O bizarro peixe transparente

“Peixe de gelo” é o nome popular deste curioso animal, que pertence a subordem Notothenioidei e que vive nas profundezas geladas do mar da Antártida. Seu nome correto é Channichthyidae e como a esta altura você já pode imaginar, ele é transparente.

O sangue deste animal incomum é transparente porque ele não possui hemoglobina. Seu metabolismo se baseia apenas no oxigênio dissolvido no sangue líquido, que se acredita, é absorvido diretamente da água pela pele do animal. Isso só funciona porque a água pode dissolver mais oxigênio quando ela está fria.  Nas cinco espécies conhecidas de peixes de gelo, o gene para a mioglobina nos músculos não existe, deixando os núcleos das fibras com tom branco ao invés do rosa, encontrado na maioria dos peixes.

Alt_020_young_icefish
A ciência conhece apenas 16 espécies de peixes que não possuem hemoglobina. Acredita-se que este tipo de animal perdeu gradativamente a hemoglobina há cerca de 55 milhões de anos, adaptando-se totalmente ao ambiente hostil no qual habita. Isso faz deles as primeiríssimas vítimas, caso a água dos oceanos esquentem.

O animal só vive em condições anormalmente geladas, e ele nunca congela. O peixe não congela porque possui uma glicoproteína anticongelante circulando pelo corpo.

Embora os peixes da subordem Notothenioidei sejam os únicos conhecidos que não possuem hemoglobina, existem outros peixes transparentes. Alguns deles são peixes ornamentais e inclusive, nativos do Brasil.

Um peixe bem cobiçado pelos aquariofilistas é o Glasscat. Ser transparente para este tipo de peixe é um bom mecanismo de defesa, já que o que não pode ser visto, não pode ser comido.

Phantom_Glass_Cats_1

Outro peixe transparente é o Peixe de vidro indiano. Ele é chamado de Parambassis ranga e pertence a família Ambassidae.
Image Hosted by ImageShack.us

Outro curioso peixinho transparente é a Piaba Dálmata, descoberto nos rios do Brasil pela pesquisadora Cristina Bührnheim. A piaba Dálmata Amazonspinther dalmata,é diminuta, tendo quando adulta apenas 17 milímetros. ( O dálmata no nome se deve às manchinhas pretas)

As manchas pretas funcionam como uma poderosa ferramenta de confusão quando os cardumes estão repletos. A transparência dos peixes contribui para o fenômeno óptico, que tem como objetivo confundir os eventuais predadores.

Image Hosted by ImageShack.us

Outro peixe curioso é este peixe chamado “peixe invisível” descoberto num rio da China. Até o momento o peixe invisível não foi determinado, e ao que tudo indica pode se tratar da descoberta de uma nova espécie.
invisiblefish

Um outro peixe extremamente incomum é este peixe beta transparente. Até surgir este espécime fabuloso, não se conhecia nenhum peixe beta transparente e tudo indica que pode ser um caso raríssimo de mutação genética devido aos inter-cruzamentos provocados pelos colecionadores.

beta

Enquanto alguns peixes tornam-se transparentes como defesa em seus ecosssitemas, existe um peixe tornado transparente pela ação direta do Homem. è este peixe da espécie paulistinha que teve seus genes modificados propositalmente, de modo que se tornasse transparente. Os objetivos de tal atitude são nobres: Curar o Câncer. O peixe foi criado pelo doutor Richard White, do Hospital Infantil de Boston, que disse que a análise do paulistinha transparente pode permitir um melhor acompanhamento de doenças e processos biológicos de evolução rápida.

Image Hosted by ImageShack.us

Outro peixe transparente bem diferente é o peixe-vaca. Ele vive nas águas profundas das montanhas submersas próximas ao Havaí. Um fato curioso sobre o peixe vaca são essas estruturas em forma de colméia em seu corpo, além dos chifres. (isso sem falar na sua forma quase quadrada, que junto com os chifrinhos, lhe deu o apelido de peixe-vaca)

Image Hosted by ImageShack.usNas profundezas do oceano, os animais transparentes são mais comuns, pois num ambiente sem nenhuma luz, não faz muito sentido possuir cor. Sendo assim, o que os animais desenvolvem são células emissoras de luz. Esse tipo de fenômeno corporal atrai muitos animais do fundo e funcionam como um localizador na escuridão. Um dos animais das profundezas com grande transparência é o linguado transparente, que só foi descoberto recentemente. Uma curiosidade sobre este peixe é que ele tem dos dois olhos de um lado só do corpo. E costuma nadar de lado.

Image Hosted by ImageShack.us

Enquanto alguns animais buscam na transparência uma solução para não serem comidos. Outros, predadores, utilizam o mesmo mecanismo para se aproximar sem despertar suspeitas. Um deles é este incrível polvo transparente.
clearoctopuss

Outro peixe transparente bastante bonitinho é este aqui, cujo nome é Gobi Fish.

gobies-110421

Mas talvez o mais estranho de todos seja um peixe transparente raríssimo (até hoje só apareceu este) pescado em 2014 por acidente. O peixe tem consistência gelatinosa e é transparente como uma água-viva. Acredita-se que seja uma salpa maggiore, mas as salpas são tão raras que nem os especialistas tem certeza se é mesmo.

peixe-transparente-noticias-the-history-channel

 fonte Fonte Fonte Fonte Fonte Fonte Fonte Fonte Fonte

Related Post

8 comentários em “O bizarro peixe transparente”

  1. “…A ciência conhece apenas 16 espécies de peixes que não possuem hemoglobina…”

    “…Embora os peixes da subordem Notothenioidei sejam os únicos conhecidos que não possuem hemoglobin a…”

    Se complicou em Gump… :sly:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares