Luz misteriosa intrigante

Sharing is caring!

Um estranho e inusitado fenômeno ocorreu aqui no Brasil, mais precisamente no Paraná.

Uma série de feixes de luz surgiu no céu, formando um tipo de facho denso de luz, que parecia se concentrar no horizonte. à primeira vista, parecia apenas luz crepuscular, que é a luz do sol filtrada através das nuvens, o que gera lindos raios, quase sempre paralelos em fotografia. No entanto, a parte estranha do que aconteceu (e foi visto por testemunhas, fotografado e filmado) é que o facho não apareceu onde o sol de punha, mas sim do outro lado, onde ele nasce, só que eram 20:15 !

Esse detalhe muda tudo, e ninguém até o momento conseguiu explicar satisfatoriamente que estranho fenômeno atmosférico é este que produziu esses raios. Confira a filmagem:

O video teria sido gravado o perto de Palotina, no Paraná no dia 17/12/12.

Outro fenômeno que achei estranho neste caso, diz respeito a questão física da luz. Quando um objeto luminoso emite luz, salvo refletores que usam lentes ou barn-doors para direcionar o feixe, a luz se expande em todas as direções, enquanto este estava se concentrando. A imagem abaixo torna mais claro o meu ponto de vista do fenômeno luminoso nos céus do Paraná:

luzmisterio

Dessa forma, mesmo que fosse a luz do sol, como é quase irresistível pensar que era, deveria haver algum tipo de lente gigante no espaço, capaz de concentrar o feixe luminoso. Mas será que isso é possível? E ainda assim, outra peculiaridade do fenômeno é que não foi somente o feixe de luz misterioso a aparecer no céu naquele dia.

O fenômeno da luz estranha permaneceu no céu por 10 minutos e depois desapareceu. Tiago Testa, morador da comunidade de Esquina Progresso e testemunha ocular do fenômeno insólito, diz nunca ter visto nada parecido. No início ele viu uma bola vermelha, que também teria chamado a atenção dos observadores.
Foi o próprio Tiago que fez a filmagem ali em cima. De acordo com o jornal O Paraná, os raios de luz anômalos apareceram no céu da cidade de Palotina, PR, na segunda-feira à noite (17) .

O video de Tiago teria inclusive chamado a atenção do SIMEPAR para realização de análise mais aprofundada. A estranha luz foi primeiramente avistada pelo pai de Tiago: “Ele me contou que a princípio achou que era um canhão de luz, mas percebeu que na medida em que o tempo passava, a luminosidade ficava mais intensa, foi então que decidi fotografar”

O fenômeno permaneceu no céu por aproximadamente 10 minutos e depois desapareceu. Tiago disse que nunca tinha visto nada parecido. No início pôde ser vista uma bola vermelha, que também teria chamado a atenção dos observadores. Alguns poderiam especular que a bola vermelha era o Sol, mas Tiago é taxativo ao refutar essa impressão:

“Muitos disseram que se tratava da luz do sol, mas é impossível, porque a imagem apareceu às 20h15 onde o sol nasce e não onde ele se põe.”

Baseando-me pela duração e características da luz, acredito que ela poderia se tratar de algum tipo de variação incomum de um fenômeno óptico-atmosférico relativamente raro, chamado “Sun Pillar” ou “light pillar”. O Sun pillar surge quando o sol está no horizonte (o que parece coerente com o posicionamento do sol perto da linha do horizonte e a duração curta do fenômeno -embora eu admita que dez minutos seja muito tempo para um sun pillar). O Sun pillar é este tipo de tunel de luz potente que emana do sol, graças a uma filtragem de partículas de gelo na alta atmosfera. (o que também poderia ser coerente, já que no Paraná faz muito frio)

Exemplos do Sun Pillar:

Luz misteriosa intrigante

Luz misteriosa intrigante

Luz misteriosa intrigante

Luz misteriosa intrigante

Luz misteriosa intrigante

 

Observe no entanto, que há uma característica no fenômeno registrado por Tiago e os pilares de luz do sol conhecidos e registrados ao redor do mundo. A luz está mais forte e concentrada no lado do sol e vai se abrindo e perdendo energia à medida em que trafega pela atmosfera. E isso parece ser exatamente o oposto do que aconteceu no Paraná. A razão disso, ninguém sabe.

Também não é possível dizer o que era a tal bola vermelha. Talvez uma reflexão do disco solar do outro lado, mas não sei até que ponto isso poderia ser provável. O curioso é que a região foi palco de um avistamento ufólogico este mês. Com fotos e tudo.

Luz misteriosa chama a atenção em Nova Aurora

Nova Aurora – O suposto avistamento de uma luz misteriosa no céu de Nova Aurora chama a atenção da comunidade. O fenômeno teria ocorrido na noite de 5 de maio, das 22h30 às 23h20, mas só agora o fato chegou a conhecimento público. Uma luz, que aumentava e diminuía de tamanho, foi vista por quatro pessoas que retornavam de uma festa de aniversário próxima ao distrito de Palmitópolis.

A estranha luz que subia e descia foi fotografada
A estranha luz que subia e descia foi fotografada

Em relato ao ufologo Valdecir Leite Freitas, testemunhas do fenômeno disseram que o objeto emitia uma forte claridade, que iluminava uma área ocupada por uma plantação de milho. Eles disseram que o Ovni ficou a maior parte do tempo estático e movia-se, de vez em quando, no sentido vertical e muito rapidamente.

Valdecir afirma que o relato é convincente porque no local da suposta aparição não há nenhuma residência ou poste com iluminação pública. “Avião ou balão de festa junina também não eram”. Duas fotos do fenômeno foram tiradas com aparelho de celular. Objeto semelhante na região de Palmitópolis teria sido visto em outras ocasiões por moradores locais. “Penso que possa ser uma sonda de origem desconhecida, possivelmente alienígena”, segundo Vanderlei. fonte

Esse caso curioso do facho de luz no céu do Paraná me lembrou um caso ufológico que na pratica, nunca foi ufológico, que li num livro há muito tempo e nem sei mais que livro era. Nesse caso, um fazendeiro acorda no meio da madrugada com a fazenda toda iluminada, como se fosse meio dia. Ele sai na janela e está de manhã. Só que não poderia estar de manhã, já que ainda era plena madrugada. O cara saiu da casa, olhou para cima e só viu um facho de luz potente, exatamente como o sol, mas que descia paralelo do céu, sem nenhum Sol acima de sua cabeça. Ele não conseguia identificar de onde a luz proveio, mas ela ficou um tempo parada sobre a fazenda, iluminando tudo. O fazendeiro disse que era curioso, pois o pasto, as montanhas, e todo o resto, estavam na parte de noite, e ele na parte de dia. Então a luz sumiu como havia aparecido. Não teve som, nem vento, nem nada voando, (e por isso não é Ufo). Foi um estranho fenômeno de uma luz que surgiu do nada e desapareceu tão misteriosamente quanto havia aparecido. O fenômeno nunca se repetiu e ele nunca entendeu que diabos havia ocorrido.

Evidentemente, casos assim são raros até para a Ufologia, que já lida com umas bizarrices de doer. Então fica o registro de uma coisa curiosa. Não estou dizendo que o fenômeno registrado em Video por Tiago seja de origem extraterrestre, ou sequer que tenha algum elemento ufológico associado. Pode ser um simples fenômeno raro da natureza se manifestando. No passado, quando não havia a popularização de equipamentos de video como hoje, onde as pessoas estão sempre munidas com uma câmera de celular, o fenômeno visto por Tiago e seu pai seria considerado apenas um delírio, uma fantasia, ou simplesmente mentira.
Caso novas informações venham a surgir sobre este intrigante caso, eu atualizarei aqui.

31 comentários em “Luz misteriosa intrigante”

  1. Na boa, devia ter uma nave gigantesca refletindo pro outro lado como se fosse uma lupa, alguém foi averiguar se no final do faixo de luz pessoas morreram queimadas? Bom, como ninguém sabe explicar deixo aqui minha viagem. 😀

    Responder
  2. Parece mais que a luz está emanando do outro do horizonte, como se fosse um segundo sol, estranho… e tambem, não se parece com o sun pillar porque este, como pode ser visto nos exemplo, aparece como um pilar mesmo, com a base no sol e indo a direção ao céu. Mas este fenomeno parece estar em paralelo ao céu a partir do horizonte, seguindo a curva da Terra. tambem não parece o fenomeno de feixes de luz entre nuvens muito comum no por do sol e nascer do sol entre nuvens, porqe esse se apresenta em uma forma de angulo aberto a partir do sol. Esperemos a explicação de algum meteorologista

    Responder
  3. Parece mais que a luz está emanando do outro do horizonte, como se fosse um segundo sol, estranho… e tambem, não se parece com o sun pillar porque este, como pode ser visto nos exemplo, aparece como um pilar mesmo, com a base no sol e indo a direção ao céu. Mas este fenomeno parece estar em paralelo ao céu a partir do horizonte, seguindo a curva da Terra. tambem não parece o fenomeno de feixes de luz entre nuvens muito comum no por do sol e nascer do sol entre nuvens, porqe esse se apresenta em uma forma de angulo aberto a partir do sol. Esperemos a explicação de algum meteorologista

    Responder
  4. Parece mais que a luz está emanando do outro do horizonte, como se fosse um segundo sol, estranho… e tambem, não se parece com o sun pillar porque este, como pode ser visto nos exemplo, aparece como um pilar mesmo, com a base no sol e indo a direção ao céu. Mas este fenomeno parece estar em paralelo ao céu a partir do horizonte, seguindo a curva da Terra. tambem não parece o fenomeno de feixes de luz entre nuvens muito comum no por do sol e nascer do sol entre nuvens, porqe esse se apresenta em uma forma de angulo aberto a partir do sol. Esperemos a explicação de algum meteorologista

    Responder
  5. Curiosamente não achei a notícia nos portais dos veículos de comunicação que vi da época do fato, mas vá lá: lembro que o comentário era de que na verdade os raios do sol estavam sim se afastando; o ângulo do observador é que faz com que pareça que estão se aproximando. É só imaginar que o “foco” não é o chão e sim o horizonte distante, a quilômetros de distância da Terra, tangenciando o ponto onde a luz do sol daquele horário batia.

    Não estou dizendo que é isso, nem tampouco que não é, só estou reproduzindo o que foi comentado na época, e que convenhamos é uma possibilidade mais factível.

    Responder
  6. Esse mês participei de uma jornada sobre energia solar em Recife e uma das apresentações era sobre a possibilidade de alguns tipos de nuvens funcionarem como lupas e concentrarem os raios solares sobre uma região.

    Acredito que de repente pode ter acontecido algo desse tipo. Os raios solares passaram quase que horizontalmente pelas nuvens que cobriam a região e acabaram se concentrando naquele ponto do outro lado de onde estava o Sol devido a alguma formação bastante peculiar das nuvens.

    Responder
      • Ja vi e fotografei um fenômeno parecido aqui na minha região quando fui correr na área de uma barragem onde trabalhava. Não era tão intensa quanto essa mas você conseguia ver o contraste do céu com o faixo de luz. Também não sei do que se tratava; no meu caso acredito que foi o sol, mas como estava olhando para o sul e já estava anoitecendo e mesmo passando todo dia por essa área e nunca ter visto nada igual, tenho minhas dúvidas. Por via das dúvidas apelidei de dark side of the moon.
        Se tiver interesse posso enviar a foto para você philipe.

        Responder
  7. Ja vi e fotografei um fenômeno parecido aqui na minha região quando fui correr na área de uma barragem onde trabalhava. Não era tão intensa quanto essa mas você conseguia ver o contraste do céu com o faixo de luz. Também não sei do que se tratava; no meu caso acredito que foi o sol, mas como estava olhando para o sul e já estava anoitecendo e mesmo passando todo dia por essa área e nunca ter visto nada igual, tenho minhas dúvidas. Por via das dúvidas apelidei de dark side of the moon.
    Se tiver interesse posso enviar a foto para você philipe.

    Responder
  8. sou leigo. mas acho que se fosse uma nuvem agindo como lupa a luz seria mais amena pois a nuvem agiria como um tecido que deixa passar um pouco de luz e barra o resto. Da pra notar no video que a luz vem do lado oposto do sol poente e reflete intensamente numa nuvem. sou da opiniao que o sol esta sendo refletido em algum artefato ( adoro essa palavra.kkk) enorme, provavelmente no espaco proximo ao horizonte. mas logo aparecera algum entendido ou especialista e vai cortar nosso barato de uma gigantesca nave extraterrestre sobrevoando o horizonte e refletindo o sol. Droga!

    Responder
  9. Imaginem um w sobre suas cabeças feito de nuvem. Ele está portanto paralelo ao chão. O observador está bem embaixo da perna do meio da letra feita de nuvem. O oeste é o que consideramos a parte de cima da letra. O sol quase se pondo e seus raios encontram passagem somente por um túnel nas nuvens que formam o pé central da letra. É uma luz recortada que em direção ao infinito produz o efeito óptico de um cone, como bem disse a colega acima comparando com os trilhos de trem. Consegue-se ver quando a câmera é rotacionada, as duas pernas de nuvens laterais afastadas do observador e elas ajudam ao mesmo tempo bloquear a luz restante e proporcionar um céu azul ao leste onde o fenômeno se acontece.

    Responder
  10. na minha cidade aconteceu mesma coisa uma luz branca esverdeada muito forte no ceu a noite já vi 3 vezes não comento com ninguém pra não acharem que estou louco mais vi isso aqui e resolvi falar é algo muito estranho eu já segui a mesma some do nada assim como aparece ela some e a câmera já tentei filmar não aparece nada no vídeo isso é mais estranho ainda sera que estou louco .

    Responder
  11. Fotografei uma coisa parecida aqui na minha cidade, também no Paraná, só que desta vez foi na região de Curitiba. Foi no final de novembro de 2013. Também apareceu do lado oposto do pôr do sol, já era 19:45 da noite.
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=594039107299332&set=a.518181834885060.1073741825.100000797434705&type=3&theater
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=594039107299332&set=a.518181834885060.1073741825.100000797434705&type=3&theater

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.