Foto gump do dia: Esferas

Já tinha um tempão que eu não fazia um post a partir de uma foto. Então aqui está uma foto gump do dia, intrigante o suficiente para que queiramos saber mais sobre essas coisas (eu espero):

0_194fb4_8327476c_orig

Parece até cenário de filme de ficção científica dos anos sessenta.

Estes bolões brancos gigantes não são cenários, mas sim  casas reais na cidade holandesa de ‘s-Hertogenbosch (traduzido como “A Floresta do Duque”). O lugar ficou com este nome em função de ser as áreas de caça do Duque Henry I.

0_194fbf_fb30c263_orig

Em 1968, o governo holandês concedeu financiamento para uma construção experimental que visava fazer habitações inovadoras a preços acessíveis. A competição foi vencida pelo projeto do arquiteto Dries Kreykampa. O projeto se chamou “Bolwoningen”, que significa “A casa-bola”.

Então, na década de 1980 foi erguida essa espécie estranha de condomínio de bolotas, composto de 50 casas redondas. As bolas eram feitas de cimento reforçado com fibra de vidro. O seu diâmetro é de cerca de 5,5 metros, e estão montados numa base cilíndrica. Cada bola, é equipada com 11 janelas redondas – e é um apartamento para uma ou duas pessoas.

Eles têm um diâmetro de 5,5 m, a área total da casa - 55 metros quadrados. m com um volume de 125 metros cúbicos. m. O peso da casa apenas 1250 kg.
Eles têm um diâmetro de 5,5 m, a área total da casa – 55 metros quadrados. m com um volume de 125 metros cúbicos. m. O peso da casa apenas 1250 kg.

A sensação é típica de um cenário que esperaríamos ver num outro planeta. A disposição destas estruturas é incomum: no centro da esfera há um banheiro e um minúsculo quarto, mas para entrar na sala de estar e acessar a cozinha, você precisa subir um andar dentro da bola. O curioso é que em apenas um dia, a casa pode ser completamente desmontada e transportada para outro local. As casas bola são extremamente leves, e o peso total da construção é cerca de 1250 kg! Praticamente o peso de dois carros.

2387844262

Além disso, esta construção pode ser colocada não apenas em terra, mas também na água, sobre uma plataforma fixa!

Apesar de toda a funcionalidade desses edifícios, o arquiteto Kreykamp ficou com o “filme queimado” com este projeto, já que muita gente do país “não apreciou” suas bolas.

Além de tudo isso, a construção Kreykampa passou a figurar na “lista negra dos edifícios mais feios” compilados pela revista norte-americana Travel + Leisure. No entanto, apesar de a avaliação negativa de tais uma casa-bolas, elas são populares entre os artistas e estudantes que querem viver em um dos edifícios mais incomuns do mundo.

Cada uma das cinquenta casas-bolas tem um quarto, sala, cozinha e banheiro. Vamos dar uma olhada mais de perto e também por dentro?

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA
A sensação de morar num lugar assim provavelmente será mais ou menos parecida com a de um astronauta que viva numa base em Marte.

0_194fb6_768eea30_orig 0_194fb3_33b2f471_orig 0_194fb2_13dffd62_orig

É curiosa essa atração que algumas pessoas tem com casas em forma de domo ou esfera. Eu mesmo já pensei muito seriamente em fazer uma pra mim. Seria casa de praia ou de campo. Só esbarrei num pequeno problema: Faltou dindim.

0_194faf_fe0afcb6_orig 0_194fae_29699284_orig

Um problema desse projeto é esta sujeira que se se deposita na parte debaixo da esfera, causada pela chuva. E nem vou mencionar essa chaminé escrotésima no projeto.

0_194fad_8d23b71f_orig 0_194faa_53b6e34_orig Foto gump do dia: Esferas

No alto, no conjunto, o visual é bem mais maneiro.

0_194fbe_6afd8ede_orig

As escotilhas oferecem uma boa quantidade de luz. 0_194fbd_545de52_orig 0_194fac_332b8a59_orig

Suspeito que essa mangueira aí é um ar condicionado portátil. Mais um vacilo dos arquitetos, que não planejaram como seria o resfriamento do ambiente.

0_194fbc_a6bcc910_orig

Esta é uma casa que praticamente te obriga a ter pouca coisa. (ou então você não entra). Falando nisso, o banheiro é tão apertado que acho que o Kid Bengala não vai conseguir tomar banho aí.

0_194fbb_1930f92f_orig 0_194fab_1542ed25_orig

E a paisagem da janela são outras bolas.  Enfim… Sei lá. Não curti, mas o visual do alto é show.

E você? Moraria num lugar assim?

Não deixe de ver os posts relacionados para mais casas esféricas, em forma de domo e estranhas.  Eu adoro fazer esse tipo de post.

Related Post

3 comentários em “Foto gump do dia: Esferas”

  1. Kitnet de artista maconheiro
    -vai ser lindo, maravilhoso e revolucionário
    -mas não será pequeno e incomodo para quem morar la dentro?
    -tera espaço necessário para uma pessoa pobre morar, quem não se adaptar e entender é porque não entende o design e a arte
    -voce ira morar numa delas depois de ficarem prontas?
    -não, eu só crio para melhorar a vida das outras pessoas
    -então vai ficar na sua mansão comprados com os milhões que ganhou do governo enquanto eles la na apertada Kitnet bola?
    -cala boca e me passa o baseado

  2. Horrível se fosse uma “instalação artística” criticando a opressão do governo sobre o povo teria sido bem sucedida, mas como são de fato moradias para pessoas corroboram essa opressão governamental.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares