Foto Gump do dia

Você pode achar que é uma montagem de Photoshop a Capela Sistina do Vaticano surgindo no meio da África. Mas ficará intrigado ao saber que isso não é truque! Tem sim um pequeno Vaticano enfiado na África, mas ninguém reza lá… Descubra a bizarrice suprema da religião Católica:

yamoussoukro04

Félix Houphouët-Boigny foi presidente da Costa do Marfim, no oeste da África, entre 1959 e 1993, quando morreu. Durante o seu governo, ele decidiu mudar a capital administrativa do país para a sua cidade natal, chamada Yamoussoukro.

Famoso por ser um católico fervoroso, ele teve a ideia de construir uma réplica da Basílica de São Pedro na cidade, como uma forma de homenagear a sua religião.

Mesmo com muitas críticas e controvérsias, ele não pensou muito e logo colocou em prática o seu desejo. Assim, a Basilique Notre-Dame de la Paix (Basílica de Nossa Senhora da Paz) foi construída entre 1986 e 1990.

Oficialmente falando, ninguém nunca assumiu que a igreja é uma cópia do Vaticano. Os arquitetos e o governo sempre juraram que trata-se de uma obra original, mas fica complicado acreditar nisso quando se dá uma boa olhada no formato da Basilique Notre-Dame de la Paix.yamoussoukro05

Como se não bastasse erguer uma igreja de 300 milhões de dólares num país com os mais elevados níveis de miséria, o presidente Félix ainda conseguiu um feito notável para a inauguração da Basílica: o próprio Papa João Paulo II esteve lá pessoalmente para a cerimônia de abertura. Antes da finalização das obras, o Papa havia pedido para que a cúpula da igreja não fosse mais alta do que a original, no Vaticano. Só que ele não foi atendido e hoje a igreja de Yamoussoukro carrega o título de cúpula mais alta do planeta. O prédio bate outros recordes, como a maior igreja do planeta em capacidade. Está até no Guiness. Ela é capaz de abrigar 18 mil pessoas (7 mil sentadas e 11 mil em pé) lá dentro, isso sem falar na praça e nas pequenas capelas ao seu redor.

yamoussoukro01

 

Uma vez la dentro, é possível ver um vitral importado da França com a imagem do presidente, ao lado de Jesus Cristo. Tudo isso cercado por 30 acres de mármore italiano.

Com o tempo, o prédio monumental mais que ser um exemplo de pujança e coragem, virou o retrato da desigualdade abissal que ainda persiste no mundo. A Costa do Marfim tem menos de 30% de cristãos entre a sua população. Graças a isso, o lugar feito para abrigar multidões vive vazio, ás moscas. Muitos consideram a Basilique Notre-Dame de la Paix um fracasso retumbante, um dos maiores de todos os tempos, um recorde que nenhum país gostaria de ter.

yamoussoukro03

 

Simplesmente não existem cultos por lá. O lugar só fica aberto para a visitação de turistas, que são raríssimos em Yamoussoukro. Os relatos de quem vai até lá são de que não é possível ver mais do que duas ou três pessoas ao mesmo tempo dentro da igreja. Isso sem falar que toda essa imponência de 300 milhões de dólares fica numa área completamente degradada, cheia de lixo e com pobreza que salta aos olhos do mundo.

yamoussoukro02

 

 

 

Related Post

9 comentários em “Foto Gump do dia”

  1. Gastamos mais para construir o Estádio de Brasília e a Arena Amazonas, que também ficarão as moscas após a realização da copa. Vou utilizar-me das suas palavras:

    “Muitos consideram a Basilique Notre-Dame de la Paix (os estádio Nacional de Brasília/Arena Amazonas) um fracasso retumbante, um dos maiores de todos os tempos, um recorde que nenhum país gostaria de ter.”

    “Os relatos de quem vai até lá são de que não é possível ver mais do que duas ou três pessoas ao mesmo tempo dentro da igreja (do estádio). Isso sem falar que toda essa imponência de 300 milhões de dólares (800 milhões de dólares) fica numa área completamente degradada, cheia de lixo e com pobreza que salta aos olhos do mundo.”

    Coube certinho, né?

  2. Esse presidente da Costa do Marfim… Ainda bem que aqui no Brasil não acontece essas coisas… NÃO, PÉRA!!

    No quesito ‘gastos em obras monumentais pra copa’ e
    o sofrimento do povo com o descaso na saúde, educação, segurança e
    transporte público, o Brasil ganha de lavada de Costa do Marfim!!

  3. No mínimo tendenciosa a frase “Descubra a bizarrice suprema da religião Católica”. Não foi toda a Igreja que idealizou, construiu e financiou o projeto. Colocar todo mundo no pacote foi um pouco desonesto, não?

    • Também pensei nisso. Só porque o presidente era católico? A culpa não é da instituição, e sim, do próprio, que demonstrou ser um mal seguidor, gastando dinheiro e erguendo um monumento por pura soberba, pelo que parece.

    • O Papa iria impedir como seu palhaço? E o povo brasileiro que deu consentimento a essa Copa? Só vieram reclamar de tudo praticamente perdido. E as OlimPIADAS no Rio? Quem está reclamando?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares