Marimo – a “coisa” de estimação mais estranha do mundo

Sharing is caring!

Já ouviu falar de Marimo?

Ok, é chover no molhado repetir que “os japoneses são estranhos”. Basta uma volta por algumas ruas de Tóquio para percebermos isso:

o0480064312126427593

Japan-strange-fashion-02

No entanto, nós aqui  do ocidente não ficamos muito atrás.

Apesar disso, sempre me espanto com algumas novidades que surgem no Japão. A novidade que descobri hoje já existe por lá há décadas, e chama-se “Marimo”. Trata-se de uma espécie de “pet”, sendo que o troço não é um bicho, mas sim uma bola de musgo uma bola de algas.

il_340x270.398070045_cf87
Os caras cultivam esta bola viva como se ela fosse um bichinho.

1ccfdfec24d59ea208384efb9eff2f37

Sinceramente, eu nunca tinha ouvido falar dessa porra e então fui atrás para ver se isso era verdade mesmo, e é. Eles adoram o tal do “Marimo” ao ponto de haver até um “festival do Marimo”.

Muitos empresários e profissionais de todos os setores cultivam bolinhas de marimo em seus ambientes de trabalho, como se fossem bichinhos.

Japans-Cool-Summer-Getaway-Lake-Akan-marimo-1

Há inclusive um verbete sobre o marimo na Wikipedia, que nos diz o seguinte:

Aegagropila linnaei , conhecido como Marimo ( que quer dizer literalmente “alga bola”) em japonês e, como bola de Cladophora, bola do lago, ou “musgo bola” em Inglês , é uma espécie de alga verde filamentosa  ( Chlorophyta ) que podem ser encontrados em uma série de lagos no hemisfério norte. O marimo é uma forma rara de crescimento das espécies, onde as algas crescem em grandes bolas verdes com uma aparência aveludada. Só se conhece colônias de tais bolas em lagos da Islândia , Escócia , Japão e Estônia .

Marimo

O marimo foi descoberto na década de 1820 pelo Dr. Anton E. Sauter, no Lago Zeller, na  Áustria.

A planta foi batizada de “marimo” por um botânico japonês chamado  Tatsuhiko Kawakami (  Kawakami Tatsuhiko) em 1898.


380px-Marimo2





marimo-at-lake-akan

 

Basicamente, basta um recipiente pequeno para cultivar um marimo. Há alguns bem legais feitos com lâmpadas velhas recicladas e até taças de vinho:

 

p1060971c il_340x270.397814104_axxn


“Mari” é o nome de uma bola de jogo saltitante. “Mo” é um termo genérico para as plantas que crescem em água. Os marimos são muitas vezes vendidos em lojas de produtos para aquários sob o nome de  “bola de musgo japonesa “, embora recebam este nome, o Marimo não está relacionado ao musgo. Na Islândia, as bolas do lago são chamados kúluskítur pelos pescadores locais em Mývatn ( Kula = bola. Skítur = muck), onde o “muck” é um termo usado para  todas as ervas daninhas que se agarram em suas redes de pesca.

1fcz

Sabe-se que o Marimo tem três formas de crescimento. Um deles é epilíticas (que cresce em rochas), e é geralmente encontrado no lado sombreado das rochas. Outra forma de crescimento vive em um padrão de livre flutuação, como pequenos tufos de filamentos acopladas que freqüentemente formam um tapete no fundo do lago lamacento.

super-jambo-300x225

A terceira forma de crescimento é a bola lago próprio, onde as algas crescem em bolas de tamanho considerável de filamentos de algas agrupadas em grande densidade e que se irradiam do centro. Essas bolas vegetais não têm um núcleo de qualquer espécie.

A existência de colônias Marimo no Lago Akan , Hokkaido , no Japão e no Lago Mývatn na Islândia, depende da adaptação das espécies às condições de pouca luz, combinado com a interação dinâmica das correntes induzidas pelo vento, regime de luz, a morfologia do lago, substrato do fundo e também a sedimentação.

A taxa de crescimento de um Marimo é de cerca de 5 milímetros por ano!

1318472123114

No Lago Akan eles crescem até tamanhos particularmente grandes, de até 20-30 cm.

Mývatn, na Islândia, tem colônias densas de marimo que crescem a cerca de 12 cm de diâmetro e formam manchas bem definidas no chão do lago em profundidades que variam de 2 a 2,5 m.

Essas colônias de bolas de algas foram descobertas em 1978, mas diminuíram consideravelmente em tamanho desde então. A forma redonda do marimo é mantido pela ação suave da ondulação, que ocasionalmente tende a girá-lo. As bolas são verdes durante todo o tempo, o que garante que eles podem fazer fotossíntese , não importa que lado esteja virada para cima.

tumblr_m0u2xwpqr11rrcy6co1_500

No interior, a bola também é verde e cheia de cloroplastos dormentes, que se tornam ativos em questão de horas, se a bola romper. A ação das ondas também limpa as bolas de detritos . Como algumas colônias têm dois ou até três camadas de bolas Marimo, é necessária a ação das ondas a cair-lhes em torno de modo que cada bola possa ser atingida pela luz.

A forma esférica tem uma baixa área de superfície por volume em comparação com uma folha , o que limita a fotossíntese e, por conseguinte, também limita o tamanho máximo das bolas Marimo. Talvez por isso, quanto maior o marimo mais caro e raro ele deve ser;

A população de Marimos entrou em rápido declínio no Mývatn. Isso causou preocupação, Grandes áreas que eram repletas de marimos desapareceram  nos últimos anos. No Lago Akan um grande esforço é gasto com a conservação das bolas para o lago. Isso inclui um festival anual de três dias dedicados ao marimo em que o povo Ainu , os indígenas de Hokkaido , desempenham um papel importante. Por causa de sua aparência atraente as bolas lago também servem como um meio de educação ambiental. Eles têm uma certa semelhança com a Terra em ser verde e redondo e na sua necessidade de rodar, afim de receber a luz de todos os lados. No Japão, o marimo foi uma espécie protegida desde 1920, e foi definido como um tesouro natural.

srep03761-f1

Pequenas bolas são vendidos como lembranças. O marimo da Islândia ganhou um estatuto de espécies protegida em 2006. Tanto o Lago Mývatn e Lago Akan são protegidos, o primeiro como uma reserva natural, e o último como um parque nacional.

O Marimo criado como “bicho de estimação” cresce com a água da torneira à temperatura ambiente, sendo necessário trocar a água a cada uma ou duas semanas (mais frequentemente no verão e menos frequentemente no inverno). O marimo pode ser colocado na geladeira durante o tempo muito quente (acima de 25 ° C), mas ele não sobrevive ao congelamento.

431175_226721160760565_137459403020075_412659_923661934_n

A fotossíntese ocorre em iluminação doméstica normal, caso contrário, a luz solar indireta desde o marimo é adaptado apenas para condições de baixa luminosidade.

image (1)

Curiosamente, o  Marimo pode ser imerso em água com gás para aumentar a taxa de fotossíntese. O dióxido de carbono elevado favorece o crescimento de algas, mas pode ser prejudicial para os peixes e outros animais aquáticos. As bolas Marimo podem ser cortadas em metades ou quartos para se propagar. Após o corte, basta rolar os pedaços do marimo na mão para reformá-los.

il_fullxfull.399635434_mu7z

Onde comprar um marimo?

Eu procurei se já tem alguém vendendo, e achei este site aqui. Até que é barato, uma bola grande custa 30 reais. 

 Tem também gente vendendo marimo no mercado livre

Bom, tá aí a parada. Achei legal. Eu teria um marimo tranquilamente, muito embora, essas bolinhas peludas me lembrem de um fatídico episódio de Star Trek onde bolas de pelo fofinhas chamadas Tribbles quase destroem a Enterprise.

ST_TroubleWithTribbles

Ufos,mistérios,curiosidades e muito mais
Luminária Ufo

7 comentários em “Marimo – a “coisa” de estimação mais estranha do mundo”

  1. Esqueceu de falar que o Zoro de One Piece tem o apelido de Marimo, por conta do cabelo dele. hahahaha

    http://fc04.deviantart.net/fs71/f/2010/076/b/9/Roronoa_Zoro_One_Piece_by_Yan_M_M.jpg

    Responder
  2. Caramba !,não sabia desse treco ai não,mas porquê diabos as pessoas não comprão umas plantas e flores pra cuidar no lugar dessas coisas ai

    Responder
  3. Olá sempre vejo seu site , em aquariofilia esses marimos são muito conhecidos , pois em aquários plantados e certamente aquários de camarões eles são sempre usados , os camarões adoram rs , sempre quis ter um , não para ser de estimação mas sim para fazer parte do meu aquário de camarão 🙂

    Responder
  4. Eu tinha uma Marimo em um chaveiro vindo do Japão qndo era criança…não sabia o q era nem o q fazer com aquilo então…se tivesse cuidado ate hj ia estar gigante rs!

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Marimo - a "coisa" de estimação mais estranha do mundo

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.