Fotos que parecem miniaturas

Veja só que legal estas fotos. Parecem miniaturas.

%name Fotos que parecem miniaturas

%name Fotos que parecem miniaturas

Na verdade são tão bem feitas que olhando assim de relance, (e até atentamente) temos a sensação de estar vendo uma pequena maquete.

%name Fotos que parecem miniaturas

%name Fotos que parecem miniaturas

%name Fotos que parecem miniaturas

%name Fotos que parecem miniaturas

%name Fotos que parecem miniaturas

%name Fotos que parecem miniaturas

%name Fotos que parecem miniaturas

%name Fotos que parecem miniaturas

Fonte

Acredite em mim quando digo que NENHUMA das fotos acima é maquete ou brinquedo. Todas elas são cenas do mundo real, na escala real, fotografados com uma técnica chamada Tilt Shift.

Como fazer uma fotografia Tilt Shift?

Nesta técnica, você fotografa uma  cena (preferencialmente vista em zenital – do alto – para acentuar a sensação de “maquete”) de modo que uma cena real venha a parecer ser fotografada em escala. Parte do efeito, (a mais importante)  como se pode notar é o Depth of field, ou profundidade de campo. Isso nada mais é que a constatação que ao fotografar uma cena em macro (de perto) o centro da foto fica no foco e o que está ao redor, muito perto e muito longe, vão ficando cada vez mais embaçados por não estarem na área de foco. Daí que para fazer um Tilt Shift bem feito é necessário a compra de uma lente de tilt shift, que é deveras cara. mas com um pouco de habilidade e tendo em mente seu objetivo, é possível obter uma imagem bem feita no estilo seguindo passos simples no bom e velho Adobe Photoshop.

Resumindo, você fotografa do alto, joga no Photoshop, duplica o layer da foto, aplica um lens blur no layer de cima. depois crie uma mascara e nela aplique um gradiente progressivo de preto-branco-preto.  Em seguida aplique um ajust curves e mova a curva de modo a acentuar a tonalidade para algo estourado. Isso é assim porque na maioria das miniaturas (ou brinquedos) as cores são demasiadas estouradas, com pouca gradação. É por isso que fotos com elementos de cores fortes ficam parecendo mais com maquetes. Dê a preferência para casas coloridas, com perspectiva estranha, parecendo incorreta. Parques temáticos possuem casinhas assim, perfeitas para simular brinquedos. É importante saber disso na hora de escolher o cenário a ser fotografado para a técnica. Ela dá belos efeitos em jardins com árvores esculpidas, porque elas tem por natureza, um aspecto irreal. Veja:

%name Fotos que parecem miniaturas

Para mais dados de como criar uma foto assim no photoshop, dê uma olhada aqui.

Artigos relacionados

Comments

comments

25 comentários em “Fotos que parecem miniaturas”

  1. Ninguém me convence que as fotos 6, 8 e 10 (de cima para baixo) são não são maquetes. A décima, inclusive, parece ter sido montada no manipulador de imagens. A sombra ao lado da cabine do trem está totalmente destoante do resto da paisagem..

  2. Acredito que sejam montagens de fotos e maquetes manipuladas pelo photoshop ou outro editor de imagens,,,,Vejam os detalhes, por mais desorganizado que seja um aeroporto, não seria daquele jeito…aeronaves comerciais (que nem são identificadas) ficam separadas de aeronaves particulares (menores) e carros de passeio não tem acesso à pista e mesmo os carros de serviço tem restrição de acesso. rsrsrs mas a idéia e as montagens são boas. Na estação de trem, as pessoas são reais (fotos menores) mescladas com as fotos dessa maquete. Um bom truque que deve funcionar no cinema e tv……Parabéns de qq forma. ;]

  3. Uhn… Absurdamente real e ao mesmo tempo fake, esta arte me contagiou. Vou deixar a página nos favoritos para não esquece-la.
    E aquilo não á um aeroporto… note a semelhança entre as aeronaves, com somente o tamanho mudando. É o pátio de alguma linha de montagem.
    Enfim, muita boa esta matéria.

  4. [quote comment="57448"]Acredito que sejam montagens de fotos e maquetes manipuladas pelo photoshop ou outro editor de imagens,,,,Vejam os detalhes, por mais desorganizado que seja um aeroporto, não seria daquele jeito…aeronaves comerciais (que nem são identificadas) ficam separadas de aeronaves particulares (menores) e carros de passeio não tem acesso à pista e mesmo os carros de serviço tem restrição de acesso. rsrsrs mas a idéia e as montagens são boas. Na estação de trem, as pessoas são reais (fotos menores) mescladas com as fotos dessa maquete. Um bom truque que deve funcionar no cinema e tv……Parabéns de qq forma. ;][/quote]

    Nada me deixa tão satisfeito quanto desconstruir a incredulidade alheia, hahaha. Se você clicasse no link da fonte sobre as fotos, veria que o autor desta foto do aeroporto é Vincent Laforet, um fotógrafo famoso

    Você veria na coleção de fotos do portfolio do cara que esta foto que você duvida ser real foi publicada na edição de 3 de julho de 2006 da New Yoork Magazine e ficaria sabendo que aquela desorganização ali foi um congestionamento de jatinhos de taxi aéreo (99% dos jatinhos de taxi aereo são brancos) no aeroporto de Terterboro em função do final de semana, e a foto REAL foi obtida numa série de fotos aéreas sobre Manhattan. O que você pensa ser um carro de passeio é um veículo do aeroporto.
    A foto da estação de trem não é uma maquete com pessoas reais. É tudo real. A arte é justamente te enganar. Entre no site dele na seção featured Work/portfolio e veja em melhor resolução.

  5. [quote comment="57442"]Ninguém me convence que as fotos 6, 8 e 10 (de cima para baixo) são não são maquetes. A décima, inclusive, parece ter sido montada no manipulador de imagens. A sombra ao lado da cabine do trem está totalmente destoante do resto da paisagem..[/quote]

    Pseudo, A foto que você pensa ser maquete é -nas palavras do fotografo: “Photo of the back-side of Big Thunder Mountain at Magic Kingdom”
    http://wmandra.deviantart.com/art/Gold-Dust-Saloon-86924798
    E é mesmo, pois eu vi este lugar com meus próprios olhos.

    A 8 são carros e coisas do mundo real e não maquetes. (como todo o resto das fotos)
    http://www.cityshrinker.com/

    A foto do trem não tem nada de errado com a sombra. Ela está certa. Esta também é uma foto de Vincent Laforet

  6. minhas sinceras desculpas.
    nao sou fotógrafo, mas fica claro que nao se trata de lente especial, nem muito menos de miniaturas. é só tirar o foco da máquina.
    note-se que no centro da imagem está nítido, mas ao redor está desfocado.

    fala sério

  7. [quote comment="57477"]minhas sinceras desculpas.
    nao sou fotógrafo, mas fica claro que nao se trata de lente especial, nem muito menos de miniaturas. é só tirar o foco da máquina.
    note-se que no centro da imagem está nítido, mas ao redor está desfocado.

    fala sério[/quote]

    Exato. E existe uma lente que permite fazer isso sem precisar de pós produção.

  8. Bom, eu achei isso muito interessante, afinal eu amo fotografias.E aquela do trem me lembrou um dos primeiros brinquedinhos meus que não eram Barbies.E eu adoraaava aquele trensinho.
    aiai.
    Então…amei…mas acho que a ultima foto, das árvores, não ficou como as outras…ficou muito perto, com pouca perspectiva.
    =/
    E eu me recusei a ver o vídeo do cara comendo vermes.
    De coisas nojentas já me basta este amistoso de Portugal X Brasil que eu acabei de ver.
    Então to comentando aqui.
    beijos, Coelho. 🙂

  9. :ohhyeahh:
    Fica até difícil acreditar que não são maquetes.
    A ultima foto como não esta com as bordas fora de foco, não ficou parecida com as outras, mas mesmo assim adorei todas as fotos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.