Mais um tesouro descoberto (caramba!)

Parece até piada isso. Quase todo mês alguém descobre um tesouro milionário no Reino Unido, meu. Vamos recapitular os episódios anteriores dos caçadores de tesouros amadores:

Tesouro viking descoberto

Urna com moedas romanas descoberta

Tesouro Anglo Saxão incalculável descoberto

O caso da vez é o de um sujeito que ao usar seu detector de metais PELA PRIMEIRA VEZ, após dar sete passos de onde parou seu carro, achou um tesouro avaliado em um milhão de libras!

Trata-se de quatro cordões de ouro do século 1 a 3 e segundo especialistas é a mais valiosa descoberta sobre a era do ferro feita na Escócia.

Mais um tesouro descoberto  (caramba!)

Pode parecer incrível esta sucessão de descobertas, mas ao que parece, a razão delas não está na sorte apenas e sim numa legislação inteligente. O ato do tesouro de 1996 estabeleceu que todo cidadão que encontrar um tesouro deve informar ao governo a descoberta, pelo qual será reembolsado no valor da mesma em dinheiro. Isso permitiu que muitos tesouros que certamente seriam derretidos fossem enviados aos museus, preservando seu valor histórico que geralmente é muito maior que o valor comercial do achado.

Se o Brasil adotasse uma legislação similar sobre tesouros, certamente teríamos novidades deste tipo aparecendo, a julgar pelo grande volume de riquezas exportado no período colonial para a Europa.

Eu penso assim porque sabemos pelos dados históricos que uma grande parcela dos brasileiros tentava toda sorte de artimanhas para evitar pagar à coroa. Desde santos do pau oco a barruicas de uro enterradas em paredes das casas grandes, é de se imaginar que deve haver ainda muitos tesouros escondidos no Brasil, em sua maior parte ouro, diamantes e outras pedras valiosas.

Fonte via Neatorama

Related Post

7 comentários em “Mais um tesouro descoberto (caramba!)”

  1. Fica a dica que no DealExtreme tem uns detectores de metal “baratinhos” por até R$50,00 …

    Resta saber se a qualidade é boa a ponto de pegar metais enterrados a metros do chão… porque o uso do produto é para segurança pública.

  2. Caramba, meu, eu não tinha pensado nisso. Já imaginou quanto material já não foi derretido? Principalmente por pessoas ignorantes que muitas vezes nem sabem o valor daquilo que tem nas mãos? AGORA que eu tenho que arranjar um detector pra mim, ah isso eu tenho. VALEU PELA DICA! Vou entrar nessa de garimpar metais perdidos por aí…rsrsrs!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares