UM MILHÃO de leitores no mês

É com extrema felicidade que vi nas estatísticas de acesso do Mundo Gump que quebramos a barreira de UM MILHÃO DE LEITORES ÚNICOS NO MÊS, e com quase 1,75M de pageviews.

Isso é muito significativo pra mim, pois eu nado contra a correnteza. Não raro, as máximas da filosofia de blogar estabelecem certos postulados, que envolvem: “Escreva pouco, mas não muito pouco”, “concentre-se em escrever e largue os comentários pra lá”, “defina um nicho e trabalhe só com ele”, “abuse dos hypes (assuntos do momento)”, “valorize o paraquedista, pois quem clica nas propagandas são eles”.

Obviamente, eu ignoro tudo isso e “subo a montanha pelo lado mais íngreme”. Há posts enormes aqui, alguns equivalentes a 150 paginas de word! E acredite, tem gente que lê! Eu não uso gostosinhas ou fotos sensuais de bundas para turbinar a audiência, este blog não tem um nicho limitado, embora na minha cabeça coisas estranhas seja um nicho, só que amplo, e não dedico meu trabalho para o paraquedista (usuário que cai aqui vindo do google e sai clicando em tudo que vê pela frente), mesmo sabendo que quem realmente financia um blog que usa publicidade do tipo que eu uso aqui é quase sempre o paraquedista mesmo.

Aliás, eu quero atrair ele sim, mas minha meta é fidelizá-lo.

Talvez eu esteja errado. Talvez seja burrice fazer isso num país de bundas, mulheres frutas, e futebol. Mas eu vou até as últimas consequências.

Hoje em dia, a luta pelo “foco no conteúdo” chegou a um ponto em que tem blogueiro famoso dos EUA recomendando arrancar a sidebar e até os comentários. A máxima é:

“Foque no texto. Apenas nele. O leitor é um elemento entre milhares de outros. Opinião é igual bunda. Sempre alguém discordará. Perder tempo com comentários é menos tempo gerando conteúdo, e isso significa menos leitores. Logo, números menores de audiência”.

Eu vou absolutamente na contra-mão disso aí, muitas vezes escrevendo nos comentários muito mais do que nos posts! Eu tento responder a TODOS os leitores que falam comigo nos comentários. Nem sempre consigo, mas acho que a media é de 80% deles respondidos, senão mais.

Eu faço isso por uma questão de respeito com o leitor. Se alguém vem falar com você na rua, você vira as costas como um robô e vai embora?

Não. Então por que fazer isso online?

Como eu gosto de dizer e repito sempre, as relações online são relações REAIS. Há pessoas que erroneamente pensam que relações online são “relações virtuais”. Não são. Se existem duas pessoas reais nas duas pontas, apenas o meio é virtual. Seria o mesmo que considerar que falar no telefone é uma relação virtual. É por isso que o leitor merece respeito. Ele nao é um numero. Ele é gente. Ele muitas vezes sabe mais que eu e vai me ensinar.  Tanto o que entra e nunca diz nada, (mas eu sei que existe e está aí) quanto o que comenta sempre são importantes.

Muitos viram meus amigos. Muitos me dizem que sentem como se fossem meus amigos desde as antigas. Muitos acompanham este blog desde 2006, quando estreou lá no blogspot no dia do meu aniversário.  Isso é uma relação!

Engraçado falar de quando ele estreou, porque naquela época eu nem sequer pensava em ter mil acessos. Parecia um numero irreal, inatingível. Quando o Mundo Gump chegou a mil acessos no mês eu nem podia acreditar. Me senti “o foda”.  Eu andava na rua pensando: “Mil! Mil, cara!”

Eu parava para olhar multidões nas ruas (nas barcas) e pensava “o que são mil pessoas lendo o que eu escrevo?” E parecia muita gente. Era ameaçador.

Hoje, penso a mesma coisa. Mas em vez de olhar pessoas que entram na barca Rio-Niterói, eu penso na lotação do Rock in Rio. E depois multiplico por DOZE E MEIO!

 

80.000 pessoas - a lotação maxima do Rock in Rio
80.000 pessoas – a lotação máxima do Rock in Rio. Isso multiplicado por 12,5 é a lotação do Mundo Gump neste mês.

É assustador. É ainda mais intimidador isso num país onde a fama é que “ninguém lê”.  Aqui, segundo a Câmara Brasileira do Livro, um título que vende um total de 15 mil exemplares já pode ser considerado um best seller. A própria CBL calcula que a tiragem média de livros brasileiros é de 2,5 mil cópias.

Conquistar mais de um milhão de leitores num blog com mais de 4200 artigos é mais impressionante que somente números, porque isso acontece num país onde se lê pouco, onde o grosso das pessoas quer ver piadinhas ou mulher pelada na internet, ou bater papo no chat.  Eu me sinto assustado de conseguir isso, mas ao mesmo tempo, orgulhoso. Isso porque os números representam pouco perto das relações humanas construídas aqui e o impacto na vida das pessoas.  De vez em quando, recebo mensagens de pessoas que dizem que só descobriram que gostavam de ler aqui.

Isso é foda. Isso é impacto direto. Isso é afetar de modo indelével a vida do cara, porque se ele passou a gostar de ler, há uma boa chance que ele leia outras coisas e que isso melhore a vida dele indiretamente. Algo assim acontecendo, e com o nosso sistema educacional falido, é muito significativo.

Já até contei isso aqui antes, mas vou dar uma de Vovô Simpson e contar de novo: Teve uma vez que uma pessoa me escreveu pedindo o numero da minha conta no banco. A Nivea pensou que era golpe. Mas eu pensei: Se não pediu a senha, que mal há? Então eu passei. Para meu espanto, a pessoa ME DEU DINHEIRO! 
Surreal! A pessoa doou dinheiro pra mim. Depois me escreveu dizendo que estava mandando grana porque eu (sem saber) tinha ajudado muito na recuperação da depressão dela.

Eu já fiz coisa estranha. Eu já roubei um defunto, eu já dei de cara com um fantasma, eu já quase morri numa geladeira, debaixo de um caminhão, do alto de um prédio, já tive revolver apontado no meu olho, mas bolado mesmo, eu fiquei quando uma pessoa desconhecida me escreveu para me dar dinheiro espontaneamente.

Hoje vivemos uma sociedade de perseguidores de números. Pessoas chegam a trabalhar analisando números. Diferenças numéricas podem colocar economias inteiras em crise, trazendo dor e sofrimento. As celebridades das redes sociais medem o tamanho de suas picas pelo numero de seguidores. Nosso políticos só pensam em numeros. Primeiro em numeros de eleitores, depois em cifras.
Os portais medem seu lucro pelos números de acesso. Os números regem o mundo. Os canais de Tv lutam por números de renda e audiência o tempo todo. As pessoas são resumidas a números compulsoriamente. Praticamente ninguém para para pensar que cada dígito ali é alguém. Alguém que tem raiva, que ri, que chora, que está em conflito, que tem medo. Quando pensamos em pessoas e não em números, a audiência de mil leitores se torna o peso de um milhão. E a audiência de um milhão traz consigo o peso de um planeta!

Essa relação com as pessoas e o impacto sobre algumas delas são motivo de felicidade maior que atingir a marca mítica de um milhão de leitores num mês.

Eu só posso agradecer este sucesso e creditá-lo ao leitor, que lê, gosta e compartilha com seus amigos. E muitos já fazem isso muito antes de inventarem as redes sociais.

Muito obrigado leitor! E vamos em frente!

 

Related Post

194 comentários em “UM MILHÃO de leitores no mês”

  1. Philipe, tenho que te parabenizar por esse feito, você realmente faz por merecer! O Mundo Gump já era um blog excelente (o meu favorito) mas ultimamente ele deu um salto de qualidade incrível!

    Os últimos posts como o dos problemas do sistema carcerário brasileiro, usina de Fukushima, cidade dos mortos na Índia, e principalmente os da máquila levitadora de Viktor Grebennikov e cemitério no Everest, que foram os posts que eu mais gostei na história do MG, me surpreenderam positivamente. Me espanta a forma como você aborda determinado assunto em todas as versões possíveis, pesquisando detalhadamente, se metendo até em blogs obscuros russos hahahah. Sem falar na variedade de temas, contos, tutoriais de esculturas entre outros (só sinto falta dos posts contando suas histórias de vida que já me renderam surtos de riso, como o a lombriga e da sua viagem pra varginha!!!).

    Só tenho a agradecer pois de nenhuma outra forma teria acesso a esse tipo de informação de forma tão ampla. Pode ter certeza que a maioria dos leitores fiéis lêem estes posts gigantescos até o final e com muito prazer e tantos outros, como eu, após descobrirem determinado assunto aqui são instigados a pesquisar ainda mais. O blog já teve várias fases, desde a sua época mais escatológica (hahahahah), até a épocas mais voltadas a posts sobre artes, e contos, mas sem dúvidas a fase atual é a melhor de todas.

    Parabéns novamente e um abraço!

    • Em primeiro lugar parabéns pela conquista , o blog está melhorando mais e mais a cada dia que passa !

      Assim como muitos eu também caí de paraquedas aqui no ano passado e nem lembro direito como cheguei aqui mas daqui não saio mais rs .

      Como o Fernando Martini Carvalho citou ai , faz falta os seus posts sobre ‘causos’ da sua vida mas acho que pra uma pessoa só você já passou por situações bizarras até demais .

      Hoje eu estava curiando uns posts mais antigos e vi que infelizmente alguns deles não possuem mais as imagens que deveriam ter , aparece como se o arquivo tivesse sumido ou corrompido , não sei nem se dá para arrumar ( alguns posts eram de 2010 ou antes se eu não m e engano ) mas se desse seria uma boa .

      Quem sabe a cada fim de ano você não pode fazer um post com links de todos os posts que foram feitos naquele ano ou um resumão dos melhores do ano .

      Parabéns de novo e que o blog continue melhorando sempre

      • Sim, Lou. durante um tempo, no passado do blog, eu hospedava as imagens fora do server, em servidores de imagem. FOI A MAIOR MERDA! Um desses servidores, que era o que eu mais usava faliu e os filhos da puta APAGARAM TUDO! Acho que na base de umas duas mil imagens do Mundo gump sumiram. E como isso tem muito tempo, muitas delas nem estavam mais no meu bakup, porque grande parte do blog eu fazia de maquinas diferentes.

  2. Cara, desde que eu descobri seu blog, uns 2 anos atrás, leio compulsivamente. Adoro. Aliás, é por tudo isso que você falou, que eu gosto tanto. Parabéns! E acaba logo as crianças da noite, hahaha!

  3. Eu tambem sou um dos paraquedistas que clicou em um link do face, e imediatamente se tornou um leitor assiduo, pelo conteudo sempre interessante e agregador de conhecimento.

  4. PHILIPE!!! Cheguei aqui de paraquedas também, há alguns anos, quando pesquisava sobre aquários e cheguei aqui pelo google em um post sobre aquários exóticos. Depois os títulos cômicos na barra do lado direito me chamaram atenção e ri litros, lendo o blog com meu amigo do lado. Suas histórias (Motel, Harry, Defunto, O Cartão Negro, A Caixa) foram construindo um relacionamento, embora você saiba bem pouco sobre mim. Hoje sou seu amigo no Facebook, e se um dia for para o Rio, penso em mandar um alô pessoalmente em Niterói.
    Parabéns!!! Hoje estou quase concluindo minha graduação em jornalismo. E durante este curso eu aprendi que mais difícil do que conseguir audiência é fidelizar o público. E você conseguiu! Na minha cidade de pouco mais de 100 mil hab. não conheço ninguém que leia o blog além de um amigo meu. Uma pena!
    Já enviei várias sugestões (embora nenhuma tenha virado post) e continuo sempre acompanhando!
    Sucesso! E faz a postagem das miniaturas de caminhões Philipe!

    • Será um prazer tomarmos uma gelada! Quando vier, avisa mesmo! Quanto às sugestões, eu sempre guardo elas. Eu tenho um arquivo com um montão delas. Muitas exigem muita pesquisa, e eu sempre tenho que dimensionar o tempo que tenho disponível, então tem posts que ficam maturando um tempo antes de publicar, outras eu publico na hora. Aquela dica dos caminhões que tu me deu, é Lógico que aquilo vai virar post! Provavelmente essa semana ainda.

  5. Eu já acompanho o blog faz uns 5 anos, mas antes entrava bem de vez em quando. Há algum tempo a frequência de posts aumentou bem, o que me faz entrar aqui todo dia para ver se há algo novo. Sem contar na qualidade dos artigos. Parabéns e continue Gump.

    • Rafael, teve mesmo um período que minha frequência de postagem deu uma baleiada feio. Foi quando o Davi era muito neném e tava russo de dar conta de tudo. O tema do blog começou a dar um monte de pau, depois me fodi com a empresa de hospedagem… Nossa, passei apertos aqui. Agora está numa fase boa. Espero que ela se prolongue!

  6. Oi Philipe…
    Bom, não sei ao certo como começar, mas aqui vou eu….hihihi
    Sou leitora assídua do MG desde 2012, nunca comentei nada, somente leio, tanto os posts como os comentários.
    Mas hj precisei comentar, me pareceu uma intimidação kkkkkkk
    Sabe, não quero aparecer, muito menos dizer q sou a tal, mas ajudei bastante na divulgação do seu blog, cara te acho uma pessoa super cabeça. Eu queria explicar como foi q andei falando por aí do MG, mas meu comentário ta virando um texto rs
    Ah, detalhe… Eu moro no Japão, e aqui tds adoram ler, até os Brás q vem pra cá, acabam se habituando…
    Gostaria muito de um dia poder conversar com vc, sempre acompanhei td do MG…
    Não sei nem oq to escrevendo agora, de tão empolgada afff ????
    Parabéns
    Bjs pra Nívea e pro bb

  7. Parabens Phill, eu faço parte dessa estatística, cheguei aqui a alguns anos pesquisando no google por aliens, a minha estória preferida no MG e a que me trouxe até aqui foi O Relato de um MIB, para mim foi sensacional o melhor de todos o conteúdo que eu já acompanhei até hoje. Eu jurei que oque vc estava escrevendo era verdade, não tinha como dizer que aquilo seria mentira com um monte de fotos, videos e indícios que vc postou. Foi engraçado quando vc encerrou dizendo que éra tudo mentira, te xinguei durante um bom tempo, mas de lá pra cá o MG se tornou o meu melhor amigo na internet. Um forte abraço de amigo.

  8. Eu sou uma dessas paraquedistas.
    Desci no Mundo Gump em 2010 lendo sobre como você quase ficou cego. Achei aquilo tão surreal que já passei pro meu pai, onde eu estudava, pro facebook, e desde então não larguei mais o blog.
    Agora trabalho não fazendo porra nenhuma na frente de um computador e a única coisa que faço na vida é ler seu blog.

    Você é um puta escritor e merece esse sucesso todo. Parabéns, “Filife” (nunca consigo esquecer dessa sua entrevista no Jô hahaha).

  9. Eu vim parar aqui porque ha uns 2 meses algum amigo louco do facebook compartilhou um dos seus posts.
    E agora o mundo gump tá no meu leitor de feeds e eu não perco um post!
    Parabéns!

  10. Parabéns Philipe, tem feito um grande trabalho. Acompanho aqui há muitos anos, mas leio vc desde muito antes, pois fomos co-listeiros nas velhas listas de ufologia. Faz tempo hein? Rs
    Grande abraço

  11. Cara, nem lembro como vim parar aqui… Mas não deixo de abrir o blog pelo menos 2 vezes por dia. Ja deve fazer uns 4 meses. Parabéns pelo seu trabalho. Os contos são todos fantásticos, e os posts sempre com o elemento Gump que me puxa pelo colarinho da curiosidade. Quando percebo, li um texto gigante como se fosse uma nota de rodapé. Muito obrigado pelo seu trabalho e mais uma vez, parabéns.

  12. Lembro de uma vez que ficou fora do ar e eu resolvi ir pro blogspot ver o blog antigo, lá que li a história de como você se perdeu de bicicleta no mato, a do caminhão e a de como você tocou fogo numa árvore. É legal porque eu me identifico, tem coisas que só de lembrar eu dou risada. AUEHAUEHAUEAHEUAHUEAHEUAHUAHU

  13. Parabéns Philipe!!!
    Sou mais um paraquedista, também pesquisando sobre óvnis no google.
    Sempre tenho 3 missões de manhã; acordar ( de verdade ), tomar café e entrar em seu blog, rsrsrsr
    A noite, antes de dormir, dou uma passada para ver se já atualizou algum conto, postou algo novo.
    Fiquei tão empolgado que criei um blog sobre minhas viagens a trabalho por este Brasil, nem chega a seus pés , mas é uma forma de diário de viagem. Aprendi com você a ver o lado engraçado das situações que passei neste Brasil, e o mais importante, consigo compartilhar minhas experiências como outras pessoas e familiares.
    Mais uma vez, parabéns, tens aqui um fiel seguidor!!!!
    A propósito, se quiser me dar a honra de sua visita, meu blog é: aminhavidaeandarporestepais.blogspot.com

  14. Cara o primeiro post que eu vi no mundo gump foi o das larvas no nariz, de lá pra cá eu nunca parei de te acompanhar acredito que tenha lido todos os post desde o larvas no nariz até hoje e até li muitos outros antes desse, ou seja em fevereiro do ano que vem completa 4 anos que eu te acompanho. Parabéns!!!

  15. Fico feliz em ver/saber como o MG cresceu =D
    Frequento o blog desde antes de vc trabalhar com o maglev. Tem mta coisa engraçada aqui, vc falando sobre alguma coisa (em um vídeo) o Juca passa com a bola (que ele não larga nunca, rs) e aparece um monte de gente, JURANDO que vc tem mesmo um ET em casa, auehauehuaeh.
    Outra coisa que me alegrou mto, foi quando o Davi nasceu. Não costumo me importar pessoas “distantes”, mas o blog constrói uma relação tão grande com os leitores, que eu me senti verdadeiramente feliz com a vinda do seu filho =D

    E só pra saber, o Juca não teve problema em aceitar o Davi? Geralmente fica um ciumezinho… rs

    Sucesso pra vc Gump!!

  16. Oi Philipe,

    Tb sou uma paraquedista, através do Yahoo Posts, em 2008, era um post sobre as 5 casas mais bagunçadas.
    No mesmo dia, passei horas visitando, e não parei mais!
    Visito todo santo dia! rsrs
    Se fico muitos dias sem ver, sinto falta…
    Parabéns e que receba cada vez mais visitas!

  17. Parabéns Philipe, apesar de quase nunca comentar em seu site site, sou um leitor assíduo dele. Acesso praticamente todos os dias. O que mais me atrais no seu blog é que apesar dele não ter um foco definido, tudo o que você coloca aqui acaba me interessando, parece um resumão de tudo que se acha de interessante na internet. Quase sempre concordo com suas reflexões sobre acontecimentos da atualidade, tenho também esse lado cético e sempre questiono ambas as partes, como recentemente no caso do beagles do laboratório. Um abraço, e que esse blog fique cada vez melhor ou que continue do jeito que está msm…rs

    • Valeu mesmo, Rafa! Nem sempre consigo a isenção ideal nos posts, mas ultimamente tenho pensado muito nesse aspecto de como posso dar a minha opinião, mas ao mesmo tempo mostrar os dois lados das coisas, até porque percebo a cada dia que minha opinião pode mudar com alterações conjunturais.

  18. Philipe,

    Acompanho o blog desde 2007 e é um dos feeds que não largo de jeito nenhum. O interessante é o sentimento que sua escrita nos proporciona tais como felicidade, riso, choque e indignação, como no caso do projeto do trem bala que sabemos que tinha (tem) “maracutaia”.
    Isso ai, continue forte, sempre olhando para frente e deixe este belo legado para seu filho que tenho certeza sentirá muito orgulho do pai!

    Um grande abraço.

    Claudio Cruz

  19. Parabéns, Philipe!

    Eu é que devo lhe agradecer, por manter o blog sempre com conteúdo, de qualidade impecável, matérias muito interessantes, imagens de lugares que eu sequer poderia imaginar que existiam.

    Acompanho o Mundo Gump desde 2010, nem consigo citar quais foram as matérias mais marcantes para mim. É muito tempo, se levarmos em conta a quantidade de páginas que surgem todos os dias, muitos “mais do mesmo”, apostando naquela fórmula já cansada de tão repetitiva e superficial.

    E esta é a diferença que encontro por aqui. E é por isso que faço questão de vir para cá, todos os dias.

    Cativar leitores é uma tarefa árdua e constante, na qual esta foi cumprida com maestria por você. Se para tal exigência, a execução for pautada pela primazia de qualidade a que se propõe o administrador, o resultado só poderá ser digno de aplausos e congratulações.

    Usei o termo “leitores” propositalmente.

    Adoro ler cada post. Muito do que eu aprendi e quis saber um pouco mais, veio através do Mundo Gump.

    Eu visito sites diversos, mas aqui é especial; é uma relação, mesmo, como você mencionou.

    Longa vida à você e ao blog.

    *Por gentileza, você (ou quem puder me ajudar) poderia me informar qual foi o post/matéria responsável pela melhora da depressão da leitora em questão? Não estou conseguindo me lembrar de nada específico publicado neste espaço, e esse assunto muito me interessa, por motivos óbvios. A quem me fizer este favor, já fica meu agradecimento antecipado.

  20. Me senti na obrigação de comentar que conheci o blog mês passado e já li quase todos os posts!
    Abro todos os dias pego alguma tag pra olhar! Bom demais Philipe!
    Já esta nos favoritos 😀

  21. Philipe você é FODA! Leio seu Blog a mais de 3 anos e entro todos os dias!! Só tenho que te parabenizar!! Obrigada por um dos melhores conteúdos que temos na internet!!!

  22. Sou leitor assíduo do seu blog ha muito tempo. Entro todos os dias. O seu sucesso vem do diferencial que você imprime às matérias. Além do conteúdo inédito, as matérias que podem ser encontradas em outros blogs, como a da UVB-76, por exemplo, aqui apresentam-se mais detalhadas e com muito mais conteúdo intelectual, pois além de expor os fatos você teoriza de forma sensata. Parabéns. Não vou depositar dinheiro em sua conta, mas clico nos anúncios. : )

  23. Vou te dizer que nem sei como cheguei aqui. Tava um dia de ócio e de repente caí de paraquedas aqui. A primeira matéria que li foi a da rádio UVB-76. Você escreve assuntos tão interessantes, que é impossível só olhar as imagens, eu preciso ler tudo. Você esmiuça o assunto mais simples possível, e consegue tirar tanto conteúdo útil disso! Parabéns Philipe! 😀

  24. Não sou de comentar em blogs, mas sou mais um dos paraquedistas que se tornou leitor fiel.
    Parabéns pelo trabalho! obrigado por compartilhar tantas coisas bacanas conosco.
    abs

  25. Opa, Philipe, meus parabéns. Sou leitor seu – já falei aqui – desde 2007/2008 quando estudei na AZMT Computação Gráfica. Me lembro como hoje o quanto estava entusiasmado e temeroso em estudar um pouco sobre escultura. Aí me entra um cara simples, com uma coca-cola 600ml – já pela metade – na mão e se apresenta. Mas o que me marcou na apresentação foi a seguinte Fala: “Desde já eu quero dizer que costumo falar palavões em aula.Sei que tem gente que não liga,mas às vezes aparece um ou outro que não gosta. A estes eu gostaria de pedir… – e eu esperando desculpas – Fodam-se”. Pronto. O clima da sala era outro, mais descontraído e leve. Desde lá venho lendo seus posts e não vejo problema algum em ajudar clicando nos anúncios. Isso ajuda e muito a preservar a nossa leitura de todos os dias. Acho que todos que gostam deveriam ajudar dessa maneira. Já pensou? Um milhão de pessoas ajudando dessa forma? Você merece cara, e te admiro mais ainda pois também sou pai. Pai do Pedro, de 2 anos e meio. E vi como você mudou muito, até sua alimentação. Assim como eu também mudei quando tive a bênção de poder cuidar de uma vida dependente de mim. Fora isso, seus textos são incríveis,tenho que confessar não ter muito tempo para ler todos, mas é meu ritual diário acessar o site. Sem mais delongas fico muito feliz em participar ativamente deste prazeroso e informativo “entretenimento. Obrigado.

    • Hahahahaha Grande David! Eu lembro desse dia. Eu matava de cansaço a turma com 4 horas de aula direto, né? Tinha só aquele intervalinho de 15 minutos pra comer biscoitinho. E tome casos gump! Nesse tempo, eu ainda era viciado em refri mas tava tentando parar. Foi foda parar, mas consegui!

  26. Parabéns, Philipe. Seu sucesso é mais do que merecido.
    Fico contente em saber que faço parte destes números, já que visito seu blog com frequência desde 2006.

  27. Philipe, é muito bom ler notícias como essas aqui no Mundo Gump! Eu estou aqui há tanto tempo, mais de 5 anos, e vibro com suas conquistas. Parabéns!!

    Vida longa e próspera do Mundo Gump!!

    • No inicio no ano o blog tava dando cada baleiada bizarra que achei que não chegaria nem ao patamar de 200 mil mensal. Essa alavancada deu trabalho, mas ta dando certo. Conto com vc sempre aqui, Dani!

  28. hahaha, eu tb sou um das antigas, nao sei bem ao certo quando comecei a acompanhar mas desde 2008 é certeza, pq sempre tive leitor de rss instalado no pc e tenho alguns blogs assinados pra ler coisas interessantes.. e sempre venho acompanhando pq as postagens sao de alto nivel e com assuntos mto interessantes.. Entao é como falei logo após o post da uvb-76 e seguintes q sairam com mais frequencia, agora nao fico somente acompanhando pelo feed e sim pelos favoritos do chrome mesmo pq vira e mexe tem artigo novo e o melhor de tudo é poder exercer a argumentacao nos comentários! hahahaha, ao contrario de sites do tipo globo.com, terra e afins q a turma so esculacha nos comentarios, aqui todos tem inteligencia e discernimento pra argumentar com qualidade, sem ofensas e isso é que ajuda tb! Essa também é uma das vantagens de ter um publico mais fidelizado e selecionado, pq querendo ou nao a maioria vai estar sempre lendo e comentando e voce acaba que conhecendo cada um de forma indireta e até esperando que comentem ou lhe contestem em algum comentário para voce poder fazer o mesmo!.. Enfim, é show, como foi dito, vida longa ao MG!!!!

      • com certeza!! tenho olhado os posts mais antigos, os desse ano todo eu ja vi, vou comecar a ver dos anos anteriores pra relembrar alguns e comentar outros…kkkkkkkk.. olhando pra estes, eu ate comentei no da maquina q o kra fez de fumar cigarros e mostrar a belezinha que é o vicio, fora outros como o da estatua que girou em torno do eixo num museu esse ano, etc.. mta coisa boa msm, se o kra brincar, passa horas folheando o site como se um livro fosse! e sai com o mesmo conteudo, pq o que mais tem aki sao assuntos dos mais diversos e opinioes, contrarias ou a favor q enriquecem ainda mais o conteudo! vlww

  29. Philipe,

    Sou talvez a sua leitora mais antiga..rsrsrs. Comecei lendo seus escritos antes mesmo do blog. Eram as redacoes que uma professora mandou que vc escrevesse todos os dias. Ia no seu quarto e arrumando sua mesa descobria suas redacoes. Ah! Como era divertido. Adorava.

    Algumas vezes pensava: ” esse menino leva jeito! Herdou o talento da escrita desde seu bisavo, seu avo, seu pai…

    Fico muito feliz pelos seus milhoes de amigos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

    Sei que escrever e uma arte. Sempre soube que vc era um artista!

    Pois bem, como uma das suas primeiras leitoras, nao paraquedistas, ou serei eu uma tambem? Sei la! Mas sendo uma fiel admiradora sua, desejo que vc continue escrevendo e criando e fazendo de cada leitor um amigo, de cada leitor uma pessoa! Somos antes de tudo pessoas que escrevemos. Merecemos mais do que ser tratados como numeros.

    Um forte abraco e que seu blog continue a despertar amigos mundo a fora!

    Bjos da mamae Gump Maria Goreth!

  30. Esses dias estive ouvindo um podcast onde recomendaram esse blog, e como sempre estou atrás de conteúdo interessante, decidi entrar.

    Bela escolha eu fiz, descobri um blog recheado de conteúdo diferenciado e de qualidade, consegue abordar os mais diferentes temas de forma que fiquem mais interessantes, mesmo apresentando textos gigantes.

    Realmente, muito obrigado pelo trabalho feito aqui,

  31. Sem dúvida nenhuma este é o melhor blog do Brasil para mim.

    Concordo que os posts nestas últimas semanas estão espetaculares e vi pessoas que jamais imaginaria que pudessem ler o blog, compartilhando no facebook links sobre a usina nuclear e sobre o Everest.

    Acompanho o blog a muito tempo e é sensacional como o mundo gump não sucumbiu a onda de memes (teve muitas coisas engraçadas, mas ficou massante) e continuou com as postagens com excelente qualidade.

    Gostaria de deixar claro que meu post favorito no blog é sobre a rádio UVB-76. Amo esse assunto.

    Vida longa ao mundo gump e todo sucesso do mundo para você.

  32. Valeu Philipe, vc merece. Visito seu blog quase todo dia porque acho vc um cara sem cera (sincero). Vc é o que é. Não o que querem que vc seja, a até mesmo, se me permite, o q vc mesmo gostaria de ser, mas simplesmente o q vc é. Isso é muito difícil de se encontrar. Siga sendo vc mesmo, acertando, errando, se desculpando, mudando de idéia, voltando para a idéia que vc tinha mudado, etc. Parabéns!!

    • Eu não consigo ter uma visão muito clara de como eu sou, mas eu vou levando. nem sempre a gente acerta, (se eu acertasse tudo em 4000 posts eu estaria num nivel Jedi) mas é importante reconhecer os erros e valorizá-los, pois eles nos ensinam mais que os acertos.

  33. Poxa vida Philippe…eu tô aqui desde o início…não comento muito mas sempre adorei o seu blog…parabéns mesmo cara! Continue assim, quem sabe vira até presidente? kkk!

  34. Eu também faço parte dos que caíram de paraquedas aqui a quase 1 ano. Desde então descobri muitas coisas gump que eu as classifico como: “Morro mas não vejo tudo” ou “Pare o mundo que eu quero descer” e “É de cair o cu da bunda”, de tão inimagináveis que são!
    Philipe,eu sou EXTREMAMENTE grato a você por campatilhar conhecimento com nós,seus leitores quase que diáriamente.Enfim um simples parabéns não seria suficiente para resumir seu belíssimo trabalho que vaí muito além de disso! 😀

  35. Parabéns Philipe!

    O post da UVB-76 me trouxe aqui também e não saí mais.
    Já recomendei seu blog para vários amigos e acesso ele diariamente, seus textos são muito bem escritos e o conteúdo é excelente!

    Abraço!

  36. “Tamo junto”
    Acho que o primeiro post que eu li no seu blog foi na época em que você começou a fazer a estátua do John Locke. De lá pra cá eu nunca mais desgrudei do blog. Pulei junto de servidor em servidor. Vi o blog fechar, vi o blog reabrir. Vi gente achando que ficção era fato real, e vi gente achando que a realidade era fantasia. Acho que são essas coisas que fazem o leitor voltar sempre. Aqui tem conteúdo de altíssimo nível!

  37. Leitor recente, mas agora sempre antenado nas possíveis conspirações de dominação global! @[email protected] kkkkkk
    Enfim, não é pra menos o blog é show de bola!

    E enquanto você escrever, tenho certeza que muitos como eu continuarão lendo.

    MUNDO GUMP! õ/

  38. Philipe,

    Eu leio o Mundo Gump há muito tempo. Mas somente agora resolvi comentar em alguns posts.

    Este meu comentário nada mais é para lhe esclarecer o seguinte: Não é você quem tem que nos agradecer, mas nós é quem devemos lhe agradecer. Agradecer por suas histórias, suas reportagens, sua paciência com os leitores e seus comentários… Agradecer por você transformar o Mundo Gump numa fonte de relevante conhecimento (o que não se encontra facilmente na internet).

    Que essa marca de um milhão se multiplique sempre e cada vez em menos tempo.

    Abraços deste leitor assíduo.

  39. Phi, parabens! Vc merece mesmo. Ja mijei de rir com muitos posts seus. Ja fiquei ansiosa tb esperando a continuacao de alguma historia.
    Continua assim que vc vai conquistar mto mais leitores.

    Beijos da sua irmã.

  40. Saiba que fui um paraquedista e hoje sou daquele tipo que lê o posto TODO. Saiba também que a graça do site é a profundidade dos assuntos tratados. Alguns assuntos merecem sim todas as 150 páginas do WORD. O artigo sobre a rádio fantasma russa que emite sons estranhos há décadas é um clássico do site. Tão espetacular que já enviei o link pra algumas dezenas de pessoas.

    Parabéns e longa vida aos posts longos.

    LumbarJam

    • É isso aí, Fabio! Em breve pretendo retomar os posts mais completos, com mais pesquisa. Hoje o que limita muito é a questão do tempo, eles consomem muito.

  41. Philllllllllllllll meu caro!!!!

    Parabéns!!! Você em degrau em degrau está chegando lá! Continue que daqui a pouco 1 milhão será por dia! E, mesmo que dê 2 acesso por mês, sei que pra você, será como 1 milhão. Um dos poucos blogueiros (se assim pode se dizer) que mantêm contato direto com seu público. Que defende, briga, ensina, aprende…

    Não cheguei a conhecer na época do blogspot, mas o Mundo Gump (que por sinal entro 261 vezes por dia) já faz parte da minha humilde vida há 5 anos.

    E vamos que vamos!!! hehe

    Parabéns de novo!

    Abraços

  42. Eu acesso desde muito tempo, anos, mas não comento muito. Nem sempre estou de acordo com as opiniões postadas, mas gosto sempre de lê-las, pois são bem construídas e não partem de radicalismo.

  43. Parabéns Philipe, você está colhendo os frutos do seu trabalho, só isso. Acompanho o Mundo Gump da época do blogspot, que ainda está online por sinal; rs. Caí lá outro dia sem querer… Também acho que nós leitores que devemos lhe agradecer. OBRIGADO!

    • Valeu Cristiano! Sabe que eu larguei ele online pra trás aí e ele ainda tem uma boa visitação? Deve ser pq o blogspot tem aquele esquema que os usuarios pulam de site em site dentro do blogspot.

  44. Seu blog é muito bom e você merece todos o acessos e muito mais, você escreve muito bem, de uma maneira que deixa o leitor interessado em saber mais sobre os assuntos e ler todos os posts, inclusive os que são muito extensos! eu e meu marido sempre lemos seus posts e nos divertimos muito. Que você chegue logo aos 2 milhões!

  45. Então me agradeça, porque indiquei umas 3 ou quatro pessoas!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrs

    Fora os brinks, Mundo Gump é demais e você está de “muitos parabéns”!

  46. eita o blog ta on dez de 2006??!?
    e eu achando que ja acompanhava ja faz um tempinho kkk
    Parabens aew Philipe espero que vc continue assim, pensando mais nos leitores do que no dinheiro…

    Vou deixar algo registrado aki que ta me incomodando um pouco, que é este novo design do site, vir a imagem (gigantesca) antes do titulo é muito ruim, antigamente eu batia o olho no titulo e tinha uma ideia do que via ali mas agora eu entro no site e pipoca na minha cara uma imagem forte ou desagradável… (claro isso é para casos de posts nojentos)

    • Tá véio né? Tem mais de 4000 posts essa bagaça. Nunca imaginei que teria tanta coisa. Sobre as imagens, ja tem tempo que não tem nada muito nojento aqui, né?

  47. Deixo aqui a minha impressão. A internet para mim se tornou um lugar monótono em vista do que era há alguns anos em que tudo era novidade. Hoje nada mais é novidade. A internet para mim serve para escapar um pouco da rotina diária e evitar de ligar a tv, pois não me identifico com o seu conteúdo. Eu tornei-me exigente com o conteúdo que busco na net. Procuro ao máximo, ocupar o meu tempo com coisas que realmente tragam beneficio a mim e acho que a cultura é uma delas. É sagrado, mal ligo o pc, tenho 5 sites a qual tenho de verificar se há algo novo para ver. Não gosto de deixar passar um dia sem abrir determinado site, porque sinto que o meu dia terminará incompleto. O Mundo Gump é um deles que aparece nas prioridades da barra de pesquisa. Lamento não comentar muito, pois acho que a minha opinião nada vai acrescentar à matéria, que de passagem é muito bem argumentada, pesquisada, elaborada e publicada. Quando comento, é porque realmente acho necessário, seja para propor alguma ideia, seja para expor as minhas dúvidas. O respeito que existe neste site é de louvar e a atenção dada a nós não fica atrás. O Mundo Gump por ser tão vasto e por abordar assuntos tão esquisofrenicos, indo contra a banalidade dos outros sites, recria a cada post a sua fórmula de sucesso, que não deve ser mantida, mas sim aprimorada a cada publicação. Nunca hierarquizei os meus posts favoritos, porque seria menosprezar o trabalho feito pelo autor. Posso afirmar que toda, TODA publicação contribuiu de alguma forma para o meu aumento de cultura, quer pelas expressões, quer pelas palavras que desconheço, quer por significados e por temas que exigem uma pesquisa paralela ao site. É por essas e por outras que acompanho o site desde 2008, encontrado justamente por estar a procura de algo que ocupasse bem o meu tempo vago. Parabéns Philipe.

  48. dai Philipe,então.Graças ao seu blog “adotei” na minha redação do enem a sua forma desenvolta,lúcida e inteligente de escrever sobre diversos temas e adivinha? nota máxima.Se hoje curso uma faculdade com certeza foi por sua causa Philipe.Tinha uma dificuldade absurda em me expressar,e com as leituras que venho fazendo no blog meu cérebro “se expandiu” e agora ficou super fácil escrever.me passa o número da tua conta,te devo uma,vlw Philipe,forte abraço.

  49. ah sim…e vim parar aqui por causa do fantástico post sobre a rádio fantasma russa,e a máquina de levitação.
    não sei porque raios estava procurando isso e vim parar aqui.é o blog que eu mais leio,sem sombra de dúvidas,já li todos os posts e gostos dos posts gigantes,são os melhores.abraço philipe.

  50. Philipe, se alguém tem que agradecer aqui, somos nós, e eu inclusive agradeço pela sua influência, pois foi graças a você que eu passei a levar a escrita mais a sério. Lembro de quando caí aqui de paraquedista em agosto de 2010, estava procurando sobre cachorros no google e caí em um artigo daqui sobre um cara que costurou partes do cachorro morto no próprio rosto. E a partir desse artigo eu fui vendo no lado direito da tela vários dos seus contos e aventuras (era outro tema que o MG tinha). Confesso que eu nunca ri tanto como naquele dia. Vi contos como Zumbi, A Busca de Kuran, e um dos seus auges aqui, A Caixa, e fiquei literalmente babando, pois você tem uma escrita poderosa, e agora me cagando de medo lendo As Crianças da Noite. E assim como muitos perceberam, eu também percebi que houve um aumento significativo de qualidade nos posts dos últimos dias, como o post da rádio UVB-76, do Monte Everest, dos Caldeirões da Morte na Sibéria, dos atentados na Síria (melhor eu parar por aqui senão eu faço uma lista imensa). Philipe, se o Mundo Gump chegou a 1 milhão de leitores, é porque você faz por merecer e também porque você se importa conosco, os seus leitores. Muito obrigado Philipe, por todo este conteúdo. Um abraço deste que paraquedista que já tem mais de 3 anos que virou leitor fiel e assíduo.

  51. Nem lembro mais quando descobri o Mundo Gump, mas faz tempo.

    Eu gosto tanto que não consigo achar nenhuma palavra que consiga expressar o quanto de elogio que você e o Mundo Gump merece, então vou só deixar as minhas congratulações e agradecimentos.

    Parabéns e muito obrigado!!!!

  52. Olha, eu discordo em muitas coisas de você.Sou bastante crítico em relação ao que leio aqui, acho que tem muita bobagem , e acho você meio chato , mas tem muitas coisas , muito interessantes e eu te respeito.Você escreve bem, é inteligente e esforçado, faz um trabalho muito bom de pesquisa.Te acompanho faz uns 4 ou cinco anos por isso digo que você é um vencedor.Parabéns pelo seu trabalho.

  53. Eu comecei a ler o site pela história do MIB e tal, foi do caralho, ahahah. Até hoje tá aqui favoritado e nos feeds.Cê devia tá no “Alagoas Social Media” man! xD

    Parabéns!

  54. Parabéns Phelipe!!!! Fico muito feliz por vc e pelo MG, como já te disse outras vezes e digo novamente com orgulho, o MG é o primeiro site que abro todos os dias, adoro tudo, até assunto que geralmente não curto, leio, pq gosto da SUA maneira de escrever e se relacionar com seus leitores.
    Muitas vezes recomendo o site e quando o faço, digo que é um site de um “amigo”, rsrrs, sim, pq quem vem todo dias, cria um vínculo com vc, com o MG e de tabela até com sua família, vc não sabe como eu fiquei feliz por vc quando disse que iria ser pai, era como se alguém da minha família tivesse “grávido”, pensei até em mandar um presentinho pra Nívea, mas achei que ficaria meio freak, rsrsr!
    O que mais gosto de ler são as suas experiências pessoais, em segundo, os contos e em terceiro as gumpisses desse mundão!
    Mas tenho uma pergunta a fazer: Vc já foi reconhecido por algum leitor do MG na rua? Se sim, como foi essa experiência?
    Bjos, Juju

    • Oi Juliana, valeu mesmo! Podia ter mandado o presente, sem problemas eu não ia achar nada freak, hahaha.
      Sobre ser reconhecido, já aconteceu sim, algumas vezes. A mais estranha experiência foi a primeira, quando eu tava andando no shopping com a Nivea e veio um cara, chegou pra mim e disse:
      “-Cara me desculpa, não me leve a mal, mas você não é o Philipe do Mundo Gump?”
      Eu disse que era e ele falou que era um fã, que gostava muito do blog e tal. Ele disse que a namorada dele tava morrendo de vergonha dele vir falar comigo assim do nada, mas foi bem legal. Eu gosto quando os leitores aparecem. Foi pena que nesse dia eu tava indo embora do shopping, senão tinha chamado eles para comermos uma pizza.
      Outra vez que aconteceu foi num restaurante, mas eu não lembro direito como que foi, graças aos chopps.

      • Que legal!!! Deve muito legal ser reconhecido na rua pelo seu trabalho e por sua dedicação a esse espaço tão maneiro que é o MG!!!
        Lembra que te falei do meu padrasto, da história dos macacos e tal… pois é, ele não veio ao Rio ainda, mas acho que o verei no final do ano, de qualquer maneira tenho uma parada pra te contaaaaaaar: Ele é piloto de helicóptero, como já contei, ele tem muitos amigos que tb são, nós conversamos no telefone esses dias e ele me contou que o amigo dele, piloto tb, estava voando próximo da cidade de Guarapuava, e simplesmente, ele viu um OVNI do tamanho de quase a cidade inteira, em plena luz do dia!!!!!! Ele disse que foi até notícia de jornal, mas que como estamos no Brasil e e tal, esses coisas são deixadas pra lá!! Cara, achei incrível…
        Vc coube alguma coisa sobre esse acontecimento, com seus amigos ufólogos?????
        Bjos
        Juju

  55. Só uma coisa Philipe, como eu escrevi no primeiro post e ontem em um dos seus contos, um amigo mostrou um post seu e nunca mais parei de ler.
    Eu faço parte desse um milhão de pessoas e com orgulho, não é só você que fica feliz quando ve isso, nós leitores também, pois sabemos que você não vai nos abandonar.
    Parabens por tudo, você é o cara.

  56. Cara… parabéns!
    Mas tem algo que ajudou, lendo esse blog desde minha conexão discada sei que você também é muito inteligente e tem uma família que incentiva o uso da mente, nada vem do nada.

  57. Não lembro quem me indicou, mas foi por eu gostar de coisas gumps, virei leitor daqui bem antes do Juca e do cara que te seguia e hackeou o site ficando inacessível, lembro de ficar vidrado a cada atualização da história, e depois pensei “mais que fdputa” quando confessou toda a farsa, só fiquei imaginando teu amigo indo p sessão de fotos de cueca p ser “torturado” e o que levava uma pessoa a fazer isso, mas lendo toda a postagem da explicação, achei muito legal, e desde ali decidi continuar visitar o site sempre, sempre indico p alguém que goste do tema.

    Quase nunca comentei aqui :(, nem que seja p dar um parabéns, mals por isso.

    Parabéns!

    Suneko.

  58. Eu vim de para-quedas e nunca mais saí. Todos os dias abro esse site para ver os novos posts e as novas histórias. Voltei até a página 800-e-não-sei-quanto porque queria saber mais sobre a origem desse site maravilhoso. Você me cativou, Philipe, e acho que isso é a maior marca que um blogueiro, um escritor ou um contador de histórias podem alcançar. Obrigado por esse trabalho lindo, diversificado e bem pesquisado. Eu espero que o blog só melhore, conquiste mais leitores e traga mais histórias incríveis para conhecermos. Você me incentivou a criar o meu próprio blog, que se inspira na sua forma de conversar e compartilhar interesses. Não sei se atingirei sua marca, mas esse não é meu objetivo. Meu objetivo é compartilhar sem escrúpulos, achar essa paixão que você tem pela gente que lê seu blog, que cresce com você enquanto você cresce com a gente. Eu li seus primeiros posts. Você já não é aquele cara. E eu tenho certeza absoluta que o Mundo Gump ajudou nesse seu crescimento. Parabéns, muitos parabéns, e nunca pare. Você merece o milhão que ganhou. Grande abraço.

  59. saudações Philipe, sou um dos que entra faz tempo e nunca comento :] se existe alguns IPs de acesso de Cascavel-PR, eu que ajudei na divulgação hahhhuashuas
    fiquei sabendo na ocasião da entrevista do Agora é Tarde do Gevaer que você trabalhou com ele (apesar de não saber a proximidade atual de vocês). sou da cidade natal dele e tive aulas com um amigo de infância do mesmo, ele comentava nas aulas…e tem até parte da entrevista desse professor no Jô falando sobre http://www.youtube.com/watch?v=pLa6FKgz7LY
    conheço o mundo gump desde a época de o relato de um mib, na verdade nem sei como encontrei seu blog…outras épocas, quando sites te levavam a outros sites, e não tinha essa ganancia por publicidade…internet raiz hahhahauha
    enfim, fiquei feliz em saber que o Prof. Nailor, que é uma pessoa fantástica, tem alguma ligação contigo..ligação distante, igual primo de terceiro grau (lugar bom pra trocadilho com contado, faltou a ideia), mas tem ligação. em algum conjunto de sinapses minhas se formou essa conexão…porque a admiração é semelhante, pelo professor e pelo seu trabalho. Parabéns pelos rock in rio!

    • Oi Guilherme. Sim, eu trabalhei com o Gevard por um tempo, quando fui consultor de arte da revista Ufo. O Nailor é muito inteligente, gosto muito do trabalho dele.
      Um abração

  60. Em meados de 2007 estava procurando algo sobre ufologia para me distrair um pouco e foi quando eu vim parar aqui por causa de O relato de um MIB, fiquei encantado com esse conto acreditando q era verdade kkkk, (isso se não for verdade mesmo) ficava aguardando ansioso pelas continuações e enquanto vc bolava as continuações eu ficava clicando nas postagens mais antigas e ficava horas lendo muito, até em horário de trabalho eu lia um pouquinho.
    Hoje sou um dos grandes fãs desse site e de você também Philipe q foi crescendo não só em leitores mas em qualidade de postagem tb, por que aqui tem de tudo e eu gosto de tudo isso q tem aqui, curiosidades, tecnologias, ufologias, bizarrices e etc.
    Continue assim sempre nos brindando com seus contos e essas bizarrices que tem pelo mundo afora, um abraço!!!!

  61. Eu quase nunca comento aqui, sou uma daquelas pessoas que voce citou: “nao comentam, mas leem e estao ali”. Essa sou eu! Leio seu blog ha anos, adoro muito, acho que os posts mais antigos que lembro bem sao da primeira vez que voce foi jantar sushi (maionese de alface, ri muuuuito!), alguns posts sobre sua viagem a manaus, adoro suas historias pessoais, e ultimamente os posts estao gigantescos! E deliciosos… Sem saber, fui uma das pessoas que ajudou no boom da materia sobre o Everest, pois assim que terminei de ler, postei no meu muro no facebook, e como outra pessoa falou ai nos comentarios, se voce acha que nos cansa ler posts tao longos, na verdade o que acontece eh que fica obvio o trabalhao que voce teve e a dedicacao em buscar informacao e ter certeza de que eh informacao correta, e depois isso aguca nossa curiosidade, e acabamos passando o dia inteiro pesquisando no google mais e mais informacoes sobre aquele mesmo tema! Muito obrigada por dedicar seu tempo a saciar nossa sede de conhecimento sobre assuntos extramente gump!!

    • Show de bola, Nalini! Brigadão mesmo por divulgar o post do Everest. Ele foi um dos responsáveis pelo boom de acessos em outubro. Pode ter certeza que farei outros! Há muita coisa curiosa por vir! Abração

  62. Parabéns Philipe, isso tudo é fruto do conteúdo extraordinário que o MG tem, e a forma que você conta tudo.
    Eu passei a acompanhar o MG depois daquela materia a “incrivel cidade fantasma surge na china impressiona ate cientistas” no começo do ano (foi um camarada que postou no facebook) e a partir daí passei a acompanhar sempre(já li boa parte aqui do site e acho que não li nem 20% ainda).
    Na condução insana aqui de sampa a melhor alternativa é ler algo, melhor ainda se tiver conteudo.

    Suas estorias são as melhores, precisar postar mais delas, são altas risadas
    Vida longa ao MUNDO GUMP!!!

    • Valeu Tico. Eu posto pouco as histórias, pq me tornei uma pessoa mais normal com o tempo, e me meti menos em roubadas. Sempre que eu me lembro de alguma história doida da minha vida, eu escrevo ela aqui, mas como eu não invento as aventuras, eu só posso contar quando elas acontecem. Abração!

  63. Parabéns mesmo, o meu caso não foi de paraquedismo foi de re-entrada atmosférica! Eu sempre vaguei pelo google a procura de sites “curiosos” para ler, comecei nos idos do anos 2000 no site http://www.fenomeno.matrix.com.be [que nem existe mais] e li o site inteiro, agora bato ponto aqui no Mundo Gump pelo menos 3x na semana, vendo se tem um post novo e lendo os antigos, aliais, como vc disse que tem mais de 4000 posts, não tem nenhum indice? Ajudaria pacas achar posts de interesse.

    • Nossa, me bateu saudades aqui do fenômeno.matrix EU gostava daquele site tb!
      Tem índice sim, mas estava desativado, pq o plugin que eu usava deu pau (acho que ultrapassei a quantidade que ele era capaz de gerenciar). Mas já instalei outro. Está ali no menu superior. Vc pode acessar tb pelo link: http://www.mundogump.com.br/arquivos/

  64. Acompanho o blog desde O Relato de um MIB, e ñ sou de comentar. Mas sou fiel, te acompanho pelo feed desde então. Já tive a oportunidade de te encontrar rapidamente no lançamento do livro (q adorei).
    Sei q ñ tem nada com o tema do post, mas me lembro de sentir uma alegria muuuuito grande quando soube q vc ia ser pai, pois sabia q era um desejo antigo.
    Desejo muito sucesso pra ti, sempre!

  65. Eu mesma caí no teu blog a muito tempo, pesquisando no google! E desde o primeiro dia, fissurei, adoro a tua maneira de escrever, as pautas que cria, vai contra o senso comum. E os “causos” e contos, não preciso nem dizer né! Passo quase todo dia, é obrigatório para o momento relax-edificante do dia. É muito raro comentar, mas sou das fiéis tb. Parabéns Philipe, muito sucesso na tua vida!

  66. A palavra mais bonita dessa matéria é Leitores. Acredito que pouco de leitura muda sim o ser humano, não todas, mas algumas, esse blog é muito completo e sua competência em investigar e claro, não deveria deixar de ser, ser parcial e por seu ponto de vista é fantástico. Você cava a finco uma gumpzisse desse mundo cruel e belo. Eu acompanho esse blog desde alguns meses antes de você ir no Jô, e notavelmente, vejo que a diversificação do seus posts foram ótimos. Só os de fotografias de insetos do seu quintal que não me atrai tanto hehe. Você não é um Saramago, mas saiba que sua escrita melhorou muito, cada vez maneira que você conduz seus posts está melhor, isso graças ao treino. Duas vezes fiquei assustado nesse blog, quando você falou que dependendo da economia dessa país postaria menos, e quando o Google fudeu essa porra toda e você teve que reupar muitas coisas. Que mundogump, continue, pois “a verdade está lá fora.” . Espero que esse um milhão torne-se um dia dez milhões. Boa sorte na vida, e experimenta o peixe da diarreia para termos outra boa história de suas cagadas.

  67. Eu lembro de como cheguei aqui. Um cara no fórum Soldat Brasil (que hoje vive às moscas) compartilhou aquela história que você ia até a torre do Niterói Shopping e vinha uns policiais achando que você era drogado e gay, EAHUIAEH. Ri pacas com o menino que “descia os degraus de 6 em 6 igual o homem aranha”, desde então nunca mais saí.

    E agora eu li denovo, puta que pariu HAUHAEUHEA. Sempre rio do ” balé tô raso, tô fundo”.

  68. Como era de prever, a quantidade de comentários também bateu record, tanto que vim primeiro escrever para depois ler todos, mas já sabendo que seriam só elogios que é claro você merece de montão.
    Dentro desse “milhao” me sinto um privilegiado por ter tido ALGUMAS (muitas) vezes a tua atençao, (brotou uma lagrima nos meus olhos, embaçou) e como v. disse, nos sentimos muito próximos e como leitores mal podemos esperar pelo próximo artigo, e vimos aqui todo instante para ver se tem novidades!
    Talves vale lembrar que “brasileito” gosta de ler. Ele não gosta é de (talvez pelos custos, não sei) comprar leitura, mas como aqui é quase de graça, fique tranqüilo que estaremos por aqui e juntos por muito termpo. Um abraço MEU AMIGO , e que DEUS te abencoe a à todos os seus familiares e leitores, que cressam ainda mais para que continue ampliando nossos horizontes de conhecimento, alegria e esperança em dias melhores para todos. Abracos, muitos ABRAÇOS, mesmo!

  69. Cara, não faço a menor ideia de quando nem porque parei aqui no seu blog, mas lembro que um dos primeiros textos que li foi o Relato do MIB, que já tinha acabado fazia um certo na época. Mas lembro que comecei a ler e, mesmo sendo uma leitura atrasada, comecei a “acreditar desacreditando” que aquilo pudesse ser real. Foi muito maneiro! E depois disso, passei a ler assiduamente, comentando e clicando nos banners vez por outra, que é pra dar uma ‘moral’.
    Lembro que você quase desistiu da bagaça naquele episódio em que o google te cortou e lembro de vários perrengues com servidores, vírus e por aí vai!
    Meus mais sinceros parabéns, e achei super maneiro e emocionante o depoimento da tua mãe aqui nestes comentários. Acho super legal ela (e pelo jeito tua família, pois vi o comentário da sua irmã também) acompanharem você por aqui.
    Abraço e sucesso!

  70. Eu acompanho desde o nascimento, e nunca comentei, mas parabens!!!!
    Seus textos e suas pesquisas para faze-los mostra o valor que voce da para o leitor!
    Quando crescer quero ser igual a voce!

  71. Acho os comentários um diferencial em qualquer blog. Conteúdo, atualmente, copia-se. É bem capaz de conseguir ler um texto seu em outro blog, um texto que foi copiado daqui e jogado lá. Mas os comentários, e as discussões geradas a partir deles, esses, não são copiados. Só existem aqui, são únicos. E, muitas vezes, os comentários são melhores do que o próprio conteúdo de um blog. Portanto, continue com seu estilo, Philipe. Nós agradecemos.

  72. Só quero deixar registrado que o Davi não é o único herdeiro do MG!!! Esse patrimônio maravilhoso tb é meu!!! Graças a Deus e ao meu talentoso e competente marido!!!

  73. Primeiramente parabéns pelo blog. Um outro amigo meu blogueiro mandou o link desta matéria, li e dei uma passeada pelo conteúdo, que é de primeira. Segundamente – 😉 – parabéns pela marca de um milhão de leitores. Não é todo dia, não é qualquer site, principalmente os que tem conteúdo próprio e relevante que atingem este nível. Como blogueiro iniciante eu vivia preocupado com números, mas a pouca experiência que já tive e principalmente o que tenho lido de outros blogueiros sobre o assunto me levam a crer que o foco é qualidade no texto, mesmo que sejam poucas postagens. Um bom conteúdo atrai leitores do mesmo nível, creio eu. E como sabemos, estas duas coisas não são a maioria na internet, mas sempre alcançam o seu espaço merecido 🙂

  74. Eu e meu marido sempre estamos lendo o Mundo Gump e o engraçado é que eu tenho você adicionado no facebook mas meu marido não e nós falamos de você como se fosse um amigo.Tipo…amor o que o Philipe postou de novo?
    Sempre vai ter uma materia ou um conto interessante , ou até mesmo as coisas que aconteceram com você,como por exemplo a história do sushi lembra?
    Então sempre estamos aqui mesmo que não deixemos algum comentario.
    Parabéns e você merece!

  75. Nhém… não olho mais todo dia. Já li todo o passado, e hoje doi uma zapeada a cada 5-10 dias, e leio todos os posts antigos. Mas concordo contigo, relação real pelo meio virtual. E parabéns, você merece. Afinal, te sigo há uns 6 anos só….

  76. Cheguei aqui pq participava de uma comunidade de Ufologia no orkut e postaram um link do Relato de um MIB por lá. Lembro que poucos dias depois vc revelou a far… digo… o realismo fantástico… cof cof… e eu te xinguei de maluco e sociopata nos comentários kkkkkkkkkkkk
    Mesmo tendo ficado puto com a enganação, coloquei o blog nos favoritos pois vi que não era só sobre o Relato, e acompanhei os posts novos, e voltei algumas páginas pra ver os velhos também (já cheguei a ficar 2 dias inteiros olhando posts antigos e morrendo de rir com coisas como “Comida Chinesa”, “Roubei um Cadáver” e “O dia em que eu me caguei 2” kkkkkk).
    Acho que meu segundo comentário aqui foi corrigindo o nome científico de uma espécie (sou biólogo e ADORO seus posts sobre criaturas estranhas), e vc respondeu algo como “Cara, não importa, alguns leitores aqui mal sabem escrever” kkkkkkkkkk
    Falando nisso, vc escreve com um estilo realmente muito bom, cativante, faz o leitor desejar ver até o fim mesmo posts enormes (qual foi mesmo aquele que deu 150p de Word?), engraçado e, quando necessário, até muito profundo. Mas também às vezes coloca palavrões na boca de personagens antigos e engole algumas letras, por isso comentei mês passado perguntando se vc não queria me contratar como revisor…rs
    Quando vai ter outra entrevista no Jô, Philiphe?rsrsrs
    Estou gostando muito também dessa fase de posts grandes, bem escritos, sobre mistérios e insanidades do mundo, apesar de ter um ou dois hoaxes nesse meio 😛
    Lembro que deu briga entre amigos meus do Facebook nos comentários do meu compartilhamento do post sobre o Everest kkkkkkkkkk
    Como alguns aí já falaram, também fico feliz quando vc fala coisas boas que aconteceram com vc, como a vinda do Davi, como se vc fosse um amigo que eu conhecesse pessoalmente 🙂
    Como desenhista, gosto demais dos posts sobre arte também, e como projeto-de-escritor (tenho um livro infantil pronto, um livro de sci-fi pela metade que vc prometeu ler “quando tivesse tempo”…rs, e alguns contos) adoro quase todos os seus contos, principalmente o do Zumbi (espero que o curta fique pronto apesar do ator ter desengordado kkkk), Kuran, A Caixa e o atual, Crianças da Noite, mas também vários dos contos pequenos, de um post só, como aquele da cura do câncer.
    Te add no Facebook há poucos meses e descobri vários status tão gumps quanto os posts do blog…rs
    E obrigado de novo pelo “Revolution” no Cast 😀
    Enfim, ler o MG é um ritual semanal, e às vezes até diário, e o site fica colado na minha barra de endereços, junto com o Gmail, o Terra, o Youtube e alguns de… ahm… desentupimento de vasos deferentes :P, e eu raramente deixo de ler um post seu desde a época do MIB, mas já abri o arquivo aqui pra tentar ler tooooooooooodos os mais antigos, desde 2006, vamos ver se eu consigo…rs

    • Valeu mesmo, Hermínio. Muita gente ficou puta com aquele lance do Relato de um Mib. O doido la do Doclottalove até chegou a me ameaçar de morte, hahaha. Foi um momento meio louco mesmo.
      Não sei se haverá outra entrevista com o Jô. Se me chamarem, eu vou.
      O post gigante de 150p é a Saga de Varmod.
      Vc viu o post da mariposa real? Achei ela morta hoje. Completou seu ciclo de vida.

      • Não vi essa saga, mas vou ver agora.
        Vi a mariposa sim, impressionante o fato de eles não se alimentarem na fase adulta, serem só máquinas de sexo…rsrs

  77. ahh, estava aqui no meu smartphone hoje e deu uma vontade de acessar o MG, foi ai q me veio uma ideia.. seria viável a criacao de um aplicativo para android para acessar as noticias e sempre ser notificado de novas materias no site? pq as vezes eu ate acesso pelo chrome do smart, mas creio q vc visualizando o conteudo dentro de um app ficaria bem mais acessivel e agradavel de ler, enfim, vc poderia tb implementar o estilo do site no app, criar um tipo de paginacao especifica como se o leitor estivesse com um livro digital em maos, ao folhear as materias com um simples passar de dedos na tela, enfim.. foi o que eu pensei hoje quando estava deitado e afim de acessar o site!!.. sei q essas paradas sao um tanto trabalhosas, complexas até pra quem já manja e trabalha com isso, mas seria akela famosa e nao menos conhecida redundancia engraçada do “plus a mais” pros leitores.. pensa ai nessa possibilidade..

  78. de uma certa forma se essas um milhão de pessoas virarem zumbis e forem jogadas no centro de uma cidade movimentada, teríamos o que poderia ser o inicio de um apocalipse zumbi!

    falando nisso, se acontecer um apocalipse zumbi de verdade quantos anos você acha que a raça humana iria sobreviver?
    você acha que seria possível fabricar munição e peças para manutenção do armamento, ou os mesmos ficariam inúteis depois de um tempo nos forçando a voltar as lanças? (lanças ao meu ver é uma opção mais segura pois ataca de uma distancia segura e causa um bom estrago)
    e para a explicação do acontecimento do apocalipse “bombas biológicas jogadas em áreas militares e grandes centros populacionais que imobilizam o uso das forças armadas” acho essa explicação legal pois assim explica como o as autoridades falham no caso de apocalipses zumbis em filmes :3

    eu queria saber também se você faz streams respondendo perguntas dos leitores ao vivo^^ (caso não fizer acho que seria uma ideia legal =D)

    • Cara nunca pensei em fazer um stream. Podemos fazer um se a galera topar!
      Sobre minha visão do apocalipse, é curioso me perguntar isso, ja que neste fim de semana estive conversando com meu amigo Paulo Rogério justamente sobre isso.
      Minha impressão é que um apocalipse zumbi teria diferentes estágios, todos bem separados e bem distintos entre si.

      FASE 1:
      Na primeira fase, haveria ainda sombras da vida cotidiana. A comida ainda seria abundante nos grandes centros e nas periferias. Por outro lado, a grande densidade populacional tornaria os centros praticamente inacessíveis. Os zumbis em frenesi não se concentrariam em uma presa somente, mordendo e atacando indiscriminadamente todos os que vissem. É justamente isso que causaria a montanha de zumbis na fase 2.

      FASE 2:
      Começa a primeira grande onda de zumbificação. A massa de pessoas contaminadas começa a morrer, os grupos de pessoas sadias isoladas começa a descobrir infectados entre eles (é esta a parte mais explorada em filmes de zumbi). As ruas se tornam desertas e sair se torna um risco. Os zumbis dos grandes centros começam a se agrupar em grandes massas. Há ainda muita carne disponível, de modo que esses clusteres de mortos vivos ainda estão localizados e estacionários. Começa a faltar alimentos. As comidas perecíveis já estão praticamente zeradas. Grupos humanos se polarizam e a lei do mais forte começa a imperar.

      FASE 3:
      Na fase 3, os grupos humanos protegidos enfrentam a fome. O volume populacional humano chega no nivel mais baixo. Países inteiros são extintos. As doenças, motivadas pelo excesso de carcaças, moscas e animais peçonhentos dispara. As infecções se tornarão um perigo maior que os zumbis. Há escassez completa de antibióticos. Os elementos mais valiosos da fase 3 serão os antibioticos e largo espectro e a água, já que os reservatórios irão se contaminar. Sem as estações de tratamento funcionando a água ficará parada e se estragará rapidamente.
      Nesta fase, os zumbis sem comida começam grandes “procissões”, atuando como um imenso enxame que vaga aleatoriamente. Eles vão destruindo tudo por onde passam, como ondas da morte.
      A fase 3 impele os humanos que sobreviveram a uma guerra entre si, pelos últimos vestígios da sociedade. Combustível, abrigo, alimentos. Quando a área é dilapidada, os grupos também se tornam nômades. As hordas de zumbis perseguem estes grupos. Ninguém mais está ou tem motivo para estar estacionário na fase 3. A escassez de alimentos começa a deixar os zumbis mais agressivos e espertos, denotando uma inteligência rudimentar.

      FASE 4:
      A desestruturação social atinge o ápice. Os grupos começam a se decompor, pois todos precisam sem guerreiros, mas sociedades de guerreiros baseada na força não tem uma estrutura social que garanta coesão. Começa uma polarização dos grupos humanos em sobreviventes do caos (pequenos grupos de até 3 indivíduos, sem escrúpulos, que matarão qualquer um para sobreviver) e grandes concentrações dos humanos que sobraram que tentarão buscar um lugar remoto e protegido para reerguer uma sociedade nos moldes do passado.Certamente essa será uma sociedade marcada por um patriarcado, um império ou uma organização que dá poder a uns poucos sobre uma multidão de controlados. Deve ser assim, pois as pessoas não poderão ser livres, já que todos estarão presos. Lei marcial será obrigatória para conter abusos e evitar atrair a atenção das hordas. Esses, começarão gradualmente uma vida feudal. Possivelmente estarão em áreas isoladas como montanhas, cavernas ou ilhas. 60% do tempo será concentrado em manter-se ocultos e o restante será concentrado em criação e plantio para subsistência. O maior medo desta fase deixa de ser a horda e passa a ser dos sobreviventes do caos, que pilharão e destruirão para se apossarem dos recursos.

      FASE 5:
      É possível que a fase 5 não ocorra em muitos anos. Mas em algum momento, as protosociedades restantes, que se tornaram tribos, irão começar contatos e guerras entre si. Os zumbs agora praticamente não existem mais, pois serão ao longo do tempo devorados pelas feras. Os animais selvagens sem a pressão humana, e com sobra de comida Zumbi que não foge nem se esconde, explodirão em numero. Os lobos, tigres, animais de zoologico e circo uma vez soltos, irão se reproduzir livremente. Os animais selvagens se espalharão. Esse elemento selvagem tenderá a encontrar um equilibrio homeostatico em algum momento. O perigo permanente passa a ser as disputas por territórios. As tribos começam a crescer e inchar. àreas de cidades são “limpas” e voltarão gradualmente a ser ocupadas. Mas o risco de guerra entre os poderes dominantes tornarão essa fase instável até a próxima.

      FASE 6: As cidades maiores, e grupos de cidades se unirão para formar pequenos países. Esses países maiores serão protopotências. As protopotências irão arregimentar cidades menores, tornando o mundo dividido em esferas de poder, inicialmente polarizados. Haverá uma disputa ferrenha pela dominação total do mundo a uma construção de uma nova sociedade global. Essa fase pode ser marcada por guerras e disputas. A fase 6 pode ser uma bifurcação, que leva a fase 7 ou pula direto para a 8. A bifurcação da fase 6 é uma nova reinfecção de zumbi.

      FASE 7- Reinfecção: A disputa entre as protopotências pela hegemonia pode levar a uma potência combalida a lançar mão de um último recurso, que é reinfectar pessoas e lançá-las nas demais sociedades. Uma nova onda de ataque zumbi pode ocorrer, criando um desequilíbrio momentâneo da divisão de poderes entre as novas sociedades. Isso pode levar a começar tudo novamente a partir da fase 2.

      FASE 8- Governo Global: Se a Fase 6 não cair numa reinfecção zumbi, as sociedades que restarem colherão os frutos de décadas sem a presença humana no planeta. Com fartura de recursos e territórios pode não haver guerra em muitas décadas. O clima começará a esfriar rapidamente, novas nascentes surgirão e haverá fartura de comida e recursos. A população será bem menor e poderá ser rapidamente instruída usando os conhecimentos acumulados de antes do primeiro apocalipse. As superpotências restantes que controlarão, 98,8% dos seres humanos vivos irão se unir numa espécie de ONU. Essa assembleia decidirá questões globais. Cada potência controlará seu lote de países que terão suas leis alinhadas com certos propositos. Será uma fase de concentração na recuperação do planeta.

      • acho que nos polos e locais frios o apocalipse zumbi não vai afetar com tanta proporção, pois zumbis não geram calor corporal, e somado a provável falta de cuidado para se manterem aquecidos eles ficarão congelados, principalmente no periodo do inverno, o que me leva a crer que em alguns locais da russia e canada por exemplo, o apocalipse zumbi terá um efeito muito menos devastador que em locais com clima propicio para isso (como o Brasil por exemplo).
        com uma organização mais rápida e fontes “seguras” para retirada de matéria prima é bem provavel que nesses locais que a civilização se venha se reerguer, afinal para o general inverno que já derrotou as tropas nazistas e de napoleão, um punhado de zumbis não deve ser tão dificil =)

        provavelmente no verão o povo irá migrar para locais mais ao norte e mais frios e com a chegada do inverno algumas tropas podem ir checar a cidade para ver se está tudo certo, os corpos dos zumbis uma vez congelados podem ser facilmente transportados e cremados. (esse tipo de discussão por exemplo, eu acho que seria legal em streams =D)

        • Mas esses países sofreriam muito com a extinção das outras civilizações, por perderem parceiros comerciais, e provavelmente teriam suas populações caindo pela metade ou menos, o que prejudicaria a produção de energia (para aquecedores), e no inverno seguinte a população cairia ainda mais, colocando em risco a capacidade deles de manterem uma civilização propriamente dita (urbana)…

          • creio que uma civilização aos moldes da padrão em um apocalipse zumbi seja algo praticamente impossível, já que os países são muito dependentes de suas economias. (especialmente depois da globalização)
            sobre o inverno, existem as lareiras e outras fontes de aquecimento que não necessitam necessariamente de energia (fora a madeira ‘-‘)

            realmente a alimentação será um dos grandes problemas desses países, principalmente pelo fato de não haver uma boa área para cultivo em locais muito frios, mas tendo o problema da alimentação solucionada e o aquecimento sendo possível se contornar com o uso de lareiras, creio que em locais frios sejam mais seguros em um apocalipse zumbi.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares