Morreu Kim Peek

Compartilhe

Naturalmente, a menos que você seja um interessado por anomalias cerebrais não vai ligar o nome a pessoa até que eu te conte que Kim Peek era o autista que inspirou o filme Rain Man.

Kim peek era este cara:

kimpeek Morreu Kim Peek

Este cara foi uma das pessoas mais Gumps da História. Foi a partir da incrível capacidade de Kim que eu formulei a estrutura cerebral do Juca. Kim nasceu sem o corpo caloso, uma parte da anatomia cerebral importante, que mudou radicalmente a sua morfologia cerebral.

blogsavant2 Morreu Kim Peek

Na imagem acima vemos uma comparação de dois scans sagitais. Um do cérebro de Kim e o outro de uma pessoa comum. Compare a diferença  entre ambos. É um mistério como a mente de Kim Peek  funcionava como um gigantesco HD.

O resultado disso foi um autismo diferente, onde Kim Peek era capaz de coisas extraordinárias, como lembrar cada palavra que leu em todos os livros, durante TODA A SUA VIDA, citando a frase em que estava e a página. Ele aprendeu a tocar piano e começou a não apenas tocar com maestria todos os clássicos como também podia misturar os estilos dos grandes pianistas, criando musicas completamente novas. Ainda na infância, Kim Peek demonstrava sua habilidade recitando Shakespeare sem olhar, (ele leu toda a obra do autor) além do novo e velho Testamento.

Kim ajudou os neurologistas, médicos e psicólogos a compreenderem melhor o funcionamento cerebral. Sua ausência de corpo caloso implicou numa espécie de cérebro sem filtro, que conseguia registrar e guardar cerca de 98% de toda a informação que recebia, de qualquer forma. Lendo, escutando radio, conversando, ou assistindo na Tv. Uma pessoa considerada normal e em boa condição cerebral retém 45%.

Com dificuldades de se relacionar, Kim Peek passou praticamente toda a sua vida numa biblioteca, até o dia de sua morte. Estima-se que ele tenha lido e guardado de memória cerca de 9000 volumes.  É impressionante a velocidade com que ele conseguia ler. Alguns acreditam que Kim Peek pudesse ler cerca de oito a dez vezes mais rápido que uma pessoa comum. Sua habilidade de citar dados sobre coisas, pessoas, fatos históricos, números de telefone e biografias completas chamava tanta atenção que a NASA fez um estudo usando um sacanner MRI do cérebro dele. Sua condição chama-se síndrome de Savant.

Kim morreu de ataque cardíaco no domingo. É um costume dos índios brasileiros considerar que a morte de um velho sábio equivale a queima de uma grande biblioteca. No caso de Kim Peek isso nunca foi uma verdade tão literal.

Abaixo um video que fala de Kim:


fonte

Artigos relacionados

25 comentários em “Morreu Kim Peek”

  1. Putz, cara fiquei em choque quando li a noticia, nem acreditei, li bastante sobre ele e sempre me impressionou o que ele fazia, que pena, perdemos um savant fantastico.

  2. Cara, aquela “substância cinza” é líquor, líquido cefaloraquidiano. Não tem muita função além de amortecer choques.
    Além disso, esse cara tem, além da agenesia de corpo caloso, uma bela atrofia do córtex cerebral.
    Só mais uma coisa, o correto é Shakespeare e não Shakespierre.

    Um abraço.

      • Claro. Concordo com você. Só não imagino um velho indio sentado na beira de um rio dizendo para um indiozinho:”olha só, quando morre um idoso é como se toda uma biblioteca fosse queimada”, uma vez que indio nao tem a menor tradicao em bibliotecas. Dificilmente os indios brasileiros se ultilizariam da palavra “biblioteca” para exprimir essa ideia da perda de informacao, simplismente porque a “instituição” biblioteca não faz parte da cultura indigena brasileira. Para ser “costume dos indios” dizer isso, só se for um desses costumes bem recentes, como usar celulares e bermudas da adidas. 🙂

  3. Dificuldades em se relacionar? O que é se relacionar? Juntar com mais dois malucos e ir fumar um beck na praça? Pagar uma prostituta? Estou passado. Somos todos autistas. Bicha não morre, ela se funde ao inconsciente coletivo (e vira purpuruna pluridimensional).

  4. Justa homenagem ao Kim, grande perda. Mas para ser sincero eu temia por seu futuro. Pois ele era totalmente dependente do pai para as atividades cotidianos e seu pai já se encontra em idade avançada.
    * O Kim lia duas páginas do livro ao mesmo tempo: uma com o olho direito e a outra com o olho esquerdo!*

  5. Caro Colega “Philipe” apesar de não ser das áreas de neurociência, psiquiatria, psicologia e psicopedagogia acompanhava todos os artigos, entrevistas e o que mais houvesse sobre o Kim e outros ditos “idiots savants”[GARDNER, H., Inteligências Múltiplas, p.12]
    Lamento muito, é uma perda grande para a Ciência pois ele colaborou muito com estudos mais aprofundados sobre como funciona o cérebro de portador de FG. Ele possuia uma capacidade até maior do que se pode imaginar.

    abraços

  6. Deus dá sabedoria, o homem deve, acima de todas as coisas, ser espiritual.
    Qualquer dentre os homens, podia ter muito conhecimento, mesmo até o conhecimento da palavra de Deus mas, se nisso não se apegar para seu desenvolvimento espiritual e contribuir, desta forma, para a salvação de outros (pois todos têm acesso através do sangue de Cristo, o crucificado) de nada valem tais conhecimentos.
    Kim Peek, foi, verdadeiramente, um génio e, é doloroso saber de sua morte, mas não há makas (problema : angola); Jesus está voltando e, haverá ressurreição; Os maus serão ao todo destruidos e os filhos de Deus viverão com cristo para sempre. Veja também, na Bíblia de Deus I tessal. 4:14-18.
    Há um amor que não tem fim.

    ”O amor é perfeito, porque o amor é o próprio Deus.”.

    ”Bata, e a porta serte-á aberta.”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.