55 Comentários

    1. kaique

       e  mesmo eu achei imprecionante mas essas pinturas são muito estranhas

      Responder

  1. Desculpe-me dizer isso, mas esses artistas deixaram suas esculturas no chinelo hehe. Imagino a facilidade que é confundir algumas dessas com pessoas reais.

    Responder

    1. se não fosse assim, eles não estariam entre os melhores do mundo. Mas só ser citado numa comparação com qualquer um desse time aí já me enche de orgulho.
      E me deixa a questão: Será que eu conseguira fazer algo tão realista?

      Responder
      1. Madger

        então velho, eu acho que só saberá se tentar, conheço pouco de escultura e tudo mais, porém eu acho que uma obra pra parecer realista tem que ser um pouco maior (levando em consideração o aqua rex, que ficou excelente) para poder retratar melhor os detalhes e tudo mais, as obras são excelentes os primeiros citados no post eu já conhecia, mas os ultimos das criaturas bizarras e tudo mais eu desconhecia e são as que mais gostei pra ser sincero. Mas eu acho que é tudo uma questão de tentar, fazer esculturas assim deve ser bem complicado, mas eu acho que seria interessante tentar ahahaha, sim eu sei que envolvem custos e normalmente não são baixos e tudo mais, mas que seria interessante ver um trabalho seu assim, com certeza seria e com certeza tem gente que irá concordar comigo.

        Responder

        1. Pois é Madger.
          A escala maior ajuda, e muito na hora de obter um grande realismo. Mas acho que não é só isso, já que o Ron Mueck faz esculturas em escala menor, mas perto das minhas, essas são enormes, hehehe. Eu tinha muita vontade de fazer peças maiores, mas era limitado porque minha casa era pequena e não havia mais lugar para guardar. Mas agora, mudei para uma casa enooorme, que tem um tipo de galpão coberto gigantesco em cima, onde eu poderia criar até uma estátua de praça, hehehe.
          O problema não é mais espaço, mas sim material, pois o custo é alto. Esses caras não tem esses problemas de grana, pois imagino que uma escultura do Ron Mueck poderia dar grana suficiente para viver cheio da nota por anos, hehehe. Mas eu sou mané. Então, das duas uma. tenho que esperar a grana entrar, seja pelo blog, seja pelo maglev. (quem sabe até o banquinho da felicidade, hehehe).
          Daí que eu só posso me arriscar com bonecos pequenos, embora saiba que isso afete em algum grau o realismo da peça.

          Responder
          1. Madger

            hahahaha monta um pensionato aí pooooooooo ahahaha, brincadeira, mas eu imagino mesmo que seja caro, a propósito vc nunca pensou em vender as miniaturas que faz (se bem que isso daria uma dor no coração desgraçada, um belo exemplo é o aqua rex, vender uma peça assim deve ser muito foda por causa do valor sentimental que vc cria por ter feito ela e ter se dedicado tanto em algo praticamente original)?

      2. Aline Albuquerque

        Olá Philipe. Sou do Paraná, da cidade de Curitiba. Vi seu interesse pelo iher-realismo e queria ver seus trabalhos.Eu estou começando a desenvolver uma escultura hiper-realista. Vamos entrar em contato. Até!

        Responder
  2. juliana

    eu ainda não acredito que aquele quadro da mulher com o vestido branco seja uma pintura. absurdamente incrível.

    Responder

    1. Eu boto fé que aquele quadro da mulher de branco é uma foto, em que os caras fizeram uma desconstrução, pra todo mundo achar que eles foram pintando e fotografando o passo-a-passo.

      Responder

      1. Que é possível, realmente é, porém, os caras lá são reconhecidamente fodões na ilustração com aerógrafo. Ligando essas duas afirmações, eu acho que seria mais simples que eles realmente tivessem se superado do que criar um fake.
        Sei lá. Só a navalha de Occam salva, irmão!
        hehe.

        Responder
    2. Ancerg

      Aquilo é “Photoshop” drublair, procura no google! Eu sou pintor, ninguém pinta com essa qualidade em tão pouco tempo mesmo em aerografia,acho que o Sr. Phelipe foi feliz no restante, que são reais,mas esse que tem etapas,pelo amor de Deus é Photoshop! e ruim! Mas é a internet! fazer o que! Encontrei certa vez um camarada no orkut que dizia ser advogado e pinttava, nossa era de irritar a cara de pau do cara que dizia que pinturas classicas eram eram dele,digo as copias perfeitas….kkkkkk e ai foi simples,pois até os pixels iguais ele deixou….Se quiser ver minhas pinturas vá me http://www.ancerg.blogspot.com

      Responder
  3. Erick Felix

    Philipe, qual material esses caras usam?
    algum tipo de silicone, algum tipo de cera, sei la!
    tambem faço esculturas, não sei se lembra, trocamos um email!
    Parabens pelo POST.
    abraços! :B

    Responder

    1. Erick, eles usam silicone translúcido, usado para efeitos especiais. O silicone que eles usam foi inventado pelo mestre dos efeitos especiais, o Dick Smith em meados nos anos 90. No Brasil acho que não tem nada nem parecido. Tentamos criar um grupo de trabalho para desenvolvermos isso por aqui, mas até agora tivemos pouco sucesso.
      Dica: Entra no site do tal casal de escultores e olha a estátua do sujeito deitado no balcão. Lá tem o passo-a-passo e dá pra entender (só com fotos) como é o processo.

      Responder

  4. Cafaca Philipe, Cê Devia Ter Um Twitter Cara,
    Magina só que legal, agente saberia quando ce teria passado
    por uma daquelas situações ‘Gump’, só que na mesma hora que aconteceu 😀

    Responder

  5. Caraca Philipe, Cê Devia Ter Um Twitter Cara,
    Magina só que legal, agente saberia quando ce teria passado
    por uma daquelas situações ‘Gump’, só que na mesma hora que aconteceu 😀

    Responder
  6. Sérgio

    CARACA!!!!Não pode ser só técnica…esses artistas tem um dom especial!

    O AquaRex tb merece destaque, mas infelizmente não dá mesmo pra comparar com as pinturas e esculturas desses mestres!

    Abçs

    Responder

    1. Ou não entendo como alguém pode cogitar comprar o aqua rex com essas esculturas. São propostas completamente diferentes. Nunca desejei fazer o aqua-rex uma réplica da realidade, como é a proposta desses artistas fenomenais. A razão da existência do aqua rex é ser uma materialização em 3d do sea rex.
      Mas confesso que este post me deu uma instigada de tentar fazer algo realmente realista. Quem sabe o… JUCAAA!

      Responder
  7. UmPonto

    Cara,
    gostei muita das esculturas em especial das Patricia Piccinini
    Da pra imaginar botr uns bichos desses pra enfeitar o jardim?
    Se der pra botar umas pecinhas em animatronic da pra matar um de susto.
    imagina um bicho desse piscando pra voce.

    Responder
  8. Giovanna

    Até a Piccini eu adorei!
    Depois foi difícil pensar em ter bons sonhos.
    Mas não posso negar a grande qualidade dos artistas. É impressionante.
    Sugiro que procurem as obras d William Whitaker, está rolando um e-mail pps com pinturas dele…são realistas e maravilhosas!!
    Acho que você postou alguma coisa dele se não me engano.
    Abraços

    Responder
  9. Júnior

    Phillipe, você tem ideia de quanto tempo pode levar para se fazer uma escultura realista de pequeno porte? Acho que deve levar mais tempo do que fazer um Aquarex né?

    Responder

    1. Boa pergunta. Ontem durante a confecção do post eu me perguntava justamente isso. O maior problema que eu vejo está na questão do material. Andamos (eu e uns caras do forum da Fx arte.com) tentando desenvolver um silicone capaz de transmitir a luz, como a pele humana consegue. Essas esculturas usam silicone de efeitso especiais para obter o mesmo efeito em escala real. Se eu conseguir achar algo ou desenvolver uma técnica que viabilize a transmissão da luz, acho que é possível, e inclusive, penso que pode ser bem mais rápido do que fazer o aqua rex. O problema é que não temos um químico na nossa equipe, e isso atrapalha muito as coisas, pois nosso conhecimento para a criação do material que cria a “pele” é limitado.

      Responder
  10. Victor Silveira

    Nussa a foto da mulher.

    Olhei na primeira vez achei que n era uma pintura,mas depois vendo o passo a passo acreditei.

    Massa.

    Responder
  11. Alessandra

    Caramba, estão muuuuuuuuito bem feitos!
    Um dos melhores post do Mundo Gump, concerteza!

    Responder

  12. Ca*a*ho Philipe, Cada um deles merece um post próprio!!! Eu ainda me lembro quando você me apresentou o Ron Mueck, Uma das pessoas que eu passei a diante os pps’s do Ron Mueck, virou sua leitora ávida, e disse que um dia nós iremos fazer a exposição “K.David Saramago P.” hiperrealismo na sociedade moderna, eu espero que sim!hehehehehhee aluno e mestre juntos, multimídia, seria muito legal!

    Responder
  13. Lucas B

    muito loko agora to facinado em esculturas realistas 😀
    muito bom o post.
    abraços

    Responder
  14. vitor marcel

    olha esses caras estão de parabens pois as esculturas estão bem realistas se voc\ês fossem vender quanto sairia uma dessas
    sendo ela a mais barata

    Responder
  15. Paula T. Jano

    nooooosaaaa, que legal, nem sabia que existia um baguiu desses, na moral, se eu visse ao vivo ia pensar que era de verdade!!!
    Qto tempo levou para criar um boneco destes??? 😛

    Responder
  16. Susan

    Oi! Parabéns pelas imagens! Estou fazendo um trabalho sobre o Hiperrealismo, mas as informações são vagas e limitadas, se puder dar uma ajuda, seria bem vindo! Obrigada!

    Responder
  17. Beth Camacho

    Finalmente encontrei um mundo por onde curto viajar. Passo horas aqui!! Trabalho lindo, Philipe? Tudo neste mundo é “tudo de bom”, de um p… bom gosto. Mesmo as informações que nos descem atravessadas, são bem colocadas. Veleu!!! Quanto às obras acima, já as conhecia muito superficialmente. Precisava de um cara como vc com um baita saco pra procurar. Lindo demais!!!!

    Responder

    1. Valeu, Beth. Eu tb curto muito este tipo de trabalho. A boa notícia é que estou prestes a começar uma tentativa de hiper realismo em conjunto com meu grande amigo Diogo. Será que vai dar certo? Ainda não sabemos, mas o pessoal da Fx arte vai apoiar e estão desenvolvendo materiais exclusivos para a peça em questão. Então, potencial tem. Tomara que dê certo.

      Responder
  18. Beth Camacho

    Não lhe conheço, mas vc parece o tipo do cara que quando quer realiza. Vai fundo!!! Mas nos inclua nessa e mostre tudo!!! Esse trabalho é uma das coisas mais fantásticas que vi nos últimos tempos. Até caí numa pegadinha. Uma amiga, sabedora que sou super ligadas nesses lances de ETs, me madou um e-mail onde havia a foto de uma das criaturas de Patricia Picinini , dizendo que havia sido encontrada viva e estava escondida em algum lugar, etc… A anta aqui mandou o e-mail pra meio mundo, alardeando a chegada dos irmãozinhos do espaço e coisa e tal. Um fiasco!!! Vai fundo, amiguinho, sempre acreditando que vc consegue e que vai dar certo.

    Responder

    1. Eu nunca entro de cabeça com a certeza de que vai dar certo, mas tb não me deixo levar pelo medo de dar errado. Eu tenho esperanças de que esta peça seja uma das nossas melhores. Vamos ver no que dá. Iremos documentar todo o processo, como sempre.

      Responder
  19. steve rogers

    fala a verdade c tem equipe trabalhando contigo.alem de 24 horas de internet, o caboco tem q ter muita maginação pra conseguir essa gama de informação q tu tem véi.não me imterprete mal,num é isso naum.visito essa enciclopedia de assuntos gerais a cada dois dias e cada vez me surpreendo mais.parabens pelo ótimo trabalho

    Responder

    1. Quem me dera ter o luxo de ter equipe. Eu fico aqui me fodendo sozinho mesmo, hehehe. Valeu aí pelo apoio.

      Responder
  20. Ayrton Amaral

    As esculturas de maior escala são mais faceis mais Phil, eu acho que com um pouco de treino e alguns anos de pratica talves as suas esculturas saiam do chinelo e cheguen ao nivel dessas outras. Mas por outro lado eu prefiro as suas escuturas são menos feias, e pra mim qualquer escultura é incrivel porque eu acho q nunca eu conseguiria fazer uma q chegase a sola dos pés dessas ai.

    Responder
  21. Victor Fujita

    Cara, vou ressucitar o tópico!

    Muito bem feitas essas pinturas e esculturas!
    Brigadão por postar elas aqui.

    Eu gosto muito de desenhar, mas não chego nem perto do ultra-realismo (se bem que conheço gente que gosta de fazer desenhos desses tipos) minha praia é o mangá, naquele estilo preto e branco mesmo, com aquarela a mão.
    Quero ser um autor de mangás e publicar aqui no Brasil.

    Depois desse post fiquei muito interessado em ver seus trabalhos, já vi alguns no programa do Jô, mas queria ver mais.
    Se possível me manda umas fotos.

    Abração, cara!

    Responder
  22. victor pablo

    po voces são genio eu desenho realistico mas só com lapis de desenho vejão no meu orkut

    Responder
  23. barbara

    nossa essas esculturas são perfeitas , como eu queria saber faser elas… Philipe se um dia vc conseguir montar uma escultura posta no seu site pra todos verem , gostaria de ver uma feita por vc , mais em quanto vc não tem esse dinheiro se fosse pra vc faser uma como ou doque ela seria??? Adoro seu site , sou sua fan.

    Responder

    1. Eu faria a peça em massa. E em seguida, tiraria uma copia dela, gerando uma forma. Nessa fôrma, eu aplicaria uma camada de dragon skin (um silicone especial para efeitos especiais) e encheria o resto com poliuretano de expansão. Sobre o dragon skin eu usaria pigmento de maquiagem para dar realismo, usaria olhos de vidro e aplicaria cabelos naturais. O resto se faz com roupas de verdade, para aumentar o realismo.

      Responder

  24. Minha mae pinta hiper realismo, pra mim pinta igua o te melhor que eles, o problema e que nao teve sorte na vida, a verdade e que ninguen conhece seus trabalhos. Alguem sabe como eles fizerao para ser reconhecidos?? aqui nesta pagina tem algums trabalhos dela, http://waldirenefraga.webnode.com/galeria-de-fotos/ , ela ate ta desistindo de pintar porque ninguen da vlor a sua pintura… Opinem. X(

    Responder
  25. Hélder

    E ainda tem gente que diz que isso não é mas arte, porque já passou do tempo de representação da realidade.Estão brincando quando falam de uma coisa dessas?Ao que parece, e é bem notório, que essa arte ainda impressiona e empolga a quem observa.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *