O cogumelo que brilha no escuro

%name O cogumelo que brilha no escuro

O cogumelo bioluminescente surge nas florestas do japão no período das chuvas. Sua maior característica é que : Dããã (óbvio!) ele brilha no escuro graças a uma reação química similar a luciferina e luciferase (que acontecem na bunda do vaga-lume fazendo-o brilhar – e sim, se você se perguntou, o nome luciferina e luciferase, vem dele mesmo: Lúcifer, o tinhoso, o cramulhão, o capeta, o rabudo. É que nos tempos antigos, quando a ingorância proliferava quase tanto quanto hoje, ninguém poderia imaginar que um inseto que acendia no escuro era coisa de Deus)

Mas de volta ao cogumelo de chernobil, (o chernobil é por minha conta) o seu brilho é uma engenhosa artimanha desenvolvido ao longo de séculos para atrair insetos e com isso fazer com que seus esporos peguem carona neles, expandindo-os pelas florestas. Engenhoso, hein? Imagino que esses pontos verdes brilhando no meio da escuridão da floresta sejam mais eficientes que um McDonald´s grátis na porta da escola.

Só no japão existem mais de 10 variedades de cogumelos bioluminescentes.

%name O cogumelo que brilha no escuro

A pergunta que não quer calar é: Isso dá onda? Não sei dizer ao certo. Mas pelo que dei uma olhada, alguns dos cogumelos bioluminescentes do japão, são mortalmente venenosos, o que, em tese, seria a mesma coisa que dizer que “dão onda” pois a tal “onda” nada mais é que uma reação do sistema nervoso ao veneno. Então acho que a resposta da pergunta é: Dá onda!

Fonte

Artigos relacionados

Comments

comments

6 comentários em “O cogumelo que brilha no escuro”

  1. belo texto. parabéns pela pesquisa.
    mas o nome científico dele acredito ter outra razão que não a religiosa. lucifer significa “aquele que leva a luz”.

  2. [quote comment="60885"]belo texto. parabéns pela pesquisa.
    mas o nome científico dele acredito ter outra razão que não a religiosa. lucifer significa “aquele que leva a luz”.[/quote]

    Possívelmente. :lol2:

  3. Geralmente os cogumelos q são alucinógenos, possuente a psilocibina, substancia, q tbm é encontrada no LSD
    para saber se esse cogumelo é alucinógeno teriamos q ver ñ somente se ele é venenoso, mas se ele possui essa substancia, na sua composição!
    Levando em consideração q alguns cogumelos são BEM venenosos, e q esse veneno pode dar uma onda eterna!!!
    ñ aconselho pessoas leigas, ou curiosas a tomarem algum tipo de chá!
    e mais um conselho p o pessoal, quanto mais colorido e bonito for o cogumelo, mais venenoso ele é, e mais perigoso!
    grande abraço!

  4. [quote comment="60893"][quote comment="60885"]belo texto. parabéns pela pesquisa.
    mas o nome científico dele acredito ter outra razão que não a religiosa. lucifer significa “aquele que leva a luz”.[/quote]

    Possívelmente. :lol2:[/quote]

    Exatamente como dito pelo colega, Lúcifer quer dizer luz, uma outra tradução para “Aquele que traz a Luz” é “Estrela da manhã”, pois Lúcifer, era o nome dado ao planeta Vênus, ou estrela Dalva, a estrela da manhã que antecede o Sol.

    Como bem sabemos, diferentes posições nos hemisférios da Terra, resultam em diferenças nas durações da noite e do dia nas diferentes estações do ano, o que poderia resultar na associação dos vagalumes não ao demônio, mas à estrela da manhã, pelo horário em que aparecem, por parecerem estrelas e etc.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.