Foto Gump do Dia: Uma cidade num rochedo

Duvido que você veja este post de hoje e não se lembre da cidadela das Minas Tirith.

rochacidade20

Este lugar é simplesmente FENOMENAL! Espero ir lá nessa cidadezinha francesa com meus pais em breve. Trata-se de uma cidade medieval que foi construída sobre um rochedo.

rochacidade17

rochacidade18

 

Se liga no visú:

rochacidade19

A cidade é praticamente composta de uma única rua, com ridículos 600 habitantes, mas que recebe nada menos que 1,5 milhões de turistas por ano! Trata-se da miscroscópica cidadela de Rocamadour  (Rocamadour), inexplicavelmente localizada pendurada sobre uma gigantesca falésia quase vertical.

O primeiro pensamento que vem depois do choque de dar de cara com este lugar encravado na montanha é: Por que diabos eles construíram um castelo aqui e não em um lugar mais adequado e confortável?

rochacidade

A cidade foi nomeada em honra do santo eremita Amoudara, que era tão apaixonado pelo terreno rochoso onde passou toda sua vida. É por isso que o lugar foi chamado Rocamadour – “Rocha Amoudara.”

Alguns pesquisadores identificaram um eremita com Zaqueu – cobrador de impostos bíblica de Jericó, que deixou a Palestina por causa da perseguição religiosa e se estabeleceu nesse lugar.
Ninguém pode dizer a data exata da fundação dessa cidade. A fama Rocamadour sugere que ela foi adquirida em 1166, depois que lá foi localizado o túmulo de um santo incorrupto de Amoudara.

Desde então, a cidade começou a receber a permanente visita de peregrinos, entre os quais estavam os reis, bispos e outros membros da aristocracia. Durante as guerras francesas,  relíquias foram destruídas e roubadas. Hoje na cripta de St Amoudara só restam fragmentos de osso. Se antes a vocação religiosa era o que atraía as pessoas, hoje é justamente a cidade o ímã de turistas. Ver as fotos ajuda a entender o porque:

 

rochacidade2

rochacidade3

rochacidade4

rochacidade5

rochacidade6

rochacdade7

rochacidade8

 

 

 

 

Na pratica podemos dizer que toda Rocamadour é composta de apenas duas ruas. Mas ela tem um arranjo vertical, que pode ser dividido em três níveis: medieval, religiosa e o castelo.

A cidade medieval fica no nível mais baixo e é composta por uma única ruam chamada de Grand Rue (High Street), o que obviamente deve ser uma zoação, porquê a rua é estreitinha como toda rua medieval.  Vários séculos atrás, em ambos os lados da rua ficavam estalagens para os peregrinos. Agora em seu lugar estão comércios, que têm mantido o aspecto original, além de  vários hotéis confortáveis ??e acolhedores restaurantes. Aqui podemos ter um vislumbre do castelo:
rochacidade9

 

A ruazinha fica apinhada de turistas.

rochacidade10

rochacidade11

Tem loja de espadas, de modo que eu SEI que vou gostar de ir aí!

rochacidade12

 

Falando em espada, Durante séculos, da capela da paróquia de Notre Dame podia-se ver uma espada cravada na parede de rocha. Ela supostamente pertencia ao Conde  Roland.

 

A força deste herói destemido medieval estava oculta no punho de sua espada, onde ele guardava algumas relíquias: ponta de lança, que perfurou  Jesus Cristo na cruz, um pedaço da roupa da Virgem Maria, um dente de São Pedro, o sangue de São Basílio e um pouco do cabelo de São Denis.

A espada era chamada Durandal (a partir de dur – “duro” ou do nórdico dyrum – “precioso”).

No que diz respeito à origem dessa espada, existem duas lendas. A primeira é que a espada pertenceu ao herói da guerra de tróia Heitor, e a segunda diz que um anjo do Senhor deu a espada a Carlos Magno, que o passou a seu sobrinho, o Conde Roland para realizar proezas na batalha contra os sarracenos nos Pirineus.

No épico medieval “Canção de Roland”, o herói antes de sua morte tenta quebrar a espada contra uma rocha, mas Durandal era muito forte. E então o cavaleiro jogou a espada para o alto. Ela voou uma grande distância, e mergulhou na rocha em torno do qual mais tarde se construiu Rocamadour. Será? Seja como for, olhe para o alto e veja um espadão enfiado lá!

rochacidade13

rochacidade14

E você que achava que espadas na rocha eram coisa de Camelot e Rei Artur, hein?

Seja como for, alguns cientistas acreditam que a espada perto da capela pode ser a espada do lendário cavaleiro de Charlemagne, que morreu em agosto de 778, na batalha com os bascos, no desfiladeiro de Ronselvalskom, o que é estranho, já que fica bastante longe de Rocamadour. Claro que o mais provável são os rumores sobre a Durandal, não estar presa à parede, desde no meio do século sete, quando depois de escrever a “Canção de Rolando”, os monges malandros meteram uma espada lá pra usar a lenda pra trazer os peregrinos  (e o dindim) para esse lugar. Faz sentido, uma vez que historicamente, essa cidadela encravada no rochedo nem sempre foi um lugar muito visitado. Aliás, após a Revolução Francesa o lugar esteve às moscas ao ponto de quase desabar tudo!

 

rochacidade15

rochacidade16

 

O lugar é um espetáculo.  Há cavernas, e o interior da igreja medieval é um show à parte.

show4

show3

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

show1

castelodebaixo

 

As coisas legais não se restringem a esta cidade espetacular. Para completar o clima perfeito de Minas Tirit, a apenas 18km dali está uma caverna que é unica no mundo! Chama-se Caverna de Padirac.



256300_2396_6c91c6865d_p

Na entrada tudo o que você vai ver é um enorme buraco, como um poço gigante de aproximadamente 100m de profundidade  e 35m de diâmetro, mas este é apenas o começo.

tirit

Os visitantes descem as escadas e uma vez lá embaixo, pegam um elevador que desce atá as profundezas, chegando em um lugar totalmente surreal, que consiste num labirinto de passagens, com estalactites, estalagmites e um rio de águas cristalinas onde se pode navegar por cerca de 1km.

DDL_-_grotten_3

Em certos salões da caverna a altura do teto está a 95 metros de altura!

E aí? Vamo?

 

Related Post

4 comentários em “Foto Gump do Dia: Uma cidade num rochedo”

  1. https://www.google.com.br/maps/place/Rocamadour,+France/@44.799033,1.6174,3a,75y,355.97h,52.47t/data=!3m8!1e1!3m6!1sEVhEvygexO0AAAQJOPSCLA!2e0!3e11!6s%2F%2Fgeo2.ggpht.com%2Fcbk%3Fpanoid%3DEVhEvygexO0AAAQJOPSCLA%26output%3Dthumbnail%26cb_client%3Dmaps_sv.tactile.gps%26thumb%3D2%26w%3D100%26h%3D80%26yaw%3D72.998878%26pitch%3D0!7i4000!8i2000!4m2!3m1!1s0x12acc5b44b0cfdbb:0xff5a307db111a248!6m1!1e1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares