. No entanto, tal pressuposto se baseia num mal-entendido quanto ao que a Bíblia diz. A Bíblia diz que Adão “se tornou pai de filhos e de filhas”. (Gênesis 5:4) Assim, Caim casou-se com uma de suas irmãs, ou talvez com uma de suas sobrinhas. Não raro os críticos simplesmente procuram contradições, e talvez digam: ‘O escritor bíblico Mateus diz que um oficial de exército veio pedir um favor a Jesus, ao passo que Lucas diz que para isso foram enviados representantes. Qual dos dois é correto?’ (Mateus 8:5, 6; Lucas 7:2, 3) Mas, é isto realmente uma contradição? Quando a atividade ou o trabalho de certas pessoas é atribuído àquele que é responsável por isso, uma pessoa razoável não aponta nisso uma discrepância. Por exemplo, você considera errada uma informação que diga que o prefeito construiu uma estrada, embora a construção propriamente dita tenha sido feita pelos seus engenheiros e operários? Naturalmente que não! Similarmente, não é contraditório da parte de Mateus dizer que o oficial de exército fez um pedido a Jesus, ao passo que, como escreveu Lucas, tal pedido tenha sido feito através de certos representantes. À medida que se conhecem mais pormenores, as aparentes discrepâncias na Bíblia desaparecem.
    A História e a Ciência
    A exatidão histórica da Bíblia foi outrora amplamente posta em dúvida. Os críticos, por exemplo, questionavam a existência de personagens bíblicos tais como o Rei Sargão, da Assíria, Belsazar, de Babilônia, e o governador romano Pôncio Pilatos. Mas, descobertas recentes têm confirmado um relato bíblico após outro. Assim, o historiador Moshe Pearlman escreveu: “Subitamente, os cépticos que duvidavam da autenticidade até mesmo das partes históricas do Velho Testamento, passaram a rever os seus conceitos.”
    Se havemos de confiar na Bíblia, ela deve ser também exata quanto a assuntos científicos. Será que é? Não muito tempo atrás, os cientistas, em contradição com a Bíblia, afirmavam que o universo não teve princípio. Contudo, o astrônomo Robert Jastrow recentemente apontou para novas informações que refutam isso, explicando: “Agora vemos como a evidência astronômica leva a um conceito bíblico sobre a origem do mundo. Os pormenores diferem, mas os elementos essenciais no relato astronômico e nos relatos bíblicos de Gênesis, são os mesmos.” — Gênesis 1:1.
    Os homens também mudaram os seus conceitos sobre o formato da terra. “[As] viagens de descobrimento”, explica The World Book Encyclopedia (Enciclopédia do Livro Mundial), “mostraram que o mundo era redondo, e não plano, como cria a maioria das pessoas”. Mas, a Bíblia sempre esteve correta! Mais de 2.000 anos antes dessas viagens, a Bíblia dizia, em Isaías 40:22: “Há Um que mora acima do círculo da terra”, ou, como dizem outras traduções, “o globo da terra” (Pontifício Inst. Bíblico) ou “a redondeza da terra” (Almeida, atualizada).
    Por conseguinte, quanto mais os homens aprendem, tanto maior é a evidência de que se pode confiar na Bíblia. Um ex-diretor do Museu Britânico, Sir Frederic Kenyon, escreveu: “Os resultados já conseguidos confirmam o que a fé sugeriria, isto é, que a Bíblia só tem a ganhar com o aumento de conhecimento.”
    A Predição do Futuro
    Mas, será que podemos mesmo confiar nas predições da Bíblia para o futuro, incluindo as suas promessas de ‘novos céus e uma nova terra justos’? (2 Pedro 3:13; Revelação [Apocalipse] 21:3, 4) Pois bem, quais têm sido os antecedentes de confiabilidade da Bíblia? Vez após vez profecias dadas com até mesmo centenas de anos de antecedência se cumpriram nos mínimos detalhes!
    Por exemplo, a Bíblia predisse a derrubada da poderosa Babilônia uns 200 anos antes de isto acontecer. De fato, os medos, que se aliaram aos persas, foram mencionados nominalmente como sendo os conquistadores. E, embora Ciro, o rei persa, ainda não tivesse nem nascido, a Bíblia predisse que ele seria uma figura destacada na conquista. Ela disse que as águas protetoras de Babilônia, o rio Eufrates, ‘teriam de secar-se’ e que ‘nem mesmo os portões [de Babilônia] se fechariam’. — Jeremias 50:38; Isaías 13:17-19; 44:27–45:1.
    Esses detalhes específicos se cumpriram, como relatou o historiador Heródoto. Além disso, a Bíblia predisse que Babilônia por fim se tornaria ruínas desabitadas. E foi exatamente isto o que aconteceu. Hoje, Babilônia é um desolado amontoado de escombros. (Isaías 13:20-22; Jeremias 51:37, 41-43) E a Bíblia está repleta de outras profecias que tiveram um cumprimento espetacular.
    O que, então, prediz a Bíblia concernente ao atual sistema de coisas do mundo? Ela diz: “Lembre-se que nos últimos dias [ou: “na era final deste mundo”, A Nova Bíblia Inglesa] virão momentos difíceis. Os homens se tornarão egoístas, gananciosos, cheios de si, orgulhosos, injuriadores de Deus, desobedientes aos pais, ingratos e maus. Não terão mais afeição, nem espírito de união . . . mais amigos dos prazeres do que de Deus. Alguns conservarão a aparência de religião, mas não a viverão na prática.” — 2 Timóteo 3:1-5, Bíblia Fácil.
    Certamente, estamos presenciando o cumprimento disso! Mas, a Bíblia também prediz o seguinte para a “era final deste mundo”: “Nação se levantará contra nação e reino contra reino, e haverá escassez de víveres.” Além disso, “haverá grandes terremotos, e, num lugar após outro, pestilências”. — Mateus 24:7; Lucas 21:11.
    Certamente, as profecias bíblicas estão-se cumprindo! Então, o que dizer de promessas ainda a serem cumpridas, tais como: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre”, e “terão de forjar das suas espadas relhas de arado . . . nem aprenderão mais a guerra”? — Salmo 37:29; Isaías 2:4.

    ‘Isto é bom demais para ser verdade’, alguns talvez digam. Mas, realmente, não há motivo para duvidarmos de qualquer coisa que o nosso Criador promete. Pode-se confiar na Sua Palavra! (Tito 1:2) Por examinar adicionalmente as evidências, você ficará ainda mais convencido disso.
    http://www.watchtower.org/t/20070315a/article_01.htm
    http://www.watchtower.org/t/kt/article_01.htm
    http://www.watchtower.org/t/20021115/article_01.htm
    http://www.watchtower.org/t/20070601a/article_01.htm
    http://www.watchtower.org/t/t13/article_01.htm
    http://www.watchtower.org/t/20070901/article_01.htm
    http://www.watchtower.org/t/20020915/article_01.htm
    http://www.watchtower.org/t/20080101a/article_01.htm
    http://www.watchtower.org/t/200711/article_01.htm
    http://www.watchtower.org/t/20060401a/article_01.htm

    • É impressão minha ou você está querendo argumentar que a Bíblia é ultra-precisa, não tem erro nenhum e começou a ser escrita antes de Jesus?
      Óbvio que se eu estou falando de Jesus jejuar no deserto eu não me refiro ao velho tetamento.
      Agora entenda uma coisa: A Bíblia só veio a ser codificada décadas após a morte de Jesus. Todos os historiadores estão de acordo com isso. Até então as informações eram passadas oralmente.
      A bìblia é cheia de erros crassos e imprecisões históricas grotescas. Uma das grandes é o fato de mostrar Pôncius Pilatos como um cara até bonzinho, quando a história mostra que para ocupar aquele cargo ela era um cara tão mal, mas tão mal, que nem o pica-pau.
      Pra se ter uma idéia, até chegar na vez de Jesus, Pôncius Pilatos crucificou 3000 pessoas. E tem mais, os romanos crucificaram tanta gente que praticamente acabou a madeira para se fazer cruz. Isso foi registrado por um dos historiadores da época.
      Mas os homens que controlavam a Igreja (de olho nos benefícios oferecidos pelo Imperador Constantino) Reescreveram grande parte da história, tirando o aspecto da maldade do Romano e jogando a culpa em quem? Nos JUDEUS.
      E aí o que acontece com os Judeus? Quase dois mil anos de porradas neles.
      Não estou dizendo que os Judeus são santos, porque não são. Mas temos que convir que – como tudo no mundo envolvendo o ser humano – a Bíblia sofreu alterações deliberadas que visavam atender aos interesses da Igreja.
      Se não fosse por isso ela seria bem mais chata e intragável, não haveria tantas igrejas e você não entraria aqui para alegar que a Bíblia é precisa.

      Algumas contradições:

      1

      Judas morreu…

      … enforcado …

      (Mt 27:5) Então ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.

      … ou foi morto por Deus?

      (At 1:18) Ora, este [Judas Escariotes] adquiriu um campo com a recompensa da iniquidade; e, precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.

      2

      Devemos…

      … santificar os Sábados …

      (Êx 20:8) Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar.

      (Êx 31:15) Qualquer que no dia do Sábado fizer algum trabalho, certamente será morto.

      (Nm 15:32) … acharam um homem apanhando lenha no dia de Sábado (…) Então disse o Senhor a Moisés: Tal homem será morto (…) e o apedrejaram até que morreu, como o Senhor ordenara a Moisés.

      … ou seguir o exemplo de Jesus e seu Pai?

      (Jo 5:8-9) Então lhe disse Jesus: Levanta-te! Toma a tua esteira e anda. Imediatamente o homem foi curado, tomou a sua esteira, e pôs-se a andar. Aquele dia era Sábado.

      (Jo 5:16-17) Assim, porque Jesus fazia estas coisas no Sábado, os judeus o perseguiam. Jesus lhe disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

      (Cl 2:16) Portanto, ninguém nos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou de lua nova, ou de Sábado.

      3

      Devemos fazer…

      … imagens esculpidas …

      (Êx 25:18) Farás dois querubins de ouro batido nas duas extremidades do propiciatório. Em Êxodo fala-se de querubins, que são seres angélicos que existem sobretudo para glorificar a Deus. Imagens de querubins adornavam os utensílios do tarbenáculo como símbolos de adoraçãoa Deus, não como ídolos para ser adorados.

      (Nm 21:8) Disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar, viverá. R.:Deus mandou fazer a serpente não para adoração, e sim para cura, como remédio, sendo mordido sarará.

      (1Rs 7:28-29) Tinham painéis que estavam entre molduras, sobre os quais haviam leões, bois e querubins. Esses bois eram símbolos do poder de Deus – nada mais. Não era objeto de adoração e conseqüentemente eram formas aceitáveis da arte religiosa de Israel.

      … ou elas são abominações aos olhos do Senhor?

      (Êx 20:4) Não farás para ti imagens de escultura.

      (Lv 26:1) Não farás para vós ídolos, nem para vós levantareis imagem de escultura nem estátua.

      (Dt 27:15) Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominável ao Senhor.

      (Jr 8:19) Por que me provocaram à ira com as suas imagens de escultura, com vaidades estranhas?

      4

      Seremos julgados e/ou justificados (salvos)…

      … somente por Deus …

      (Rm 8:33) É Deus quem os justifica.

      (Ef 2:8-9) Pois é pela graça que sois salvos, por meio da fé . e isto não vem de vós, é Dom de Deus . não das obras, para que ninguém se glorie.

      … somente pela fé …

      (Rm 3:20-28) Por isso ninguém será justificado diante dele pelas obras da lei (…) pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, e são justificados gratuitamente pela sua graça (…) concluímos pois que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei.

      (Gl 2:16) Sabemos que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, também temos crido em Jesus Cristo para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei, porque pelas obras da lei ninguém será justificado.

      … somente pelas obras …

      (Rm 2:6) Deus recompensará a cada um segundo as suas obras.

      … pela fé e pelas nossas obras …

      (Tg 2:24) Vedes então que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé (…) Assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem as obras é morta.

      … ou pelos caminhos …

      (Ez 7:3) … e te julgarei conforme os teus caminhos …

      (Ez 7:27) Conforme o seu caminho lhes farei, e com os seus próprios juízos os julgarei.

      (Ez 18:30) Portanto, eu vos julgarei, a cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus.

      … ou pelo proceder e pelo mérito das obras?

      (Jr 17:10) Eu sou o Senhor que esquadrinho o coração, e que sondo os afetos; eu dou a cada um

      segundo o seu proceder, e segundo o mérito das suas obras.

      5

      Deus…

      … nunca muda de idéia nem se arrepende do que faz …

      (Ml 3:6) Eu, o Senhor, não mudo.

      (Nm 23:19) Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa.

      (1Sm 15:29) Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende; pois não é homem para que se arrependa.

      (Ez 24:14) Eu, o Senhor, o disse. Será assim, e o farei. Não tornarei atrás, não pouparei, nem me arrependerei.

      (Tg 1:17) Toda boa dádiva e todo Dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

      … ou, às vezes, volta atrás e se arrepende?

      (Êx 32:14) Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera havia de fazer ao seu povo.

      (Gn 6:6-7) Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e isso lhe pesou no coração (…) pois me arrependo de os haver feito.

      (Jn 3:10) Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.

      (2Rs 20:1-7) Ezequias adoeceu e o profeta Isaías disse: Assim diz o Senhor: Põe a tua casa em ordem, porque morrerás e não viverás. Ezequias orou ao Senhor e chorou muitíssimo. Então o Senhor fez Isaías voltar e falar para Ezequias que tinha ouvido as orações e o curou.

      (Gn 18:23-33) Abraão consegue convencer a Deus que não deveria destruir a cidade de Sodoma se lá encontrasse pelo menos 10 justos. No início todos seriam destruídos, justos e ímpios, mas com a interferência de Abraão, que demonstrou ser um excelente argumentador, o Senhor amoleceu o coração e passou a ser mais condescendente. Dos 50 justos que havia falado anteriormente, se conformou em procurar apenas dez.

      (1Sm 15:35) E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel.

      (Jr 18:8-10) Se a tal nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe (…) se ela fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha dito que faria.

      6

      Os filhos devem pagar…

      … pelos pecados dos pais …

      (Is 14:21) Preparai a matança para os filhos por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem e possuam a terra…

      (Êx 20:5) Pois eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração.

      (Êx 34:7) Ao culpado não tem por inocente; castiga a iniquidade dos pais sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.

      (1Cr 15:22) Pois assim como todos morreram em Adão…

      (Dt 5:9) Pois eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração.

      … ou não?

      (Ez 18:20) O filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho.

      (Dt 24:16) Os pais não serão mortos pela culpa dos filhos, nem o filho pela culpa dos pais.

      7

      Deus é…

      … bom …

      (Sl 45:9) O Senhor é bom para todos. Este versículo está errado. Em Salmos 45.9 diz: As filhas dos reis estavam entre as tuas ilustres donzelas; à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir.

      (Dt 32:4) Ele é justo e reto. Este versículo está incompleto, o correto é: Ele é a Rocha cuja obra é perfeita, e porque todos os seus caminhos juízo são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.

      … ou ruim?

      (Is 45:7) Eu formo a luz, e crio as trevas, eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas essas coisas.

      (Lm 3:38) Não é da boca do Altíssimo que saem o mal e o bem?

      (Jr 8:11) Assim diz o Senhor: Olhai! Estou forjando mal contra vós, e projeto um plano contra vós.

      (Ez 20:25-26) Também lhe dei estatutos que não eram bons, e juízos pelos quais não haviam de viver; deixei-os contaminar-se em seus próprios dons, nos quais faziam passar pelo fogo tudo o que abre a madre, para os assolar, a fim de que soubessem que Eu sou o Senhor.

      8

      Deus é Deus…

      … da paz …

      (Rm 15:33) E o Deus da paz seja com todos vós. Amém.

      (Iz 2:4) (Is 2:4) Ele exercerá o seu juízo entre as nações, e repreenderá a muitos povos. Estes converterão as suas espadas em arados e as suas lanças em podadeiras. Não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerra.

      … ou da guerra?

      (Êx 15:3) O Senhor é um guerreiro; o Senhor é o seu nome.

      (Jl 3:9-10) Proclamai isto entre as nações: Santificai uma guerra! (…) Forjai espadas das relhas dos vossos arados, e lanças da vossas podadeiras.

      9

      Deus…

      … tenta …

      (Gn 22:1) Depois dessas coisas, provou Deus a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui. Então disse Deus: toma o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto.

      … ou não tenta as pessoas?

      (Tg 1:13) Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e Ele a ninguém tenta.

      10

      Deus…

      … tem compaixão dos homens …

      (Sl 145:9) O Senhor é bom para todos; tem compaixão de todas as suas obras.

      … ou não tem?

      (Jr 13:14) Fa-los-ei em pedaços, atirando uns conta os outros, tanto os pais como os filhos, diz o Senhor. Não perdoarei nem pouparei, nem terei compaixão deles, para que não os destrua.

      11

      O pai de José…

      … foi Jacó …

      (Mt 1:16) Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.

      … ou Heli?

      (Lc 3:23) E o mesmo Jesus, quando começou o seu ministério, tinha cerca de 30 anos, filho, como se julgava, de José, o qual foi filho de Heli.

      12

      Quem foi ao sepulcro?

      Uma mulher…

      (Jo 20:1) Na madrugada do primeiro dia da semana, sendo ainda escuro, Maria Madalena foi as sepulcro, e viu que a pedra fora revolvida da entrada. Correu ela e foi ter com Simão Pedro e com os outros discípulos.

      … duas mulheres …

      (Mt 1:16) Correção este versículo é 28:1 Depois do Sábado, ao raiar do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

      … três mulheres …

      (Mc 16:1-2) Passado o Sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para irem ungir o corpo de Jesus. Muito cedo, no primeiro dia da semana, logo depois do nascer do Sol, foram ao sepulcro.

      … ou várias mulheres?

      (Lc 23:54-55; 24:1; 24:10) Era o dia da preparação e ia começar o Sábado. As mulheres que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram a José e viram o sepulcro, e como o corpo fora ali depositado (…) No primeiro dia da semana bem cedo, elas foram ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado (…) Eram Maria Madalena, Joana, Maria, mãe de Tiago e as outras que com elas estavam…

      13

      As últimas palavras de Jesus são as que estão em…

      … Mt 27:46…

      Por volta da hora nona exclamou Jesus em alta voz: Eli, Eli, lemá sabactâni, que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

      Porque você não colocou o Evangelho de Marcos? Esqueceu?

      Em Marcos 15:34: “E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, vdizendo: Eloí, Eloí, lemá sabactâni? Isso, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”

      … ou em Lc 23:46 …

      Jesus clamou com grande voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. Havendo dito isto, expirou.

      … ou em Jo 19:30?

      Quando Jesus recebeu o vinagre, disse: Está consumado! E inclinando a cabeça, entregou o espírito.

      14

      Jesus profetizou que Pedro o negaria…

      … antes do galo cantar uma vez …

      (Mt 26:34) Disse-lhes Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.

      … ou duas vezes?

      (Mc 14:30) Em verdade te digo que hoje, esta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás.

      15

      Pedro negou conhecer Jesus…

      … três vezes, antes do galo cantar uma vez …

      (Mt 26:74-75) Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou. Então Pedro se lembrou das palavras que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás.

      (Lc 22:60) E Pedro lembrou-se da palavra que o Senhor lhe havia dito: Hoje, antes que o galo cante, três vezes me negarás.

      … três vezes, antes do galo cantar duas vezes …

      (Mc 14:72) Imediatamente o galo cantou segunda vez. Então Pedro lembrou-se da palavra que Jesus lhe tinha dito: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás.

      … duas vezes, antes do galo cantar uma vez …

      (Jo 18:27) De novo Pedro negou, e naquele momento um galo começou a cantar.

      … ou três vezes, sem que o galo cantasse uma única vez?

      (Jo 13:38) Jesus respondeu: Tu darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que de modo algum cantará o galo antes que me negues três vezes.

      16

      Jesus é…

      … igual…

      (Jo 10:30) Eu e o Pai somos um.

      … ou inferior ao seu Pai?

      (Jo 14:28) Porque eu vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.

      17

      É vantagem…

      … ser sábio …

      (Pv 4:7) A sabedoria é suprema; portanto adquire a sabedoria. Sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento.

      … ou não é?

      (Ec 1:18) Porque na muita sabedoria há muito enfado; o que aumenta o conhecimento aumenta a tristeza.

      (1Co 1:19) Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios; aniquilarei a inteligência dos inteligentes.

      18

      O morcego é uma ave?

      (Lv 11:13-19) Dentre as aves, a estas abominareis, não se comerão, serão abomináveis: a águia, (…) a poupa e o morcego.

      (Dt 14:13-18) Toda a ave limpa comereis. Porém estas são as que não comereis: a águia, (…) a poupa e o morcego.

      Para a Ciência, apesar de voar, o morcego é um mamífero, porque mama quando pequeno.

      19

      Quantos pés têm os insetos?

      (Lv 11:21-23) Mas de todo inseto que voa, que anda sobre quatro pés, podereis comer dos que tiver pernas compridas para com elas saltar sobre a terra. Deles comereis estes: a locusta de qualquer espécie, o gafanhoto devorador de qualquer espécie, o grilo de qualquer espécie, e o gafanhoto de qualquer espécie. Todos os outros insetos que voam, que têm quatro pés, serão para vós abominação.

      Para a Ciência, os animais classificados como insetos têm seis patas e nenhum pé.

      20

      As lesmas se derretem?

      (Sl 58:8) Como a lesma que se derrete, assim sejam eles…

      Seria essa uma referência a um tipo de lesma medieval, já extinta?

      21

      Cruzamento de animais de diferentes espécies?

      (Gn 30:39) E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas.

      Esse tipo de aberração pode ter sido fruto de alguma experiência genética?

      22

      A Terra é…

      … esférica …

      (Is 40:22) Ele está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos.

      … ou plana?

      (Mt 4:8) Levou-o novamente o diabo a um monte muito alto, e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.

      Para ver todos os reinos do mundo, mesmo no lugar mais alto do planeta, a Terra deveria ser plana.

      23

      As serpentes comem pó?

      (Gn 3:14) Disse, pois, o Senhor Deus à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e pó comerás todos os dias da tua vida.

      24

      Deus construiu a Terra…

      … do nada…

      (Gn 1:1) No princípio criou Deus os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia…

      … ou da maneira convencional?

      (Jó 38:4-6) Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Diz-me, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre o que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina …?

      25

      O céu tem colunas para se apoiar?

      (Jó 26:11) As colunas do céu tremem, e se espantam da sua ameaça.

      26

      Moisés era…

      … manso …

      (Nm 12:3) Ora, Moisés era homem muito manso, mais do que todos os homens que havia na terra.

      … ou sanguinário?

      (Nm 14-17) Indignou-se Moisés grandemente contra os oficiais do exército (…) Disse-lhes: Por que deixastes com vida todas as mulheres? (…) Agora matai todas as crianças do sexo masculino. E matai também a todas as mulheres que coabitaram com algum homem, deitando-se com ele.

      Fico imaginando qual seria o critério adotado pelos matadores, para identificar as mulheres que já haviam coabitado com algum homem…

      27

      O justo…

      … florescerá …

      (Sl 92:12) O justo florescerá com a palmeira…

      … ou perecerá?

      (Is 57:1) Perece o justo, e não há quem considere isso em seu coração…

      28

      Onde aconteceu o sermão da montanha?

      Sobre o monte…

      (Mt 5:1) Vendo Jesus as multidões, subiu a um monte e assentou-se.

      … ou ao pé dele?

      (Lc 6:17) Descendo com eles, parou num lugar plano, onde se encontrava grande número de discípulos seus e grande multidão de toda a Judéia…

      29

      Os anos de fome foram…

      … sete …

      (2Sm 24:13) Assim veio Gade a Davi, e lhe disse: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra? Ou que por três meses fujas diante de teus inimigos, e eles te persigam?

      … ou três?

      (1Co 20:11) Gade veio a Davi, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Faze a tua escolha: ou três anos de fome, ou que por três meses sejas consumido diante de teus adversários…

      30

      Quem incitou Davi foi…

      … Deus …

      (2Sm 24:1) A ira do Senhor tornou a acender-se contra Israel, e ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, levanta o censo de Israel e Judá.

      … ou Satanás?

      (1Cr 21:1) Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.

      31

      A árvore genealógica de Jesus está em…

      … Mt 1:2-17…

      Abraão gerou a Isaque, Isaque gerou a Jacó, Jacó gerou a Judá e a seus irmãos. (…) Eliúde gerou a Eleazar, Eleazar gerou a Matã, Matã gerou a Jacó, Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.

      … ou em Lc 4:23-38?

      Era, como se cuidava, filho de José, filho de Heli, filho de Matã, filho de Levi, (…) Filho de Enos, filho de Sete, filho de Adão, filho de Deus.

      32

      Deus pode ser visto…

      … face a face …

      (Gn 32:30) Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi poupada.

      (Êx 33:11) Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo.

      (Êx 24: 9-11) Subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, e viram o Deus de Israel. Debaixo dos seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira que se parecia com o céu na sua claridade. Mas Deus não estendeu a sua mão contra os escolhidos dos filhos de Israel; eles viram a Deus, e comeram e beberam.

      (Am 9:1) Vi o Senhor em pé junto ao altar, e ele me disse: Fere os capitéis para que estremeçam os umbrais.

      (Gn 26:2) Apareceu-lhe o Senhor, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser.

      (Jo 14:9-10) Quem me vê, vê o Pai (…) Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim?

      … apenas pelas costas …

      (Êx 33:23) Depois, quando eu tirar a mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.

      … ou jamais pode ser visto?

      (Jo 1:18) Ninguém nunca viu a Deus…

      (Jo 6:46) Ninguém viu ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; só este viu ao Pai.

      (1Jo 4:12) Ninguém jamais viu a Deus…

      (Êx 33:20) Não poderás ver a minha face, pois homem nenhum pode ver a minha face, e viver.

      (1Tm 6:16) Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.

      33

      Deus é…

      … misericordioso …

      (Tg 5:11) O Senhor é cheio de misericórdia e compaixão.

      (1Cr 16:34) Rendei graças ao Senhor, pois ele é bom; o seu amor dura para sempre.

      (1Jo 4:16) Deus é amor.

      (Sl 145:9) O Senhor é bom para todos.

      … ou cruel?

      (Jr 13:14) Não perdoarei nem pouparei, nem terei compaixão deles, para que não os destrua.

      (1Sm 15:3) Vai agora e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver. Nada lhe poupes; matarás a homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos.

      34

      De cada animal, entrou na arca de Noé…

      … sete casais dos limpos e um casal dos não limpos …

      (Gn 7:2) De todos os animais limpos levarás contigo sete e sete, o macho e a fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea.

      … ou apenas um casal de cada, independente de ser ou não limpo?

      (Gn 2:8-9) Este capítulo está errado é Gn 7:8-9) Dos animais limpos, e dos animais que não são limpos, e das aves e de todo o réptil sobre a terra, entraram de dois em dois para Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé.

      35

      Os estábulos eram em número de…

      … quarenta mil …

      (1Rs 4:26) Tinha também Salomão quarenta mil cavalos em estábulos para os seus carros, e doze mil cavaleiros.

      … ou quatro mil?

      (2Cr 9:25) Teve também Salomão quatro mil manjedouras para os cavalos de seus carros, e doze mil cavaleiros, os quais mantinha nas cidades dos carros, e com o rei em Jerusalém.

      36

      Deus estava…

      … satisfeito com sua criatura … (criação)

      (Gn 1:31) Viu Deus tudo o que tinha feito, e que era muito bom.

      … ou arrependido de havê-la criado?

      (Gn 6:6) Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra…

      37

      Deus estava…

      … satisfeito com sua criatura … (criação)

      (Gn 1:31) Viu Deus tudo o que tinha feito, e que era muito bom.

      … ou arrependido de havê-la criado?

      (Gn 6:6) Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra…

      Deus estava…

      … satisfeito com sua criatura … (criação)

      (Gn 1:31) Viu Deus tudo o que tinha feito, e que era muito bom.

      … ou arrependido de havê-la criado?

      (Gn 6:6) Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra…

      38

      Saul…

      … suicidou-se …

      (1Sm 31:4) Assim Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela.

      … ou foi morto?

      (2Sm 1:6-10) Então disse o moço que lhe dava a notícia: Cheguei por acaso ao monte Gilboa, e Saul estava encostado sobre a sua lança (…) Então ele me disse: Aproxima-te e mata-me, porque estou com muita vertigem, e toda a minha vida está ainda em mim. (…) Assim me aproximei dele e o matei, porque bem sabia que ele não viveria depois de ter caído.

      39

      Os abençoados no sermão da montanha estão em…

      … Mt 5:3-11…

      Os pobres de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os pacificadores, os que sofrem perseguição.

      … ou em Lc 6:20-26?

      Os pobres, os que têm fome, os que choram, os que são odiados, os que foram expulsos, os injuriados, os rejeitados como indignos.

      40

      Todos os homens…

      … pecam …

      (1Rs 8:46 / 2Cr 6:36) Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e os entregares [às mãos/diante] do inimigo, a fim de os levarem cativos à terra do inimigo, distante ou perto…

      (Pv 20:9) Quem pode dizer: Purifiquei o meu coração, estou limpo do meu pecado?

      (Ec 7:20) Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e nunca peque.

      (1Jo 1:8-10) Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não pecamos, fezemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

      … ou alguns não pecam?

      (1Jo 3:9) Aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado, porque a semente de Deus permanece nele; não pode continuar pecando, porque é nascido de Deus.

      41

      Quem comprou o campo do oleiro, chamado Campo de Sangue foi…

      … Judas …

      (At 1:18) Ora, este adquiriu um campo com a recompensa da iniqüidade (…) E todos os que habitam em Jerusalém ficaram sabendo do acontecido, de maneira que na sua própria língua esse campo se chamou Acéldama, isto é, Campo de Sangue.

      … ou os príncipes dos sacerdotes?

      (Mt 27:6)E os príncipes dos sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: Não é lícito colocá-las no cofre das ofertas, pois é preço de sangue. Depois de deliberarem, compraram com elas o campo do oleiro, para sepultura dos estrangeiros. Por isso aquele campo até o dia de hoje tem sido chamado Campo de Sangue.

      42

      O erro sobre a profecia do campo do oleiro…

      … em Mt 27:9 …

      Então se cumpriu o que predissera o profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço em que foi avaliado aquele a quem certos filhos de Israel avaliaram. E as deram pelo campo do oleiro, conforme me ordenou o Senhor.

      … quando, na verdade, estava em Zc 11:12-13.

      Eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o que me é devido: se não, deixai-o. Pesaram, pois, o meu salário, trinta moedas de prata. E o Senhor me disse: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. Tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro na casa do Senhor.

      43

      Devemos…

      … levar as cargas dos outros …

      (Gl 6:2) Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.

      … ou cada um levará sua própria carga?

      (Gl 6:5) Então terá motivo de glória só em si mesmo, e não em outrem, pois cada qual levará o seu próprio fardo.

      44

      Devemos…

      … responder ao tolo …

      (Pv 26:5) Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que também não te faças semelhante a ele.

      … ou não?

      (Pv 26:4) Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia, para que também não te faças semelhante a ele.

      45

      É recomendável…

      … casar …

      (Pv 18:22) O que acha uma esposa acha uma coisa boa, e recebe favor do Senhor.

      … ou não casar?

      (1Co 7:1) Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher.

      (1Co 7:8) Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se permanecerem com eu. [solteiro]

      46

      Na conversão de Saulo, os que estavam com ele…

      … ouviram vozes …

      (At 9:7) Os homens que iam com ele pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.

      … ou não ouviram?

      (At 22:9) Os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo.

      47

      Três dias depois do batismo Jesus foi para…

      … o deserto por quarenta dias …

      (Mc 1:12) Imediatamente o Espírito o impeliu para o deserto, onde esteve quarenta dias, tentado por Satanás.

      … ou permaneceu onde estava?

      (Jo 1:35) No dia seguinte João estava outra vez ali, na companhia de dois dos seus discípulos. Quando ele viu Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus.

      48

      Quantos apóstolos no período entre a ressurreição e a ascensão?

      Onze…

      (Mt 28:16) Os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado.

      … ou doze?

      (1Co 15:5) E que foi visto por Cefas, e depois pelos Doze.

      Como Judas havia morrido, deveriam ser onze. Matias, que o substituiu, só foi sorteado após a ressurreição, conforme consta em At 1:26.

      49

      Nossas obras devem…

      … ser vistas …

      (Mt 5:16) Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

      … ou devem ser feitas secretamente?

      (Mt 6:3-4) Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita, para que a tua esmola seja dada secretamente. Então teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

      50

      As mulheres viram no sepulcro…

      … um anjo …

      (Mt 28:2) Houve um grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu do céu, chegou, removeu a pedra e assentou-se sobe ela.

      … um jovem …

      (Mc 16:5) Entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido com um manto branco, e ficaram espantadas.

      … dois homens …

      (Lc 24:4) … mas quando entraram, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. Estando elas perplexas a esse respeito, de repente pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes.

      … ou dois anjos?

      (Jo 20:12) Enquanto chorava abaixou-se para olhar para dentro do sepulcro, e viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro nos pés.

      51

      Quando será a outra vinda?

      Já passou…

      (Mt 24:34) Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.

      … ou ainda está por vir?

      52

      Os chefes de oficiais de Salomão eram…

      … duzentos e cinqüenta …

      (2Cr 8:10) Eram também os chefes dos oficiais que o rei Salomão tinha, duzentos e cinqüenta, que presidiam sobre o povo.

      … ou quinhentos?

      (1Rs 9:23) Eram estes os chefes dos oficiais que estavam sobre a obra de Salomão, quinhentos e cinqüenta, que davam as ordens ao povo que trabalhava na obra.

      53

      O sucessor de Josias foi…

      … Salum …

      (Jr 22:11) Pois assim diz o Senhor acerca de Salum, filho de Josias, rei de Judá, que reinou em lugar de Josias, seu pai, que saiu deste lugar: Jamais tornará para ali.

      … ou Jeoacaz?

      (2Cr 36:1) E o povo da terra tomou a Jeoacaz, filho de Josias, e o fez rei de Jerusalém, em lugar de seu pai.

      54

      A pedra que lacrava o sepulcro…

      … foi removida por um anjo na hora que Maria Madalena chegou…

      E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. Mateus 28:1

      (Mt 28:2) Houve um grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu do céu, chegou, removeu a pedra, e assentou-se sobre ela.

      … ou já havia sido removida antes?

      (Mc16:2-4) Muito cedo, no primeiro dia da semana, logo depois do nascer do Sol, foram ao sepulcro. Diziam umas às outras: Quem removerá a pedra da entrada do sepulcro? Mas, olhando, viram que a pedra, que era muito grande, já estava removida.

      55

      Como se tomou conhecimento da ressurreição de Cristo?

      Jesus estava lá quando as mulheres chegaram e saiu ao encontro delas…

      (Mt 28:9) De repente Jesus lhes saiu ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram.

      … ou elas entraram no sepulcro e foram avisadas da ressurreição …

      (Mc 16:5-6) Entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido com um manto branco, e ficaram espantadas. Ele lhes disse: Não vos assusteis. Buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Já ressurgiu! Não está aqui. Vede o lugar onde o puseram.

      (Lc 24:2-6) Acharam a pedra removida do sepulcro, mas quando entraram, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. Estando elas perplexas a esse respeito, de repente pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes . Elas ficaram tão atemorizadas, que se curvaram com o rosto em terra, mas os homens lhes disseram: Por que buscais entre os mortos quem está vivo? Ele não está aqui, mas ressurgiu.

      … ou apenas Maria Madalena foi ao sepulcro e não entrou?

      (Jo 20:1-7) Na madrugada do primeiro dia da semana, sendo ainda escuro, Maria Madalena foi ao sepulcro, e viu que a pedra fora revolvida da entrada. Correu ela e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo (…) Chegou Simão Pedro, (…) entrou no sepulcro e viu no chão os lençóis.

      56

      Foram colocados guardas na entrada do sepulcro?

      (Mt 28:4) Os guardas tremeram de medo dele, e ficaram como mortos.

      Em Marcos, Lucas e João não existe referência aos guardas. Afinal eles foram colocados na entrada do sepulcro para evitar que o corpo fosse roubado ou não?

      57

      Jesus se dizia…

      … um pacificador …

      (Jo 14:27) Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou.

      (At 10:36) Conheceis a palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos).

      (Lc 2:14) Glória a Deus nas maiores alturas, paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.

      … ou um anti-pacificador?

      (Lc 22:36) …e o que não tem espada, vende a sua capa e compre uma.

      (Mt 10:34) Não penseis que vim trazer paz à terra. Não vim trazer paz, mas espada.

      58

      Cristo pregava…

      … o amor ao inimigo …

      (Mt 5:44) Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.

      … e a desunião entre as famílias?

      (Mt 10:34) Pois eu vim trazer divisão entre o homem e seu pai, entre a filha e sua mãe, entre a nora e sua sogra.

      59

      Jesus era…

      … contraditório …

      (Jo 8:14) Respondeu Jesus: Ainda que eu testifique de mim mesmo, o meu testemunho é válido, pois sei de onde vim e para onde vou.

      … ou não?

      (Jo 5:31) Se eu testifico a respeito de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.

      60

      Jesus era…

      … o filho de Deus …

      (Jo 5:25) Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.

      … ou o filho do homem?

      (Jo 5:27) E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do homem.

      61

      Podemos chamar…

      … nomes …

      (Lc 11:40) Loucos! O que fez o exterior não fez também o interior?

      … ou não?

      (Mt 5:22) Mas quem disser: Tolo! Estará sujeito ao fogo do inferno.

      62

      Cristo pregou…

      … a reconciliação com nossos adversários …

      (Mt 5:25) e 26 (vamos corrigir o Sr. Anônimo) Reconcilia-te depressa com o teu adversário, enquanto está com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz ao oficial de justiça, e te recolham à prisão. Em verdade vos digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último centavo.

      … ou sugeriu darmos fim a ele?

      (Lc 12:58) Quando fores com o teu adversário ao magistrado, procura livrar-te dele no caminho, para que não suceda que te conduza ao juiz, e o juiz te entregue ao meirinho e o meirinho te encerre na prisão. Digo-te que não sairás dali enquanto não pagares o último centavo.

      63

      Somos todos…

      … pecadores …

      (Rm 3:23) Não há distinção, pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus…

      (Rm 3:10) Como está escrito: não há um justo, nem um sequer…

      (Sl 14:3) …não há quem faça o bem, não há sequer um.

      … ou alguns não são?

      (Jó 1:1) Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Este homem era íntegro e reto…

      (Gn 7:1) Depois disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque és justo diante de mim nesta geração.

      (Lc 1:6) Eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.

      64

      A piedade…

      … é proveitosa …

      (1Tm 4:8) Pois o exercício físico para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa…

      … ou uma fonte de lucros?

      (1Tm 6:6) De fato, é grande fonte de lucro a piedade com o contentamento.

      65

      O voto que vale mais é o do…

      … homem …

      (Nm 30:2) Quando um homem fizer um voto ao Senhor, ou um juramento, impondo restrições a si próprio, não violará a sua palavra; segundo tudo aquilo que sair da sua boca, fará.

      … ou o da mulher?

      (Nm 30:10-13) Se uma mulher, vivendo na casa de seu marido, fez um voto, ou mediante juramento se obrigou a alguma coisa (…) Seu marido pode confirmar ou anular todo voto e todo juramento que ela tiver feito…

      66

      Jurar…

      … é permitido …

      (Gn 21:24) Respondeu Abraão: Eu jurarei.

      (Gn 22:16) Por mim mesmo jurei, diz o Senhor…

      (Gn 31:53) E jurou Jacó pelo temor de seu pai Isaque.

      (Dt 10:20) Ao Senhor teu Deus temerás, a ele servirás, e a ele te chegarás, e pelo seu nome jurarás.

      (Hb 6:13) Quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurar, jurou por si mesmo…

      (Hb 6:16) Os homens juram por quem lhes é superior, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda contenda.

      … ou proibido?

      (Mt 5:34-35) Eu, porém vos digo: De maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus, nem pela terra, por ser o estrado de seus pés, nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;

      (Tg 5:12) Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto…

      67

      Jesus foi crucificado…

      … à hora terceira …

      (Mc 15:25) Era a hora terceira quando o crucificaram.

      … ou após a hora sexta?

      (Jo 19:14-15) Era o dia da preparação da páscoa, e quase à hora sexta. Disse Pilatos aos judeus: Eis o vosso Rei. Mas eles gritaram: Fora! Fora! Crucifica-o! Perguntou-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais sacerdotes: Não temos rei, senão César. Finalmente Pilatos o entregou para ser crucificado.

      68

      Devemos…

      … obedecer à lei dos homens …

      (1Pe 2:13) Sujeitai-vos a toda autoridade humana, por causa do Senhor, quer ao rei, com soberano, quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem.

      (Tt 3:1) Lembra-lhes que se sujeitem aos governadores e autoridades, sejam obedientes, estejam preparados para toda boa obra…

      … ou apenas à lei de Deus?

      (At 5:29) Respondeu Pedro e os apóstolos: Mais importante obedecer a Deus do que aos homens!

      69

      Homem e mulher foram criados…

      … ao mesmo tempo …

      (Gn 1:27) Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.

      … ou o homem foi criado primeiro?

      (Gn 2:7-22) Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhes nas narinas o fôlego da vida, e o homem tornou-se alma vivente. (…) Disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma adjutora que lhe corresponda. (…) Então da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou a mulher, e a trouxe ao homem.

      70

      As planta vieram…

      … antes …

      (Gn 1:11-13) E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim foi. A terra produziu relva, ervas que davam semente conforme a sua espécie, e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. E houve tarde e manhã – o terceiro dia.

      Até esse momento o homem ainda não havia sido criado. Deus o criou, conforme está em Gênesis, no sexto dia.

      … ou depois do homem?

      (Gn 2:4-9) No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus, não havia ainda nenhuma planta do campo na terra; nenhuma erva do campo tinha brotado (…) Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra (…) E o Senhor fez brotar da terra toda espécie de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

      71

      Deus vive…

      … na luz …

      (1Tm 6:15-16) …Rei dos Reis e Senhor dos senhores; aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita a luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu ou pode ver…

      (Dn 2:22) Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.

      … ou nas trevas?

      (1Rs 8:12) Então disse Salomão: O Senhor declarou que habitaria numa nuvem escura.

      (Sl 18:11) Fez das trevas o seu lugar oculto; o pavilhão que o cercava era a escuridão das águas e as nuvens do céu.

      72

      Deus aceita sacrifício humano?

      A Bíblia faz uma série de referências a sacrifícios humanos. Era comum Deus requerer primogênitos para Ele. O holocausto era sua maneira predileta de sacrifício, pois o cheiro de queimado lhe agradava particularmente, dando a Ele profundo deleite.

      (Jz 11:30-39) E Jefté fez um voto ao Senhor: Se totalmente entregares os filhos de Amom nas minhas mãos, qualquer que, saindo da porta da minha casa, me vier ao encontro, voltando eu vitorioso dos filhos de Amom, esse será do Senhor, e o oferecerei em holocausto. (…) Assim Jefté foi de encontro aos filhos de Amom a combater contra ele, e o Senhor os entregou nas suas mãos. (…) Vindo Jefté a Mispa, à sua casa, a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças. Era ela filha única. Não tinha ele outro filho nem filha. (…) E deixou-a ir por dois meses. (…) Ao fim de dois meses, ela voltou a seu pai, o qual cumpriu nela o voto que tinha feito.

      (2Sm 21:6-9) … de seus filhos nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao Senhor em Gibeá De Saul, o eleito do Senhor. (…) … e os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante o Senhor.

      (Lc 19:27) Quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os diante de mim.

      73

      A fé…

      … está acima de tudo …

      (Gl 5:6) Pois em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum. O que importa é a fé que opera pelo amor.

      … ou é menos importante do que cuidar da família?

      (1Tm 5:8) Mas, se alguém não cuida dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior que o incrédulo.

      74

      Dependendo do momento, Deus…

      … é só amor e perdão …

      (Sl 86:5) Tu, ó Senhor, és bom e pronto a perdoar, e abundante em amor para com todos os que te invocam.

      (Sl 86:15) Mas tu, ó Senhor, és Deus compassivo e gracioso, lento para irar-se, e abundante em amor e fidelidade.

      … ou pune com morte horrível até mesmo crianças e mulheres grávidas?

      (Os 13:16) Cairão à espada, seus filhos serão despedaçados, e as suas mulheres grávidas serão abertas pelo meio.

      75

      Zedequias começou a reinar com…

      … vinte e cinco anos …

      (2Cr 36:11) Era Zedequias da idade de vinte e cinco anos quando começou a reinar, e onze anos reinou em Jerusalém.

      … ou vinte e um anos?

      (2Rs 24:18) Tinha Zedequias vinte e um anos de idade quando começou a reinar, e onze anos reinou em Jerusalém.

      76

      Deus é…

      … contra os espancamentos…

      (1Tm 3:2-3) É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, […], não espancador, mas moderado…

      … ou a favor deles?

      (Pv 20:30) Os açoites e as feridas purificam o mal, e as pancadas penetram até o mais íntimo do ser.

      77

      Devemos…

      … evitar a embriaguês…

      (Ef 5:18) E não vos embriagues com vinho, em que há devassidão, mas enchei-vos do Espirito.

      … e embriagar os outros?

      (Pv 31:6) Dai bebida forte aos que perecem, e vinho aos amargosos de espírito para que bebam e se esqueçam da sua pobreza…

      78

      Onde está a profecia de Jeremias?

      Em Mt 27:9…

      Cumpriu-se então o que foi dito pelo profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, a quem certos filhos de Israel avaliaram.

      … ou no livro de Jeremias?
      Fonte

      • Adriano

        Rapaz, vou imprimir isto em um formato de bolso e entregar uma cópia para crente cego que vier me pregar.

    • edvaldo

      Continue tentando se convencer, nada e impossivel para aquele que nao quer ver.

      • Kauê

        Realmente…

  • Kel

    Parabéns pela matéria, realmente muito bem escrita, prende a atenção do início ao fim. Muito bom mesmo. Gostei do tema também, adoro ver as discussões que as pessoas levam tudo pra religiosidade. Filosofia e meditação estão longe, mas assim ANOS-LUZ de distância de religião.
    Em relação ao iogue… eu acredito. Na boa, a mente humana é capaz de tanta coisa, nós somos tão mutantes… sei lá… i do believe

    • Pois é. Eu fico aqui pensando o seguinte. A Física clássica e a medicina dizem que isso é impossível. Mas vamos pensar que se olharmos o suficientemente de perto, o iogue lá não é nada senão um amontoado de átomos organizados de uma determinada forma. Até mesmo nosso conceito de que coisas são sólidas é uma ilusão causada pela nossa escala. Se olharmos de perto o suficiente, tudo que é sólido (incluindo nós) se compõe muito mais de espaços vazios.
      A gente tem a idéia de que somos os mesmos que éramos há 5 anos atrás (o tempo eu estou chutando). Mas isso do ponto de vista atômico pode não ser verdade. Há 5 anos atrás, nós éramos outros, porque neste tempo nós mudamos todos os nossos átomos. Tudo que entendemos como envelhecimento, fome e morte são apenas átomos trocando de lugar. E se o cara conseguiu de alguma maneira controlar o fluxo desses átomos?
      Eu sei que a idéia parece meio maluca, mas tem uma ramo da Física que curte pensar nessas maluquices.
      Mas se eu tivesse que dar um parecer, eu diria que seria necessária uma pesuquisa mais profunda para determinar que não se trata de uma fraude.

      • Kel

        Philipe,
        exatamente, era bem por aí que queria chegar. É questão de lançar um olhar mais focado no ser humano e ver que não somos nem um pouco diferente de qualquer outra máteria no mundo, senão um amontoado de átomos (que podem se organizar de outra maneira, porque não?)

        Bom, feedei seu blog! congratulations

  • MRPCELO

    Pois é Philipe,nosso cérebro acho q é muito mais do que um monte de neurônios e tecidos, como dizem os estudos nós utilizamos cerca de 4% de nossa capacidade mental, quer dizer os mais gênios utilizam isso, nós míseros mortais menos.Na minha opinião ainda não evoluímos tudo, acho q podemos fazer coisas incríveis com a nossa mente, acho q coisas inesplicáveis são fruto do poder da nossa mente que estão escondidos lá no fundo, que por alguma razão se manifestam.
    Vc já leu o livro “O Segredo”?
    Bem, eu ainda quero ler, mas já tenho uma prévia dele, que fala sobre o poder da mente em atrair coisas, deve ser bem legal, as pessoas tem o poder mas não sabem que podem usá-los, nossa mente é como um abismo do fundo mar, sabemos que existe, temos provas e peixes que vivem lá, mas não o exploramos totalmente, acho q tudo é fruto de nossa mente que quem sabe um dia podemos evoluir.desculpe o texto, VLW

    • Pois é. Eu li o segredo mas não levava fé. Achava aquele troço um papo new age e tal. Resolvi testar com algo bem difícil. Combinei com a nivea de mentalizarmos a casa nova juntos, pra ver se a dois iria mais rapido. Eu realmente não tava levando fé. Mentalizei que compraria um apartamento. Uma cobertura. Ela mentalizou um apartamento de varanda.
      Meses depois, eu comprei! Quer dizer, não é uma cobertura. Mas é um apartamento. E tem varanda!
      Quando eu mentalizei pela primeira vez não havia sequer a menor possibilidade disso. Sabe aquela vida de bolsista de pesquisa que sobra mês no fim do dinheiro? Foi por isso, por ser praticamente impossível que eu resolvi fazer o stress test do segredo. E agora tenho que admitir que não só funfou como funfou muito mais rápido que eu eu jamais poderia esperar. Se bem que tb pode ser coincidência…
      Então eu resolvi testar se isso é funcional mesmo. Mentalizarei uma cobertura. Se algo assustador acontecer e eu conseguir comprar uma cobertura… Começarei a pensar em dominar o mundo, huahuahuahuahuahuahuahua

      • Eu Sou

        Caro Fhilipe, diante de sua convicção, proponho que desafie a Deus e defina tempo para que lhe dê resposta. Surgiro que coloque em jogo sua vida.

        • Mas por que motivo vc acha que eu teria que colocar em jogo minha vida?
          Falando no segredo, alguém lembra que eu disse que iria mentalizar minha ida no programa do Jô? Menos de um mês depois o que que aconteceu? Fui convidado e o Jô fez dois blocos comigo.
          Olha, não sei se é Deus, diabo, Buda, Gravidade, força do pensamento ou segredo. Eu só sei que tudo que eu resolvo querer acontece. Isso é FATO. :lol2:

  • LEX

    Eu também vi esse documentário do indiano que ficou sem comer e foi filmado 24 horas por dia. Não duvido disso, mas acho que pode ter exageros.

    Quanto à questão de não se alimentar e não beber água por “alguns” dias acho que não é impossível. Baixando muito o metabolismo e condicionando o corpo anteriormente à uma dieta muito restrita, o organismo torna-se mais eficiente. Com muita prática em respiração e concetração é possível baixar os batimentos cardíacos e o metabolismo de uma forma que o corpo armazene cada quantidade de “energia” e se torne hiper eficiente.

    Logicamente isso não ocorre em 6 meses ou em 1 ano…Mas seguindo uma dieta muito restrita de calorias (não de nutrientes) e com muito controle dos batimentos cardíacos, pode ser possível por alguns dias ou até 1 mês.

  • Paulo

    Há lá quem acredita em coisas espirituais, que na minha opinião tem doido pra tudo.Jesus jejuou 40 dias e noites Ele entrou no estado de embolia que começou a gotejar sangue na forma de suor.Bom… acreditem ou não 10 dias para o homem já se torna sacrificante.Vejamos: se existe o bem é certo que o mal tá ai….da mesma forma que Deus sustentou a Moisés durante as duas vezes que subiu ao monte para receber as leis para os Israelitas, Deus sustentou tambem a Jesus. Bom vamos aos loucos o cidadão não tem nada de Deus na vida, o mal sopra nos ouvidos dele pra ficar sem comer, e ele aceita o pacto. Talvez os homens não saibam que o primeiro homem entregou o dominio nas mãos do mal (Opositor)Jesus disse que o mundo (reinos) dos homens estava nas mãos do Maligno. Assim é facil entender que se Deus sustenta quem confia NEle, o mal tambem age assim para enganar os homens.E se tem uma coisa que todos os homens gostam é do engano.Exemplo: olha para uma criancinha que faz errado, vc peregunta pra ela foi você? ela diz: não! veja que ninguem ensinou ela mentir mas ela mente logo cedo.Olhem que a mentira é o caminho da facilidade, mas tem resultados crueis, quanto que a verdade é dura, mas terá frutos bom dignos de alegria.
    acredito que o individo fique sem comer a tanto tempo,para enganar e fazer cair seu povo na propria incensatez. se este fosse algo bom, seu pais não seria a miséria que é, ou teria carisma para parar uma guerra, a media só mosta o lado bom das coisas, mas a miséria e a guerra só quando convem,é como as meninas da China que ficam em orfanatos do governo a Deus se dará a sorte,a rede bandeirantes mostrou este documentário, mas não teve força pra chegar ao conselho das nações,porque não tem nada interessante nisso ($$$$$$$).O fato é… vamos mostrar algo cabulosos, mas qual é o bom resultado disso? o resultado disso é que pra cada louco que aparece tem um doido criando uma bomba nuclear e o objetivo de tudo é a destruição.

    tem cada egocentrico nesta terra!
    Gostei dessa matéria!
    abraço

  • douglas

    1-judas morreu porque escolheu morrer,e Deus Jesus já sabia que ele iria fazer isso,e a biblia a palavra de Deus atraves dos profetas ja tinha falado que um deles iria trair Jesus

    2-JESUS É O SENHOR(EU SOU o nome de Deus)
    os judeus criaram um monte de leis sobre o sabado não era permitido caminhar mais de 1000 passaos no sabado,não era permitido cuspir no chão porque tu estaria inrrigando a terra,em fim a tradição tomou lugar do mandamento,que era lembrar que DEUS tinha criado o mundo e descançado no sabado e abençoado ,e é pra nós descançar no sabado,e a morte do israelita no sabado foi pra mostrar quão importante é a guarda desse mandamento,e a igreja trocou para o domingo e as outras religiões tambem trocaram para o domingo,desobedecendo os dez mandamentos escritos por o proprio dedo de Deus,e JESUS veio cumprir a lei e não abrogala,até no ceu nos vamos descançar no sabado(isaias 66) o sabado é um memorial da criação.
    sobre:(Cl 2:16) Portanto, ninguém nos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou de lua nova, ou de Sábado.isso se referia ao sabado anual das festas cerimoniais de levitico cap.25 do ano sabatico e festas cerimoniais que perderam o sentido quando Jesus foi crusificado e se rasgou o véu do templo,cessou a morte de cordeiros,olha o que diz no cap.23:38 tinhas as festas cerimoniais mas ALÉM dos sabados do senhor.

    3-os querubins ninguem adorava,a imaguem da cobra simbolizava Jesus na cruz,que perdoa os pecados,lê todo o capitulo de numeros 21

    depois eu respondo tdas as outras duvidas mas esse tipo que questionamento é de inteligencia pop que quem le super -interessante,só por curiosidade quantas vezes tu já leu toda a biblia?,e se leu tu conhece tudo que é detalhe?a biblia não tem erro nem um,é impressão tua que ela tem erro,alias as impressões surgiram logo depois que o homem pecou se separou(deixou de ouvir) de Deus;genesis 3:7

  • Mau

    Isso tudo tem uma explicação muito simples: é apenas um negócio, um show, não é um experimento de laboratório, controlado, a prova de fraudes… lógico que era fraudado. Ninguém, nem mesmo Jesus passou 40 dias sem água, sem comida sim, sem água não!

    • JOÃO BATISTA

      Muito bem lembrado, se não me engano as pessoas morrem sem água em apenas 3 ou 4 dias…

  • Júnior

    Olha, eu vi numa entrevista do Jô Soares há uns 4 anos atrás um casal aqui do Brasil que vive de luz, na entrevista a mulher disse que ficava cerca de 30 minutos por dia olhando para o sol das 7 da manha e já estava sem comer há 2 anos, tem até o site deles

    http://www.vivendodaluz.com/

  • Eu acho que o tal do Buda era um boneco bem feito.

    E por que só ficaram 10 dias com ele e com o velho? Deviam acompanhar os dois por uns três meses.

  • Leopoldo Motta

    O “tiuzin” é um tremendo 171. Se ele vive de luz, como ele ficou dez dias em um quarto fechado? hehehe. Parabéns pelo blog

  • Alienígena

    sou cético em creditar nisso! acho que eles pergaram um cadráver, dirsecaram e acolocaram lá ou untão afizeram um bunecáo de cera do menino.tipo aqueles do museu da cera de london.tudo tem ixpricação lójica.

  • heitor

    Wow! gostei desse post! haha que loucura!

    Mas tem um ponto que eu gostaria de colocar sobre Jesus.
    Seus ensinamentos foram grandiosos, sim, mas acho que vc poderia ler umas partes da bíblia denovo, com mais carinho. Se vc for ver, todo ensinamento de Jesus converge para o ponto de ele ser o Filho de Deus. Não se pode destacar sua mensagem de suas afirmações de ser essa pessoa.
    Se ele sabia que não era filho de Deus coisa nenhuma, tava mentindo e enganando seus seguidores na cara dura. E era tbm mó hipócrita, pq dizia pras pessoas que fossem honestas a qqr custo enquanto ele mesmo divulgava e vivia uma mentira gigantesca.
    Ele até morreu pq disse que era Filho de Deus! Se esse fato fosse menos importante que sua mensagem, pq ele não ficou só na mensagem, se já tava bom?

    Tá colocado meu ponto =P.

    Parabéns pelo blog! =D

    • Eu penso que ele realmente achava que era filho de Deus.

      • edvaldo

        Jesus nunca mentiu, nunca enganou, ele realmente acreditava em todas as suas fantasias, a maior prova foi sua morte.

  • Pblack

    So uma observação simples.

    Mente sobre matéria é algo completamente diferente de mente sobre corpo. Achar q a mente tem algum poder sobre a matéria é achar q posso fazer um fosforo pegar fogo com a mente. Agora que meditação e auto controle possam ter algum efeito na bioquímica cerebral e por consequencia, no resto do corpo, pode ser plausível. Apesar de não haver nenhum estudo realmente sério sobre o assunto.

  • ana

    Como isso é possivel?
    não acredito não,o 1° cara é até gordinho,sem se alimentar era pra ele ja ter sumido,morrido na vdd,não é possivel tantos anos sem comer,em um mes sem comer tem gente que morre e emagrece quilos e quilos,afe nao acredito nisso,é demonio kkk

  • zurc

    Olha a Bíblia é com certeza a mais verdadeira obra que descreve sobre a vida e ações de Cristo e duvidar disso é o mesmo que pensar que vc não foi gerado, mas apenas criado sei lá talvez do vento… é imprescindível que tenhamos cuidado….pois duvidar dos milagres realizados por Deus e desmerecer todo o sofrimento que ele passou para pagar os nossos pecados, sofrimento que infelizmente não está sendo reconhecido como deveria. na verdade somos hipócritas!!! devíamos sim era agradecer a todo instante de vida que Deus presenteia, o ar que respiramos… jamais duvidarei dos prodígios milagres de Jesus. tudo que pensarmos é aquém do poder existente neste ser magnifico, maravilhoso que AMO, ADORA, VENERO e que és tudo pra mim.
    ainda é tempo de refletir sobre o nosso pensar, nosso agir, porque Jesus voltará mais cedo do que se imagina, ai chegará a hora do arrependimento eeeee…………. poderá ser TARDE demais. pense sobre essas palavras que são verdadeiras e de amizade.

    • Não concordo, uma vez que sabemos que históricamente a bíblia foi escrita muitos anos depois da morte de Cristo, e ainda por cima severamente adulterada pelo Vaticano para atender a objetivos políticos escusos e variados.
      Crer na bíblia como uma verdade literal e única é a mesma coisa que acreditar em contos de fadas. Aliás, é verdadeiramente impossível seguir tudo que está escrito lá, haja visto que existem inúmeras contradições no livro sagrado do cristianismo.
      Quer acreditar em Deus? Ótimo. Mas a Bília é apenas um livro. Cheio de erros, imprecisões acidentais, erros de tradução grotescos e alterações escusas.

  • junior

    Ôpa… bão??? Bem… acho interessante a questão de uma equipe médica ter acompanhado, mas, acho intrigante ter sido por apenas 10 dias… porra… se o cara tá a mais de 60 anos sem comer nem beber então gruda no cara por 1 ano e não em 10 dias… afff… ninguém merece…
    10 dias muita gente fica!!
    hehheheheh….

    • Junior, dez dias sem beber nem comer dá alterações visíveis nos níveis glicêmicos. As alterações são tão óbvias que naturalmente os médicos, céticos do caso, estimaram que iam desmarcarar o velho com dez dias. Para acompanhar por um ano, o custo operacional seria bem maior.

  • santanna

    oi! olha ainda bem que estas historias guardam um pouco de logica, pois no caso do menino monge ele fica estatico, e no do velho guru, este mora numa caverna. Percebe-se que devem controlar seus movimentos, gastar o minimo d energia possivel….ao menos isto!!

  • alves

    não dispenso bife, um bom churrasco, um paixe assado, frango assado, arrooz braco, salada e tudo mais. acredite é muito bom

  • suzana

    Impressionante! Isso mesmo que já li postado aqui por alguém, que eles devem gastar o mínimo de energia possível já tendo aprendido a controlar seus movimentos.

    Outra coisa me veio à cabeça… o ser humano pode ter o poder de alimentar-se de duas formas: matéria e alma (energia).
    No nosso caso, todos aqui, alimentamos e nutrimos a matéria, e eles, a isso que chamamos de alma.

    Ao que o Nirvana levaria a alma humana é a pergunta.

  • Olá irmãos da comunidade, gostaria de informar a todos que no BRASIL acontecerá um treinamento (até então sem data), para os que desejarem seguir no caminho do VIVER DE LUZ, SEM SE ALIMENTAR POR NADA SOLIDO, NEM MESMO AGUA, APENAS LUZ. Procurem o CÉU NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (www.ceunossasenhoradaconceicao.com.br)… Desculpem qualquer falha em erros de português, a intenção é realmente muito nobre e traz benefícios inimagináveis, curas de dependentes químicos e depressivos em massa.Grande abraço a todos, fiquem em paz!

  • erica

    não consigo ficar nem um minuto sem comer

    eu quero la saber de paz interiorr eu gosto é de cair de boca

  • Francisco

    Cara… tô impressionado com esse blog: matérias realmente bem escritas e fidedignas! Parabéns!

    Muito grato pelas informações – tanto a da matéria central quanto a do comentário-matéria.

    vlw

  • Marco

    Gostei dessa matéria! Esse é realmente um tema muito bom, essa certeza que a ciência insiste em dar (mesmo que varias coisas mostrem o contra!) de que ela sabe de tudo! Eu sinceramente acho possível ficar sem comer e beber! O ser humano, com a motivação certa pode fazer muuuita coisa! Mesmo crendo em um único Deus eu não saiu por ai acusando de farsantes aqueles que fazem grandes coisas, mesmo que eles não sigam Jesus (infelizmente)! Agora… Philipe, você se enganou um pouquinho nas suas “comparações” das passagens da bíblia! Muitas delas falam exatamente a mesma coisa e não o contrario! Parabéns se foi você que leu e escreveu tudo aquilo pois realmente não é fácil, mais uma pessoa que não crê não consegui entender tudo! Gostei de você, parece bem legal, se quiser conversar mais sobre isso meu msn é marcomaya100@hotmail.com! Terei um imenso prazer em te explicar tudo o que você acha errado e inconstante na bíblia! E provarei pra você que sim, a bíblia é exata! A primeira coisa por exemplo: a bíblia não começou a ser escrita após a morte de Jesus, muito antes, muito mesmo alguns livros já haviam sido escritos!falow! abração a todos! Paz!

  • Antonio

    Acessei seu blog pela primeira vez, adorei e já indiquei. Nada melhor que o equilíbrio. Parafraseando Shakeaspeare (é assim que se escreve), “acreditar ou não acreditar, eis a questão”. Realmente, meu caro Philipe, o ceticismo ocidental é prejudicial. Que afirmava, há 10 anos, que a China jamais seria competitiva, teria mercado, etc., etc.
    Parabéns pelo blog e, claro, pelas contribuições dos internautas também.

  • Antonio

    Acessei seu blog pela primeira vez, adorei e já indiquei. Nada melhor que o equilíbrio. Parafraseando Shakeaspeare (é assim que se escreve), “acreditar ou não acreditar, eis a questão”. Realmente, meu caro Philipe, o ceticismo ocidental é prejudicial. Quem afirmava, há 10 anos, que a China jamais seria competitiva, teria mercado, etc., etc., enganou-se completamente.
    Parabéns pelo blog e, claro, pelas contribuições dos internautas, também.

    Leia mais: http://www.mundogump.com.br/o-indiano-sinistro-que-esta-sem-comer-nem-beber-ha-mais-de-60-anos/#comment-161477#ixzz0nos5zmSs
    Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial

  • NP

    Filipe, as tuas respostas em relação ao que Carol disse sobre a Bíblia, revela e desculpe a expressão, total ignorância sobre factos bíblicos, muitas das contradições escritas que apresentaste não se referiam aos verdadeiros cristãos mas aqueles que não era verdadeiros seguidores de cristo, outras em pura linguagem simbólica e não literal como te enrolaste e em outras ocasiões te espalhaste em relação ao que era para ou para “naqueles dias” que se apresentam em outros textos como “últimos dias”, em termos temporais simplesmente baralhaste-te, tirando conclusão e vais-me desculpar, não entendes nada da “Palavra”. Um abraço.

    • NP, você tem todo direito de acreditar na Bíblia, no Alcorão, Torá ou qualquer livro sagrado que desejar. Pra mim não faz a menor diferença. Agora não diga que é ignorância sem justificar seu ponto de vista. Lembre-se que o caminho mais fácil numa discussão onde você está em desvantagem é tentar desqualificar seu interlocutor. Contraponha os meus argumentos com argumentos e só assim é possível um diálogo construtivo.
      Você poderia começar me provando por exemplo que não existem contradições na Bíblia e que ela não foi escrita dezenas, até centenas de anos após a morte de Cristo. Mostre-me uma única prova de que a Bíblia não foi escrita e traduzida com inúmeros erros de interpretação. Eu também gostaria de ver provas concretas sobre a Bíblia ser algo literal e não uma série de livros cuidadosa e intencionalmente manipulados e amarrados juntos para vender uma filosofia religiosa que culminou com acumulação de riquezas e poder dado ao clero ao longo de séculos e mais séculos. :meh:

  • NP

    Eu tenho algum entendimento bíblico, para te explicar seria muito mais que um texto ou um estudo, levarias anos e mesmo assim não entenderias tudo, ninguém tem total conhecimento.
    Não me faço superior, apenas digo-te que não entendes.
    Ps. Mostra-me também que provas tens.

    • Hummm. O velho truque do “eu sei tanto, mas tanto que não preciso provar nada.”.
      Somado ao velho truque da inversão do ônus da prova. Bonito, pode enganar bobos, mas comigo não cola.
      Eu estou afirmando um fato, que é comprovável historicamente. A Bíblia não foi escrita por Jesus, porque ele não deixou nada escrito. Ela foi escrita por outras pessoas, muitos anos após sua morte, que traduziram em diversas línguas, sendo que a maioria delas tem diversos significados para as mesmas palavras, o que faz da Bíblia uma literal desgraça para traduzir.
      Posteriormente ela foi modificada e partes dela (evangelhos apócrifos) foram alterados e deliberadamente suprimidos, como todos os dados gnósticos acerca de Cristo.
      O que eu alego (olha o comentário gigante aí em cima) é que tem contradições bizarras na Bíblia, somado a erros crassos, como os “insetos de quatro patas”.
      Mas não fique com raiva de mim, eu não tenho nada contra você acreditar nela. É direito seu. Só não me tome por ignorante por apontar erros e contradições no livro. Se assumirmos o fato (óbvio) que é apenas um livro sagrado, mas que não é uma obra inspirada ou criada por Deus, é simples e compreensível entender que existem esses erros. E além do mais, os erros e contradições não afetam a ampla maioria dos ensinamentos contidos no livro.
      Quem diz que ela é uma obra inspirada por Deus deveria conseguir explicar por que Deus, que criou todas as coisas disse que os insetos tinham quatro patas. Se ele criou, deveria saber quantas patas tinham no animal, hehehe.

      • luiz fernando

        e issso concor com o phillipe eu naum li mas concordo com ele msm assim e tb duvido se um cara ja morto possa reviver.
        ja que e assim eu vou morrer e voltar a vida mas vou morrer denovo pq vou tar enterrado hahahahahaha!!!!!!!!!!

      • luiz fernando

        ponha isso em um blog vlw :lol2:

  • NP

    Não tenho nada contra si, pois sei que é difícil despertar em alguém a fé e a exercê-la sem ter ajuda de alguém que o possa ministrar.
    Para podermos entender a bíblia ela própria diz em algumas passagens que é preciso pedir entendimento a Deus em oração, em outras passagens ensina como orar em pedido, ensina que para orar deve inserir na oração o nome de Deus que se encontra no Salmo-83.18 de muitas bíblias, invocá-lo.
    Em outras diz que o Jesus é o mediador entre Deus e os homens, por isso devemos inserir na oração depois do pedido, “através de Jesus”.
    No fim de cada oração devemos dizer Amém que quer dizer “Assim seja”, estou certo que se abrir a sua bíblia depois de fazer a oração adequada pedindo espírito santo verá melhor certos factos que antes eram pré-concebidos na sua própria compreensão.
    Não quero com isto rebaixar ninguém, até porque a bíblia também ensina que para entendê-la correctamente devemos ser humildes para que “satanás não cegue a mente do incrédulo”.
    De qualquer forma gostaria de lhe dizer, se for humilde e se assim o quiser e tiver curiosidade procure alguém que ache que lhe consiga ensinar muitas coisas que até hoje você não entendia claramente e nem imaginaria estarem ali, aí verá que algumas coisas que pensava eram ideias pré-concebidas e que está muito mais envolvido nos textos do que aquilo que imagina.

  • .,mçm

    x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x

  • Legal, eu acredito por que eu mesmo vivo de luz, e quem duvidar que venha e aceite meu desafio.

    Já fiz o desafio há 2 anos e até agora nenhum pseudocético aceitou.

  • Suzana Rodrigues Alencar

    Veja falhas na pesquisa na reportagem do fantástico . Vídeo pode ser visto em
    http://www.youtube.com/watch?v=kspnvTR1kAY

  • lucian

    no fim das contas tudo que comemos bebemos o corpo absorve em forma de eletricdade ou seja luz
    eles devem ser adaptados a receber essa luz ja convertida ou algo assim

  • Gabi T.

    Oi, Philipe. Li todo o post (inclusive todos os comentários, o que demorou mais de 1 hora…) e concordo em alguns pontos, sim. Apesar de ter apenas 14 anos, acredito no uso “extraordinário” da mente humana, que é algo sem igual. Realmente, isso tudo envolve diferentes opiniões sobre religião, crença etc (por isso devemos respeitar todos), mas não há como a Bíblia ser totalmente correta (afinal foi escrita por humanos, e humanos erram, são imperfeitos), e as traduções e questões políticas ao longo da história complicam bastante… Mas o importante é cada um ter a sua forma de fé, para seguir a vida com algum “apoio”, seja em Deus, Buda, Jeová, nas forças da natureza ou em si próprio. A caminhada é longa e temos muito o que aprender, isso é fato. Bom, fico por aqui, gostaria que você respondesse ao meu comentário. Se quiser contato para discutir essa e outras questões, aqui está meu e-mail: gabrielle_tavora@hotmail.com, e o meu blog de poemas também: poemasdagabrielletavora.blogspot.com

    • Eu concordo. Sabia que os geneticistas apontam a idade do gelo, (quando a humanidade despencou em números) como o período em que -geneticamente- se produziu um gene chamado de “gene de Deus”, que segundo eles, é o que faz as pessoas terem fé?
      Seja nos jedis, no coelho da pascoa, no papai noel, em cristo, em Rá, em Tupã, em Osíris, em Maomé, Buda, em qualquer coisa. Há uma corrente que aponta para a fé ser iminentemente um “driver” a mais no nosso sistema operacional. Em algumas pessoas, este driver poderia ser ligado e em outras desligado.

  • gabi

    os omesm fasia 3 e mulhe 4 x_x

  • Danilo

    Olha, isso é algo espiritual, quer vocês acreditem ou não, isso EXISTE…. 
    com certeza ele  está sendo movido por espíritos, e por que ele consegue ?? é simples é 
    só fazer o que  o espírito está dizendo pra fazer e posso te garantir que esse não vem de Deus.

    • Philipe3d

      Garante baseado em que?

  • Leonardo

    Philippe,

    Só queria comentar duas afirmações suas sobre a Bíblia, do ponto de vista histórico e especialmente filológico. Você diz:

    “Pra começar, ela começou a ser escrita várias décadas após a morte do messias”.

    Se fôssemos aplicar esse critério de dúvida a outras figuras históricas, duvidaríamos certamente da existência de gente como Alexandre ou Leônidas. Mas, de qualquer forma, a Carta aos Tessalonicenses é datada do ano 51 a.C., 20 +-5 anos depois da Paixão. Para a Antiguidade isso é quase maravilhoso. Além do que, a redação original de Atos dos Apóstolos é muito provavelmente anterior a 70 a.C., pois não chega a narrar a queda do templo de Jerusalém (pelo contrário, narra até um ponto em que ele ainda existia, e até um ponto em que Paulo ainda estava vivo, pois não tem seu martírio narrado). E Atos foi escrito por Lucas, o evangelista (que sequer era um apóstolo, pra ter sua autoridade falsificada com tanto prestígio), e isso é ainda depois dos Evangelhos de Marcos e de Matheus.

    “Em segundo lugar, inúmeras traduções, correções e alterações deliberadas do texto sagrado ocorreram ao longo dos séculos. Partes inteiras foram retiradas, outras tantas adicionadas. O livro sagrado do cristianismo é uma colcha de retalho”.

    Você já ouviu falar em Filologia? Existem milhares de manuscritos em diversas partes do mundo com o conteúdo do Novo Testamento copiado desde a Antiguidade. É possível fazer uma genealogia desses manuscritos e avaliar, pelas suas variantes, quais provieram de quais, qual a provável fonte de quais, etc., etc., etc. A partir disso há uma edição crítica, feita, por exemplo, pelos editores Nestlé & Aland, atualizada regularmente, atualmente na sua 27a. edição (trata-se do texto original com grossas notas de rodapé como aparato crítico, registrando as variantes mais relevantes e adicionadas posteriormente). Isso não é feito apenas com a Bíblia, mas com todo texto da Antiguidade: Platão, Aristóteles, Ésquilo, Sófocles, Demóstenes, Xenofonte, Luciano de Samósata, nenhum desses autores possuem manuscritos “autógrafos”, mas dependemos de cópia frequentemente apenas do período medieval pra conhecê-los. O caso da Bíblia é de longe o mais bem documentado desde a Antiguidade. Fora as muitas traduções feitas a partir da expansão desses textos, que também são critério de flagrar essas variantes.

    Esse tipo de edição crítica, que revela variantes, é disponível pelo menos desde o séc. XV, quando Erasmo de Roterdã editou a “Textus Receptus” com esse mesmo objetivo de filtrar variantes de manuscritos. E qual é o resultado disso tudo para o nosso conhecimento hoje em dia? Que os acréscimos trazem paráfrases de interpretação, de vocabulário, de reforço teológico de certas passagens, como a menção à trindade. Ou seja, nada malvado inserido por nenhum padre capitalista do séc. IX, isso é conspiracionista e totalmente vago.

    E era isso!

    Desculpe o comentário longo.

    Um abraço!

    • Philipe3d

      O problema está no fato da maioria dos fiéis serem iludidos de que o livro sagrado contém uma precisão histórica absoluta e coerência textual inatacável, quando na verdade está repleto de confusões inerentes aos períodos históricos que o texto atravessou, as versões pelas quais passou. O texto é visto como uma verdade única quando qualquer pesquisador do assunto sabe que se compõe de versões e mais versões transcritas. Acreditar no que diz o texto é uma questão de fé, já que ninguém estava lá para ver Jesus andar sobre as águas, ou ver Deus criar o mundo. Mas muitas pessoas tomam isso como literal, e evitam qualquer interpretação não literal das escrituras.

      A questão que fica é: Se a bíblia está repleta de erros e inconsistências, e é ela um livro inspirado diretamente por Deus Todo Poderoso, como que pode? A única hipótese que encontro seria atribuir os erros aos copistas, já que os originais se perderam ao longo dos séculos. Mas isso não resolve a questão, uma vez que assumir que o livro sagrado contém erros é o mesmo que assumir ser burro ao interpretar aquilo tudo como verdade literal dos fatos – como fazem inúmeras denominações religiosas no mundo.

      Uma vez que uma religião assume que a Bíblia contém erros (o que pra mim é uma coisa óbvia e diretamente relacionada ao processo de travessia histórica do texto) ela põe em xeque a idoneidade do próprio culto, já que se é permitido ao copista errar, então quem poderia garantir que não existam outros erros em vários outros lugares, e sequer podemos descobrir? Ou ainda, que os erros atribuídos aos copistas não estavam também nos originais?

      Me intriga como é possível alguém levar a sério coisas como a Arca de noé. Um ser humano escolhido por um ente divino pegar dois animais de cada sexo DO PLANETA e colocar NUM BARCO feito por ele.
      Por mais que algo assim seja atribuído a erros de interpretação, por mais que nos esforcemos para pensar a respeito, não faz o menor sentido.

      Quando alguém atribuiu ao livro a perfeição, está lascado para justificar o amontoado de incongruências.
      Como para elas, o livro foi inspirado por Deus, logo,TEM que ser perfeito ou a afirmação está invalidada, acabam tentando inúmeras artimanhas para justificar o injustificável.
      A mais comum é a negação de que existam inconsistências.
      No mesmo livro, Deus é bondoso, mas ao mesmo tempo, exige sacrifícios, mata geral, extermina primogênitos e pune com rigor. Deus parece mudar de comportamento ao logo do tempo. se isso é assim, poderíamos supor que ele evoluiu. Mas aí está um problema. Como Deus que é perfeito poderia evoluir? Se ele evoluiu, é porque era imperfeito.

      O que me incomoda é quando alguém pega o livro sagrado do cristi8anismo e tenta forçar uma interpretação científica do mesmo. Agindo assim fica complicado justificar porque segundo a Bíblia, nos tempos antigos os insetos (que a ciência sabe ter seis patas) tinham quatro. Do mesmo modo, é complicado justificar que “serpentes comem pó” (Gênesis 3:14), ouro enferruja” (Tiago 5:2) ou “a Terra é sustentada por colunas” ( I Samuel 2:8).

      Por fim há um problema complicado que são as quase infinitas “versões”. Só no site Bible Gateway, você encontra 50 versões da Bíblia em 35 línguas diferentes. Falamos de uma só coisa, quando na verdade são inúmeras obras diferentes com um mesmo nome.

      Obviamente, como eu já disse aqui no blog outras vezes, saber que a Bíblia contém erros, imprecisões e confusões não tira sua importância histórica e cultural. Os erros não a tornam inútil, mas exigem que o leitor use sua inteligência e consciência, faça uma reflexão e não aceite aquilo como um receita, uma programação mental que limita o próprio livre-arbítrio que a Bíblia mesma diz que Deus nos deu.

      • Leonardo

        Tem duas coisas aí: acreditar em coisas extraordinárias e flagrar imprecisões científicas ou mesmo dados contraditórios na bíblia. Quanto a acreditar em coisas extraordinárias, você está certo: envolve fé, envolve acreditar que um Deus onipotente poderia fazer qualquer coisa. Mas eu acrescentaria que envolve também duas coisas muito importantes:

        1) Conhecer o gênero textual do livro. O Gênesis, por exemplo, é uma narrativa mítica etiológica feita nos moldes da epopeia de Gilgamesh, que era uma narrativa mesopotâmica ao qual o público do Gênesis estava habituado, e que prepara um ensinamento espiritual pra esse público – daí a personalização da figura de Deus, dos dias da criação, etc. Isso é diferente de ler os códigos civis, as crônicas históricas, os livros proféticos ou as cartas doutrinárias de Paulo, e é fundamental considerar o que constitui o gênero de um livro pra que o leitor não leia tudo como se fosse uma bula de remédio (que é outro gênero textual…).

        2) As marcas do tempo em que os livros da bíblia foram escritos são fenomenológicas. Ou seja: elas refletem coisas que são referidas da maneira como os povos eram capazes de enxergar. Se a bíblia fala em “mundo” no Gênesis, é claro que era o mundo conhecido (o que satisfaz o sentido daquela narrativa mítica). Se ela fala sobre os astros, é claro que são os astros que eles enxergavam no céu. Mas pode haver um exagero implicante aqui se descuidarmos: a bíblia não assume o objetivo de sistematizar um manual científico, e não porque os escritores ignorassem o valor do conhecimento factual da realidade, mas porque a precisão desse tipo de conhecimento científico sem uma terminologia técnica só era possível em um outro espaço, o de tratados de filosofia natural, que não é o caso dos livros da bíblia. Mas o que vemos restar disso nunca são afirmações equivocadas feitas diretamente sobre a natureza (já que nenhum livro sequer se propõe a fazer isso), mas uma linguagem que utiliza com simplicidade o próprio repertório de alusões ao mundo pra construir o seu discurso principal (e esse conteúdo principal acaba muitas vezes sequer dependendo fulcralmente do paradigma científico, porque está preocupado com um paradigma espiritual  e transcendente). Na prática, essas referências também não são difíceis de entender, porque são simples figuras de linguagem: a serpente “comer o pó da terra” é uma óbvia referência ao fato de que a serpente rasteja, a imagem da sustentação da Terra é uma referência ao controle e à segurança do mundo nas mãos de Deus, etc.

        Por fim, sobre contradições, acho que também entra um pouco do reflexo da maneira como os autores enxergavam o mundo, mas acho que você está perdendo de vista uma consciência sobre a totalidade da tradição registrada pela bíblia que aparece nos seus próprios próprios livros em relação, por exemplo, a essas coisas como um Deus malzinho/bonzinho, etc.

        Por exemplo: nos livros mais antigos do Antigo Testamento parece que os judeus ainda não haviam desenvolvido uma teoria da imaterialidade, então o conteúdo não se concentra em descrever uma relação de transcendente-imanente de Deus com o mundo, mas parece retratar as coisas com evocações muito mais diretas – é o recurso epistemológico pra descrever processos que são tidos como misteriosos mesmo, como o modo de agir de Deus. E a austeridade do mundo tribal dos judeus no Antigo Testamento e a condução das guerras por aquele Deus não parecem ser apenas um dado histórico (que seria compreensível, porque na região e na época o estrangeiro era potencialmente hostil (embora a bíblia guarde leis de hospitalidade ao estrangeiro pacífico também)), mas parecem ser tratados pelo próprio Novo Testamento como uma relação entre transgressão e expiação realmente dura do passado, que o projeto do Messias – depois de uma trajetória histórica do mundo – viria mudar. A consciência e a unidade dadas tanto pra esse processo quanto pra esse momento aguardado de mudança (a consciência da trajetória era dada pelas profecias e o reconhecimento de seus cumprimentos), portanto, são pra gente considerar de uma coerência interna da mensagem da bíblia.

        De resto, só enfatizo que traduções pra outras línguas ou existência de muitos manuscritos da bíblia são um dado material da transmissão desses textos, claro, e daí as fragilidade a que eles são sujeitos, mas isso não atrapalha o fato de haver a possibilidade de se estabelecer um texto seguro para a bíblia pelo estudo da filologia (na verdade não entendi bem sobre as diferentes traduções da bíblia serem como que livros diferentes: são apenas traduções diferentes de um mesmo livro, não?).

        Abraços!

  • Adcerejo

    ola gostaria de dizer a voce a igreja nao e maquina de fazer dinheiro nos fazemos o que a biblia nos ensina a dizimar e ofertar voce deveria falar do que voce entende porque voce e leigo no asunto e ocupe seu tenpo a fazer algu de bom para as pessoas

    • Philipe3d

      Errado meu amigo. A igreja é sim uma fabulosa maquina de fazer e lavar dinheiro. Ainda mais no Brasil, onde as igrejas não pagam imposto.
      È uma farra com a grana dos inocentes. Jesus não escreveu uma única linha da Bíblia. Jesus nunca disse que era para as pessoas ficarem ricas com igreja.
      Não concorda, senta no colinho do Bispo Macedo, da Bispa sônia e tantos outros religiosos que já foram presos e que estão sendo investigados por manobras financeiras escusas.
      http://youtu.be/uHGBBKO-ds4

  • Tita

    Em Portugal, mais propriamente na cidade de Arouca, vive uma senhora apelidada de santa de Arouca que vive desde os 10 anos de idade sem comer e sem beber, apenas recebe a comunhao e vive assim há mais de 30 anos. Esta acamada e nunca teve feridas no corpo e recebe a visita de Nosso Senhor e Nossa Senhora! Que Deus esteja com ele e conosco!

  • Warner Vanderlei

    Sejamos, inteligentes, milagres não existem, apenas fenomemos não explicados,no caso do velho ja e manjado seu truque, no caso do moçinho e ridiculo.

    • Philipe3d

      Como que o velho faz?

  • João Guilherme

    Não há nada que seje feito de Matéria, Tudo é Mente. Pense a Respeito, o que pode ter existido antes de tudo? Simples responder Deus, mais o que é Deus? Deus é A Mente onisciente e onipotente, apenas a mente existe o resto tudo é ilusão, sendo o corpo físico uma ilusão da Mente Humana fica “fácil” perceber a realidade. com pensamentos positivos é possivel controlar a matéria e despertar pra imagem verdadeira da vida que é Mente. O que é Mente? A Mente é o Todo de Tudo, A Mente é a Sabedoria Infinita, foi A Mente que Criou o Universo, somos os filhos da Mente, Somos irmãos.

  • Letícia

    Teve um cara ali que disse que quando Jesus jejoou teve embolia enpor isso suou sangue. Perdão, mas a explicação que eu tinha era que ele estava em um nível de estresse tão grande que ele teve inflamação séria das glândulas sudoríparas. Por isso ele suou sangue. Algumas pessoas também podem apresentar sangramento das glândulas lacrimais.
    Olha! O post tá bem legal, mas eu não consigo acreditar nisso. Mas é mais porque acho que o discovery produz muita matéria falaciosa. Nossa! Eu lembro daquela matéria sobre combustão humana! Isso sem falar que passou o documentário “quem somos nós”. Lembro que foi uma grande decepção ao terminar e descobrir que a maior parte dos entrevistados eram escritores de livros de ficção e uma pessoa que era líder de uma espécie de seita.
    Essa era mais uma crítica que eu quis fazer sobre o Discovery, pois é um canal que se passa por científico, mas não é na realidade.
    Quanto aos que se alimentam de luz, sou totalmente cética quanto a isso. Poxa! Galileu queimou toda a retina por ficar olhando para o sol. Hehe Que legal se eu estiver errada! Ninguém mais será gordo. =D

  • Edunando7

    Na verdade tenho minhas duvudas… só pra resaltar,não consigo ficar sem agua por 1 dia imagine 60 anos.

  • A explicação é muito simples: a realidade não é como vocês, cartesianos e materialistas, imaginam com base em vossos dados sensoriais. Vossa lógica baseada no sentido não só é parcial, como abrange uma parcela ínfima e insignificante do todo existente. Além dela há imensos universos regidos por leis e “lógicas” que vocês jamais suspeitariam.

    Em outras palavras: vocês são ignorantes e Ram Bonjon desafia completamente vosso arrogante paradigma, derrubando-o.  
    Enquanto vcs quebram a cabeça tentando encontrar eufemismos para evitar chamar o fenômeno por seu nome (e assim admitir vossa ignorância), esse ser divino reencarnado mostra a ponto de um gigantesco iceberg para a humanidade.

    E assim é que vocês continuam adormecidos em vossos sonhos sansáricos…

  • BEZALEL

    No primeiro caso o cara não era um cara, era um boneco!
    No caso do indu que se alimentava de luz, e possivel. Uma ves estiveram um casal no programa do JÔ que diziam a mesma coisa, e que eles pertenciam à uma sieta ou sei lá o que que ensinava essas tecnicas!

  • Webzatzum

    Tenho feito os testes com o olhar para o Sol, principalmente no começo da manhã e no final da tarde, e até o momento cheguei a conclusão de que há uma verdade no se alimentar de luz solar, já fazem uns dois a três anos que venho estudando, quando me alimento de luz, quando vou trabalhar, fazer alguma coisa, uma energia poderosa toma conta do corpo como se você não sentisse mais cansaço. Como já não como carne a algum tempo, fui gradativamente parando de comer todos os tipos de carnes, por ultimo deixei de comer as carnes brancas, quando olho para o Sol, me da vontade de se alimentar somente com vegetais , nem mesmo ovos é necessário. Ao se alimentar somente de vegetais e tomar sucos, a satisfação física é sensacional. Ao olhar para o Sol a partir das 16:30 hrs da tarde, é muito aconchegante, voce sente que o Sol é seu irmão, voce se torna um com ele, e chega a conclusão que o Sol é o Astro mais importante para toda a vida, inclusive a sua. Quanto tempo olhamos somente para o chão e as coisas e muitos passaram a vida inteira sem perceber que o Sol é uma das forças mais importantes para nossa vida. Vou continuar, a vontade é de peneirar mais a alimentação, mais sucos, mais vegetais, e menos quantidades, pois a luz realmente satisfaz, o processo é gradativo, já tenho esta certeza.

  • Alan S. Santos

    Interessante suas observações. Só gostaria de questionar duas coisas:
    1. Pra que o cara ficar tanto tempo meditando e abdicando da higiene e do alimento de maneira tão inútil, sem proveito algum para a própria vida tampouco para vida dos outros?
    2. Estes caras que você insinua que modificaram a bíblia, que tornaram ela numa doce melodia para ser aceita nos quatro cantos do mundo… Estes caras foram muito inteligentes, talvez extra terrestres, porque sem computador e sem saber como seria a nossa vida hoje poderem construir o livro mais lido e mais vendido do mundo… É incrível. É ai que entra o poder de Deus assumindo a autoria da Bíblia. Junte todos bons escritores do mundo para formarem uma coletânea para ser aceita por todos. Experimente se será uma obra lida! Somente lendo e estudando a bíblia é possível se conhecer o Deus verdadeiro.

    • John Doe

      Alan, o Philipe é a segunda pessoa que vejo usar o termo “colhca de retalhos” para definir este livro sem autoria declarada, conhecida como “bíblia”. Só que eu costumo chamar de “colcha de retalhos mal costurada”. E a costura que mantém essa colcha coesa chama-se “fé”. Sem fé não se pode entender a bíblia; sem a bíblia, não se pode entender a fé. É como se Dan Brown usasse seus próprios livros para fundamentar as idéias que prega neles!

      E não foram extra-terrestres, ou gênios da computação que toraram essa “colcha” difundida e aceita; foi a ponta da espada do imperador romano constantino, que no concílio de Nicéia, ajudou a escolher o que “entraria” e o que “não entraria” na colcha. E constantino não fez isso por iluminação divina, não. Fez por interesse, pois acabando com o panteão de deuses romanoe e pregando o monoteísmo, ele dixava claro a mensagem: um só deus nos céus; um só imperador na terra (ele, claro). A bíblia foi imposta pelo aço da espada; não pela força da fé!!!

  • Ricardo

    isso eh mentira!

  • Fernando

    Eu gostaria que os experts e cientistas aqui do blog, me explicassem sobre os manuscritos do mar morto.
    Centenas de manuscritos encontrados, em cavernas de Qumram, entre eles uma cópia quase que completa do livro do profeta Isaias. Foi feita a datação deste material e se constatou que o mesmo foi escrito a pelo menos 100 anos antes de Cristo. Em comparação com o livro do profeta Isaias que temos disponível hoje, as semelhanças são de 95%. E no livro do profeta Isaias, tanto nesta cópia de Qumram, quanto os que temos hj, está registrada mais do claramente a paixão de Cristo, isso a no mínimo 1 século antes do fato acontecer.

    Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
    Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
    Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
    Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
    Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
    Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
    Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
    Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
    E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
    Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.
    Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
    Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

    Isaías 53:1-12

    Ps. Entra em algum site que possua varias traduções da Bíblia e versões; é incrível como em dezenas de idiomas, o texto é sempre o mesmo, ainda mais se tratando de um livro milenar de raizes semitas. Em livros lançados em nosso período contemporâneo, quando muito difundido se percebem confusões e discrepâncias culturais. A Bíblia portanto é um milagre de Deus.

  • Evaldo

    quanto ao menino eu não sei… mas o velho se refere à uma prática yogi chamada “khechari mudra”.

  • Betu Queiroz

    Olha gente somos seres além de nossas próprias compreensões , somos superiores somos dignos de um poder que nós mesmos se negamos em usar, temos um cérebro poderoso e sentimentos aguçados, quando sonhamos estamos vivendo a verdade ou a mentira?
    Bom sua resposta a partir desta pergunta e que vai te fazer entender essa história,

  • João Luiz Valle

    quer um conselho? apenas aceite se quiser. Evite escrever sobre esse assunto. Abçs.