Fogo colorido

%name Fogo colorido
Eu vi lá no Saber é bom demais que uma empresa americana está vendendo velas e lamparinas cujo fogo é colorido. Um belo efeito.
O conhecimento de como colorir o fogo remonta ao tempo dos romanos. Mas com os avanços da química novos produtos e solventes foram inventados e isso maximizou as possibilidades.
Eu já dei uma pesquisada inicial e vi como é feito mais ou menos. Tem que parar e fazer alguns experimentos para conseguir obter a mistura correta e o co-solvente exato.
Mas aqui vai o que eu consegui levantar por enquanto:

Chama vermelha: pó de carvão
Chama amarela-violeta: farinha
Chama amarela: sal de cozinha
Chama azul: enxofre em pó ( + )
Chama verde: sulfato de cobre (CuSO4) ( + )
Chama fucsia: cloreto de litio (LiCl )
Chama laranja: cloreto de calcio (CaCl+)
Chama verde: cloreto de bario (BaCl2)
Chama verde: acido borico
Chama verde-esmeralda: sulfato de cobre
Chama violeta: nitrato de potassio
Chama azul & vermelha: cloreto de potássio

%name Fogo colorido
O segredo ao que parece não está nos componentes que alteram a cor da chama e sim no co-solvente que deve ser algum óleo inflamável que não dá cheiro. Talvez uma mistura de algum álcool com parafina líquida. Eu suponho que eles também usem um produto para realçar a cor. Existe uma maneira de realçar a cor do fogo usando -acredite se quiser – PVC. Conhecido como policloreto de vinila. Assim que der eu farei alguns experimentos.

AVISO: NÃO SE ARRISQUE BRINCANDO COM FOGO!

Não venha reclamar depois igual ao Freddy Krueger, senão eu vou zoar você.

Comments

comments

19 comentários em “Fogo colorido”

  1. hehe passa depois na imaginarium que eles tem a um tempo já fogo para TOCHAS e lamparinas de cores variadas…vc escolhe a cor e eles te vendem a garrafa e ai depois é só tocar fogo e ficar olhando :p

  2. Eu já pensei sobre isso ha anos atras, pesquisei também e testei com sultafo de cobre. Em um bico de gás ficava maneiro, mas em uma vela não funcionou por causa da baixa temperatura, não era suficiente para iniciar a reação.
    Não sabia dessa do solvente…

  3. Rafael, você tá certo cara. A vela não tem temperatura suficiente para desecadear a cor.
    O segredo do lance é que não são velas. Apenas parecem. Nem as velas que eles vendem são velas mesmo. São lamparinas feitas de parafina. As velas são escavadas e no interior delas está lacrado o tal líquido. O que seria o pavio, na verdade é um chumaço de lamparina. Tem também estas aí das fotos. Se olharmos bem, veremos que são embalagens de vidro com o óleo dentro. No alto fechando o liquido está uma grossa camada de parafina ou outra resina similar, que deve servir para evitar que o produto evapore. O material chegou a escorrer pelos detalhes do vidro.
    Olhando para a “vela” verde podemos notar a espessura do “pavio” que é bem maior que o de costume.

  4. fiz um teste com sal de cozinha e farinha e ficou com as que está dizendo naquele texto,é claro que foi um pequeno teste,mas pareceu dar certo.A unica coisa que eu fiz foi por um pouquinho de alcool.só vou ter certeza que é esse ingrediente que falta quando eu experimentar os outros sais. :B

    • Nunca testei pessoalmente, mas pode fazer que é garantido, pois eu vi a experiência ao vivo.
      Alguns desses elementos você vai achar em lojas que vendem prod. químicos para limpar piscinas. Sulfato de cobre vende em lojas de produtos agropecuários.

  5. ola amigos
    so de uma escola estadoal e meu professo pedio pra que nos alunos montaci uma experiencia
    esplicando essi fenomemo das cores nas chamas
    se aguem tiver uma ideia ficarei muito agradecido
    falo !!

  6. sou produtor de velas artesanais a mais de 5 anos e tbm estou procurando dar um ”up” nas velas chamas coloridas valorizam bem o produto….
    alguem ja ouviu falar de pavio magico ”que você apaga e ela acende denovo” 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.